Vox

Vox Christina Dalcher

Resenhas - Vox

Cristiana.Teodoro 23/07/2022

100 Palavras
Um livro muito intenso e muito bem escrito, obriga o leitor a refletir sobre as mudanças no mundo e a suas consequências, bem como a pensar sobre a importância do voto, já que é devido a muitos não votarem que o presidente consegue o seu lugar e impor a lei das 100 palavras por dia nas mulheres, juntamente com um contador de palavras no pulso e a proibição delas terem trabalhos além dos domésticos.

Penso que demonstra uma realidade que facilmente poderia chegar a nós e que é importante pensar sobre quem somos e o mundo que temos porque todos são capazes de qualquer coisa pelos seus e ainda existem muitas pessoas com mentalidades mais retrógradas que não consideram a inteligência e o valor feminino.

Um livro muito bem feito e que deveria ser de leitura obrigatória tal como o 1984 e o Triunfo dos Porcos.

alicemoraaes 22/07/2022

acredito que tudo seja questão de momento, quando comecei a ser livro não consegui dar continuidade. tentei novamente em outro momento e li tudo em 3 dias. é sempre bom ler algo assim, ainda mais morando atualmente no Brasil, é um lembrete que precisamos lutar pelo que queremos e pelo que não aceitaremos.

Aline 22/07/2022

Vox
Vox é uma distopia perturbadora, pra dizer o mínimo. Você tem uma ideia já na orelha do livro, que é bem impactante.
O livro trata de um cenário em que as mulheres não têm direito algum além de viver para a família e perdem seu poder de voz, já que só podem usar 100 palavras por dia. A temática é bem interessante porém, pra mim, a leitura foi bem arrastada. Ainda assim indico por conta do teor político inserido no livro.

Gilberto Alves 21/07/2022

Ruim
Vamos lá.. Antes de mais nada, distopia é um de meus estilos preferidos.
Eu poderia apenas classificar este livro como ruim, mas a questão não é apenas esta, vai além disso. Eu respeito todas as classificações ótimas que este livro recebeu, mas pra mim, não deu...

Estava a muito tempo em minha fila de leituras, e confesso que a premissa era muito interessante e promissora para mim: um cenário onde as mulheres têm uma cota diária de 100 palavras, ao passar disso; choque! Isso mesmo! Punição para cada palavra dita além da cota!

Minha mente vai a mil pensando em tudo que pode ser explorado em torno desse conceito! Como chegou a isto? Pra onde isso vai? Como são as relações? E a sociedade, como lida? E a família? E as sequelas? E a política? A economia? E a ..... enfim, vai longe!

Pensei que um livro como tal poderia até emplacar como aquelas distopias que são tão assustadoras, que deveriam ser consideradas como alertas para dizer-nos: "Vejam para onde estamos indo, com essa sociedade toda esculhambada que vivemos, e só piorando" (vide 1984), mas infelizemente... , o livro não passou de uma coisa mal escrita, agarrada a esteriótipos, tentando emplacar plots alucinantes, com um final corrido sem pé nem cabeça, e tudo isso montado sob os mesmos clichês tão rasos que mal impactam um leitor de 12 anos...

Sendo um pouco mais claro (spoilers ->): Assumo aqui que você já leu ao menos a sinopse, entao sabe do que o livro se trata.
O livro até começa bem. A narrativa é em primeira pessoa. No começo não me agrada muito, mas depois até que engrena. Logo no começo, somos bombardeados com as "consequências" de um mundo onde mulheres são permitidas a uma cota diária de 100 palavras. Até aqui, fascinante! Causa aflição, ódio, medo, paranóia, e o pacote completo de uma boa distopia. Porém, logo começa a descambar.. No "por que" do negócio, vira meio que uma ficção tosca, fraca, mais parecida com aquelas teorias da conspiração ruins que estão cheias pela internet. O livro flerta com questões como "cristianismo tão fervoroso que defendem uma classe pura".... Se você souber trabalhar a questão, sai realmente coisa muita boa, mas a execução neste livro foi uma lastima.
Sabe aquela discussão com fanáticos que a pessoa não tem argumentos e fica só repetindo um monte de asneira que recebeu em alguma rede social qualquer? Então, o nível de profundidade do argumento neste livro é por aí...

