Somos os Que Tiveram Sorte

Resenhas - Somos os Que Tiveram Sorte

1 | 2 | 3 | 4

Kleilson.Torquatto 13/04/2024

Inesquecível, forte e intrigante
Eu acabei de finalizar essa leitura e ainda estou tomado de emoções e acredito que essa é a melhor hora de fazer essa resenha pois acho que conseguirei colocar para fora tudo o que eu senti lendo esse livro.

O livro é baseado em fatos reais e conta a história da família judia ?Kurc?, família da própria autora do livro, que viveu na Polônia no período do holocausto em 1939 e durante a segunda guerra mundial 1939/1945.

A história central do livro acontece quando a família está morando na Polônia na cidade de Radom, onde eles tem suas vidas teoricamente comuns e tranquilas. É quando estoura a segunda guerra mundial e a Alemanha de Adolf Hitler pretende dizimar todos os judeus, e toda essa paz e tranquilidade começa a se dissipar. A partir daí vamos acompanhar a jornada surreal dessa família pela sobrevivência e conflitantes perigos que aconteceram durante toda a história.

É uma leitura em algumas partes bem densas pois a autora detalha algumas situações sobre problemas que eles passaram, de humilhações e dificuldades bem fortes e pesadas para serem digeridas com facilidade. Eu sofri junto e me acabei em lágrimas dando muitas pausas na leitura para me recuperar e por vezes ficava pensando e refletindo sobre tudo aquilo, aquelas pessoas, aquela época?
Foi difícil! Mas ao mesmo tempo é um leitura que flui, pois a escrita da autora é de fácil compreensão e muito envolvente.

A cada capítulo a autora vai intercalando sobre a história de um personagem da família, nos mostrando como cada um encarou os acontecimentos da guerra, as perseguições, o que eles passaram para sobreviver e como encaram todo o sofrimento de torturas e perigos constantes, e como cada um deles tentava se salvar, com identidades falsas, esconderijos secretos e muita coragem para enfrentar tudo o que ocorriam com os judeus na época.

Na história ocorrem muitos saltos de tempos em que a autora ao mesmo tempo que conta sobre esses personagens ela traz relatos da história da guerra em si, como foi a ocupação dos nazista na Polônia, em que ano, as batalhas foram travadas, os locais, a quantidade de judeus que foram mortos...

É uma história riquíssima pra quem gosta desse tema de guerras como eu, pois a autora detalha bastante sobre esses acontecimentos, dando uma encorpada muito boa na história em geral. Percebe-se que ela fez uma grande pesquisa não só para contar a história da família bem como para os acontecimentos sobre a guerra e o holocausto.

Outra coisa que eu achei incrível, foi que alguns fatos do livro ocorreram no Brasil, na época do Getúlio Vargas, onde pra fugir da guerra um dos filhos de certa forma consegue exílio no Brasil, mas precisamente no Rio de Janeiro. É muito interessante ver através da escrita da autora como o Brasil viveu essa situação da época em que a Alemanha de Adolf Hitler estava tocando o terror no mundo todo durante a segunda guerra e como foi a chegada de imigrantes durante esse período, como eles foram recebidos pela nação brasileira, em questões de empregos, moradia, acolhimento. Foi incrível poder ler sobre isso!

A autora nos mostra como esses conflitos, essa guerra e todos os assassinatos dizimaram boa parte da Europa, fazendo várias famílias buscarem com o pouco que sobravam novas oportunidades de vida em outros continentes.

Esse livro, desde a capa apesar de simples passa muito uma vibe muito sombria, onde mostra uns trilhos fazendo alusão aos trens, que naquela época eram muito importantes tanto de forma ruim, pois eram transportadas várias pessoas para os campos de concentração e áreas de extermínio através deles, como de uma forma boa, pois os trens eram utilizados também para os judeus fugirem através de esconderijos para se salvarem em lugares mais tranquilos.

