Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Tielli 21/10/2020

Relato triste e impactante
Este livro vai relatar a história de uma sobrevivente de Auschwitz.

Olga era da Hungria, casada com um renomado médico cirurgião que acabou sendo deportado da Hungria para Alemanha e ela resolveu acompanhar seu marido levando seus pais e seus dois filhos onde foram para os campos de concentração em 1944.

Olga vai relatar neste livro tudo que passou durante dois longos anos em Auschwitz bem detalhadamente.

É um relato emocionante, triste, muito comovente que mexeu muito comigo ao ler.
Fiquei impressionada com o tamanho da crueldade que o ser humano ( se é que se pode se chamar de ser humano) pode chegar, coisas que aconteceram lá que nunca poderia imaginar que pudesse ser feito.

Demorei para digerir muitos acontecimentos relatados nesse livro, em alguns momentos eu até duvidei que fosse verdade... Não isso não pode ser verdade!! Mas é tudo real!!
Eu não posso imaginar a dor que essas pessoas sentiram , não somente física mas mental.

O que posso dizer pra vocês leiam este livro.
É um livro tocante que faz parte da história e as pessoas precisam ter o conhecimento do que aconteceu para que NUNCA mais permita que isso volte a acontecer.
Sávio 21/10/2020minha estante
Excelente, Tielli! Você atiçou minha vontade de fazer essa leitura. É um tema que me atrai! Concordo contigo: uma verdade que nos impressiona pela bestialidade! Obrigado pela resenha! Vai direto pra minha lista de desejos...

Sávio 21/10/2020minha estante
Ah! Já leu A Viagem de Cilka? Não? Sensacional!

Tielli 21/10/2020minha estante
Sávio é um ótimo livro, pois ela conta com detalhes tudo que ela viveu e viu lá. Não sei se tu tem o hábito de ler no Kindle, pois este livro está disponível no Kindle unlimited.
A Viagem de Cilka está na minha lista para leitura já. Obrigada pela indicação ... ?

Sávio 22/10/2020minha estante
Tielli, estou pensando em adquirir um Kindle no final do ano. No passado eu comprei o LEV da Saraiva. Mas não me adaptei...kkkkkkkk. Verei se consigo agora com o Kindle. Na realidade pretendo ler no formato digital sem deixar o físico de lado!

Sávio 22/10/2020minha estante
Obrigado pela dica!!

Tielli 22/10/2020minha estante
Eu achei que não fosse me adaptar, mas arrisquei mesmo assim a comprar e eu estou gostando bastante do Kindle. Não abandonei o livro físico mas confesso que também não quero mais largar o Kindle ?

Claudia 21/08/2020

Leitura difícil, mas necessária. Poderia ter lido de uma vez só, mas não consegui, me sentia sobrecarregada com a leitura. É injusto, revoltante, e acima de tudo, cruel! Aqui vimos do que o ser humano é capaz se tiver um ideal para seguir, e mais importante ainda: como o conhecimento é necessário para que isso nunca mais se repita.
Licia.Santana 17/09/2020minha estante
Pra ler tem de pagar?

dayvin 15/07/2021minha estante
nossa eu chorei tanto com esse livro

Cymello 04/09/2021minha estante
Pesado mesmo. Como a humanidade permitiu uma atrocidade dessas. Que tristeza

Manoela 03/01/2022minha estante
Muito triste e perturbador, mas ao mesmo tempo muito importante ler relatos como esse. Uma coisa que gostei nesse relato foi o fato dela explicar a organização no campo e alguns termos, por exemplo, a existência dos Kapos.

Maria 27/12/2022minha estante
leitura pesada, mas bem escrita, livro extremamente detalhado, trata de assuntos sensíveis e necessários

Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Lety! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Letty/Lee 27/06/2021minha estante
Nossa que pena, o skoob não me notificou que você tinha comentado Elem, uma pena mesmo, mais estou te seguindo lá no insta. ??

Elem 27/06/2021minha estante
Pena mesmo. Em julho iremos ler "As meninas do quarto 28" que também é sobre o Holocausto. Vem ler com a gente.