Tem: EUA querendo dominar o mundo; religião é a causa da merda toda; gays e lébicas em campos de concentração ou mortos; casal de amantes que vai salvar a humanidade... ai, que canseira, sério.

Com um cenário catastrófico destes, pra que (sério!) um drama romantico, com traição, gravidez, amantes, paixões adolecentes... pqp! Antes fosse algo bem escrito, mas relacionamentos com o mesmo gosto de um pedaço de isopor.

O livro tinha um potencial incrível! Mas se perdeu em clichês, em teorias loucas, em plots corridos, em dramas desnecessários, em personagens com o mesmo carisma de uma porta, em um final tão apressado que parece que o autor tava de saco cheio e alguém escreveu qualquer merda lá só pra fechar.

Tenho um certo preconceito com estes livros escritos em ritmo frenético, 1 mês, 2, sei lá.. Se orgulham disso como se fosse algo incrível. Eu apenas acho que faltou foi muita análise crítica em cima disso aí..

2 estrelas talvez ainda seja muito..
Dri - @leiturainsone 21/07/2022minha estante
já vou tirar da minha lista já que li O conto da Aia que conseguiu fazer uma distopia com muitos elementos semelhantes a essa obra e fez de maneira excelente hahaha acho q não perco nada deixando de ler Vox. obrigada pela resenha pq vai me poupar passar raiva com um livro :D

Jéssica 21/07/2022minha estante
Compartilho da mesma opinião que você. Esse livro é péssimo!

Vanessa.Carla 14/09/2022minha estante
Sua resenha é a que se encaixa melhor em tudo o q penso sobre esse livro ??

Shir Costa 20/07/2022

Foi uma leitura vagarosa. E
Esse livro me deu um nervoso, demorei para ler ele. Tive que parar várias vezes por ter ficado nervosa, com raiva dos personagens.
Fiquei super irritada, incrédula, como a população pode deixar que aquilo acontecesse. A cada vez que pensava nisso ficava ainda mais nervosa. Por isso demorei para ler esse livro.

O final me decepcionou um pouco, achei muito corrido para uma história tão profunda. Personagens que tinha participação ativa no começo, mas no final nem foi mencionados como deveria.
É uma leitura que te faz pensar e refletir muito.

Bri || @_viagensdeumleitor 19/07/2022

Esse era um livro que eu realmente estava muito ansiosa para começar.

É um livro muito bom, que aborda desde politica até os direitos das mulheres, tem uma pegada mais séria, mas interessante.

Gabriela 14/07/2022

tinha a faca e o queijo na mão
jogou o queijo fora e enfiou a faca no **

sei lá, minha expectativa era outra então fiquei um tanto decepcionada quando acabou e eu "UÉ, E O RESTO??"

o ritmo é bem lento, e achei que isso até que funcionava pra essa história, mas chegou um momento que ela simplesmente não andava mais. e quando andou, foi pra lugar nenhum!

não consegui gostar. no final, achei que tudo foi corrido e sem de fato uma resolução. talvez o problema seja eu, sei lá haha

Ester.Gabrielle 12/07/2022

Novo livro favorito
Uma história assustadora que se pensarmos bem pode se tornar algo real ou pelo menos parecido. Me fez pensar na importância de lutarmos por nossos direitos e dar mais importância a política.