Fiquem atentos ao final do livro, mas precisamente a nota final da autora pois é um fechamento de ciclo onde algumas coisa vão fazer sentido, sobre o fato da autora saber tanto da família, quem ela é dentro dessa família, como ela conseguiu fazer todo esse apanhado e pesquisa sobre essa história e como ela decidiu contar tudo através desse livro incrível.

O final também mostra todos os encontros e desencontros que ocorrem entre os familiares e como se decorreu as suas vivências durante o pós guerra tanto na Europa como no Brasil.

É um livro inesquecível, muito forte, intrigante e me prendeu do começo ao fim. É uma leitura muito boa pra entender muitas coisas que os judeus sofreram naquela época, a forma como eles eram tratados e como muitos conseguiram sobreviver a tudo isso.

Esse livro é uma aula e eu vou levar comigo pra sempre. Só leiam!!
Favoritado e o melhor livro do ano até agora!
????????????

Júlia 24/03/2024

Que livro
Todos os livros que falam sobre a segunda guerra mundial são difíceis de se ler, mas quando se trata de uma história real parece ser ainda mais angustiante ver os horrores que ocorreram naquela época. Esse livro é bem longo, e por vezes achei a leitura pouco fluida, mas é um livro muito bom. Gostei muito de conhecer a história da família Kurc.

Camila 11/03/2024

Tudo o que se refere a segunda guerra mundial me desperta muita curiosidade. Este livro não é diferente, ainda mais se tratando de uma história real.
A história de uma família que luta para sobreviver ao genocídio, ao horror da Europa da década de 40.
Adultos, crianças, idosos... Ninguém foi poupado do terror dos alemães e ainda assim, a família, como laço inicial, se manteve junta, mesmo distante e sem comunicação.
O livro é longo, mas muito fluido. A história das personagens e as datas dos grandes acontecimentos históricos se misturam e assim construimos a linha do tempo dos Kurc.
O fim pareceu um pouco atropelado, poderia ter sido mais detalhado, mas não compromete a obra.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/02/2024

Ao fim do holocausto , 90 por cento dos 3 milhões de judeus poloneses haviam sido aniquilados ;dos mais de 30 mil judeus quem viviam em Radom , menos de 300 sobreviveram

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501115768

Priscila700 14/12/2023

Que história emocionante!
Fosse ficção já seria uma história incrível, porém, sendo real, é quase inacreditável. Que luta, que garra, que resistência, que persistência. Recomendo muito a leitura!

Larissa Trevizan. 08/12/2023

Somos os que tiveram sorte
Esse livro retrata a vida de uma família de judeus em meio a segunda guerra mundial, como cada membro da família a encarou, em lugares diferentes, circustancias diferentes e dificuldades iguais. Não consigo por em palavras o aperto que senti em diversos momentos do livro diante dos problemas enfrentados. Doia, na alma, pensar que muitos passaram por tudo isso.
É um ótimo livro e sem dúvidas um dos melhores que li esse ano. Seu tema é de extrema importancia, pois se não estudarmos a história, ela se repetirá. Precisamos falar por aqueles que na época não tiveram voz.

Nadíly 20/11/2023

Favoritadíssimo!
Vou levar esse livro e essa família comigo pra sempre.
Uma história de amor, sobrevivência e resiliência que nos ensina MUITO.
Esse livro foi daqueles que eu passava o dia todo pensando nas pessoas e não via a hora de poder ler.

Ps: Felícia, te amo pra sempre ??

Manú 13/11/2023

Saga da família Kurc
Conta a história de como a família Kurc, judia e Polonesa, cada um a seu modo sobreviveu a segunda guerra mundial.
Com a invasão nazista na Polônia a família de pai, mãe, 5 filhos se espalham, alguns na própria Polônia outros na Europa e América.
A dor é angústia de não saber quem está vivo, até que com a derrota nazista os sobreviventes parre em busca de notícias.

