Lie With Me

Lie With Me Philippe Besson

Resenhas - Lie With Me

clara 12/04/2024

Tedioso
Esse livro foi decepcionante. Embora não soubesse da história (só sabia que era um romance), tinha expectativas pq ouvi falar muito bem. Porém, não gostei da escrita e não consegui me conectar com os personagens. Acho que o principal problema foi a escrita: o livro me pareceu muito engessado, tudo que eu lia parecia totalmente intencional demais. Como se o autor tivesse escolhido cada palavra a dedo em cada parte da narrativa, faltou espontaneidade e naturalidade na escrita e isso realmente dificultou a leitura; demorei um tempão e não tinha vontade de pegar o Kindle pra ler. Mas marquei uma frase ou outra pq achei bonita. Leitura mais fraca do ano até agora?

evf684 22/03/2024

Lie With Me
Já tinha assistido a adaptação cinematográfica, mas mesmo sabendo o que iria acontecer ler o livro foi uma experiência marcante, com um misto de sentimentos, além dele e de sua escrita serem muito bons.

O final me deixou muito triste. O fato do Thomas ter vivido toda a sua vida com uma mentira e ter tido o final trágico me destruiu. É uma leitura pra quem está a fim de sofrer ou até chorar enquanto lê um livro.

Diego873 21/03/2024

Que livro bom
?Because you will leave and we will stay.?

?The way all impossible loves are miserable.?

?But absence is, first and foremost, silence.?

Rodrigo 29/01/2024

Que experiencia maravilhosa foi ouvir esse livro em audiobook. Tão curtinho, mas tão bem construído do início ao fim.

O formato de narração me surpreendeu muito e fez tudo que acontecia ali ter uma beleza tão triste que eu não sabia que apreciava tanto em livros.

Coçou uma comichão muito específica minha de coisas que me cativam em livros que exploram relacionamentos homossexuais.

Triste pois serei obrigado a comprar o físico ?

Neylane Naually 13/01/2024

"to admit to a love that is not enough"
Lie with me (Arrête avec tes mensonges) é um livro do francês Philippe Besson publicado em 2017 e traduzido para o inglês por Molly Ringwald em 2019. O livro também ganhou um longa-metragem em 2023.

É uma história de amor triste, melancólica e muito bonita. Focada nos pequenos detalhes, nos encontros escondidos e nas poucas palavras ditas, além do inevitável fim. A primeira parte, e a mais importante, se passa no interior da França nos anos 80. Philippe é um jovem brilhante, mas introspectivo e Thomas é quieto, mas chama a atenção. Surge então uma atração desesperada entre os dois, e um amor impossível que dura alguns meses, mas que permanece pra sempre.

"There is the insanity of not being able to be seen together. An insanity that is aggravated in this case by the unprecedented situation of finding ourselves in the middle of a crowd and having to act like strangers. It seems crazy not to be able to show our happiness."

A inevitável separação deixa marcas. Philippe se torna um escritor famoso, se assume e seus livros parecem sempre remeter à um amor que se foi. Thomas permaneceu onde estava, teve uma família, nunca conseguiu ser quem realmente era.

"But I understand the fear and panic he carries with him. I know how strong this fear is and also that it can?t only be the fear of being caught. It?s a fear of himself too. A fear of what he is."

Na segunda parte, Philippe acaba esbarrando com alguém que o faz se reconectar com esse passado e traz à memória as pequenas coisas que haviam escapado. As consequências do que os dois viveram e, ainda pior, a dor de imaginar o que poderia ter sido.

Amei esse livro. Ele é bem curtinho e eu acabei lendo de uma vez, em algumas horas. A escrita do Philippe Besson é muito fluida e ele parece muito estar contando algo que realmente aconteceu, como uma autobiografia ficcionada, o que torna a leitura ainda mais palpável e dolorosa. Na terceira parte, ficamos sabendo de um acontecimento que abala completamente os personagens e o próprio leitor. É aquele tipo de história que fica com a gente.

"This passion that can?t be talked about, that has to be concealed, gives way to the terrible question: if it isn?t talked about, how can one know that it really exists?"

mila 03/11/2023

I will never be so happy again
A história de fato é linda e poderosa, o que me incomodou foi que eu queria muito ter visto o mais o romance e a demonstração de amor na parte de 1984, especialmente da parte do Thomas, ao invés de só nas últimas páginas.
Acho que apesar de lindo, tinha o potencial para ser bem mais impactante do que foi se tivessem desenvolvido a parte da época do romance mesmo de forma mais bilateral e mais romântica. Entendo também que essa foi simplesmente a minha expectativa e talvez o que o autor desejava mesmo era que o relacionamento não fosse tão desenvolvido mesmo e que a parte principal fosse o pós e como afetou os dois. De qualquer jeito, senti falta da parte mais romântica, acho que teria dado mais substância e impacto ao livro.

alberto03 15/10/2023

O que o amor vira quando chega ao fim?
Nesse livro, conhecemos a história de amor entre philiphe e thomas. jovens e vivendo num cenário opressor e conservador, ambos mantém essa relação escondida, ao meio de desentendimentos e conflitos causados pela diferente forma de pensar dos dois.

separados pelo destino e por escolhas não comunicadas, anos depois philipe, agora um romancista, encontra com o filho de thomas e ambos começam a conversar e refletir sobre o passado, presente e futuro.

narrado sobre a perspectiva de um amor difícil, improvável e subordinado aos olhos da sociedade, o autor nos guia por uma narrativa simples, direta e tocante.