Rosy 12/07/2022

Caraca, mto bom
O primeiro capítulo já dá uma agonia de pensar no q vem pela frente. E realmente continua tenso. Mto a vibe de O conto da aia, agoniante e preocupante tanto quanto. Ao longo dos capítulos estamos vendo como Jean vive com seu marido e os filhos. Aos poucos vai sendo falado com tudo começou. O cap. 7 é bem agoniante. Tanto quanto o cap. 35. Várias partes bem intensas e tensas. O livro é mto cheio de reviravoltas, mtos coisas eu suspeitei, algumas me deixaram satisfeitas outras não. O ritmo é mto rápido da leitura, mto fluido, mesmo sendo pesado vc n quer parar de ler. Eu devorei. Alguns personagens são irritantes, mas depois melhoram. Só não gostei mto de uma parte mais pro fim que, pra mim, quebrou mto o ritmo da leitura. Tdo mto conveniente tbm. Mas no geral eu amei. Super recomendo a leitura.

maria.bolfe 06/07/2022

Cheio de plots do jeito que a gente gosta
Essa foi uma leitura super intensa, esse tipo de distopia no geral é muito ?wtf?????? mas essa superou completamente as expectativas.
Todo o desenrolar dos acontecimentos foi incrível, acredito que algumas partes finais podem ter ficado um pouco vagas, mas nada que comprometa a leitura.

@lendocomjulian 05/07/2022

Plot bom, desenvolvimento interessante, final sem sal
O livro é bom em tornar a atmosfera opressiva e demonstrar como é a realidade das mulheres naquela sociedade.
A construção e o que levou a sociedade ficar dessa forma foi muito bem desenvolvida.
A ideia de você reduzir as palavras e isso ser uma forma de opressão do estado totalitário é infelizmente muito real.
Do meio para o fim do livro, fica meio sessão da tarde e o final do livro é muito corrido (mas o livro é curtinho também, se tivesse mais páginas, talvez fosse melhor)

Uma boa leitura, necessária.
Gerlan3 05/07/2022minha estante
Deve ser um livro bem impactante.

Kakau 04/07/2022

🌐 Idioma: Português Brasil
🏆 Ranking: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
👩: Dra. Jean McClellan
📝 Anotações:
👍 Distopia que angustia pela realidade,
🥰 Um livro que mostra como a política interfere diretamente nas nossas vidas e o quanto é perigoso não estarmos vigilantes.
✔️ Recomendo. Muito bem escrito, essa distopia, que mostra como seria um país onde "pessoas de bem" e "guardiões da ética" fundamentadas em seu próprio entendimento

site: https://www.audible.com/pd/Vox-Portuguese-Edition-Audiobook/B09TFZDYT7

lua 03/07/2022

Tinha tanto potencial?
A premissa do livro é interessantíssima. É inegável que lembra muito The Handmaid?s Tale. Uma distopia perturbadora na qual todos os direitos das mulheres foram revogados, inclusive a fala, apenas 100 palavras por dia. Homens falam por elas, controlam absolutamente tudo referente a elas. Uma prisão silenciosa que não permite nem o suicídio.
Apesar do bom início o livro se perde ali do meio pro final. A autora esquece de focar naquele mundo caótico e passa a focar em um romance que não acrescenta quase nada a história. Os termos técnicos também desanimam demais, ela descreve demais o procedimentos científicos e de menos a grandiosidade daquele cenário. E particularmente senti que a protagonista tinha o complexo de white savior, como se o fato dela não ter feito nada antes como a amiga lésbica feminista vivia cobrando dela, fosse o motivo principal pra todo aquele caos. É como se ela começasse a lutar contra o sistema as coisas magicamente vão dar certo.
O final foi muito corrido, muita coisa fica subentendida sendo que claramente poderia ter sido descrito. Sendo muito sincera eu acredito que esse livro teria sido muito melhor se fosse na visão da Sharon, a mulher do carteiro.
No geral é um livro bom, nos faz refletir muito sobre o quanto os direitos femininos podem ser facilmente revogados e o quanto ainda precisamos evoluir para a equidade.

3/5