Somos os Que Tiveram Sorte

Resenhas - Somos os Que Tiveram Sorte

1 | 2 | 3 | 4

Kleilson.Torquatto 13/04/2024

Inesquecível, forte e intrigante
Eu acabei de finalizar essa leitura e ainda estou tomado de emoções e acredito que essa é a melhor hora de fazer essa resenha pois acho que conseguirei colocar para fora tudo o que eu senti lendo esse livro.

O livro é baseado em fatos reais e conta a história da família judia ?Kurc?, família da própria autora do livro, que viveu na Polônia no período do holocausto em 1939 e durante a segunda guerra mundial 1939/1945.

A história central do livro acontece quando a família está morando na Polônia na cidade de Radom, onde eles tem suas vidas teoricamente comuns e tranquilas. É quando estoura a segunda guerra mundial e a Alemanha de Adolf Hitler pretende dizimar todos os judeus, e toda essa paz e tranquilidade começa a se dissipar. A partir daí vamos acompanhar a jornada surreal dessa família pela sobrevivência e conflitantes perigos que aconteceram durante toda a história.

É uma leitura em algumas partes bem densas pois a autora detalha algumas situações sobre problemas que eles passaram, de humilhações e dificuldades bem fortes e pesadas para serem digeridas com facilidade. Eu sofri junto e me acabei em lágrimas dando muitas pausas na leitura para me recuperar e por vezes ficava pensando e refletindo sobre tudo aquilo, aquelas pessoas, aquela época?
Foi difícil! Mas ao mesmo tempo é um leitura que flui, pois a escrita da autora é de fácil compreensão e muito envolvente.

A cada capítulo a autora vai intercalando sobre a história de um personagem da família, nos mostrando como cada um encarou os acontecimentos da guerra, as perseguições, o que eles passaram para sobreviver e como encaram todo o sofrimento de torturas e perigos constantes, e como cada um deles tentava se salvar, com identidades falsas, esconderijos secretos e muita coragem para enfrentar tudo o que ocorriam com os judeus na época.

Na história ocorrem muitos saltos de tempos em que a autora ao mesmo tempo que conta sobre esses personagens ela traz relatos da história da guerra em si, como foi a ocupação dos nazista na Polônia, em que ano, as batalhas foram travadas, os locais, a quantidade de judeus que foram mortos...

É uma história riquíssima pra quem gosta desse tema de guerras como eu, pois a autora detalha bastante sobre esses acontecimentos, dando uma encorpada muito boa na história em geral. Percebe-se que ela fez uma grande pesquisa não só para contar a história da família bem como para os acontecimentos sobre a guerra e o holocausto.

Outra coisa que eu achei incrível, foi que alguns fatos do livro ocorreram no Brasil, na época do Getúlio Vargas, onde pra fugir da guerra um dos filhos de certa forma consegue exílio no Brasil, mas precisamente no Rio de Janeiro. É muito interessante ver através da escrita da autora como o Brasil viveu essa situação da época em que a Alemanha de Adolf Hitler estava tocando o terror no mundo todo durante a segunda guerra e como foi a chegada de imigrantes durante esse período, como eles foram recebidos pela nação brasileira, em questões de empregos, moradia, acolhimento. Foi incrível poder ler sobre isso!

A autora nos mostra como esses conflitos, essa guerra e todos os assassinatos dizimaram boa parte da Europa, fazendo várias famílias buscarem com o pouco que sobravam novas oportunidades de vida em outros continentes.

Esse livro, desde a capa apesar de simples passa muito uma vibe muito sombria, onde mostra uns trilhos fazendo alusão aos trens, que naquela época eram muito importantes tanto de forma ruim, pois eram transportadas várias pessoas para os campos de concentração e áreas de extermínio através deles, como de uma forma boa, pois os trens eram utilizados também para os judeus fugirem através de esconderijos para se salvarem em lugares mais tranquilos.

