Serpent & Dove

Serpent & Dove Shelby Mahurin

Resenhas - Serpent & Dove

naclaxvz 02/03/2021

Já vou começar aqui botando meu ponto de vista sobre as problemáticas que todo mundo fala. A primeira e única que realmente me incomodou, foi o fato do Ansel ter 16 anos e a Lou falar que talvez daria à ele um fod4. Nesse caso eu até entendo que ela falou isso só pro Reid ficar com ciúme e não mandar nenhum homem vigiar ela, entretanto, ela mais de uma vez incentivou a Coco a ter algo com ele, e a Coco não fez muita questão de se opor a isso.
Quanto ao machismo, quem diz isso claramente leu o livro com o c* e não soube interpretar nada, nem vou me estressar tentando explicar o óbvio.

Agora vamos as partes boas que também não são tão boas assim. O começo do livro foi super complicado e difícil de seguir, eu ja tinha abandonado ele justamente por não ter entendido nada, mas depois de umas 50 páginas começa a ficar bem legal. Sobre o romance Reid e Lou, começou num ritmo muito bom, eu tava curtindo o processo deles e ai, simplesmente do nada eles declararam que se amavam??? eles mal conversavam antes, claramente estavam dispostos a ter algo mais e também estavam atraídos um pelo outro, mas ainda sim foi rápido demais, só não ficou tão ruim porque eles tem química, só não tiveram desenvolvimento.

Apesar dessa resenha ter mais críticas do que outra coisa, eu gostei do livro, as reviravoltas foram interessantes, e o plot final foi muito surpreendente, vou ler os outros livros.
Bia.Ribeiro 15/03/2021minha estante
A autora desenvolve uma sociedade onde a voz do patriarcado é a mais alta ,seria até estranho se ela não abordasse o machismo. E a Lou tbm nunca acatou essas falas e comportamento preconceituosos impostos a ela,então acho ok

naclaxvz 17/03/2021minha estante
simm!!
não é como se ela estivesse romantizando o machismo, ou coisa assim
é apenas algo que faz parte do cenário do livro

Gomes200 01/03/2021

Então...
Eu gostei bastante desse livro. Li em uma leitura coletiva com a minha amiga Naclara e nós duas gostamos bastante do livro. Eu achei que a leitura foi muito fácil e boa tanto que li em poucos dias. Ansiosa para ler a continuação.
naclaxvz 02/03/2021minha estante
amei que fui citada na resenha, era pra tu dizer tbm q eu sou legal e tô solteira

Gomes200 02/03/2021minha estante
amada???????? na próxima eu falo kkkkkkkkkkk

Ellen 25/02/2021

Amante desse livro
Eu comecei esse livro com as minhas expectativas lá em cima, no começo me deu uma ressaca literária em fator de outros livros, mas numa madrugada só disparei a ler e não parei mais. Muito viciante. Atendeu e superou minhas expectativas ao máximo! Sofri, chorei, mas amei imensamente também. Toda a história, os personagens, tudo incrível!

Lorena 22/02/2021

algumas partes foram bem arrastadas e o final foi sem emoção, mas em geral gostei bastante

Morganna 20/02/2021

Uma vida por uma vida,um amor por um amor
Alguns comentários me fizeram temer odiar o livro, pessoas reclamavam de frases machistas e afins,mas gente??? Retrata uma época de perseguição as bruxas, o clero no controle, monarquia, esperavam o céu da Eva??? Era óbvio que teriam comentários e cenas expondo o machismo que reinava, e eu esperava algo absurdamente imperdoável para me fazer desgostar, mas só vi a autora tentando ser fiel ao que acontecia (porque tenho certeza que era ainda pior do que ela retratou).
O que falar do Reid? Minha pérola vermelha que me ganhou desde a primeira aparição. Sim,como todo ser humano cego pela doutrina, ele errou, mas quem nunca? Sou contra imacular personagens e fingir que eles nunca erram,porque sim,eles erram,erram muito, e no caso do Reid eu só pude vê-lo fazendo o que ele foi adestrado feito um cachorrinho para fazer.
Louise é simplesmente MARAVILHOSA!! Morri de rir com ela, sofri com ela,me conectei com a personagem e me identifiquei com vários traços dela,adorei conhencê-la. Os personagens secundários também não me decepcionaram, Ansel e Coco tem um lugar especial no meu coração junto aos personagens principais.
Não vou me aprofundar nem falar sobre as surpresas que esse livro carrega para não acabar soltando nenhum spoiler, mas aviso,emoção e surto? Temos

É um livro ótimo que fica ainda melhor se você o ler com a mente aberta e com disposição para amar os personagens, estou ansiosíssima para continuar essa trama e super recomendo.

yas 07/02/2021

Bom, mas poderia ser melhor
Antes de começar essa resenha, eu só queria dizer que sim eu sei das problemáticas que esse livro tem, e não, eu não vou passar pano para elas porém não irei entrar com detalhes sobre todas elas aqui. E também, caso você queira ler o livro, saiba que nesse livro a igreja e algumas bruxas são os vilões.