Veridiana.Zanini 06/10/2023

Lie with me
   O livro nos conta a história de uma paixão intensa e cheias de nuances de dois jovens do interior real da França, em 1984. Nosso protagonista, Philippe, é filho do diretor e conhecido por sua inteligência e, Thomas, outro aluno do colégio que tem a atenção tomada pelo protagonista.
  Os dois, ambos não assumidos, passam a se encontrar em segredo e a conhecer um pouco mais um do outro. Um traço marcante de Thomas é sua dificuldade em se comunicar abertamente sobre o que pensa e sente, o que dita o destino de seu relacionamento.
  Por ser um livro em primeira pessoa, não sabemos explicitamente o que Thomas pensa, o que nos deixa a mercê junto com o protagonista, que busca sentido e motivos para qualquer atitude de seu amante.
  Gostei que mostra a vida após o amore arrebatador dos dois e como nos leva a lugares que não imaginamos. A leitura é fluída e leve, recomendo!

Jessica 04/09/2023

"Why me?" He says: Because you are not like all the others, because I don't see anyone but you and you don't even realize it. He adds this phrase, which for me is unforgettable: Because you will leave and we will stay."

"And when you've been hurt once, you're afraid to try again later, in dread of enduring the same pain. You avoid getting hurt in an attempt to avoid suffering: for years, this principle will serve as my holy sacrament. So many lost years."

"I just wanted to write to tell you that I have been happy during these months together, that I have never been so happy, and that I already know I will never be so happy again."

"Have you noticed how the most beautiful landscapes lose their brilliance as soon as our thoughts prevent us from seeing them properly?"

"I know that Thomas consented to this single picture only because he knew (had decided) that it was our last moment together. He smiled so that I could take his smile with me."

Betons Liguer 15/08/2023

Deixa-te de mentiras
Escrevo aqui, novamente, para deter-me sobre esse romance, traduzido para o português de Portugal como ?Deixa-te de mentiras?. Trago essa informação porque foi a edição que tive acesso e a qual me proporcionou a experiência que relato agora.

Apesar de ter lido ele rapidamente, dois dias, sei que pensarei nele por semanas e até meses. Não quero me deter em enredos ou indicações, só quero falar que me marcou.

Acho que depois desse livro entendi o quanto a linguagem pode ser sedutora e marcante. A história aqui é simples, delicada, mas também é dura e dolorosa. Percebi que chorei na última página quando meus óculos ficaram manchados, não as contive e não consegui conter-me na leitura pausada que queria, nem na empolgação de falar sobre, aqui me entreguei por inteiro e recebi mais do que podia esperar.

Infelizmente, essas intensidades na leitura não são frequentes, são apenas edições de bolso na nossa biblioteca pessoal, mas fico feliz que possamos ter essas breves experiências, espero montar um lugarzinho na estante desses livros que me marcam e que eu possa voltar sempre que possível.

Acho que é isso. Foi rápido, mas será também demorado, no todo. Agradeço ao @alexandre250175 que tem me proporcionado ótimas experiências com literaturas LGBT+ ????

Isa 12/07/2023

Achei a história bem fluída e até me surpreendi com o plot na última página praticamente, mas achei que o romance foi meio preguiçoso e um tanto previsível.
Isa 13/09/2023minha estante
É uma autobiografia, tudo que foi escrito é real! ?

Lorena Almeida 30/06/2023

Triste
Ainda com lágrimas nos olhos mas preciso dizer o quanto esse livro me destruiu, lendo a história de amor ,um amor proibido numa época cheia de ódio, eu fui me vendo ali no personagem e nos seus sentimentos e ler o final foi tão triste, nem todos de nós conseguem se libertar e viver uma vida de verdades e continuam se escondendo e sendo infeliz esse livro me comoveu no fundo de mim.

arthurisco 20/06/2023

"I Will never be so happy again."
Eu terminei o livro como o título dessa resenha, destruído. A leitura apresentou uma construção de personagens primorosa, além de uma ambientação cinematográfica (tô louco pra assistir a adaptação e ver todo o cenário interiorano da França e Espanha). É importante falar que o livro traz um inglês acessível. Que jornada...

Álan 05/06/2023

Tanta sensibilidade?
Que livro lindo?

Dizem que ele é o ?Brokeback Mountain francês?, e claro que eu vejo a relação, mas eu diria que ele lembra até um pouco mais o Me chame pelo seu nome.

É um livro que fala tanto sobre o sentir, sobre as marcas daquela ?experiência? na identidade do protagonista? Ele expõe muito, e provoca ainda mais reflexão.

A história é cheia de uma sensibilidade tão terna, tão delicada, mas também é tão devastadora? e isso em tão poucas páginas.

Não sei se alguma vez me identifiquei tanto com um protagonista e em tantos momentos assim. Nem se já destaquei uma parcela tão grande de um livro, já que o Philippe Besson recheou a narrativa com tantas passagens maravilhosas.

Amei ter encontrado Lie With Me.

aloapii 21/05/2023

Because you will leave and we will stay
Sinceramente, meus mais sinceros 🤬 #$%!& QUE ODIO pro philippe besson QUE ME DESTRUIU EM SÓ 200 PÁGINAS que PISOU EM CIMA DE MIM E DEU RISADA!!!!!!!!!

enfim, muito pika gente nota 10 se chorei e se sofri o importante é que emoções eu vivi!!!!!