Manifesto do Partido Comunista

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Victoe 10/01/2023

Perfeito
Uma aula, muitas pessoas falam que não se aplica nos dias de hoje, mas muito do que foi falado por marx se aplica até os dias de hoje, principalmente com as grandes taxas de desemprego e altos índices de exploração do trabalhador, o cara foi um gênio e com certeza é uma leitura muito válida para quem se interessa pelo assunto

thaysp20 22/01/2023

?O proletariado passa por diferentes fases de desenvolvimento. Sua luta contra a burguesia começa com sua própria existência.? / ?O que queremos é suprimir o caráter miserável dessa apropriação que faz com que o operário viva unicamente para aumentar o capital e só viva à medida que o exigem os interesses da classe dominante.? O fantasma do comunismo que assombra muitos, mas nunca passou de fato a (verdadeiramente) existir. Marx e Engels no século 18 dois besties visionários que conseguiram escrever uma obra reflexiva e ser atemporal até os dias de hoje.

M1zar 23/01/2024

"A burguesia produz, antes de tudo, seus próprios coveiros"
Esta é a segunda vez que leio esse livro e sinto que quando você lê mais de uma vez, você consegue captar pequenos detalhes que antes tinha passado despercebidos. Por exemplo, uma frase que me tocou bastante que eu não percebi foi:
"Objeta-se ainda que, com a abolição da propriedade privada, toda a atividade cessaria, que uma preguiça geral se difundiria pelo mundo.
Se assim fosse, a sociedade burguesa teria há muito tempo sucumbido de indolência, pois nessa sociedade aqueles que trabalham não ganham e aqueles que ganham não trabalham"

Essa frase em específico me fez pensar bastante. Quem não gostaria de poder fazer o que gosta, no seu próprio tempo, sem ficar exausto? Vários burgueses de hoje trabalham o mínimo e ganham muito. Por que somente eles podem e o proletariado não? Por que esses burgueses acham que o proletariado ficaria preguiçoso, mas eles próprios podem fazer pouco e ganhar uma fortuna?

Além disso, vejo supostos comunistas ou socialistas ostentando de coisas fúteis e isso me lembra outra frase que me faz pensar bastante:
"O proletariado de cada país deve necessariamente, antes de mais nada, acabar com sua própria burguesia"

Entretanto, tenho muitas dúvidas ainda sobre o livro e pretendo reler para melhor compreensão e minha nota é 3.5 pela complexidade da leitura, já que o leitor tem que ter conhecimentos prévios históricos para entender profundamente.

Ddddddddd 21/03/2022

funny
podiam tirar os prefácios e deixar só o manifesto mesmo. única objeção é a diagramação da folha e o tamanho da fonte (quando eu marcava, a linha de baixo ficava marcada também)

Cazuz0 29/01/2022

Por que ler o "Manifesto do Partido Comunista"?
Atualmente existe uma grande visão negativa quanto ao comunismo e seus ideais (principalmente em nosso país) e muita gente ignorante acha que pode criticar um movimento sem ao menos conhecê-lo. A obra conta com os princípios do partido comunista, que por sua vez são muito bem explicados por Marx e Engels, que tornaram a leitura muito simples, rápida e didática.
Dou minhas 5 estrelas pela facilidade na leitura e por ser tão didática. Recomendo a leitura para a fuga da ignorância e para que possamos compreender um movimento antes de julgá-lo.
Gustavo 30/01/2022minha estante
eu li esse livro ano passado. E eu gostei muito também.

skuser02844 19/05/2023

Todo mundo deveria ler
Do começo ao fim, necessário. Uma fonte enorme de conhecimento sobre os desdobramentos proletários, como se deu a burguesia e o que realmente é o comunismo. Certamente, se todos que gostam de criticar esse modelo procurassem saber realmente o que ele defende e os seus objetivos, não sairiam falando tanta abobrinha.
Me foi muito útil em relação ao acúmulo de conhecimento e formação de opinião, uma leitura agradável, sem uma linguagem difícil, fácil entendimento e de extrema importância. Aborda uma temática atual e é ótimo para entender alguns dos acontecimentos históricos, tanto antigos quanto atuais.
Maravilhoso!

anna3181 07/07/2022

proletários de todos os países, uni-vos!
eu particularmente gostei bastante do livro, nunca me ingressei ou me aprofundei por política, sendo essa a minha primeira vez lendo um livro político.

comprei esse livro por 10 reais no evento da bienal em são paulo depois da reabertura de longos 4 anos, ele me ocasionou uma leitura incessante, terminei em dois dias (cerca de 5 horas) e particularmente gostei sobre a abordagem do comunismo, diferentes tipos de socialismo, burguesia, proletariado e as classes, demorei um pouco para ler por conta da linguagem, tirando isso, achei muito bom.

O Pedro Dark 07/03/2022

Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos.
E está completa a leitura do tão falado manifesto do partido comunista. Um livro que vi tanta gente "temendo", que ao fim da leitura, não encontrei motivos para tanto temor. Aqui está simplesmente um pouco da história e evolução da estrutura social desde o feudalismo até os dias de hoje, e claro, utilizando desta história para apontar as reformas que a visão comunista enxerga necessária para a sociedade. Para um livro escrito a mais de um século, muitas das reformas que ele aponta são necessárias na atualidade, acabando com a exploração do proletariado e a tornando a classe dominante, já que se ela tudo produz, à ela tudo pertence.

brnyves 24/09/2023

A bíblia atemporal
Simplesmente, todos os seres humanos com capacidades cognitivas básicas deveriam ler e ENTENDER este livro.

Adriana.Thais 19/08/2021

Proletários de todos os países, uni-vos!
Não importa quão velhas essas idéias sejam, perseguir um mundo onde não há fome e miséria é muuuuito melhor do q sentar e ficar assistindo passivamente a estrutura da nossa sociedade acabar com o nosso mundo. O que mais me surpreende é que eles têm certeza de que a revolução vai chegar, eles têm muita esperança! Mesmo eu sendo mt apegada às ideias do comunismo a minha esperança é mirrada, é bonito de ver a certeza deles de q nós vamos construir uma sociedade mais justa em breve.

Larissa266 18/01/2021

Exemplar, porém não lúdico
Teoria forte e bem fundamentada, mas com deficiência didática, o que é um problema visto que é prol aos direitos do trabalhador, mas inacessível a eles mesmos, como quem diz "é assim que o trabalhador chegará á revolução, mas ele mesmo vai precisar que alguém simplifique a teoria pra ele"

Dannað 29/03/2023

Lendo Marx
Bicho eu gostei bastante e pretendo comprar a versão completa, por que essa eu ganhei de presente. Pretendo ler varios livros do Marx, do Lenin e começar a estudar de fato.

Leoni 16/12/2020

Lixo
Para àqueles que dizem que Stalin e outros expoentes do comunismo deturparam Marx, basta ler nesta literatura de MERDA que o que realmente fizeram, foi somente aplicar o que é escrito nestas páginas deperdiçadas de celulose.

mirna.caliman 15/12/2020

Livro extremamente necessário para a VIDA, principalmente se você está iniciando os estudos sobre o comunismo. Marx e Engels explicam de forma didática e breve temas muito importantes

aartemis085 24/03/2020

Leitura importante a todos
Uma leitura muito importante, criando consciência de classe no leitor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5