Pra começar uma coisa que me incomodou MUITO nesse livro foram os comentários machistas e transfobicos vindo de alguns personagens, principalmente vindo do Reid.

O Reid, eu acho, que a autora quis colocá-lo como "mochinho" porém esse cara só me fez passar raiva. A parte que me deixou mais p4t1 foi quando ele diz que "bruxas não são mulheres e sim 'coisas"'. E quando a Lou tenta explicar a ele que bruxas são mulheres ele simplesmente ignora. E, enquanto ao machismo, a maior parte dele vem da igreja, o que, na época que acontece o livro, infelizmente era comum, porém isso não evitou que eu passasse raiva com casa coisa absurda que eles falavam. Uma coisa que eu queria muito é que a Lou ficasse sozinha, eu acho que seria muito melhor mas parece que isso não irá acontecer.

Sobre a Lou: ela, a Coco e o Ansel com certeza são os melhores personagens desse livro. Eu amo eles e espero que eu continue gostando deles nos próximos livros.

Bom, eu espero que na continuação o Reid mude, graças a revelação nos últimos capítulos. E também espero que os personagens não sejam tão problemáticos como foram nesse livro.

O livro até que é bom, mas se a autora tivesse dado atenção a certos personagens, ou desenvolvido melhor certas coisas, o livro seria muito melhor.

tish 31/01/2021

Caça as bruxas
Nessa "resenha" não vou entrar no mérito do livro em si, mas sim da problematização que vi numa rede social ali do lado (a que me deixou curiosa pra ler logo).

Uma das coisas é que falam que o livro é bem machista e conservador. Não, O LIVRO não é assim. A IGREJA é. E a igreja é a VILÃ do livro - e isso fica bem claro desde o começo. A PP - Lou - é uma bruxa e toda hora ela rebate os comentários dos caçadores religiosos. Toda hora ela fala - olha, não é bem assim; eu não sou sua propriedade; não vou te "obedecer" pq vc é meu marido. E toda hora que o PP - Reid - fala alguma bosta que aprendeu erradíssimo pela Igreja, ela conversa com ele e fala "meu querido não é assim que funciona".

A autora não passa pano pras atitudes da igreja. Como eu falei, eles são claramente os vilões desde o começo.

Sobre o "ataque a wicca/bruxas" - o livro retrata bruxas da ficção, e tem bruxas ruins que jogam maldições em inocentes e as bruxas que só vivem de boa escondidas.
Outro ponto - as bruxas ruins? É explicado que elas querem acabar com a igreja e monarquia por vingança - pq ELAS foram atacadas primeiro e caçadas e tiveram suas crianças queimadas na estaca. Então de novo - mostra que a IGREJA É A VILÃ DA HISTÓRIA, e as bruxas estão de saco cheio de ter sua terra roubada e serem
massacradas por um bando de conservador.

Porém, o livro tem SIM uma fala transfóbica. Lou e Reid estão discutindo sobre bruxas e a Lou está tentando mostrar pra ele que tudo que ele foi ensinado é um monte de bosta, e ele vive chamando bruxas de "it" e não de "she". Ele diz que bruxas são coisas, e não mulheres. Lou diz "elas tem filhos/dão a luz, isso faz delas females." Ela usa essa palavra: females; e não mulheres. Mesmo assim, soa transfóbico.

Outra fala que vi comentarem vem da mesma conversa. Reid diz que "mas elas só dão a luz à outras females, soa como reprodução asexuada para mim." Vi algumas pessoas comentarem que é um ataque a ace e assexuais. Mas não, como podem ver na fala, não tem nada a ver.

Mas de novo - essas falas vem do caçador conservador. É exatamente essa imagem que o livro quer passar dele: alguém ignorante e hipócrita. A PP chama eles de hipócritas o tempo inteiro.

Enfim: o livro não é um ataque as bruxas wicca que temos hoje. Ele não é um livro machista e conservador. Os personagens são. E é exatamente esse o ponto. Mostrar o quão nojenta a igreja desse tempo era em sua caça as bruxas - bruxas que só queria sua terra de volta e parar de serem mortas por terem magia.