Fiquem atentos ao final do livro, mas precisamente a nota final da autora pois é um fechamento de ciclo onde algumas coisa vão fazer sentido, sobre o fato da autora saber tanto da família, quem ela é dentro dessa família, como ela conseguiu fazer todo esse apanhado e pesquisa sobre essa história e como ela decidiu contar tudo através desse livro incrível.

O final também mostra todos os encontros e desencontros que ocorrem entre os familiares e como se decorreu as suas vivências durante o pós guerra tanto na Europa como no Brasil.

É um livro inesquecível, muito forte, intrigante e me prendeu do começo ao fim. É uma leitura muito boa pra entender muitas coisas que os judeus sofreram naquela época, a forma como eles eram tratados e como muitos conseguiram sobreviver a tudo isso.

Esse livro é uma aula e eu vou levar comigo pra sempre. Só leiam!!
Favoritado e o melhor livro do ano até agora!
????????????

Dai_tck 28/07/2020

Não foi só sorte!!
Eu teria morrido no primeiro dia de guerra rsrs
Eles sobrevivem de maneiras improváveis, são fortes e nos ensina uma lição: desistir, jamais!

Pequod.3 30/09/2021

Sinceramente, eu não consigo definir em palavras o que senti após e durante a leitura. Monumental, cativante, impressionante, não sei qual palavra usar, mas de uma cousa eu sei, um dos melhores livros que li na minha vida, nunca devorei 500 páginas tão rápido. Aprendi muito durante esta leitura e senti todas as sensações que um ser humano é capaz de sentir através de um livro.

Larissa Trevizan. 08/12/2023

Somos os que tiveram sorte
Esse livro retrata a vida de uma família de judeus em meio a segunda guerra mundial, como cada membro da família a encarou, em lugares diferentes, circustancias diferentes e dificuldades iguais. Não consigo por em palavras o aperto que senti em diversos momentos do livro diante dos problemas enfrentados. Doia, na alma, pensar que muitos passaram por tudo isso.
É um ótimo livro e sem dúvidas um dos melhores que li esse ano. Seu tema é de extrema importancia, pois se não estudarmos a história, ela se repetirá. Precisamos falar por aqueles que na época não tiveram voz.

Cah. 25/06/2023

Um dos melhores livros, baseado na Segunda Guerra Mundial.
O livro é narrado por todos os personagens principais, até a pequena Felícia ...

Em como a guerra devastou a vida deles, tiveram que abandonar seus lares, trabalhos e se separarem, enfrentando os horrores da guerra sofrendo nas mãos dos nazistas.

O livro é rico em detalhes, acompanhando o sofrimento de cada um dos personagens a cada linha, a cada página ...

E o final?! Emocionante!

Rê Bastos 05/03/2023

:')
Ler sobre uma criança de quatro anos tentando sobreviver à guerra, precisando se separar da sua mãe para ter mais chances... Chorei? Chorei!

Esse livro retrata com muita clareza as atrocidades da guerra, mas sem deixar a leitura pesada. Ele flui bem e deixa a gente curioso a cada página para saber com o que acontece com os personagens.

Aqui acompanhamos a trajetória de uma família de judeus que precisam se separar e cada um faz o que pode para sobreviver. É uma história real onde um dos personagens foi avô da escritora.

Envolvente e brilhante, é uma leitura super válida!

Cheirinhodelivro 03/01/2022

Tenso e emocionante
A história começa nos prelúdios da Segunda Guerra Mundial, onde uma família judia polonesa, considerada bem de vida, de repente, vê seus direitos tomados e passam a ser perseguidos como bichos por causa do nazismo. Inevitavelmente se separam tomando rumos totalmente diferentes, cada um tenta sobreviver como pode, sem saber se os pais, irmãos e demais parentes estão vivos ou mortos. A incerteza do amanhã é gritante, pois a qualquer momento podem se tornar mais um nas estatísticas dos exterminados. A narrativa se divide entre vários membros da família, tornando a leitura fluída, me fez devorar cada página e ainda nos dá uma visão plena de vários lugares diferentes onde essas pessoas passaram, bem como os horrores que vivenciaram. Como foi baseado em uma história real, o livro possue muitas informações históricas enriquecendo ainda mais a obra. Somos os que tiveram sorte é tenso em tantos momentos que cheguei a pensar, com certeza, que não haveria a possibilidade de um desfecho feliz.

