REDE DE SUSSURROS

REDE DE SUSSURROS Chandler Baker

Resenhas - Whisper Network

mberquoo 29/06/2021

Narrativa muito boa
Para ser sincera, comprei esse livro no impulso depois de assistir O Escândalo e vi que se tratava do mesmo assunto: a minha expectativa não estava lá essas coisas.

O livro na real me prendeu por causa da narrativa do começo de alguns capítulos que falava sempre no ?nós? e era super envolvente. Além disso, vemos a história de algumas mulheres que passam no ambiente de trabalho e como isso influencia na vida pessoal!

O fato de ter as transcrições de alguns autos de processo (que no início não entendemos) deixam tudo ainda mais curioso para o leitor. Leiam!!

Bina 26/06/2021

No começo é uma rede de fofocas, mas conforme o livro vai se desenrolando vai abordando diversos assuntos importantes á serem discutidos, que muitas vezes são deixados de lado e até mesmo escondidos. É interessante ver como é a relação entre as personagens e ver como ela evolui com os acontecimentos, ver a amizade e o companheirismo, a necessidade de união para proteção e justiça e ao mesmo tempo ver a resposta a tudo isso.

Francisco 20/06/2021

Trama ok. Rico nos detalhes.
Este é um desses livros que não tem uma conclusão magnífica ou que te faz colocá-lo na lista dos melhores livros já lidos mas é definitivamente um livro com uma mensagem direta e indiretamente muito importante.

A visão das personagens no cotidiano, conciliando casa, trabalho, família, lazer, tendo que lidar com todos os percalços que são nitidamente mais duros só pelo fato de terem nascido mulheres é de fato muito enriquecedor. Pude aprender e entender melhor algumas situações das quais eu não fazia nem
ideia da complexidade.

Leitura para todos.

Meeldesa 19/06/2021

Esse livro é necessário de tantas formas.
No início me lembrou muito "Pequenas Grandes Mentiras", outro que eu amei. Ao longo do livro, a autora traz de forma bem explicitas do que nós mulheres vivemos, sentimos e testemunhamos. Nem todas as experiências possam ter sido enfrentadas pela mulher que vai ler, mas é impossível não ser empática, compreensiva ou se identificar com os sentimentos das personagens. Adorei as introduções dos capítulos com as descrições de pequenos fatos que para uma mulher nunca é pequeno, a fundo a gente sempre sente cada mágoa que precisamos carregar para ser "aceita" na sociedade.
As histórias das personagens e a forma como elas se conectam é impecável, e é engraçado (de uma forma triste) reparar que na vida real a maioria das mulheres e até meninas vão sentir isso um dia com outras, é exatamente sobre isso.

Victoria Vendemiatti 15/06/2021

Discussões extremamente importantes
?Há um lugar especial no inferno para as mulheres que não ajudam outras mulheres.?

O livro conta a história de mulheres que decidem se unir quando um abusador está prestes a assumir a presidência da empresa na qual elas trabalham.

Traz temáticas e discussões importantes sobre feminismo, sororidade e assédio no ambiente de trabalho.

Pra quem gosta de suspense, é um livro com vários plot twists.

Não dei cinco estrelas porque na minha opinião em alguns momentos a leitura ficou mais arrastada e
as personagens deveriam ter sido mais aprofundadas, destacando as particularidades de cada uma.

Isabela.Lopes 15/06/2021

Mercado de trabalho do ponto de vista das mulheres
Esta foi uma leitura bem impactante. Vemos o dia a dia de três mulheres em uma grande empresa de esportes e como são as suas relações com os outros funcionários. Ele escancara na nossa cara todas as injustiças que as mulheres sofrem no mercado de trabalho em seus diferentes cargos e fases da vida.
Recomendado para que todos leiam, incluindo principalmente os homens

Juba 15/06/2021

Eu gostei do livro, a parte de thriller é bem fraca porque o foco do livro é o relacionamento da Sloane, Ardie e Gracie lidando com um ambiente completamente machista. O preconceito e os abusos que elas sofrem são revoltantes, principalmente quando ninguém acredita nelas.