Vica 23/10/2023

Que livrooo!!!
Baseado em fatos reais "Somos os que tiveram sorte" é a história da família Kurc. Uma família judia que enfrentou a 2° guerra mundial. Um livro maravilhoso, cheio de medos, esperança e muito amor! Vale cada página.

_pam0808 22/10/2023

Infelizmente muitas famílias não tiveram a mesma sorte. É um livro muito bem escrito, que intercala em cada capítulo como os personagens conseguiram sobreviver. Algumas partes são chocantes? Para quem curte sétima arte, o livro vai virar série pela Hulu.

Pbfx901 23/09/2023

Triste e doloroso.
Difícil falar sobre obras que retratam o holocausto, já que é um tema tão sensível.
Achei boa a temática de retratar cada membro da família e por onde cada um passou. Gostei da escrita e da forma como o autor trabalhou.

Lido em setembro de 2022.

Cah. 25/06/2023

Um dos melhores livros, baseado na Segunda Guerra Mundial.
O livro é narrado por todos os personagens principais, até a pequena Felícia ...

Em como a guerra devastou a vida deles, tiveram que abandonar seus lares, trabalhos e se separarem, enfrentando os horrores da guerra sofrendo nas mãos dos nazistas.

O livro é rico em detalhes, acompanhando o sofrimento de cada um dos personagens a cada linha, a cada página ...

E o final?! Emocionante!

Rê Bastos 05/03/2023

:')
Ler sobre uma criança de quatro anos tentando sobreviver à guerra, precisando se separar da sua mãe para ter mais chances... Chorei? Chorei!

Esse livro retrata com muita clareza as atrocidades da guerra, mas sem deixar a leitura pesada. Ele flui bem e deixa a gente curioso a cada página para saber com o que acontece com os personagens.

Aqui acompanhamos a trajetória de uma família de judeus que precisam se separar e cada um faz o que pode para sobreviver. É uma história real onde um dos personagens foi avô da escritora.

Envolvente e brilhante, é uma leitura super válida!

Bela 05/02/2023

Nesse belíssimo livro, podemos acompanhar a trajetória da família Kurc em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial. A família Kurc era uma família polonesa e judia que, como os milhões de judeus, foi duramente perseguida durante o domínio nazista. Composta por Sol, Nechuma, Halina, Addy, Genek, Jakob e Mila, foram os protagonistas de uma belíssima história de superação, resistência e, felizmente, sorte. Durante o período de perseguição aos judeus, cada um dos familiares passou por situações desastrosas e dolorosas, mas possuíam como traço em comum, a vontade sobrenatural de vencer, resistir aos horrores da guerra e se unir novamente como família. Fato é que, ao final, ultimado o período de luta e sofrimento, todos os integrantes da família Kurc sobreviveram e puderam desfrutar da chance de um novo começo. Pode-se chamar do que quiser, sorte, acaso, destino, propósito; nomeações distintas para chegar à única conclusão possível: a família Kurc foi, de fato, privilegiada. Impossível evitar as lágrimas no momento do reencontro familiar, e no alívio e emoção que cada um deles, gradualmente, sentiu ao descobrir que, sim, sua família sobreviveu.
Somos os que tiveram sorte é uma história baseada em fatos. A autora Georgia Hunther é neta de Addy Kurc ? um dos sobreviventes, e, por meio dos inúmeros relatos, entrevistas, pesquisas e histórias familiares, ela realizou a reconstrução da privilegiada história da sua família. Interessante saber também que o Brasil, na figura do embaixador Sousa Dantas, teve um papel crucial nessa história familiar. Em alguns momentos, a leitura fica levemente maçante e, além disso, nem sempre foi possível imprimir uma grande riqueza de detalhes, típica das histórias fictícias. Porém, considerando todo o contexto, principalmente quanto ao peso histórico e emocional desse período, Somos os que tiveram sorte foi, por mim, considerado um livro importante, necessário e emocionante.
Aah e Halina Kurc foi minha personagem favorita!

1 | 2 | 3 | 4