Fernanda 24/05/2022

Alguém poderia dizer que é mais um livro baseado em fatos reais abordando a barbárie da Segunda Guerra Mundial, mas quem costuma ler livros com essa temática sabe que esse assunto nunca estará esgotado, que sempre haverá algo a ser dito por quem viveu os horrores desse período vergonhoso da história. Sempre haverá um alerta, uma lembrança, para que nunca seja esquecido, em memória das vítimas das atrocidades perpetradas em nome do domínio, do poder e da vaidade.

A família Kurc, composta pelo casal Sol e Nechuma, seus cinco filhos, noras, genros e uma netinha bebê, vivia uma vida tranquila e pacífica na pequena cidade de Radom, na Polônia. Os familiares estavam sempre unidos e compartilhavam o gosto pela música, pela arte e pelas celebrações judaicas tradicionais.

As notícias de uma guerra se concretizando começou a influenciar o cotidiano de todos, pois a cada dia uma nova sanção era imposta aos judeus e um clima de hostilidade se instaurou, até mesmo por parte de vizinhos e amigos poloneses de uma vida inteira. Os judeus da pequena cidade tiveram suas casas e negócios tomados e começaram a se amontoar em guetos, onde a fome, a insegurança e a morte estavam sempre à espreita. Para tentar sobreviver, os membros da família seguiram por caminhos diferentes, cada um vivendo o horror da guerra de uma maneira diferente, mas com a esperança de um dia poderem se reencontrar. É essa vontade que move cada um deles para lutar nessa batalha tão injusta e desigual.

*A narrativa é fluida e bem construída, nem parece que foi o primeiro livro da autora. Há algumas falhas na revisão, mas nada que comprometa a qualidade do enredo.
Diferentemente da maioria dos livros similares, há poucas menções à vida dentro de campos de concentração: a abordagem principal é a vida de judeus fora dos campos, clandestinos, escondidos e caçados como animais. Outro ponto que achei interessante foi a inserção de um personagem (real) brasileiro, o diplomata Luiz Martins de Souza Dantas, que estava a serviço na França e conseguiu vistos para judeus e perseguidos políticos se exilarem no Brasil, a despeito da simpatia do governo Vargas pelos nazistas.
O Brasil é bastante citado no livro, pois é o destino de um dos membros da família Kurc que, na tentativa de escapar da guerra, conseguiu fugir para Rio de Janeiro dos anos 1940, com suas praias, sol e suas noites efervescentes. O nosso país foi palco de momentos bastante significativos para a família Kurc.

Essa história, escrita por uma bisneta do casal Sol e Nechuma, é forte e emocionante, faz o leitor chorar, se indignar e torcer durante toda a leitura. Recomendo muito.

*Ao final do livro, está disponibilizado o site onde é possível ver fotos de membros da família Kurc e saber mais sobre o projeto de pesquisa de Georgia Hunter.
CPF1964 24/05/2022minha estante
Não conhecia. Já quero ler. Obrigado curadora.

Fernanda 28/05/2022minha estante
Leia que você vai gostar. Está melhor? Pelo jeito, vou ter que ler doze horas por dia para chegar perto dos seus trinta por cento de leitura de 2022 ???

ritita 20/06/2021

Que história!
Apesar de tudo já lido sobre guerras, sempre falta alguma versão, cada uma mais triste que outra.

