Ler, Viver e Amar em Los Angeles

Ler, Viver e Amar em Los Angeles Jennifer Kaufman...

Resenhas - Ler, Viver e Amar em Los Angeles

Carine 01/06/2011

Confesso que me decepcionei bastante com a leitura. A sinopse, a capa, tudo puxa você para ler um ótimo livro, repleto de citações de diversos autores. Mas, na verdade, as únicas coisas que realmente valem a pena são mesmo as citações.
A história é bem sem sal. No início, achei a personagem principal muito esnobe e a narrativa meio devagar. Só da metade para o final que Dora realmente melhora um pouco. Os romances do livro não conseguem conquistar o leitor, achei Fred realmente horrível e não tenho uma opinião formada sobre Palmer. A única parte da história que me interessou foram sobre Bea, Harper (mãe e sobrinha de Fred) e Lorraine, que colocaram um pequeno drama na história. Darlene, a amiga doida de Dora, também salva um pouco a leitura, mas é só.
Apesar de a leitura ser fácil e as citações interessantes, principalmente as que iniciam cada capítulo, a história não foi boa o suficiente para prender a minha atenção completa. Dei nota dois pelos personagens secundários e por trechos como esses:

"Outras vezes é sintomático do meu estado psicológico, tédio até o último fio de cabelo, minha vida que está bagunçada, e aquele sentimento de medo sempre que me perguntam o que ando fazendo. Como alguém pode colocar todas essas coisas em ordem? Levando tudo em consideração, prefiro ler. É a fuga perfeita."

"Eu coleciono livros da mesma forma que minhas amigas compram bolsas de grife. Às vezes, só gosto de saber que os tenho e lê-los de fato não vem ao caso. Não que eu não termine lendo-os todos, um por um. Eu os leio. Mas o mero ato de comprá-los me deixa alegre - o mundo é mais promissor, mais satisfatório. É difícil explicar, mas eu me sinto, de alguma forma, mais otimista. A totalidade do ato simplesmente me faz feliz."

mairla 31/05/2012minha estante
Excelente resenha. Concordo com praticamente tudo. Alguns poucos personagens chamam atenção, mas o livro em si é muito água com açúcar. O final deixou muitas pontas soltas. E Dora não conseguiu me conquistar completamente.

Karen 29/10/2012minha estante
Concordo! Gostei dos mesmos personagens.
A história é arrastada, começa a ficar interessante na metade e o final é decepcionante.
Discordo do outro leitor que achou que: "A estória é daquelas para quem quer relaxar com uma leitura leve, cativante, descompromissada e despretensiosa: uma água com açúcar das boas!".

Achei que passou lonnnge de um bom livro agua com açúcar que cativa as pessoas, os personagens que mais gostei foram a Bea e Harper e tive esperanças até o fim de que tivessem mais destaque.

Barbinha 13/04/2020minha estante
Descordo de algumas das suas colocações, acredito que sua decepção foi baseada em grandes expectativas, mas ao que se propõe ao livro ele atende bem ao público, é um livro simples e completo o que falta na nossa realidade atual, nem todos os livros nos devem "mudar a vida", mas fazer com que nossos momentos se tornem melhores.

Naju 21/03/2021

Achei meio fraco. O final é meio mal feito, talvez mal pensado. Gosto muito da personagem principal.. ela é meio deprimida.. mas verdadeira. Os romances vividos poderiam ter algo a mais.. mas tudo bem.

*Rô Bernas 10/10/2011

Que decepção!
Achei este livro o erro.
Queria tanto ler este livro...achei a sinopse super interessante que me empolguei e muito, mas....que decepção. Achei a protagonista chata, a estória arrastada...não gostei mesmo. A única coisa que realmente gostei desse livro foi a citação destacada abaixo...e só, mas como sempre digo, leitura é uma coisa muito pessoal, leia e avalie!

“Eu coleciono livros da mesma forma que minhas amigas compram bolsas de grife. Às vezes, só gosto de saber que os tenho e lê-los de fato não vem ao caso. Não que eu não termine lendo-os todos, um por um. Eu os leio. Mas o mero ato de comprá-los me deixa alegre – o mundo é mais promissor, mais satisfatório. É difícil explicar, mas eu me sinto, de alguma forma, mais otimista. A totalidade do ato simplesmente me faz feliz” (págs.23/24)
19/10/2011minha estante
adorei essa citação! parei de ler o livro por achar chato...a personagem também não me motivou a continuar, mas como não gosto de deixar um livro sem terminá-lo, pretendo concluir assim que tiver mais paciência...

