Manifesto do Partido Comunista

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dannað 29/03/2023

Lendo Marx
Bicho eu gostei bastante e pretendo comprar a versão completa, por que essa eu ganhei de presente. Pretendo ler varios livros do Marx, do Lenin e começar a estudar de fato.

O Pedro Dark 07/03/2022

Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos.
E está completa a leitura do tão falado manifesto do partido comunista. Um livro que vi tanta gente "temendo", que ao fim da leitura, não encontrei motivos para tanto temor. Aqui está simplesmente um pouco da história e evolução da estrutura social desde o feudalismo até os dias de hoje, e claro, utilizando desta história para apontar as reformas que a visão comunista enxerga necessária para a sociedade. Para um livro escrito a mais de um século, muitas das reformas que ele aponta são necessárias na atualidade, acabando com a exploração do proletariado e a tornando a classe dominante, já que se ela tudo produz, à ela tudo pertence.

Habib's_131 20/11/2023

Evolução e progresso jamais serão sinônimos.
Independente de posição política, esse livro é essencial pra qualquer um que goste de política, filosofia, sociologia e/ou história.

Particularmente, vejo uma histórica resistência de classe, dos escravos aos trabalhadores.

Apesar do embasamento dos autores ser de outra época, acredito que enquanto houver resistência e falta de diplomacia, continuaremos contando inúmeras cabeças de "porcos e ratos".

Cath 11/01/2023

Leitura indispensável para entender o pensamento marxista
O "manifesto do partido comunista" é um livro político, então sua intenção é agregar mais adeptos a sua ideia: derrubada violenta da sociedade burguesa, e, com isso, o fim da antagonia de classes e da propriedade privada.

A temática "classes" é muito presente no livro todo, pois, Marx divide a sociedade capitalista em: burguesa e proletariada; sendo a proletariada a "mais sofredora", pois a burguesia a submete a "uma exploração aberta, cínica direta e brutal", fazendo da dignidade "um simples valor de troca".

Nessa obra, o autor também traz um panorama historico-social, falando das transformações que antecederam seu pensamento e como elas moldaram o mundo.

Além disso, o livro crítica tudo que vem da "classe burguesa", como a família--que, na visao dos autores, o capitalismo "reduziu-as a simples relações monetárias"; até a religião, que é vista como mais uma forma de "alienação" da sociedade burguesa.

Portanto, para acabar com esse sistema de opressão, deve acontecer uma revolução proletariada, a fim de abolir tudo que pertence a burguesia. Somente assim, haverá liberdade.

anna3181 07/07/2022

proletários de todos os países, uni-vos!
eu particularmente gostei bastante do livro, nunca me ingressei ou me aprofundei por política, sendo essa a minha primeira vez lendo um livro político.

comprei esse livro por 10 reais no evento da bienal em são paulo depois da reabertura de longos 4 anos, ele me ocasionou uma leitura incessante, terminei em dois dias (cerca de 5 horas) e particularmente gostei sobre a abordagem do comunismo, diferentes tipos de socialismo, burguesia, proletariado e as classes, demorei um pouco para ler por conta da linguagem, tirando isso, achei muito bom.

Matheus 09/12/2022

Pra fugir do senso comum
O manifesto do partido comunista, a princípio pode assustar, pois a sociedade criou um estigma ideológico que impede a aproximação de leitores 'leigos' no tema de política e economia. No entanto é imprescindível a busca pelo conhecimento verídico, principalmente para aqueles que não se contentam em ser levados pela 'manada' (sem pensamento crítico e posições embasadas com argumentos sólidos). Partindo desse princípio, recomenda-se a leitura, analítica, histórica e reveladora das injustiças, desigualdades e incoerências impostas pelo sistema capitalista apresentadas no livro.

milygds 09/03/2023

Gostei muito.
É um livro rápido e fácil de ler. Achei um ótimo livro para começar a aprender um pouco mais sobre o comunismo.

Bernardovsky 05/01/2022

Fica muito fácil rotular alguém ou a si mesmo, de algo sem ter o conceito geral do quê se trata. Não dei muitas estrelas pois tive uma quebra de expectativa muito grande tendo em vista o que eu ouvia sobre. Mas, é de extrema importância para a construção ideológica e intelectual de um ser.

beatriz 23/04/2023

Viva la classe trabalhadora
Ótimo e ideal pro indivíduo que está se inserindo e estudando sobre o socialismo e comunismo.
É perspectível que esse livro mesmo não sendo atual, suas ideologias políticas ainda se aplicam nos dias de hoje.

iwantedtobeabird0 23/04/2023

Eu me considero comunista, ja consumi muito conteúdo sobre o comunismo, curto as ideologias.
mas essa foi a primeira vez que li um livro sobre, em geral eu gostei, mas precisarei ler umas 3 vezes para realmente entender tudo direitinho

Carla.Sibelle 22/05/2023

!!!
Eu acho que esse é um livro extremamente importante para todos os indivíduos sociais, independente da sua visão ou ?lado? político. E por mais que não seja uma obra recente é perceptível o quão atual ele é.

Miller 1746 19/05/2022

Esse livro foi minha primeira leitura de cunho mais filosófico e político ? em termos de teoria política.
Mesmo sendo opositor da ideologia comunista e socialista, decidi ler esse livro, pois para refutar alguém é necessário conhecer suas ideias. Marx é cirúrgico em algumas de suas análises e proposições, observando graves problemas do capitalismo e da exploração dos trabalhadores. Mesmo concordando com alguns de seus argumentos, discordo de alguns pontos que o autor discorre a respeito de religião e métodos que configuram um regime socialista, como o fim do direito de herança e a presença total do Estado na vida do cidadão.
Recomendo a todos que estudam política, socialismo, comunismo, capitalismo ou qualquer outra coisa; apenas recomendo que qualquer um, ao adquirir certa maturidade como pessoa e como leitor, que leia esse livro.

ana lima 24/01/2023

necessário
ameii, demorei um pouco para pegar o ritmo da leitura mas depois que peguei terminei rapidinho.
achei que ele ia ser mais esclarecedor para mim mas era basicamente tudo que eu já sabia sobre o comunismo (exceto a última parte que fala sobre as divisões do comunismo que eu achei bem interessante), mas mesmo assim, achei muito esclarecedor e necessário.

Douglas.Ribeiro 18/06/2022

A origem da queda
Não dá para ter uma opinião completa, pois o livro se remete a muitos fatos ocorridos à época que hoje não são tão conhecidos e se perdem no curso da história estudada. No entanto é de se surpreender como ainda ha pessoas que compram essa ideia, vendo que quase 200 anos depois todas as previsões e análises são erros grotescos tais quais pedir para um cão analisar música clássica.E o pouco que se salva ali nas propostas foram sequestros dos movimentos operários legítimos. A leitura serve bem para perceber os movimentos esquerdistas atuais é como eles pretendem agir

1 | 2 | 3 | 4 | 5