Amoriim 12/05/2021

Forte
"Uma mulher tatuada sentiu que sua vida havia terminado e que ela não passava de um número."

Baseada em fatos reias, Fornos de Hitler é uma história escrita por Olga Lengyel, uma sobrevivente de Auschwitz.

O livro retrata os absurdos cometidos nos campos de concentração que a autora observou e presenciou.

Apesar de ser um livro curto, demorei para terminar por conta de vários detalhes e por se tratar de um assunto que não conseguia ler de uma vez só.

Recomendo a leitura para quem tem estômago e queira conhecer mais sobre
o assunto tratado.
Ani 12/05/2021minha estante
muito boa a resenha

Amoriim 12/05/2021minha estante
obrigado ?

Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Amorim! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Jesca 26/05/2020

Eu achei que conhecia mulheres fortes, mas só vi o que é uma mulher forte e corajosa depois que li esse relato pessoal de Olga Lengyel.
Não é novidade a forma desumana que as pessoas eram tratadas nos campos de concentração da segunda guerra mundial, mas esse livro trás a verdade nua e crua, sem sensura e de uma forma que nunca tinha visto antes. É um relato tão apavorante que duvidamos que algum ser humano consiga ser tão cruel (infelizmente, é tudo verdade).
Não é uma leitura fácil. É difícil você ler sem se sensibilizar e se angustiar com todas as histórias que aconteciam no campo Auschwitz-Birkenau.
É um livro extremamente direto, sem enrolação. A narrativa não mede palavras e te expõe toda a verdade de uma vez (quem for sensível que se cuide)
PS: No início do livro, tem um bilhete de ninguém menos do que Albert Einstein, onde elogia o livro. Então, não precisa dizer mais nada sobre ele, o livro é uma obra prima!
Quel 26/05/2020minha estante
Nunca ouvi sobre esse livro, me interessei, vou ler quando for possível :)

Jesca 26/05/2020minha estante
A leitura vale muito a pena!

paularoehrs 09/04/2021

Triste
Tamanha é a revolta ao ler este livro rico em detalhes das atrocidades que aconteceram nos hoje famosos campos de concentração.

Quem é "fã" do assunto, certamente vai adorar esse livro pela quantidade de relatos em poucas páginas.

Porém, pra mim, foi apenas um livro bom. Não senti aquela vontade de consumir todas as páginas do livro até o final o quanto antes, talvez em razão do assunto pesado que o livro aborda.

Não há dúvidas de que o livro é mais do que necessário. Mas apenas bom no meu ponto de vista.
roosmarina 15/04/2021minha estante
Poxa ?

Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Paula! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Leandro 05/02/2023

Segunda guerra mundial
O livro mais difícil que já li sobre a segunda guerra mundial. Olga nos conta nesse livro todo o terror vivido por ela e todos os outro prisioneiros nos campos de concentração em Auschwitz e birkenau. O relato mais cru que já li sobre o extermínio de seres humanos na segunda guerra.
Monique 05/02/2023minha estante
Nada se compara aos relatos reais. Livros assim são os que mais me marcaram. Leia algum da autora Svetlana.

Leandro 06/02/2023minha estante
Tô com o vozes de tchernobill aqui da svetlana, vou colocar lá lista

Ricarda Caiafa 28/05/2021

Chocante
Primeiro livro que leio sobre alguém que viveu sobre as torturas de um campo em Auschwitz-Birkenau. O livro me mostrou facetas cruéis e horríveis do ser humano. O nazismo com certeza foi um dos piores (se não foi o pior) momento da humanidade. Quantas vidas ceifadas, quantas famílias destruídas, quanta tortura. Mas ler esse livro com certeza foi muito necessário e importante para meu crescimento!
Rosiene5 29/05/2021minha estante
Eu fiquei bem tocada com Depois de Auschwitz de Eva Schloos, que veio a ser enteada de Otto Frank, pai de Anne Frank; os detalhes da história são chocantes e difíceis de acreditar que uma nação foi capaz daquilo

Stefania Matinha 04/02/2022minha estante
Eu fiquei bastante horrorizada com "Última Parada: Auschwitz - meu diário de sobrevivência". Os relatos das barbáries que faziam com crianças, me fizeram chorar ao perceber, que os alemães conseguiram produzir o inimaginável.
O tatuador de Auschwitz também é bem chocante. Revoltante.
Mas este livro é diferente! O desespero e a culpa de saber como a vida de sua família foi tirada, a maneira como os alemães enganavam as pessoas para conseguir aprisioná-las, encontrar suas famílias e até mesmo matá-las era muito sórdida.

