Manifesto do Partido Comunista

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

brendinha28 29/04/2024

Marx e engels.
Vou ser bem honesta aqui porque acho que esse livro merece.

alguns pontos não tão pessoais que analisei nessa edição;

? boa introdução ao comunismo, mas sinto falta de uma conversa mais direta com os ideas para quem acha que esse livro é para isso (a grande parte das pessoas), mas é extremamente válido em diversos pontos.
? gostei muito de como validaram a existência do engels aqui já que ele foi uma mente extremamente crucial para a mente de marx
? a leitura não é difícil, mas é, definitivamente, acadêmica, então isso pode afastar algumas pessoas.

agora a parte extremamente pessoal;

por ser estudante de um curso de ensino superior MUITO marxista, eu adorei ler essa versão, mas é um pouco evidente pra quem tem contato diário com marx que esse texto não é nem de longe um dos melhores que se lê dele (e eu sou caloura!!). por isso a nota um pouco mais baixa que o esperado; eu tenho textos marxistas, que adoro e que me apresentam e elaboram o comunismo muito melhor do que esse livro, em mérito de comparação.

dito isso:

tudo nosso, nada deles.

Its_esdras 20/04/2024

Manifesto comunista
É incrível como a realidade de uma época relativamente distante a nossa ainda consegue perdurar até a atualidade, até os dias de hoje somos oprimidos por uma classe porca que não faz nada e adquire tudo o que quer, isso é absurdo.
Proletariado de todos so países, uni-vos.

- Crítica meia boca msm pq tô sem cabeça pra escrever algo descente?

Eduardo.Brancutti 10/04/2024minha estante
Cacetada

Lari ð¦ 06/04/2024

Os proletários nada têm a perder, a não ser suas algumas.
Mesmo passados 176 anos desde sua publicação, é um livro que remete à contemporaneidade.
Muitos falam da ideologia e do programa comunista sem saber do que se trata.
É uma leitura um pouco densa, mas ao concluí-la é possível reconhecer os principais aspectos do comunismo.
Leitores do mundo todo, uni-vos para explicar ao mundo o que verdadeiramente é o comunismo!

Tinthia(: 07/02/2024

Ler e estudar para não passar vergonha mas redes sociais rs
É inegável o legado teórico deixado por Marx e Engels
AliJu 07/02/2024minha estante
Muito bom!!!

Fabio909 29/02/2024minha estante
O que achou, Cinthia??

M1zar 23/01/2024

"A burguesia produz, antes de tudo, seus próprios coveiros"
Esta é a segunda vez que leio esse livro e sinto que quando você lê mais de uma vez, você consegue captar pequenos detalhes que antes tinha passado despercebidos. Por exemplo, uma frase que me tocou bastante que eu não percebi foi:
"Objeta-se ainda que, com a abolição da propriedade privada, toda a atividade cessaria, que uma preguiça geral se difundiria pelo mundo.
Se assim fosse, a sociedade burguesa teria há muito tempo sucumbido de indolência, pois nessa sociedade aqueles que trabalham não ganham e aqueles que ganham não trabalham"

Essa frase em específico me fez pensar bastante. Quem não gostaria de poder fazer o que gosta, no seu próprio tempo, sem ficar exausto? Vários burgueses de hoje trabalham o mínimo e ganham muito. Por que somente eles podem e o proletariado não? Por que esses burgueses acham que o proletariado ficaria preguiçoso, mas eles próprios podem fazer pouco e ganhar uma fortuna?

Além disso, vejo supostos comunistas ou socialistas ostentando de coisas fúteis e isso me lembra outra frase que me faz pensar bastante:
"O proletariado de cada país deve necessariamente, antes de mais nada, acabar com sua própria burguesia"

Entretanto, tenho muitas dúvidas ainda sobre o livro e pretendo reler para melhor compreensão e minha nota é 3.5 pela complexidade da leitura, já que o leitor tem que ter conhecimentos prévios históricos para entender profundamente.

Ana Ju 16/01/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
Que leitura boa! Pra quem deseja começar a estudar sobre comunismo/socialismo, esse livro é um ótimo começo. Foi esclarecedor, mas não vou mentir: restaram dúvidas. Certamente, quem realmente deseja estudar e se aprofundar no assunto (como eu) recomendo ler mais livros com a temática.

A burguesia é a vilã, ponto. Esse livro vai tratar a classe burguesa como o problema, e pra quem segue esses valores vai compreender.

A burguesia ri, e o proletário chora: esse é o mundo de hoje.

A ideia comunista é (em poucas palavras) acabar com a propriedade privada e as classes dominantes (burguesia). A economia deve girar em torno do trabalhador. As propriedades devem ser públicas, e o material (ou qualquer outra coisa) gerado por alguma empresa, exemplo, não deve ser gerada apenas pelo lucro, mas sim para atender às necessidades humanas e fazer com que o trabalhador receba por seu trabalho.

É um livro que vai te fazer pensar, vai explicar muita coisa e deixar algumas dúvidas, mas nada que um google ou aprofundamento no assunto não resolva.

Falar de política sempre será uma das coisas que eu mais gosto, e que eu vou ter grande prazer um debater.

