Rede de Sussurros

Rede de Sussurros Chandler Baker

Resenhas - Whisper Network

fernandaugusta 19/12/2023

Rede de Sussurros - @sabe.aquele.livro
"Sloane, Ardie e Grace trabalham há anos na Truviv, Inc., a maior marca de roupas esportivas do mundo. Durante esse longo período, as três sempre se ajudaram, passaram por promoções, reuniões intermináveis, casamentos, maternidade, divórcios e os desafios impostos pela política no escritório. Elas também têm os seus segredos. e cada uma fez algo de que se arrepende.

Com a morte repentina do presidente da empresa, tudo indica que Ames, o chefe delas, será alçado à liderança da companhia. Ames é um homem complicado, que as três conhecem muito bem e que sempre esteve cercado por sussurros a respeito do tratamento que dispensa às subordinadas. Esses sussurros vinham sendo ignorados, varridos para baixo do tapete e acobertados por aqueles no poder

Mas depois de descobrirem que Ames adotou uma conduta inaceitável em relação a uma nova funcionária, elas não estarão mais dispostas a se calar. E essa decisão provocará uma mudança irreversível no escritório. Mentiras serão reveladas. Segrados serão expostos. E Nem todo mundo sobreviverá."

Esta é a sinopse da editora, muito correta em destacar os personagens que interessam nesta história de ambiente corporativo, que tem um tanto de suspense, mas que visa discutir a questão do assédio sexual.

A história começa com a chegada de uma nova funcionária logo após a morte do presidente da empresa. Katherine é misteriosa e logo Sloane, a pessoa que está um cargo abaixo de Ames no departamento jurídico (e que já teve um caso com ele) fica desconfiada das atitudes do chefe em relação à novata.

O problema é que Ames é o mais cotado para assumir a presidência, e, alguns dias depois, ele despenca do 18 andar do prédio da Truviv, em um aparente suicídio, logo quando Sloane, Ardie e Grace resolvem processá-lo por assédio. Uma caça às bruxas começa no escritório para descobrir se Ames realmente se matou, ou se alguém poderia estar envolvido em sua morte trágica.

Todos os personagens tem caráter bem dividoso, e apesar do livro levantar a questão da discriminação e inferiorização do sexo feminino, as protagonistas também tem seus segredos e suas ambições, e O que a princípio poderiam parecer razões altruístas, logo podem também ser analisadas como fins que justificam os meios para os objetivos de todas.

A escrita da autora coloca em flashback os dias anteriores à queda de Ames, e depois vai chegando na investigação da polícia e da empresa. O ambientação corporativa é bastante enfadonha e o livro tem páginas e páginas de reflexões "feministas" que não agregam em nada na história.

O final, apesar de interessante, é moralmente duvidoso. Apesar da questão do assédio escancaradamente abordada, com a mensagem de sororidade, as personagens não despertam simpatia e em nenhum momento Sloane, Ardie e Grace me pareceram verdadeiramente amigas.

Enfim, Rede de Sussurros é mais interessante como suspense "morno" do que como um livro que tenta colocar em pauta as experiências da mulher no ambiente de trabalho.

gleice 05/12/2023

O livro, como já diz o nome, foi inspirado pelo movimento ?#MeToo? que tomou conta das manchetes nos Estados Unidos, quando um grupo de mulheres decidiu que bastava: elas não aceitariam mais serem assediadas sexualmente em seus ambientes de trabalho (e em nenhum lugar).

alicevsb 26/11/2023

O livro vem com o intuito de passar uma mensagem legal, sobre a mulher, como é difícil o ambiente de trabalho quando se compara o tratamento para o sexo masculino e feminino. E como é importante nos impor e manter a nossa palavra, pra que não nos achem fracas ou inferiores.

Porém embora isso seja retratado, o livro é um pouco cansativo e o plot não foi muito surpreendente. Alguns acontecimentos nos chocam sim, mas são poucos e nos deixam com uma vontade de querer mais.

Bárbara 07/11/2023

Demorei muito para pegar o livro para ler, mas até que eu gostei bastante. Achei que a leitura demorou um pouco, mas foi interessante a história e o final realmente me surpreendeu (mas também não é muito difícil isso acontecer).

Adriana854 31/10/2023

Rede de Sussurros
Titulo: "Rede de Sussurros"

Autor: Chandler Baker

TRADUÇÃO: Marina Vargas

Editora: Intriseca

Sinopse: Sloane, Ardie e Grace trabalham há anos em uma grande empresa do ramo esportivo. As três são muito amigas e sempre se apoiaram ao longo desses anos todos, mas elas também têm seus segredos e cada uma fez algo de que se arrepende muito.

Com a morte repentina do presidente da empresa, tudo indica que Ames, o chefe delas , se tornará o novo líder da companhia. Ames é um homem complicado , que as três se conhecem muito bem e que sempre esteve cercado por sussurros a respeito do tratamento que dispensa às subordinadas. Esses sussurros vinham sendo ignorados e acobertados por aqueles no poder.

