Vox

Vox Christina Dalcher

Resenhas - Vox

Luliane.Machado 21/08/2022

Vox é um livro que te causa raiva pela forma como as mulheres são tratadas! Fato.
Jean, sua filha e todas as mulheres só podem falar 100 palavras por dia! Ultrapassar essa quantidade de palavras significa punição. A punição significa choque.

Jean não suporta essa situação, nunca imaginou que isso poderia acontecer, mas aconteceu. Antes dessa determinação, imposta pelo governo, todas as mulheres trabalhavam, eram livres e falavam o quanto queriam. Jean era médica atuante que estava prestes a ajudar uma paciente a voltar a falar. Mas tudo foi interrompido...

Sua vida agora é ouvir seu esposo e filhos homens falarem sobre qualquer tipo de assunto sem limitação. Jean e sua filha ocupam o papel de ouvir e responder de forma monossilábica as perguntas feitas por eles. Jamais ultrapassado 100 palavras/dia.

Um dia o irmão do presidente sofre acidente e precisa de um médico especializado no trauma que sofreu, a pessoa ideal para isso é Jean. O governo lhe procura e propõe retirar o seu contador de palavras para que ela ajude o irmão do presidente. Jean se recusa. Se fosse uma mulher, tudo bem, mas o irmão do presidente, ela não quer ajudar.

O presidente pessoalmente solicita que Jean ajude. Ela se recusa e um contador mais severo lhe é colocado no pulso. Dias depois o presidente manda uma carta para Jean perguntando o que ela quer em troca para salvar o seu irmão. Jean quer a remoção do contador do seu pulso, do pulso da sua filha e de uma outra colega médica que ela precisa de ajuda para o caso. Além disso pede que a filha não seja mais obrigada a ir para a escola e que seja educada em casa por ela mesma.

Jean parece ter conseguido o que queria, porém, sua filha revolta-se e fica triste pois estava prestes a ganhar a competição da escola de quem menos fala. Isso pois, no dia anterior ela já havia sido premiada por ter pronunciado apenas 3 palavras. Jean se vê num cenário em que é preciso mostrar a sua filha que ela pode falar livremente, coisa que sempre foi impedida. Além disso, Jean tem mais três filhos homens, sendo que um deles acredita piamente no que o governo impõe, que as mulheres devem servir, ser submissas. Ou seja, Jean tem em casa um filho que sofreu a lavagem imposta pelo governo.

Até esse ponto o livro é muito curioso, te deixa ansiosa pelo final, para saber o que vai acontecer. Mas o final deixa um pouco a desejar, além de alguns fatos não ficarem claros os seus motivos. Como por exemplo: por que a maioria das pessoas aceitaram esse tipo de regime de submissão das mulheres? Como toda a força feminina foi tirada do mercado e a economia não sofreu um colapso? Como os demais países enxergavam o que estava acontecendo nesse lugar?

Agora penso que a autora se inspirou na segregação que Hitler fez para pensar essa história e mostrar uma segregação de mulheres.????

O livro também provoca questionamentos: a religião pode cegar as pessoas? Existem pessoas que acreditam mesmo que a mulher deve ser submissa a tal ponto como o narrado nesse livro? Enfim, questionamentos necessários sempre...

Faltou a autora esclarecer alguns pontos, mostrar como foi possível tamanho retrocesso, o que aconteceu com os chefes durante a reunião final, descrever com detalhes o que Patrick fez, se encontraram o Morgan no laboratório... enfim... mais algumas páginas poderiam ter rendido estrelinhas a mais da minha parte!

jjaqu3s 20/08/2022

Eu amei. Esse livro lavou a minha alma de uma maneira inexplicável. Me levou do caos a uma paz, incrível.

Patrick, me desculpa por ter te xingado, te odiado e comemorado quando você era 🤬 #$%!& . Eu te perdoou.

