Manifesto do Partido Comunista

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

cachorro chupetão 08/10/2023

Introdutório, não básico.
Aconselho que, antes de ler o manifesto, estude um tanto de história. Não é difícil, mas pressupõe que você conheça categorias que, na época da publicação, eram conhecidas.

Habib's_131 20/11/2023

Evolução e progresso jamais serão sinônimos.
Independente de posição política, esse livro é essencial pra qualquer um que goste de política, filosofia, sociologia e/ou história.

Particularmente, vejo uma histórica resistência de classe, dos escravos aos trabalhadores.

Apesar do embasamento dos autores ser de outra época, acredito que enquanto houver resistência e falta de diplomacia, continuaremos contando inúmeras cabeças de "porcos e ratos".

thyarac 22/05/2020

Um livro de extrema importância. Indico a leitura para todos que procuram entender mais sobre o comunismo

Cath 11/01/2023

Leitura indispensável para entender o pensamento marxista
O "manifesto do partido comunista" é um livro político, então sua intenção é agregar mais adeptos a sua ideia: derrubada violenta da sociedade burguesa, e, com isso, o fim da antagonia de classes e da propriedade privada.

A temática "classes" é muito presente no livro todo, pois, Marx divide a sociedade capitalista em: burguesa e proletariada; sendo a proletariada a "mais sofredora", pois a burguesia a submete a "uma exploração aberta, cínica direta e brutal", fazendo da dignidade "um simples valor de troca".

Nessa obra, o autor também traz um panorama historico-social, falando das transformações que antecederam seu pensamento e como elas moldaram o mundo.

Além disso, o livro crítica tudo que vem da "classe burguesa", como a família--que, na visao dos autores, o capitalismo "reduziu-as a simples relações monetárias"; até a religião, que é vista como mais uma forma de "alienação" da sociedade burguesa.

Portanto, para acabar com esse sistema de opressão, deve acontecer uma revolução proletariada, a fim de abolir tudo que pertence a burguesia. Somente assim, haverá liberdade.

anna3181 07/07/2022

proletários de todos os países, uni-vos!
eu particularmente gostei bastante do livro, nunca me ingressei ou me aprofundei por política, sendo essa a minha primeira vez lendo um livro político.

comprei esse livro por 10 reais no evento da bienal em são paulo depois da reabertura de longos 4 anos, ele me ocasionou uma leitura incessante, terminei em dois dias (cerca de 5 horas) e particularmente gostei sobre a abordagem do comunismo, diferentes tipos de socialismo, burguesia, proletariado e as classes, demorei um pouco para ler por conta da linguagem, tirando isso, achei muito bom.

aartemis085 24/03/2020

Leitura importante a todos
Uma leitura muito importante, criando consciência de classe no leitor.

lais 31/05/2024

Achei importante ter contato com esse tipo de leitura para compreender melhor o pensamento comunista sem todos aqueles pré conceitos estabelecidos pela sociedade, muitos os quais se provam inconsistentes ao decorrer da escrita de Marx.
Uma sociedade "ideal" condiz como que nos é proposto pelo pensador, sem haver desigualdade entre classes e nem a soberania burguesa, mas ao trazermos isso para o mundo real é perceptível que isso nunca irá se concretizar.
Achei muito pertinente expor opensamento com argumentos comparações e críticas ao capitalismo e socialismo mas achei cansativo pois o livro todo "bate sempre na mesma tecla" o que faz sentido pois o livo tem como princípio manifestar O entretanto senti a narrativa pesada e cansativa mesmo assim

Carla.Sibelle 22/05/2023

!!!
Eu acho que esse é um livro extremamente importante para todos os indivíduos sociais, independente da sua visão ou ?lado? político. E por mais que não seja uma obra recente é perceptível o quão atual ele é.

iwantedtobeabird0 23/04/2023

Eu me considero comunista, ja consumi muito conteúdo sobre o comunismo, curto as ideologias.
mas essa foi a primeira vez que li um livro sobre, em geral eu gostei, mas precisarei ler umas 3 vezes para realmente entender tudo direitinho

beatriz 23/04/2023

Viva la classe trabalhadora
Ótimo e ideal pro indivíduo que está se inserindo e estudando sobre o socialismo e comunismo.
É perspectível que esse livro mesmo não sendo atual, suas ideologias políticas ainda se aplicam nos dias de hoje.

milygds 09/03/2023

Gostei muito.
É um livro rápido e fácil de ler. Achei um ótimo livro para começar a aprender um pouco mais sobre o comunismo.

Miller 1746 19/05/2022

Esse livro foi minha primeira leitura de cunho mais filosófico e político ? em termos de teoria política.
Mesmo sendo opositor da ideologia comunista e socialista, decidi ler esse livro, pois para refutar alguém é necessário conhecer suas ideias. Marx é cirúrgico em algumas de suas análises e proposições, observando graves problemas do capitalismo e da exploração dos trabalhadores. Mesmo concordando com alguns de seus argumentos, discordo de alguns pontos que o autor discorre a respeito de religião e métodos que configuram um regime socialista, como o fim do direito de herança e a presença total do Estado na vida do cidadão.
Recomendo a todos que estudam política, socialismo, comunismo, capitalismo ou qualquer outra coisa; apenas recomendo que qualquer um, ao adquirir certa maturidade como pessoa e como leitor, que leia esse livro.

ana lima 24/01/2023

necessário
ameii, demorei um pouco para pegar o ritmo da leitura mas depois que peguei terminei rapidinho.
achei que ele ia ser mais esclarecedor para mim mas era basicamente tudo que eu já sabia sobre o comunismo (exceto a última parte que fala sobre as divisões do comunismo que eu achei bem interessante), mas mesmo assim, achei muito esclarecedor e necessário.

Douglas.Ribeiro 18/06/2022

A origem da queda
Não dá para ter uma opinião completa, pois o livro se remete a muitos fatos ocorridos à época que hoje não são tão conhecidos e se perdem no curso da história estudada. No entanto é de se surpreender como ainda ha pessoas que compram essa ideia, vendo que quase 200 anos depois todas as previsões e análises são erros grotescos tais quais pedir para um cão analisar música clássica.E o pouco que se salva ali nas propostas foram sequestros dos movimentos operários legítimos. A leitura serve bem para perceber os movimentos esquerdistas atuais é como eles pretendem agir

1 | 2 | 3 | 4 | 5