Lela Tiemi 11/06/2009

Espelho, espelho meu... [2]
"Não importa o que aconteça a você, Dora, você pode sempre escolher um livro". (trecho do livro)

Todo mundo tem um vicio e toda mulher tem uma maneira de agir quando está deprimida: algumas bebem, outras fumam, algumas são viciadas em chocolate, outras compulsivas por compras; há diversos vicios que nada mais são do que uma válvula de escape, uma forma de mascarar dores, preencher vazios, de fugir seja do que for. Dora é viciada em livros - e apesar de ser um vicio recente, eu também sou. E este é o principal motivo por eu ter adorado este livro. Sinto-me como a Dora, encontro refúgio nos livros como a Dora, tenho uma vida nada perfeita como a Dora. É o que torna o livro especial, essa proximidade do leitor com a personagem.
E concordo, apesar de tudo e qualquer coisa, sempre podemos escolher um livro!

Aysð¤ 13/06/2023

História boa, escrita não muito atrativa
A história é basicamente de um jovem leitora que ao perder o pai decide dar um tempo para tudo, e nessas controvérsias descobrirmos seus amores que foram um fracasso, a sua infância um tanto conturbada e acompanhamos as suas crises e surtos com tudo isso. Esse livro tem um pouco de tudo, especialmente que, mostra que quando não temos bons exemplos de amores (especialmente vindo dos nossos pais) isso pode gerar confusões e dificuldades para o futuro filho em ter relações amorosas, uma infância conturbada e sem acompanhamento de ajuda pode gerar um adulto que não sabe o que deseja vida e não sabe se relacionar com pessoas, não vejo romance nesse livro, e sim algo mais pra a entrada da vida adulta e a luta contra a sua criança interna. Esse livro poderia ter sido melhor e atraído mais pessoas, porém a escrita da autora é chata e cansativa, dificultando o leitor de querer ler o livro.

Ao menos sabemos tanto detalhes da vida da protagonista como as dos demais personagens, o livro contém inúmeras referências e citações de outros livros e escritores, ele também é bastante detalhado em relações a lugares, o que aí meu ver, é um tanto cansativo ter uma página inteira descrevendo um cenário.

Drica Liller 01/01/2021

Surprise
Alguns livros realmente nos surpreendem. Confesso que comprei esse livro apenas pelo baixo preço, ou talvez pela pressa de ir procurar outro e até estava adiando de ler ele por imaginar que não seria muito bom. Mas no fim valeu a pena foi um achado e tanto, afinal é um livro que nos faz viajar por outros livros.

Lili 21/04/2009

Confesso que nunca tinha comprado um livro pela capa. Mas, não consegui resistir, pois a idéia da imagem acima, nos faz pensar na importância que a leitura exerce numa pessoa, fazendo-a esquecer dos problemas e do mundo real! E assim, quando dei por mim, o livro já estava em minha cesta de compras virtual :)

No começo da leitura fiquei preocupada com as atitudes da personagem principal. Mas depois Dora me conquistou, mesmo com as suas imperfeições. Afinal quem não as tem?! Dora é uma personagem peculiar, viciada em livros, principalmente quando está deprimida (algo comum depois de seu divórcio com Palmer).
A descrição da personagem principal, a vontade em sua casa com seus livros numa banheira, é para os aficionados por livros _ inesquecível. Dora, naqueles momentos, somente dela, pode evitar o mundo e a vida se escondendo através dos livros. Eu particularmente achei muito interessante essa colocação e a premissa que irá se desvendar a partir disso! Acredito que muitos bibliófilos de plantão, irão se identificar com Dora, com toda a certeza.

Além da personagem tão peculiar, achei muito interessante as referências literárias. Em cada capítulo era citado um trecho de um autor e sua obra. E eles sempre condiziam com o que vinha adiante narrado pelas autoras Kaufman e Mack. Gostei muito do estilo e desenvoltura das autoras. Já o romance é realmente um tanto açucarado demais e o casal "principal" Fred e Dora desde o começo eram incompatíveis para mim (pelo menos a Dora, mesmo um tanto tarde, descobriu isso também rs). Mas, mesmo com os amores errados, achei o livro muito mais realista. E as imperfeições dos personagens deram uma visão ainda mais ampla neste sentido...

Em suma, o livro é bastante singular. Ví avaliações tanto positivas como negativas do mesmo. Gosto não se discute! Mas, acredito que se você acha a temática livros interessante, um bom entretenimento, você então realmente vai gostar deste livro.

Lari Leitora 02/04/2020

Ler, Viver e Amar
Gostei desse livro traz muitas indicações literárias, e sem falar que esse romance me surpreendeu. Super recomendo é um ótimo livro.

Evy 19/03/2012

Começa com Ler, ...
Eu gostei bastante desse livro, embora eu tenha visto várias opniões bastante diversas a respeito dele. Concordo com algumas opniões de que a história e a narrativa não são lá daquelas que nos fazem suspirar ou ficar extremamente entusiasmados com a leitura e que o desenrolar dos fatos é lento e a protagonista não muito cativante.

Mas, como costumo fazer com algumas leituras, eu foco em um aspecto que me chama muita atenção e o restante fica em segundo plano não pesando muito na minha avaliação. E o meu foco, nesse livro, como devem imaginar, é a leitura e os livros.