Eu gostei, mas faltou alguma coisa. Além da história não ter me envolvido tanto. É puramente pessoal.

Mas recomendo.

Kequell 12/06/2021

A premissa do livro é muito boa e necessária, porém me incomodou a forma como a autora a conduziu.
Não sei explicar se não me identifiquei com a escrita dela ou com o desenrolar da trama ou ambas as coisas. Ao longo da leitura me incomodou a forma superficial como tudo foi tratado e esse incômodo só melhorou depois dos setenta por cento da leitura.
Pra mim Rosalita, a faxineira, foi tratada de forma muito superficial durante todo o livro. Ela merecia bem mais destaque ao longo do livro.
Foi uma leitura arrastada e um tanto quanto cansativa. É o tipo de livro que provavelmente não leria novamente, pois esperava bem mais de um tema tão bom para ser explorado de forma tão simplória.

Kieffer 12/06/2021

Lembre-se: não é um romance policial
Comecei Rede de Sussurros acreditando se tratar de um romance policial e, talvez por isso, tenha esperado algo um pouco diferente do que recebi. Fiquei um tempo ansiando um desenrolar da história que, obviamente, nunca veio.

Da metade do livro em diante, comecei a percebê-lo um pouco arrastado. Não sentia que as coisas estavam caminhando para algum lugar, elas estavam simplesmente... Caminhando. Vendo agora, isso com certeza se deve à minha expectativa de uma grande descoberta ou coisa assim, já que eu não lia as páginas do jeito que elas deveriam ser lidas: um relato. A autora decidiu também incluir diversos depoimentos, testemunhas e investigações do caso durante o desenrolar da história, outra coisa que acabou me deixando na expectativa. Ouso admitir que eu estava preparado para deixar uma resenha negativa, mas bem no finalzinho aconteceu algo que me fez mudar de opinião e pensar: "Ok, não estava esperando. Valeu a pena por esse desfecho."

Como um todo, as personagens são muito bem construídas e o tema muito bem trabalhado, mostrando toda uma cultura por parte das mulheres que foi desenvolvida por uma espécie de instinto de sobrevivência. São fatos sendo jogados na nossa cara a todo momento e reflexões bem pontuais nos fazendo questionar o porquê das coisas serem como são, mesmo que já saibamos a resposta.

Particularmente falando, gostei muito das partes que abordavam diretamente o privilégio de nós homens que, mesmo fazendo merda, somos protegidos pelas próprias mulheres de forma indireta e até inconsciente. É sinistro que isso seja tão enraizado a ponto de alguém se sentir responsável por algo que não foi sua culpa. O medo de "estragar as coisas" ao contar o que aconteceu sendo que, na verdade, quem estragou tudo foi aquele que decidiu cometer o crime. Por que caralhas isso é visto como uma bomba que a vítima tem total responsabilidade de se "vai explodir ou não"? ... Como disse: nos questionamos o porquê mesmo sabendo da resposta.

Nos agradecimentos, a autora também menciona sobre um episódio da sua vida onde ela perguntou à uma moça que lhe pediu ajuda na denúncia de um abuso: "tem certeza que quer fazer isso?", em seguida explicando ao leitor que mesmo sabendo que é o certo a ser feito, ela também queria o melhor para aquela mulher e sabia em tudo que uma simples (era pra ser, pelo menos) denúncia poderia resultar. Parando pra pensar nisso tudo, é incabível julgar aquelas que decidem não denunciar ou demoram muito em fazê-lo.

Bizarro e uma incrível forma de se politizar sobre outras realidades. As três protagonistas são mães na casa dos 30 que trabalham num meio que eu pretendo nunca trabalhar, então me colocou no lugar de conhecer o feminismo sob outros ponto de vista. Poderia ter aproveitado Rede de Sussurros um pouco mais se ? como já mencionei ? tivesse lido o livro de outra forma, mas valeu a pena.