Mas depois de descobrirem que Ames adotou uma conduta inaceitável em relação a uma nova funcionária, elas decidem não se calar mais. Essa decisão provocará uma mudança irreversível no escritório. Mentiras serão reveladas. Segredos serão expostos. E nem todo mundo sobreviverá.

Angie - @livros_libras 29/10/2023

Aqui, conhecemos Sloane, Ardie e Gracie, três advogadas de sucesso numa multinacional. Aqui, conhecemos toda a opressão que a carreira impõe sobre a vida de cada uma. E, aqui, conhecemos as barreiras que os homens insistem quebrar.

“Tínhamos culpas para todos os gostos: culpa da mãe que trabalha fora. Culpa da mulher sem filhos. Culpa por recusar trabalho e por não recusar quando sentíamos que estávamos sendo exploradas demais. Sentíamos culpa se não estivéssemos nos sentindo culpadas o suficiente.”

O livro começa com a morte do presidente da empresa e a dúvida de quem será o seu sucessor. A dúvida de qual homem será, lógico. Nesse meio tempo, uma nova funcionária aparece e liga o alerta nas demais, pois, sem dúvida, ela será a próxima vitima de Ames, o chefe delas.

O livro mescla acontecimentos de três semanas atrás com relatos do presente, passando ainda por relatórios de polícia. A trama tem muito mistério que causa revolta e empatia pelas personagens. O livro aborda as listas de sussurro, que expõem os assediadores e traz uma discussão importante sobre os riscos para mulheres. E sobre esse ponto, só quem é mulher sabe o quão delicado é o assunto para colocar gratuitamente na lista o nome de um inocente.

"Começamos a nos perguntar: ao sussurrar, estávamos guardando os segredos de quem, afinal? Os nossos ou os deles? Nosso silêncio acabava protegendo os interesses de quem, no fim das contas?"

site: https://www.instagram.com/p/Cy93w8JMlsa/

Jessica 21/10/2023

Rede de sussurros
Achei o livro muito bom, fala de como as mulheres modificam seu jeito de ser sua postura seu comportamento para ficar o mais parecida com homens no sue ambiente de trabalho para serem tratadas com respeito para serem ouvidas e ao mesmo tempo tem que conciliar carreira, casamento, casa e filhos, e lidar com assédio sexual, com violência verbal, com estupro no seu ambiente de trabalho e ficam com medo de acusar os homens e serem desacreditas perderem o emprego e entre outros medos. No meio desse enredo acontece algo que o livro so fala la pelo final e o leitor fica querendo o que aconteceu, com quem e o motivo.

Flavia G 12/10/2023

"Certa vez Ardie ouvira algo fascinante: as mulheres tinham um medo constante da violência; o maior medo dos homens era passar vergonha."

Luana.Caroline 10/10/2023

Personagens femininas fortes...
O tempo todo a história gira em torno do mistério sobre o que aconteceu na empresa naquele dia em que a cada capítulo nós temos transcrições e conversas de depoimentos.. .achei que não iria gostar mas nossa me surpreendi viu, fechamento todo é absurdamente estupendo. SOMENTE ... recomendo!!

Verbena 06/10/2023

O final é bom
Demorei bastante a ler o livro, a história é muito interessante, mas é chato as partes que a narradora explica sobre feminismo (acredito que pq ja estudei muito sobre o assunto e ficou o mesmo de sempre) o final era exatamente o que esperava, não é o livro sobre grandes reviravoltas pq as pistas vão sendo deixadas ao longo dos capítulos, mas não deixa de ser um final satisfatório.

Monica.Lima 12/09/2023

Rede de sussurros é um suspense levinho e super interessante. Além de retratar a desigual de gênero no mundo corporativo. Muito bom!

JuBarbosa 10/09/2023

Eu adorei o formato da escrita, o vai e volta do presente e passado e conforme vai passando e você começa a juntar os dois, a curiosidade só aumenta. Achei muito bem elaborado, além de muito pouco previsível. Adorei.

Beatriz 01/09/2023

Cansativo e MT justificativa
3 mulheres sofrem diferentes tipos de abusos na empresa q trabalha e durante MT tempo se calaram sobre isso, até o dia q uma nova funcionária é contratada e elas resolvem se mobilizar, mas as coisas saem de controle.
O maior problema desse livro é q a autora quer explanar MT sobre a vida das mulheres e esquece de imprimir isso na história. Então, o começo da história é um amontoado de falatórios, explicação de como é dura a vida da mulher e oq aguentamos, extremamente entediante. Apenas nos 20% finais a história toma ritmo.

.aninha.007. 20/08/2023

É um livro muito bom que trata de um assunto importante é atual, mas devo dizer que as vezes é bem arrastado.

Rfgaugustin 16/08/2023

Interessante.
O livro aborda um julgamento sobre assédio sexual movido por um grupo de funcionárias contra aeu chefe que acabou cometendo suicídio.

Temos diferentes versões e pontos de vista que mostram as nuances dos acontecimentos.

Mais um livro q mostra q nem tudo é preto e branco.

Bem bacana.