Manifesto do Partido Comunista

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Renato 20/11/2022minha estante
??

livmchdo 20/11/2022minha estante
Boa análise. A consciência de classe das massas ainda precisa de um árduo trabalho de base, seja na nossa realidade, seja em âmbito global. Tudo que nossa classe tem é a possibilidade de organização.

Ritaeseuslivros 21/11/2022minha estante
Isso mesmo, Livia! No momento que nos organizarmos, conseguiremos diminuir ou até mesmo acabar a desigualdade como propõe os autores.

arislover 06/06/2021

o terror do bolsonaro
achei interessante o livro, tava muito curiosa pra saber a história do comunismo de verdade.

T0fn 10/07/2022

Obra prima.
É uma ótima obra para se iniciar os estudos sobre o socialismo/comunismo. O livro não é extenso e a leitura não é muito difícil. Recomendo fortemente a leitura desta obra de Marx e Engels????

Pedro Melo 05/07/2020

Entendendo a história
Em uma época em que "comunista" se tornou xingamento, a leitura de "O Manifesto do Partido Comunista" serve como base para entender o movimento.

Muito mais do que ser de esquerda ou direita, apoiar ou não o socialismo, o livro propõe uma série de reflexões.

Simples e didático, é uma leitura indispensável.

Thayna Cursino 18/12/2022

Proletariados de todos os países, uni-vos!
"O proletariado passa por diversos estágios de desenvolvimento. A sua luta contra a burguesia começa com a sua existência."

melnoliteraverso 30/04/2021

Abriu minha visão
Lembro que muito tempo atrás eu era contra essa coisa de comunismo. Hoje com a visão já modificada sobre, tive a oportunidade de lê-lo e foi uma experiência esclarecedora

Sara999 17/09/2022

Quem tem medo do comunismo? ?
Para mim, A filosofia política comunista é uma das mais fascinantes.
Muita gente não sabe ou apenas esquece que quando Marx e Engels escreveram sobre a importância da classe operária entender sua força e lutar pelos seus direitos foi em um contexto onde essa classe não tinha nem um terço dos direitos que temos hoje. Por exemplo: O trabalho infantil era considerado comum, não existia piso salarial/salário mínimo nem carga horária limite e etc.

O Livro tem uma leitura bem simples, o que é bem interessantes já que a intenção deles era realmente levar essa ideologia mastigada pra o maior número de proletariados possível, a tradução cumpriu bem esse trabalho também.
Por mais que hoje em dia o comunismo soe um tanto radical, é impossível não fazer analogias com a questão atual do trabalho assalariado e como algumas empresas/patrões ainda não valorizam ou respeitam os funcionários e sua força de trabalho.

Para finalizar: "Trabalhadores de todas as terras, Uni-vos!" Haha

Fabio.Nunes 30/10/2023

Manifesto do Partido Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels
Editora: Lafonte, 2018

Esse é o texto panfletário, elaborado no século XIX, para os proletários europeus. Na boa, ou nós perdemos capacidade intelectiva ou os trabalhadores daquela época eram gênios rsrs.
O texto em si não é difícil. Mas há muitos conceitos complexos apresentados que só são esmiuçados em outras obras de Marx e Engels. Então, claro, estamos diante de um panfleto partidário e que, portanto, precisa ser bastante resumido.

Leitura feita, mantenho minhas críticas a algumas teses dos autores (parte dessas críticas puramente filosóficas e outra parte pura desconfiança de uma experiência socialista real). Mas não posso deixar de admirá-los por sua influência histórica e por tamanha sagacidade na análise do modo de produção capitalista. Análise que se mantém, sim (em relevante parte), atual, mostrando-nos a profundidade intelectual da análise dos princípios que regem o capitalismo.
Como possuo um viés político mais progressista e, portanto, mais identificado com o que se chama de "esquerda", o livro não foi tão útil. Talvez o seja para os amigos com viés político de direita, por que na pior das hipóteses serve como repertório crítico. Afinal, não devemos criticar algo que não entendemos.
Max 31/10/2023minha estante
A gente é comunista, mesmo, até os 18! Hahahaha ?

Fabio.Nunes 01/11/2023minha estante
Quem nunca foi comuna não tem coração, Max! Kkk

Ana Ju 16/01/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
Que leitura boa! Pra quem deseja começar a estudar sobre comunismo/socialismo, esse livro é um ótimo começo. Foi esclarecedor, mas não vou mentir: restaram dúvidas. Certamente, quem realmente deseja estudar e se aprofundar no assunto (como eu) recomendo ler mais livros com a temática.

A burguesia é a vilã, ponto. Esse livro vai tratar a classe burguesa como o problema, e pra quem segue esses valores vai compreender.

A burguesia ri, e o proletário chora: esse é o mundo de hoje.

