Manifesto do Partido Comunista

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leoni 16/12/2020

Lixo
Para àqueles que dizem que Stalin e outros expoentes do comunismo deturparam Marx, basta ler nesta literatura de MERDA que o que realmente fizeram, foi somente aplicar o que é escrito nestas páginas deperdiçadas de celulose.

Roger 29/12/2020

Discursos inflamados para atrair pessoas sedentas por sangue
Marx e Engels não deixam de fora de quase nenhum parágrafo deste manifesto a fúria contra a classe burguesa detentora dos meios de producao e propõem algumas medidas revolucionárias para mudar totalmente a forma de condução da sociedade econômica. Estas medidas podem parecer tentadoras para aqueles que são parte do proletariado e sem conhecimento de como funciona a sociedade de mercado, mas basta um olhar mais cético e conhecedor do sistema econômico para encontrar problemas graves nas propostas abordadas pelos autores.

Larissa266 18/01/2021

Exemplar, porém não lúdico
Teoria forte e bem fundamentada, mas com deficiência didática, o que é um problema visto que é prol aos direitos do trabalhador, mas inacessível a eles mesmos, como quem diz "é assim que o trabalhador chegará á revolução, mas ele mesmo vai precisar que alguém simplifique a teoria pra ele"

Lu_capela 01/02/2021

Didático ?
Essa incrível obra apresenta os estudos minuciosos sobre a sociedade feitas por Marx e Engels, sobre a divisão de classes e de como ela foi ganhando força no decorrer dos anos. Dividido em sub tópicos para explicar melhor sobre todo um contexto até você compreender a relação entre o proletário e o burguês. É claro, apresenta que comunismo e socialismo, apesar de estarem associados, são distintos quanto às funcionalidades. Irão entender mais quando lerem.
O livro é super tranquilo quanto a compreensão. Você consegue ter um bom rendimento e assimila com êxito as informações. Gostei demais.
Recomendo!

William 01/03/2021

Um ótimo livro para entender a história da luta de classes.
O Manifesto do Partido Comunista foi escrito em 1848 pelos jovens filósofos alemães, Max e Engels, atendendo ao pedido da Liga dos Comunistas e que iria influenciar a política e economia do mundo inteiro. O texto em si não é muito grande e possui muitas críticas a sociedade da época, como por exemplo o círculo vicioso em que o operário/operaria ao receber o salário do fabricante, que é pouco, ainda se torna presa do proprietário do imóvel onde mora, o dono do armazém, o agiota e assim por diante. Portanto nunca vai sobrar dinheiro para lazer, saúde ou mesmo para guardar para que no futuro possa investir num novo negócio próprio. Dessa forma sempre ficará prisioneiro/prisioneira da classe dominante que explora ele/ela de forma desumana. Um comentário do texto que me chamou muito minha atenção é quando a burguesia usa os operários/operarias para destruir seus próprios inimigos, ou seja, os proletários não combatem seus inimigos, mas os inimigos de seus inimigos. E porventura se eu não soubesse o ano que foi publicado, diria que várias partes do manifesto estavam insinuando aos dias atuais.
Contudo existem várias opiniões no manifesto que não gostei. Um exemplo foi quando ele menciona que o rompimento da ordem social, proletariado vezes opressores, deverá ser feita de forma violenta. Gandhi comentava ser contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente. E a história provou que Gandhi estava certo.
É um texto que vale a pena ser lido, estudado e debatido amplamente, inclusive para entender os problemas da sociedade atual e para nos ajudar a encontrar soluções para todos sem ter de recorrer a violência. É importante lembrar que existem os micro e pequenas empresários, empresários/empresárias honestos/honestas que devem ser ouvidos. Mas também não podemos esquecer da quantidade enorme de pessoas injustiçadas por uma minoria que quer só levar vantagem.
E deixo claro que não sou comunista e muito menos não gosto como a revolução comunista foi desenvolvida em vários países, principalmente na Rússia e China. Porém é importante entendermos os motivos que levaram essas revoluções para que não ocorra o risco de voltar acontecer novamente, tornando o país numa ditadura cruel. E o mais importante, aprender com os erros e acertos do passado, para que possamos construir um futuro melhor para todas as pessoas, onde elas possam ter direito a uma vida digna, com um trabalho honrado, com acesso à educação, saúde, segurança e saneamento básico de qualidade.