É uma opinião política que eu gostaria que fosse respeitada.

?? Já é tempo de os comunistas exporem ao mundo inteiro seus conceitos, seus objetivos e suas tendências e de oporem à lenda do espectro do comunismo um Manifesto do próprio partido.?

?Na mesma medida em que a burguesia cresce, isto é, o capital, também se desenvolve o proletariado, a classe dos operários modernos, os quais só vivem enquanto encontram trabalho e só encontram trabalho enquanto seu trabalho aumenta o capital.?

Catarina.Burilli 27/11/2023

Apenas um comentário
Achei muito interessante. Muito bom para quem quer conhecer, entender melhor sobre o verdadeiro comunismo e não quer apenas ouvir e aceitar as falácias sobre essa ideologia. Porém, já adianto, achei complicadíssimo de entender. Precisei ler várias vezes o mesmo parágrafo para conseguir entender e ainda sim algumas coisas acabaram passando, pois não fui capaz de compreender. Por isso pretendo reler, futuramente.

Obs. Dei 3 estrelas e meia na avaliação, por conta da dificuldade da leitura.

Habib's_131 20/11/2023

Evolução e progresso jamais serão sinônimos.
Independente de posição política, esse livro é essencial pra qualquer um que goste de política, filosofia, sociologia e/ou história.

Particularmente, vejo uma histórica resistência de classe, dos escravos aos trabalhadores.

Apesar do embasamento dos autores ser de outra época, acredito que enquanto houver resistência e falta de diplomacia, continuaremos contando inúmeras cabeças de "porcos e ratos".

osaif 06/11/2023

Que tremam diante de uma revolução comunista!
Um texto atemporal. Apesar das melhores condições de trabalho em relação à epoca em que o texto foi dirigido ainda sim é uma leitura completamente essencial!
Eu já vinha estudando e compreendendo o comunismo acho que desde o ano passado e só agora consegui ler o livro mais badalado do âmbito. E acho até que facilitou bastante a leitura, tive varias vezes aquela sensação de completar a frase que o autor irá dizer e consegui compreender em geral o recado que o livro quer passar. Um recado inclusive, importantíssimo e que mesmo eu já consumindo conteúdos com esse viés e aprofundando o mesmo, não tira o mérito que esse livro agrega e muito para qualquer um! Ademais, não há muito o que dizer, todos sabem do que se trata e da mesma forma a primeira leitura continua sendo uma caixinha de surpresas.

Adorei começar o ano lendo "o anarquismo e a democracia burguesa", e agora estou fechando com chave de ouro lendo o manifesto.
emanuelppolar 06/11/2023minha estante
me alegro sempre que vejo alguém lendo este

Fabio.Nunes 30/10/2023

Manifesto do Partido Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels
Editora: Lafonte, 2018

Esse é o texto panfletário, elaborado no século XIX, para os proletários europeus. Na boa, ou nós perdemos capacidade intelectiva ou os trabalhadores daquela época eram gênios rsrs.
O texto em si não é difícil. Mas há muitos conceitos complexos apresentados que só são esmiuçados em outras obras de Marx e Engels. Então, claro, estamos diante de um panfleto partidário e que, portanto, precisa ser bastante resumido.

Leitura feita, mantenho minhas críticas a algumas teses dos autores (parte dessas críticas puramente filosóficas e outra parte pura desconfiança de uma experiência socialista real). Mas não posso deixar de admirá-los por sua influência histórica e por tamanha sagacidade na análise do modo de produção capitalista. Análise que se mantém, sim (em relevante parte), atual, mostrando-nos a profundidade intelectual da análise dos princípios que regem o capitalismo.
Como possuo um viés político mais progressista e, portanto, mais identificado com o que se chama de "esquerda", o livro não foi tão útil. Talvez o seja para os amigos com viés político de direita, por que na pior das hipóteses serve como repertório crítico. Afinal, não devemos criticar algo que não entendemos.
Max 31/10/2023minha estante
A gente é comunista, mesmo, até os 18! Hahahaha ?

Fabio.Nunes 01/11/2023minha estante
Quem nunca foi comuna não tem coração, Max! Kkk

3ddy 22/10/2023

Acho importante conhecer algumas coisas para não ser ignorante ou preconceituoso. Entender o ideias de quem escreveu o livro e o que prega é esclarecedor, ainda que isso não mude minha forma de pensar.

Ainda que eu discorde do que li, achei importante aprender sobre o tema. Num mundo onde a politica tornou tudo tão dividido, conhecer opniões diferentes nos ajudam a melhorar nossa percepção sobre as coisas ou então fortalecem nossos velhos conceitos de como encaramos as situações da vida. Para isso exige equilibrio e bom senso, até onde eu acredito, para não se manter preso no próprio 'mundo' e não ser manipulado facilmente.

cachorro chupetão 08/10/2023

Introdutório, não básico.
Aconselho que, antes de ler o manifesto, estude um tanto de história. Não é difícil, mas pressupõe que você conheça categorias que, na época da publicação, eram conhecidas.

brnyves 24/09/2023

A bíblia atemporal
Simplesmente, todos os seres humanos com capacidades cognitivas básicas deveriam ler e ENTENDER este livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5