O título é uma triste ironia. Ter sorte é continuar vivo depois de tantas quase mortes? Sei não.
Sou covarde quanto a dores físicas, por muito menos já questionei se a morte dói tanto quanto algumas dores, mas o caso em questão não tratou-se apenas do físico - talvez a fome, a incerteza do amanhã e as torturas mentais tenham valido as penas de se manter vivo. O que eu sei sobre isto?

A narrativa contempla todos os horrores da família Kurk e seus aparentados durante a odiosa 2ª guerra. Família esta classe média, judia - claro, e com um forte sentimento familiar.
Todos eles, inclusive crianças passam os piores momentos que um ser humano é capaz de suportar. Sim, aguentamos mais do pressupomos poder.

Eles seguem em frente, com uma inabalável vontade de viver. Uma fé sem limites, uma garra imensa e uma esperança inesgotável.

Um livro onde todos os personagens são importantes para o possível reencontro da família, houve os que foram degradados para campos de trabalho forçado em toda Europa, outros conseguiram fugir antes dos pogrons; enfim, a família distribuía-se por quase todo o mundo.
Ah, Halina, uma das filhas do casal Kurc, a que nunca esmorece nesta tão difícil missão, foi minha predileta.

Apesar da narrativa perfeita, não foi um livro fácil de ler - levei mais de um mês; nos dias em que não estava bem, não lia. Noutros, só lia até o estômago apertar.

Felizmente termina bem.

A ideia do livro surgiu da curiosidade da autora a ouvir histórias contadas pela avó e que ela desconhecia. Não sabia nem que era descendente de judeus.

Nadíly 20/11/2023

Favoritadíssimo!
Vou levar esse livro e essa família comigo pra sempre.
Uma história de amor, sobrevivência e resiliência que nos ensina MUITO.
Esse livro foi daqueles que eu passava o dia todo pensando nas pessoas e não via a hora de poder ler.

Ps: Felícia, te amo pra sempre ??

Le Storrer 13/09/2022

Amei o livro. Baseado na história da família da autora, achei isso incrível. Para quem quer ler livros do holocausto e não sabe se terá emocional para isso, esse é um bom livro para começar. Apesar de apresentar os horrores da ocupação da Polônia, não é tão detalhado e descritivo quanto outras obras sobre o assunto.

Rita571 11/09/2021

Otimo livro
O livro com um diferencial .. Ja li muitos livros sobre a segunda guerra e esse foi o com maior numero de sobreviventes até agora .. Gostei muito..

Marta 30/04/2022

Perfeito!
Somos os que tiveram sorte é um livro sobre a segunda guerra, sobre uma família judia e todo sofrimento, separações, fugas e também sobre a sorte que tiveram em se reencontrarem no final dessa guerra tão desumana.
O que mais me impressionou, foi a similaridade com a minha família que também vivia na Polônia nessa mesma época. Apesar de não serem judeus, também sofreram os horrores da guerra e também tiveram muita sorte em passar por tudo isso, ilesos.
Esse relato me emocionou muito.
Belíssima história!

Flavia.Oliveira 22/08/2022

Acompanhamos a saga pela sobrevivência da família Kurc durante a Segunda Guerra Mundial. O história se desenrola durante todo o período da Guerra e após o seu fim. Seguimos o percurso de cada personagem, e mesmo nos momentos de maior adversidade, não perderam a esperança.
Baseado na história real dessa família, que honrou os valores e os sacrifícios de cada membro nessa jornada!
Emocionante!

Dora 23/11/2020

Emocionante...
Que livro!!! Desde o início, quando cada um dos dos personagens são citados, o livro já conseguiu chamar minha atenção. Os fatos vão se desenrolando e me vejo ainda mais envolvida com todos. Em pensar que é baseado em fator reais, deixa tudo ainda mais intenso e impactante. Uma das melhores leituras do ano sem dúvidas. A história e a família ganharam meu coração! Se vc gosta de livros com essa temática da guerra, leia esse também.

1 | 2 | 3 | 4