@tigloko 02/05/2020

“Vivíamos para resistir e resistíamos para viver”
O relato é contado em primeira pessoa de uma forma não-linear com memorias dos anos em que ela passou presa. Tudo nos mínimos detalhes, de forma sincera e vivida. Como ela era enfermeira em Birkenau (ou Auschwitz II), teve acesso a mais situações do que os demais. Conhecemos o alto escalão da SS pelos seus olhos, pelas experiências que ela teve com eles. Todo um sistema de hierarquia entre as prisioneiras. E claro, como funcionavam os temidos fornos de cremação.

Não consigo nem colocar uma pequena parcela de tudo de horrível que é descrito no livro por ela. Quando chega na parte das experiências cientificas (que de cientificas não tinham nada), você só espera pela parte pior seguinte. Eles levavam as pessoas ao limite da exaustão física e psicológica, humilhando e torturando sempre.

“Quem nunca se viu privado dessas pequenas liberdades não é capaz de imaginar quão preciosas são”

Acho que o refresco nesse livro é saber que ela fazia parte de uma Resistencia interna dentro dos campos, auxiliando no que ela podia.

É um livro pesado, mas necessário para nunca esquecer.
Jesca 26/05/2020minha estante
Essa frase do título foi a que mais chamou minha atenção. Achei linda!

@tigloko 26/05/2020minha estante
Verdade :) Quando pensei em colocar uma frase no título, tinha que ser essa, representa muito o livro todo

Nícolas 19/02/2021

Para eliminar o que pouco que me sobrou da fé na humanidade.
Neste livro, a autora, uma sobrevivente do campo de concentração mais famigerado do mundo, conta sua rotina e suas experiências enquanto prisioneira.

O livro é muito pesado, não deve ser lido por pessoas sensíveis por tratar de uma realidade (que em termos históricos foi ontem) sombria, onde humanos faziam atrocidades com outros humanos.

Necessário de ser lido pois é dever de todos nos impedir que tais coisas venham a acontecer novamente.

Para quem tiver estômago, é um livro fluído (iria dizer fácil, mas não cabe esse adjetivo neste livro) de ser lido que prenderá a atenção do leitor do início ao fim.
Gilberto Alves 19/02/2021minha estante
As vezes me questiono do pq lermos esses tipos de livro, tristes, pesados.. mas é exatamente como vc falou.
Vou adicionar a lista!

Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Nícolas! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 e teremos duas convidadas especiais. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Alan kleber 15/03/2024

"Haviamos sido vítimas do desejo de destruição de outras pessoas!"

Olga Lengyel foi uma sobrevivente do Holocausto e autora do livro "Os Fornos de Hitler". Nascida em 1908 na Hungria, Lengyel era uma médica que vivia em Cluj (então parte da Hungria, agora na Romênia) quando os nazistas invadiram o país. Ela e sua família foram deportadas para Auschwitz em 1944, onde seu marido, seus pais e seus dois filhos foram assassinados. Olga Lengyel sobreviveu aos horrores dos campos de concentração nazistas, testemunhando as atrocidades cometidas contra milhões de pessoas durante o Holocausto.

Desde as primeiras páginas, somos levados a um mergulho nos abismos da desumanidade perpetrada pelo regime nazista. Lengyel descreve com vívidos detalhes a implacável máquina de morte nazista, que transformou a perseguição e o extermínio em uma indústria eficiente e metódica. Dos campos de concentração como Auschwitz aos centros de extermínio como Birkenau, cada etapa do processo era parte de uma engrenagem perversa que ceifou milhões de vidas em nome de uma ideologia de ódio e supremacia racial.

