O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Jackie! 19/04/2023

Um presente aos brasileiros!
Um livro que surgiu de um desafio - "Seria possível uma história de fantasia se passar no nordeste do Brasil?". Tal desafio que a autora não só consegui tornar possível, como o fez muito que bem feito!

Esse livro é uma história divertida, com uma mistura de tradições e uma declaração de amor a cultura brasileira. Amei o senso de humor que a história carrega, lidando com tudo com muito respeito, algo que torna a leitura ainda mais prazerosa!

Emmy 20/01/2022

Ótimo pra quem quer algo levinho
Nacional fofo com uma ambientação maravilhosa.

Gostei muito de algumas missões, principalmente a do foguinho ?
Mas não curti muito o desenvolvimento dos protagonistas, na verdade senti que não teve muito aprofundamento na personalidade e motivação de cada um, quase me irritei com eles em alguns momentos, mas mesmo assim valeu a pena.

Recomendo.

Well 08/10/2021

Este livro é diferente de qualquer livro que eu ja tenha lido (pelo que me lembro). Diferente das fantasias que to acostumado a ler, este nao segue uma história linear! O livro é dividido em 10 capítulos, cada capítulo contando uma história diferente das aventuras de Toninho, um caçador de demônios e de Josefa, a filha do próprio Sete-peles. Toninho vem de uma familia de caçadores de demônios e, com sua mula Véia, ele age como um caçador de recompensas do sobrenatural pelo nordeste brasileiro.

A leitura é super fluída, creio que a forma que a escritora optou fazer ajudou mt, ja que vc não precisa relembrar todos os acontecimentos passados para seguir em frente. Embora a história nao seja linear (sei nem se é isso q quero falar, mas eh isso), ela segue uma linha cronológica, onde cada historia se passa um pouco depois das outra.

Uma outra coisa que gostei muito, foi a forma que as criaturas, religião e crendices são inseridas neste livro. A forma que autora retrata tudo é super respeitosa e divertida ao mesmo tempo.

O único motivo de eu nao ter dado cinco estrelas é pela falta de oportunidade de me apegar aos personagens e ver uma evolução deles. Isso nao atrapalhou a leitura de forma nenhuma, porém é algo que senti falta e nao acho que seria justo cmg mesmo dar 5 ? (nem justo com a autora eu retirar essa estrela sem prestar conta, rs).

Enfim, é um livro muito gostosinho de ler, recomendo para todos que gostam de fantasia e, mais ainda, para quem gosta de fantasia nacional :)

Entrem no clubinho de leitura de livros nacionais no telegram! @clubemuiraquita

Pedo 03/06/2022

Amei ler sobre lugares que conheço
Muito boa a sensação de ler e reconhecer lugares e coisas que são tão lindas do agreste minha casinha

Isabelly.Godoy 30/12/2022

Divertido e aconchegante
Nesse livro de capítulos episódicos, acompanhamos Toninho, o caçador de demônios e a maga Josefa em suas aventuras em busca de seres sobrenaturais pelo Nordeste brasileiro.

É uma leitura extremamente divertida e os personagens são muito cativantes, quando cheguei nos últimos capítulos não queria que acabasse, queira ler mais dessa dupla improvável e suas aventuras. Que delícia ler uma fantasia brasileira que se passa no Brasil e que valoriza os elementos da nossa cultura nacional.

Para mim, essa história seria perfeita para uma série estilo Cidade Invisível da Netflix, mas mais puxada para uma comédia do que para o drama.

Recomendo demais essa leitura para quem procura algo leve e bem humorado, para ler nas férias ou para sair de uma ressaca literária.

Fabianne 17/01/2023

Essa escritora é inoxidável?
Gente que escritora brasileira maravilhosa é a Paola Siviero.
Divertido e brasileiríssimo o "auto da maga Josefa" é um show de folclore e histórias do mundo. Ambientado no nordeste mostra ainda a riqueza e a beleza da língua portuguesa.
Esse livro é um forro gostoso com direito a um repente para fechar com chave de ouro.

Giulia | @kit.catnip 26/08/2021

3.5 ?

História bem gostosinha e descontraída. Pena que no final tem uma enxurrada de blasfêmias, que me incomodaram bastante, com uma representação que tira totalmente a glória de Deus.