A ideia comunista é (em poucas palavras) acabar com a propriedade privada e as classes dominantes (burguesia). A economia deve girar em torno do trabalhador. As propriedades devem ser públicas, e o material (ou qualquer outra coisa) gerado por alguma empresa, exemplo, não deve ser gerada apenas pelo lucro, mas sim para atender às necessidades humanas e fazer com que o trabalhador receba por seu trabalho.

É um livro que vai te fazer pensar, vai explicar muita coisa e deixar algumas dúvidas, mas nada que um google ou aprofundamento no assunto não resolva.

Falar de política sempre será uma das coisas que eu mais gosto, e que eu vou ter grande prazer um debater.

É uma opinião política que eu gostaria que fosse respeitada.

?? Já é tempo de os comunistas exporem ao mundo inteiro seus conceitos, seus objetivos e suas tendências e de oporem à lenda do espectro do comunismo um Manifesto do próprio partido.?

?Na mesma medida em que a burguesia cresce, isto é, o capital, também se desenvolve o proletariado, a classe dos operários modernos, os quais só vivem enquanto encontram trabalho e só encontram trabalho enquanto seu trabalho aumenta o capital.?

osaif 06/11/2023

Que tremam diante de uma revolução comunista!
Um texto atemporal. Apesar das melhores condições de trabalho em relação à epoca em que o texto foi dirigido ainda sim é uma leitura completamente essencial!
Eu já vinha estudando e compreendendo o comunismo acho que desde o ano passado e só agora consegui ler o livro mais badalado do âmbito. E acho até que facilitou bastante a leitura, tive varias vezes aquela sensação de completar a frase que o autor irá dizer e consegui compreender em geral o recado que o livro quer passar. Um recado inclusive, importantíssimo e que mesmo eu já consumindo conteúdos com esse viés e aprofundando o mesmo, não tira o mérito que esse livro agrega e muito para qualquer um! Ademais, não há muito o que dizer, todos sabem do que se trata e da mesma forma a primeira leitura continua sendo uma caixinha de surpresas.

Adorei começar o ano lendo "o anarquismo e a democracia burguesa", e agora estou fechando com chave de ouro lendo o manifesto.
emanuelppolar 06/11/2023minha estante
me alegro sempre que vejo alguém lendo este

Lu_capela 01/02/2021

Didático ?
Essa incrível obra apresenta os estudos minuciosos sobre a sociedade feitas por Marx e Engels, sobre a divisão de classes e de como ela foi ganhando força no decorrer dos anos. Dividido em sub tópicos para explicar melhor sobre todo um contexto até você compreender a relação entre o proletário e o burguês. É claro, apresenta que comunismo e socialismo, apesar de estarem associados, são distintos quanto às funcionalidades. Irão entender mais quando lerem.
O livro é super tranquilo quanto a compreensão. Você consegue ter um bom rendimento e assimila com êxito as informações. Gostei demais.
Recomendo!

Lett 10/11/2022

Curto e eficaz em sua reflexão
Não sei pq eu levei TANTO TEMPO pra ler o manifesto. Juro, que divisor de água.

Acho que muita gente tem medo dele, por achar de ser um livro dificil. Muito pelo contrário: é a primeira vez que eu tenho contato direto com qualquer raiz da literatura comunista e posso dizer que ele foi bem ?tranquilo?. Apesar de ter termos e certos paragrafos que me perdi, com certeza vale a pens uma futura releitura.

Irei continuar meus estudos e aprofundar meu conhecimento nesse topico tao interessante!!!!!

Uma leitura que deveria ser OBRIGATÓRIA

Vicentaum 26/02/2022

Leitura importante para os dias atuais
Nesse Brasilzão em que pessoas que apresentam o mínimo de bom senso logo são taxadas de comunistas, pelos famosos cidadãos de bem, é importante buscar o real significado das coisas.
O manifesto é uma obra importantíssima, que embora proponha uma ideologia que já se demonstrou falha, traz diversas proposições interessantes e benéficas para o proletariado, que até hoje é explorado pela elite.
A leitura apresenta alguns termos difíceis e achei pesada, por vezes tive que reler algumas páginas, o que ocasionou demora para finalizar.
No mais, recomendo o livro, acredito que qualquer um que se entenda como intelectual tem que pairar sobre literaturas de esquerda e de direita.

Kimera 22/04/2023

Outra leitura obrigatória independente da sua posição política!
Uma leitura super interessante. Simplesmente Marx e Engels convocam o proletario a acordarem e tomarem concienciência da exploraçam que sofrem pelas classes dominates e a intervenção e controle do Estado em relação aos meios de produção. Visam de uma forma bem utópica uma siciedade plenamente igualitária, e que logo nos prefacios de várias edições, os autores deixam claro que seria algo impossível justamente por causa da estrtura social enraizada e dizem que o comunismo pode se manifestar de formas diferentes dependendo da cultura em questão. Uma livro que deve ser respeitado independente da posição política do leitor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5