Gabriel Henrique 28/12/2019

O Manifesto do Diabo
É fato que o comunismo foi uma ideologia de enorme influência na idade contemporânea. Karl Marx e Friedrich Engels empenharam-se em disseminar as ideias concernentes às teorias formuladas dos mesmos, e o "Manifesto do Partido Comunista" é um marco dessa atuação. Além disso, dos pensamentos gerados nessa mentalidade revolucionária, encontra-se certos fatos da realidade sendo usados para a premissa da reação proletária contra os intentos da economia burguesa presente no sistema capitalista. Ademais, foi usado de generalizações e da deturpada ideia coletivista com base no ódio que muito desestruturou a sociedade, seja oriental e ocidental, para fazer jus a uma fantasia diabólica que, até os dias de hoje, corroem as estruturas sociais.

melnoliteraverso 30/04/2021

Abriu minha visão
Lembro que muito tempo atrás eu era contra essa coisa de comunismo. Hoje com a visão já modificada sobre, tive a oportunidade de lê-lo e foi uma experiência esclarecedora

arislover 06/06/2021

o terror do bolsonaro
achei interessante o livro, tava muito curiosa pra saber a história do comunismo de verdade.

Thay 12/06/2021

perfeito em todos os sentidos
É uma leitura antiga, então obviamente meio complicada de se entender as vezes, mas é realmente muito bom e muito interessante

orgulho de ser uma gatinha comunista .

skuser02844 23/07/2021

o polêmico comunismo ?
A leitura do manifesto é um desejo que tenho a bastante tempo, comprei recentemente e terminei hoje.
O livro é super curtinho e tira várias dúvidas, explica sobre a burguesia, o proletariado, algumas versões do socialismo, o antagonismo de classes e principalmente sobre a classe operária.
Só me fez ter mais certeza em me dizer comunista, uma leitura que recomendo muito!!
Inclusive tem um preço bem acessível, paguei 15 reais na Amazon!!

emymiranda 03/05/2024

Ideologia fracassada
Não vou entrar em parâmetros, mas simplesmente esse é o livro mais contraditório que já li.
primeiramente pelo fato de mais da metade dele ser somente de PREFÁCIOS de outras traduções em diferentes anos (não estou brincando); também propriamente dito que Engels criticou tanto os criadores de negócios e empresários junto com Marx para no final, na curta biografia de Engels na última página nos depararmos em saber que seu pai tinha uma empresa, e Engels a vendeu depois que ele faleceu (se não me engano) para contribuir com a causa comunista (seu maior erro).
bom? para quem quer estudar esse livro é o básico para a política/filosofia/história, a escrita dele é fácil e particularmente? da vontade de ler mais livros dos autores (até porque ambos se ajudavam em seus feitos).
enfim, pequena resenha crítica sobre o que achei dessa obra clássica. :)

Clara.Brogliato 01/09/2021

Marx é um gênio!
O cara em 1847, propor um modelo de sociedade estabilizada, sem propriedade privada, acabar com a luta de classes - o que sempre esteve presente em nossa sociedade - e viver em comuna. Mano, os problemas da sociedade estariam acabados!!! Mas infelizmente, hoje em dia, nossa sociedade não teria mentalidade suficiente para compreender este modelo, estamos há muito tempo imersos em uma ideologia consumista e materialista.
Sem contar os feitos que já conseguimos desde então por causa dele, direitos trabalhistas, redução da jornada de trabalho (nessa época os caras trabalhavam 12h DIÁRIAS em condições precárias), férias e etc... E ainda tem gente que reclama deles!
Todo mundo deveria ler a ideia desse maluco, independente da opinião política.

Willian.Ferro 05/11/2021

Apesar da edição ter poucas páginas, levei um tempo fora do comum para terminar de lê-la. Minha experiência foi de uma leitura bastante chata e repetitiva.

Na minha opinião, juntamente com Engels, Marxs apresenta diversas informações sem sentido, fundamentos ou base de dados que as comprovem, para forçar uma revolução do proletariado. Resumidamente, livro discorre como eles reduziram toda a história da humanidade em uma luta de classes.

Porém, apesar de minha crítica negativa, recomendo que todas as pessoas leiam o manifesto para que assim, possam tirar suas próprias conclusões sobre as ideias de Marx e Engels, e entendam a sua influência no mundo atual.

Bernardovsky 05/01/2022

Fica muito fácil rotular alguém ou a si mesmo, de algo sem ter o conceito geral do quê se trata. Não dei muitas estrelas pois tive uma quebra de expectativa muito grande tendo em vista o que eu ouvia sobre. Mas, é de extrema importância para a construção ideológica e intelectual de um ser.

1 | 2 | 3 | 4 | 5