Claudia 11/08/2022

Sem/cem palavras
Que história é essa? Me senti mal só de imaginar se uma coisa desse tipo acontecesse aqui. Muito louca, mas ao mesmo tempo saber que do jeito que estão as coisas aqui nos faz pensar - tomara que nenhum desses loucos leiam isso e peguem a ideia pra eles. Imagina só uma lei em que todas as mulheres inclusive as crianças só podem dizer 100 palavras por dia. Não... Só de sentir o desespero da personagem já me senti em pânico. Muito boa. Gostei.

Matheus656 09/08/2022

Misericordia
Meu bem é horrivel isso. Horrivel. Horrivel. Horrivel. Horrivel. Horroroso. Horrivel. Um espanto. Me faz mal.

Maju 09/08/2022

Foi uma boa leitura. Achei a premissa interessante. Só como as coisas terminaram que achei nada haver do que vinha sendo tratado ao longo do livro. O final é compreensivo e bem realista.

Murilo 06/08/2022

Realidade distópica para quem?
O romance me fez pensar um pouco no mundo em que vivemos e como a desigualdade retratada pode não estar tão longe da realidade.

Mulheres, negros, LGBTs e demais minorias tem direitos negados em nossa sociedade.

Mas a leitura não foi assim tão agradável. Os acontecimentos finais são poucos explorados. Senti falta de conhecer mais um pouco os personagens (principalmente no fim do livro).

Vale a leitura, mas se limita a um livro apenas bom na minha opinião.

Andrya 01/08/2022

O silêncio pode ser ensurdecedor ?
Essa frase nunca fez tanto sentido antes. Depois de ler o conto e Aia e Vox, eu não tinha medo de perder a voz.
E em tantos momentos, nós, mulheres, minorias, somos calados sem mais nem menos, sem que nem porquê e aparentemente isso não dá em nada, não é?
Mas se pararmos para analisar, muitas não se calam, e que bom que não.
Que sejamos sempre vozes firmes e fortes no que queremos!

kamyz 31/07/2022

Gostei masss
eu gostei bastante da história em si, te deixa com raiva e com aquela indignação do começo ao fim com aquele pensamento de ?pior que isso poderia acontecer? mass o que me pegou um pouco foi o final, eu gostei mas eu queria um pouco mais detalhado como o patrick conseguiu, o que aconteceu depois (tudo bem que ela fala um pouco) mas eu queria me afundar mais nisso tbm pq ja não bastou o odio do começo precisava de algo pra me acalmar kkkk acheio meio vago o final mas muito bom ao todo
Andreza 07/08/2022minha estante
O livro inteiro se desenrola bem, mas o final foi bem corrido ?

kamyz 24/08/2022minha estante
simm, exatamente isso ?

Lily.Lyli 30/07/2022

Um escorregor
Tinha tudo pra ser bom, ele começou bom, na metade ele tava ok e no fim ele ficou meio ?????. Não é ruim mas podia ser hiper melhor

nemlanency 28/07/2022

Como é triste uma boa história mal escrita
Mas não tenho certeza que a história seja boa realmente. Talvez se eu fosse leiga no quesito patologias da linguagem eu pudesse ter aproveitado melhor. Ou talvez não. De toda forma, pensei que iria me cativar, e só fez eu me retorcer. E mais um caso de tradutores que não sabem que sign language se traduz como língua de sinais, e não linguagem.

nathsql 26/07/2022

Leitura rápida
Um bom livro com boa escrita e proposta melhor ainda.
Apesar de gostar de uma leitura rápida e fluída, senti falta de mais detalhes em alguns capítulos, principalmente no final. Achei que os acontecimentos finais foram muito "um atrás do outro".
Fora isso, se trata de um ótimo livro

Daiana 26/07/2022

Socorro pra esse livro, tinha tudo pra ser incrível.

No papel a ideia deveria ser ótima para a autora, mas a história foi mal elaborada ao longo das páginas, muitas coisas sem resposta, um final corrido igual um tiro.

Leh Paiva 24/07/2022

Eu acho o que a história quis trazer sensacional. O único lado ruim é que criei expectativas demais para o livro, que me decepcionou um pouco. Esperava coisas completamente diferentes kkkk mas no geral é um livro bom que nos faz pensar. De qualquer forma, vale muito a pena a leitura.