A maioria dos livros com esse tema central (e principalmente os que tem alguma biblioteca envolvida), tendem a me influenciar de forma a gostar da história imediatamente. Isso, e o fato da protagonista mergulhar nos livros como forma de escapar de sua realidade (coisa que costumo fazer também), me fizeram automaticamente me identificar com a história.

Além disso, todos os fatos que citei acima sobre a lentidão do enredo, a protagonista não muito cativante e a narrativa não muito glamourosa, foram outros pontos que me fizeram gostar da história. Esses fatos reunidos me trouxeram a sensação de que tudo era muito real e verdadeiro. Como a vida da gente, que nem sempre tem um desenrolar de fatos rápido e nem sempre podemos nos considerar protagonistas extremamente cativantes.

A paixão da protagonista por livros e leitura me chamou mais atenção que qualquer outro fato do livro e seus diálogos sobre literatura com os vendedores da livraria do bairro me cativaram e encheram de inveja, porque é tão difícil encontrar pessoas que trabalhem em livrarias e realmente sejam leitores capazes de indicar livros e leituras coerentes. Além disso, tem o romance e personagens que trazem uma nova cor ao livro, como é o caso de Harper e Bea.

O fato do romance central do livro também não ser "comum" é outro fato positivo na minha opnião. Adoro quando autores fogem do lugar-comum e criam situações mais próximas a realidade da vida. E para finalizar, as citações contidas ao longo do texto são um toque delicioso a mais, para os amantes de literatura como eu.

Por todos esses fatores, recomendo a leitura!

Ana 10/11/2011

Achei esse livro bom em alguns aspectos - a história cresce muito com Bea e Harper-, porém um tanto quanto esquisito.
A história se arrasta, e o autor não deixa claro qual o objetivo da narrativa, onde ele quer chegar.
Há muitos flashback que tiram o foco da história, e você fica esperando que rumo a história vai tomar, o que o autor quer com aquilo tudo, até que o livro acaba e dá um sensação de vazio, como se vc tivesse lido vários contos soltos.
Acho que as autoras se perderam nesse sentido.
Joice (Jojo) 25/11/2011minha estante
Tive exatamente a mesma impressão.

Rafa 28/04/2012

Resenha - Ler, Viver e Amar - Jennifer Kaufman e Karen Mack
Imaginem um livro super luxuoso só para amantes da leitura e dos livros? Pois bem, esse é o livro!

Dora é a personagem principal da história e muitas meninas que adoram livros podem se comparar com ela, pois ela vive no mundo dos livros. Depois de uma infância confusa, Dora casou-se duas vezes, mas o último deixou traumas sociais que ocasionou até para não poder ir trabalhar, vivendo da herança de seu pai.

Ler, Viver e Amar é maravilhoso! Adorei o livro!

Sem contar nas citações que o livro faz quase a todo o momento de livros que ela já tinha visto e lido. É então que Dora quer tudo de volta, seu marido, seu trabalho, sua vida de volta, um padrão de vida só encontrado nos livros que lia.

Esse livro traz uma vontade de se tornar a personagem principal e se jogar na vida, ajudando o próximo, assim como Dora sempre fazia.

E como toda mulher, ela tem uma melhor amiga, Darlene, que é muito divertida tornando a leitura muito mais contagiante. E Virgínia, sua irmã é quem dá conselhos a ela, quando ela necessitava.

Cada personagem completa a principal, por isso acho que a vida de Dora é perfeita e tem tudo o que quer e na hora que quiser.

O que dá vida ao livro é a forma como Dora vive, sem medo de errar, e começa tudo de novo se algo der errado. O livro é impecável, com boa revisão e construção de uma história feita para nós amantes da literatura, só não gostei muito da capa, mas pela história vale a pena. Nenhum leitor pode deixar de ler esse livro, corra pra ler.

Viviane.Sansone 03/07/2012

A sinopse de uma personagem apaixonada por livros fez muita gente se identificar, mas não gostei do modo como foi escrito.

A autora faz muitas menções a livros estrangeiros, e quem não conhece a maioria, como eu, ficava perdido, tornando a leitura chata e cansativa.

A história por trás de todas essas citações até que era legal, um bom romance água com açúcar!

Nana 10/05/2010

Melhor do que eu esperava!
Eu gostei muito da estória! Uma leitura rápida, leve e agradável para aquele fim de semana que você quer relaxar.
Me identifiquei em várias partes com a Dora, com seus surtos de leitura compulsiva e a paixão pelos livros.
Adorei Darlene e Bea. Sofri junto com a pequena Harper, que é uma gracinha de menina e detestei Fred que é um "mala"!
Com certeza valeu a leitura!!!
*Rô Bernas 10/10/2011minha estante
Gauchinha, achei este livro o erro...achei chato demais...mas acho o máximo chegar aqui e ver opiniões diversas rsss