Lie With Me

Lie With Me Philippe Besson

Resenhas - Lie With Me

bruno 15/04/2023

"because you will leave and we will stay"
Enquanto está concedendo uma entrevista, Philippe, se depara com uma pessoa idêntica ao Thomas ? seu primeiro amor ? que já não via desde o fim da escola, sua reação é largar tudo e ir atrás dele para ver se é realmente quem ele pensava. A partir daí vamos conhecer o nascimento do seu amor clandestino por meio de suas reminiscências do verão de 84.

Gostei muito desse livro, a escrita bastante sensível, imersiva e melancolica, sobre se apaixonar pela primeira vez, conseguir identificar esse sentimento e como eles fazem o romance e o primeiro amor possível mesmo com todos empecilhos.

Tudo isso culmina em um final devastador e trágico, com a possibilidade de ser um livro autobiográfico, talvez??? Desde já me encontro ansioso para assistir a adaptação desse filme que vai sair ainda esse ano, espero que faça jus a história. Esse livro me lembrou bastante dois livros preferidos meus "me chame pelo seu nome" e "pessoas normais", recomendo muito pra quem gosta de algum desses dois!!!!

João Vitor 20/01/2021

A beleza e a tragédia de um primeiro amor clandestino
A.K.A. O Me Chame Pelo Seu Nome francês

O narrador começa a história recontando uma memória de seu primeiro amor aos 17 anos. O ano é 1984, numa cidade pequena do interior da França e o nome do seu amor era Thomas Andrieu.

Ele decide revisitar essa historia quando vê um homem, IDÊNTICO ao Thomas, num lobby do hotel em Bordaux, quando ele está dando uma entrevista para um jornalista sobre seu último romance publicado.

Então ele começa a reviver esses momentos de aproximação com o Thomas, de como eles se conheceram, de como aquilo caminhou para algo mais. Como ele se sentia frente ao Thomas, suas expectativas com relação a eles dois e o futuro.

É uma história sobre a beleza de um primeiro amor clandestino, sob um plano de fundo da música e cultura francesa da metade dos anos 1980, que transborda paixão e tragédia. É também uma trama cheia de alegria e excitação que contorna as descobertas das emoções e das sensações carnais de prazer dos dois adolescentes.

Além disso, a escrita do Philippe Besson é INCRÍVEL, muito próxima a do André Aciman (que inclusive escreveu o blurb da capa), então é um prato cheio para quem gostou de Me Chame Pelo Seu Nome. Eu realmente entrei na cabeça do personagem narrador e consegui sentir tudo o que ele sentia, seus desejos, suas aflições, suas dúvidas, suas dores. É tudo muito verossímil e tocante.

É um livro que eu já pretendo reler em outros momentos da vida e que se tornou um grande querido. Recomendo DEMAIS.

skuser02844 30/06/2021

a escrita do autor é incrível e eu ter lido por audiobook só melhorou tudo (aliás foi minha primeira experiência com audiobook e eu achei perfeitokkjjj)

não foi um livro que eu pessoalmente achei tocante, mas entendo porque alguns considerariam isso. vi muita gente falando que era parecido com call me by your name mas achei bem melhor, nem consegui terminar cmbyn de tão ????? que fiquei, mas esse eu terminei de ler/ouvir em dois dias

joao_fabrini 31/01/2021

4.5

Well, I can only say with certainty that I cried like a motherfucker reading this.

At first, I was sure it was just another story using that same formula of two boys who once fell in love and had to live their lives apart full of regret, but the fact there's no real consense if it's merely a novel, an autofiction, or a MEMOIR made the book more interesting for me. There is a lot of pain in these words, anyway, and I will need some time to digest them.

giostavahr 07/04/2021

muito bom
história linda e desenvolvimento extraordinário não esperava aquele final!!? chorei e gritei por dentro, mto bom.

marleneswife 04/10/2022

?Because you will leave and we will stay.?
li o livro todo no mesmo dia, tanto por ele ser pequeno, e tbm pq eu n conseguia largar ele. eu gostei bastante da história, a escrita é maravilhosa, e os personagens são retratados de um jeito bem realista. o final me deixou um pouco decepcionada (não sei pq, pois eu n estava esperando nada específico acontecer)

eu fiquei com milhões de teorias sobre o livro na cabeça, e vou forçar meus amigos a lerem pra gente poder descurtir, sem dúvidas

arthurisco 20/06/2023

"I Will never be so happy again."
Eu terminei o livro como o título dessa resenha, destruído. A leitura apresentou uma construção de personagens primorosa, além de uma ambientação cinematográfica (tô louco pra assistir a adaptação e ver todo o cenário interiorano da França e Espanha). É importante falar que o livro traz um inglês acessível. Que jornada...

aloapii 21/05/2023

Because you will leave and we will stay
Sinceramente, meus mais sinceros 🤬 #$%!& QUE ODIO pro philippe besson QUE ME DESTRUIU EM SÓ 200 PÁGINAS que PISOU EM CIMA DE MIM E DEU RISADA!!!!!!!!!

enfim, muito pika gente nota 10 se chorei e se sofri o importante é que emoções eu vivi!!!!!

iamlucaz 24/02/2023

In the end, he remained hidden all his life
?E no fim, ele permaneceu escondido toda sua vida [?] ele caiu em todas as mesmas armadilhas: vergonha, a impossibilidade de compartilhar um amor que durasse?.

Nessa história um homem gay, relembra de seu amor no passado, ao encontrar ocasionalmente o filho desse antigo amor. Ele é levado a descrever a história secreta de sua paixão nos anos oitenta, e enfrentar a sombra das consequências que levaram ambos a não ficarem juntos.

Esse livro me fez pensar nas chances de conseguirmos ser quem somos, de amar quem amamos, de viver como desejamos e de não se arrepender de ser tudo isso. É uma tocante narrativa sobre o que resta pro futuro quando as pressões ao nosso redor sufocam nosso espírito. E acabamos abrindo mão das verdadeiras chances de ser feliz.

Álan 05/06/2023

Tanta sensibilidade?
Que livro lindo?

Dizem que ele é o ?Brokeback Mountain francês?, e claro que eu vejo a relação, mas eu diria que ele lembra até um pouco mais o Me chame pelo seu nome.

É um livro que fala tanto sobre o sentir, sobre as marcas daquela ?experiência? na identidade do protagonista? Ele expõe muito, e provoca ainda mais reflexão.

A história é cheia de uma sensibilidade tão terna, tão delicada, mas também é tão devastadora? e isso em tão poucas páginas.

Não sei se alguma vez me identifiquei tanto com um protagonista e em tantos momentos assim. Nem se já destaquei uma parcela tão grande de um livro, já que o Philippe Besson recheou a narrativa com tantas passagens maravilhosas.

Amei ter encontrado Lie With Me.

Carol2202 21/04/2023

?I just wanted to write to tell you that I have been happy during these months together, that I have never been so happy, and that I already know I will never be so happy again.?