Paula.Greselli 10/06/2021

É uma boa trama sem dúvidas, ainda não tinha lido nada parecido sobre o assunto, o livro fala de assédio moral e sexual no trabalho, um belo homem que é um lobo em pele de cordeiro. Como é importante não deixar outras pessoas passarem pelo que você passou , as mulheres tem que se unir não se deixar assediar e mentir ,por um cargo melhor como Katherine fez . Como tem pessoas de mal caráter que se escondem atrás de um bom cargo e uma família a base de aparências, tomem cuidado com as pessoas perfeitas e boas demais.

Mirele Saionara 05/06/2021

Leitura cansativa
Muito previsível, leitura cansativa e arrastada ,era praticamente mais do mesmo o tempo todo, só gostei um pouco do final, sei q aborda assuntos importantes mais abordou de uma forma chata e arrastada!

@juliaavictorino 05/06/2021

Meus sentimentos com essa leitura estão bem misturados.
O livro aborda uma temática super relevante e nesse ponto ele é bem sucedido. Em uma sociedade ainda patriarcal, nós mulheres não podemos deixar de lutar pelo espaço que nos é devido.

Assédio psicológico, sexual e a discrepância salarial entre homens e mulheres com mesmo cargo são apenas alguns dos dilemas que as protagonistas de Rede de Sussuros enfrentam na firma que trabalham.

Sloane, Ardie e Grace além disso, sofrem com a pressão que a sociedade exige das mulheres; devem ser boas donas de casa e mães perfeitas, sem deixar seus problemas pessoais afetarem sua vida profissional.

Mas mesmo com todos esses elementos e temas interessantes, a leitura é bem lenta. O livro dá voltas e voltas, e se torna extenso demais. O mistério acerca da tal morte é fatalmente o ponto mais fraco da leitura.

O suspense em si deixa muito a desejar e suas resoluções se tornam bem óbvias, deixando aquela sensação de "é isso?". Os trechos de depoimentos funcionam para manter o interesse no começo da trama, mas a medida que avançamos, eles passam a soar de forma desesperada pra segurar o leitor.

Mas o que me incomodou mesmo é que a morte e a investigação acrescentam pouco à trama, tirando o foco do assunto principal, o assédio no ambiente de trabalho. Se ele não fosse tão repetitivo, em suas 380 páginas os dois plots teriam espaço pra conversar melhor, sem que um deles parecesse pura enrolação.

Até as protagonistas mereciam maior atenção. São muito parecidas, sem personalidade, às vezes só dava pra diferenciar uma da outra em diálogos ou ações por detalhes como o nome do filho/marido, coisas assim. A relação entre elas é tóxica e não me pareceu de bom tom toda essa competitividade feminina e falta de empatia entre as amigas em um livro que aborda o machismo e que estimula que mulheres apoiem outras mulheres.

Sai da leitura frustrada. A nota da autora é ótima, fala um pouco de experiências que ela e outras pessoas próximas passaram e que a estimularam a escrever Rede de Sussuros e era exatamente isso que queria ter visto mais no livro!

Mika 01/06/2021

Suspense da era #metoo?
A princípio Rede de Sussuros não foi um livro que me arrebatou, parecia que autora jogou muitas informações desnecessárias, além de que a proposta era pra ser um thriller de suspense feminista, e o mistério não é apresentado de cara... Sim, eu sei, um cara morre, (não é spoiler), mas a autora foca mais no feminismo do que na investigação, e as transcrições dos interrogatórios que aparecem no fim de cada capítulo, parecem desconexas com a história em si. Porém, tudo muda aos 80% do livro, e isso fez minha nota mudar de 2 estrelas para 3,5. É uma leitura legal, e que no fim de deixa de boca aberta, e eu amei isso, por que confesso que ao chegar na metade do livro não fazia a menor ideia de onde aquilo ia me levar, e no fim me levou ao coração partido e a indignação, imagino que essa era realmente a proposta da autora.