O Holocausto se destaca não apenas pelo número impressionante de vítimas, mas também pela sua brutalidade sem precedentes. Lengyel nos faz testemunhar a total desumanização das vítimas, que foram reduzidas a meros números em um sistema que não conhecia limites morais. Judeus, ciganos, homossexuais, pessoas com deficiência e outras minorias foram alvos do ódio nazista, em uma tentativa insana de criar uma sociedade homogênea e purificada.

A engrenagem perversa de identificação, perseguição, deportação, confinamento e extermínio, que não poupava nem mesmo as crianças, reflete a profundidade da desumanização e crueldade do regime nazista.

Ao longo do livro, somos confrontados com a eficiência terrível da máquina de extermínio nazista, que não apenas ceifou vidas em números insondáveis, mas também buscava aniquilar culturas, identidades e memórias de grupos inteiros.

Além da escala industrial e do planejamento meticuloso, o Holocausto foi singular pela total desumanização de suas vítimas e pela ausência de limites morais na perseguição e extermínio. A propaganda intensiva e o totalitarismo do regime nazista também desempenharam um papel crucial na disseminação do ódio e na justificação das atrocidades cometidas.

Ao ler "Os Fornos de Hitler", somos confrontados não apenas com as atrocidades do Holocausto, mas também com a necessidade urgente de compreender sua singularidade e suas lições para a humanidade. A escala, brutalidade e desumanização o tornam uma tragédia sem paralelos na história.

Este livro é um testemunho da resiliência do espírito humano em face da adversidade mais extrema e uma homenagem às vítimas que perderam suas vidas para o ódio e a ignorância. Uma leitura essencial para todos que buscam compreender a profundidade da depravação humana.

"Éramos 6 mil mulheres marchando naquela estrada coberta pela neve. A cada dezenas de metros, víamos cadáveres com os crânios rachados.
Outros grupos de prisioneiras haviam nos precedido. Concluímos que os guardas da SS haviam se tornado mais brutais do que nunca. Não procuramos saber os motivos: estávamos habituadas a ver assassinatos sem razão perpetrados por esses homens que decairam como bestas-feras.
Vi que estavamos de fato marchando para a morte.
Não quero acreditar que depois desse relato alguém ainda possa duvidar do que aconteceu.
O maior presente que a vida pode nos dar - a liberdade!."
Pri.Kerche 16/03/2024minha estante
Ótima resenha!

Alan kleber 16/03/2024minha estante
Obrigado!

Gessyka.Loyola 28/06/2023

CRUEL
Um relato extremamente chocante sobre o que foi essa época atroz da história mundial.
Eu não tenho palavras para descrever o meu sentimento de horror lendo esse relato, mas é necessário ler e nunca nos esquecermos do que o ser humano é capaz, para jamais deixarmos que coisas como essas aconteçam outra vez.
"Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro."
Gessyka.Loyola 29/06/2023minha estante
Concordo plenamente!!

Sra. Star Wars 29/06/2023minha estante
*corrigindo os erros ????: Assim como acho errado censurarem filmes antigos por conta de certas práticas da época que hoje não são bem vistas. É importante que não exista censura e nem que parem de escrever livros sobre esses temas cruéis no qual o ser humano já foi capaz de fazer ou viveu na época. Tragédias como a segunda guerra mundial devem ser sempre lembrados para que não aconteça de novo!

Letícia Rodrigues 20/05/2021

" se existe um Deus ele terá que implorar pelo meu perdão"
É um livro que dói. Não dá para ler direto, é um livro relativamente curto mas demorei 1 semana pra terminar pq gente... Que livro!
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Letícia! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Letícia Rodrigues 22/05/2021minha estante
Opa, já vou mandar!

@_viajante_literaria 17/01/2021

Leitura surpreendente!
Relato surpreendente de uma sobrevivente de Auschwitz. Quanta maldade e perversidade humana.
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Mandy! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 e teremos duas convidadas especiais. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!