O que parece pra mim lendo o livro e vendo gente falar que ele é problemático é que são tudo maria vai com as outras que não tem opinião própria e não se deram ao trabalho de ler uma página sobre o livro - só acreditaram na primeira pessoa falando alguma coisa que não agradou ela.

E é isso: o livro não é problemático, os personagens são, e é exatamente esse o ponto.
Não deixem de ler um livro que vcs podem amar por conta de pessoas que nem leram e só tomam palavra alheia como verdade absoluta.

(Mas, se vc quer saber sobre o livro - não gostei tanto. Acontece tudo muito fácil e sem grandes dificuldades, e o romance principal surge DO NADA; sem química alguma.)
naclaxvz 01/03/2021minha estante
nossa finalmente vi alguém sendo sensate!! parabéns.

não aguento mais ver gente do tt criticando o livro, até parece que lerem com o cu

Gi.Marques 27/01/2021

Incrível
Eu me apaixonei pelo casal por volta de 20% do livro. A história é incrível mas um pouco previsível e bem menos pesada do que eu achei que seria
Me parece uma mistura de From Blood and Ash com Príncipe Cruel e Bound By honor

lettyreads 26/01/2021

Gostei... não era nem um pouco parecido com o que eu achava que seria mas gostei bastante

Bia 23/01/2021

Realista até demais
História muito criativa e cheia de emoção, romance divertidíssimo (sério eu AMEI ler eles se apaixonando), porém algumas partes deixaram a desejar. O autor pecou no quesito esteriótipos, óbvio que a realidade da época era a apresentada, de inferioridade feminina, entretanto nada justifica os outros preconceitos existentes no enredo.

Yasmin Herondale 16/01/2021

Resenha "Serpent & Dove"
Esse livro infelizmente foi a minha primeira decepção literária de 2021. Estava super ansiosa pra ler e sempre via muita gente falando dele então aguardava uma leitura de pelo menos 3,5 estrelas. Inicialmente fiquei empolgada a história estava com um ar de mistério e realmente conseguiu me prender, mas depois foi só decepção.

O livro se passa em uma cidade fictícia chamada Cesarine, nela bruxas são caçadas e queimadas ao menor sinal de desconfiança. Os Caçadores, chamados no livro de Chasseur (caçador em francês) eram liderados pelo Arcebispo e tinham como sua maior missão proteger o povo e matar o maior número de bruxas possível. Lou - personagem principal - era uma bruxa que fugiu de seu clã e teve que abrir mão de sua magia para conseguir viver escondida em Cesarine sem que ninguém desconfiasse, mas para conseguir sobreviver precisava roubar. Em um desses roubos ela acaba entrando em uma confusão com o Chasseur Reid Diggory, e a única forma desse problema ser solucionado ? de acordo com o Arcebispo - é se casando com Reid. Ninguém desconfia que Lou seja uma bruxa, mas até quando ela iria conseguir manter a farsa estando casada com um Chasseur.

Pela descrição da autora parece que se inspirou na França medieval para criar o universo do livro. Durante a história temos diversos usos de expressões em francês seja xingamentos, nome de comidas, nome de ruas e outras coisas. Porém, não acho que a Shelby Mahurin tenha criado um universo criativo ou cativante, pelo menos eu não vi nada demais neste primeiro livro. Caçadores que matam bruxas ou supostas bruxas na fogueira não é novidade, mas não seria um problema se a autora colocasse algo a mais no universo do livro (pode ser que nos próximos livros apareça). O que eu posso dizer que gostei e me deixou curiosa foi que as bruxas são separadas em duas categorias: Dames Rouges e Dames Blanches, e espero que isso seja mais explorado no segundo livro. Outro aspecto interessante é que Reid foi criado por fanáticos religiosos que acreditavam que todas as bruxas eram ruins, justificando as atrocidades cometidas por eles em nome da religião, e observar a Lou aos poucos ir quebrando suas crenças e preconceitos foi bem interessante.