Carla.Ligia 11/10/2023

Me diverti do início ao fim
Se tu queres um livro de leitura rápida, interessante e com assombrações este é o livro certo pra ti.
É impossível não se apaixonar pelo Toninho e pela Maga Josefa, enquanto eles percorrem o agreste lutando contra forças sobrenaturais.
Recomendadíssimo.

Edgar.Egawa 03/12/2023

Supernatural no sertão brasileiro
Assim como Renata Ventura e sua versão de Hogwartz, Paola Siviero nos traz sua versão de Supernatural.
Toninho, um caboclo, herdeiro de uma linhagem de caçadores de monstros, se une a Josefa, uma maga condenada a ir para o inferno, se unem para, como disse Dean Winchester, ?caçar monstros, salvar pessoas?(a parte do negócio da família não foi dessa vez).
O relacionamento passa da desconfiança até uma certa tensão sexual entre os protagonistas que pode evoluir para um envolvimento romântico em obras posteriores (ou na cabeça dos fãs).
O auto da Maga Josefa é, guardadas as devidas proporções, tão divertido quanto o Auto da Compadecida e bebe do mesmo ambiente que Ariano Suassuna.

Sarah 09/08/2022

INCRÍVEL
Que leitura maravilhosa!
Me diverti e gostei tanto desse livro.
A autora criou uma fantasia extremamente original, diferente e criativa.
Amei e recomendo demais!
Josefa e Toninho são perfeitos!!!

Bia 31/05/2022

Josefa e Toninho já tinham meu coração nas primeiras páginas dessa história, mas a cada capítulo que eu acabava eu me via amando mais essas figuras, amando mais meu nordeste e tudo que o envolve. Vi minha região e minha cultura bem representadas e além disso ri muito! Senti que a narrativa foi como uma homenagem ao tão amado Ariano Suassuna, especialmente no último capítulo e acho que não tem maior elogio do que isso. Com certeza é um dos meus livros favoritos do ano e da vida!

Ferdie 15/05/2022

Aaah que alegria
Que história divertida! Que bem representado! O estilo da escrita e a forma que foi contada a história torna tudo tão nosso, tão Brasil. Amei todos os personagens, e quero mais histórias com essa dupla toda diferente e parecida.

Bruna Canella 27/09/2020

Livro nacional incrível de fantasia e escrito por mulher? Teeeemos!

Esse livro foi uma surpresa fantástica! Eu amei cada pedacinho. A narrativa é deliciosa, bem escrita, simples e muito bem humorada. As situações que o Toninho e a Josefa passam são muitas vezes inusitadas e cômicas, eu ri e sorri em vários momentos, foi uma delícia. Os personagens são carismáticos. Os cenários e itens típicos do sertão nordestino - como comidas, construções, clima - me encantaram profundamente (eu moro no sul do país, então eu realmente gostei muito de conhecer um pouquinho mais sobre essa outra região linda do Brasil! Imaginem que eu não conhecia sarapatel).

No livro vocês vão encontrar - junto com Toninho, Josefa e Véia - criaturas como vampiro, lobisobem, sereia, chupa-cabra, entre outros. E o mais legal sobre essas criaturas: elas não são descritas como popularmente conhecemos. Elas possuem características conhecidas, mas também peculiaridades que eu gostei demais! Achei que a autora foi super original e criativa.

Sobre o final: me surpreendeu bastante! Não esperava que o livro caminhasse para esse tipo de desfecho e eu achei maravilhoso!

Enfim, um livro simples, bem humorado e muito brasileiro! Eu favoritei! Recomendo muito muito e espero que a autora escreva mais sobre esses personagens!

Obs.: Josefa, amada, eu achei que você fosse uma senhorinha!

@relicariodeletras
Lucas André 27/09/2020minha estante
Óbvio que já foi para a minha lista de leituras! ?

Carol Luques 12/09/2023

"O auto da maga Josefa" é um livro de contos escritos pela Paola Siviero. Ao longo das histórias, acompanhamos as aventuras de Toninho e Josefa, que, de forma inusitada, se unem para caçar as criaturas sobrenaturais que assombram diferentes cidades do sertão nordestino. Além disso, o passado dos dois vai sendo revelado aos poucos, o que nos leva a torcer para que amizade da dupla permaneça e que eles continuem caçando muitos fantasmas por aí.

É um livro muito divertido e leve de ler, que mistura fantasia, mas com um toque de brasilidade. Amei acompanhar e reconhecer os cenários das histórias. Recomendo muitíssimo!