Algo que também me incomodou durante a leitura foi esse casamento arranjado e o romance que surgiu do "nada" entre a Lou e o Reid, eu não enxergo química entre eles me pareceu meio artificial, mas isso é algo puramente pessoal já que vi diversas pessoas falando que a melhor parte do livro é o romance. A construção dos personagens não me agradou, do início até mais ou menos metade do livro conhecemos uma Lou incrível que seria muito interessante de desvendar, mas com o passar das páginas sua personalidade ficou meio "morta" (não sei explicar muito bem meu sentimento quanto a isso), não sei se é porque é o primeiro livro, porém sinto que li várias páginas e quando terminei os personagens principais ainda eram superficiais. Ademais, pra mim o plot twist foi bem previsível, apesar de ser um pouco interessante. Mesmo não tendo gostado muito do primeiro pretendo ler os próximos para saber se são melhores. É um bom livro, só não conseguiu me conquistar.

julia 16/01/2021

Resenha: Serpent & Dove
Serpent & Dove tem um começo forte, mas meio que se transforma em uma bagunça bem divertida no final da história. A premissa de bruxas e um romance de inimigos para amantes é o que me interessou em pegar o livro ele entrega uma história bem legal com relação a isso! Acontece que o desenvolvimento da trama durante a metade final fica um pouco confuso com: suas reviravoltas, o romance e a maioria das escolhas que os personagens fazem.

Shelby Mahurin criou um mundo bastante intrigante para esta série. A construção do mundo em termos de magia e bruxas é muito bem feita e tem um tom um pouco assustador, algo que adiciona uma camada de tensão e perigo à história que funciona muito bem. Lou e Reid são personagens complexos e imperfeitos, às vezes a ponto de me deixar super frustrada com suas escolhas, e cada um deles tem pontos de vista e opiniões muito distintas sobre como o mundo deveria funcionar. E isso, você sabe, às vezes me dá vontade de sacudi-los.

A forma como o romance se desenvolve contribui para isso, de alguma forma? Lou e Reid começam como inimigos, algo que Mahurin escreve muito bem e que está muito bem estabelecido na trama, mas parece que a mudança de “Eu te odeio” para “Eu te amo” acontece um pouco rápido demais? E isso dá lugar para um monte de momentos angustiantes e dramáticos entre os dois, o que afeta a trama e leva a algumas reviravoltas no final que parecem um pouco como se Mahurin estivesse buscando um efeito dramático e valor de choque em vez de, você sabe, algo que fazia sentido dentro da história e seus personagens.

Não quer dizer que as coisas deixaram de ser divertidas! A escrita ainda é atraente e todas as cenas de ação são envolventes. Uma coisa que também gosto é como Mahurin mistura tensão e humor e como essas coisas resultam em algumas cenas e momentos incríveis dos personagens, especialmente no final do livro. Usar o humor para equilibrar os aspectos sombrios da trama e os momentos perigosos/tensos é ótimo.

Eu diria que uma ou duas reviravoltas na história no final são beeeeem previsíveis. Não há sensação de choque ou surpresa com a revelação. É também outra coisa que faz a última metade parecer confusa em relação ao desenvolvimento e as decisões gerais tomadas por Mahurin.

No final das contas, Serpent & Dove é um pouquinho assustador, engraçado e muito divertido de ler. O ritmo se mantém estável e os personagens são complexos, e há algum humor e ação para equilibrar a escuridão e o romance na trama. Recomendo isso para quem procura algum novo conteúdo de bruxa que não tem medo de explorar alguns dos lados sombrios da magia.

Bravara 14/01/2021

Ok, eu demorei muito tempo pra terminar essa belezinha, mas em minha defesa, foi a ressaca.

Vamos aos finalmentes: aiai...

Em relação ao universo, eu não tenho o que falar. Foi muito bem pensado, estranhamente realístico e construído de forma a mostrar como o fanatismo afeta uma sociedade, povo e nação. Eu também gostei de como a autora traz justificativas e motivações para ambos os lados. Conforme a história anda e você conhece mais de ambos os lados, vive a indignação de ambos os personagens com igual intensidade (ou pelo menos, essa foi minha experiência kk).

Lou e Reid são um típico par romântico que não combina em nada, mas que vai dar certo no final. A Lou é forte e esperta, mas em certos momentos mostra uma vulnerabilidade praticamente infantil. Eu gosto de como ela leva o relacionamento com o Reid e é madura o suficiente para tentar conviver da melhor forma possível. O Reid é o típico capitão rígido certinho que eu amo. A evolução dele no livro é clara e a lealdade dele com a Lou (do começo ao fim honrando seus votos), é muito fofo.

Por fim, a vilã é amazing. Ela é apresentada mais para o final, mas suas motivações são bizarramente certas pra alguém tão louco. Gostei demais da trama que a autora criou para tanto.

Enfim, demorei mas foi uma leitura muito gostosinha. Ansiosa para o 2º.