Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Claudia 21/08/2020

Leitura difícil, mas necessária. Poderia ter lido de uma vez só, mas não consegui, me sentia sobrecarregada com a leitura. É injusto, revoltante, e acima de tudo, cruel! Aqui vimos do que o ser humano é capaz se tiver um ideal para seguir, e mais importante ainda: como o conhecimento é necessário para que isso nunca mais se repita.
Licia.Santana 17/09/2020minha estante
Pra ler tem de pagar?

dayvin 15/07/2021minha estante
nossa eu chorei tanto com esse livro

Cymello 04/09/2021minha estante
Pesado mesmo. Como a humanidade permitiu uma atrocidade dessas. Que tristeza

Manoela 03/01/2022minha estante
Muito triste e perturbador, mas ao mesmo tempo muito importante ler relatos como esse. Uma coisa que gostei nesse relato foi o fato dela explicar a organização no campo e alguns termos, por exemplo, a existência dos Kapos.

Maria 27/12/2022minha estante
leitura pesada, mas bem escrita, livro extremamente detalhado, trata de assuntos sensíveis e necessários

Aline MSS 11/02/2022

Difícil, bem detalhado e NECESSÁRIO!
Livro q parece curto, mas q é bem difícil de ser lido por conta dos relatos detalhados da autora. Consegui terminar de ler esse livro na semana em q o tema ficou em evidência nas redes sociais, e isso aumentou ainda mais meu desespero.

As atrocidades relatadas foram mto dolorosas e msm sendo acostumada com a temática, por vezes parei a leitura por não aguentar mais.
Já li vários livros sobre 2GM e os detalhes aqui me assombrarão pelo resto da vida. Mto triste! ???

Janaina Edwiges 07/10/2022

"Vivíamos para resistir e resistíamos para viver"
Os fornos de Hitler é um relato forte e comovente dos horrores cometidos em Auschwitz-Birkenau. A crueldade dos nazistas buscou a todo instante promover a degradação física, humana e mental dos prisioneiros, mas mesmo diante de tantas atrocidades e sofrimento, um pouco de esperança renasceu no coração de Olga Lengyel, impulsionando a luta pela sobrevivência.

Denise.Salla 12/08/2023

Os fornos de Hitler traz muitos detalhes crueis. É muito triste ler sobre as atrocidades cometidas nos campos de concentração e difícil imaginar como muitos conseguiram sobreviver.
E por que ler sobre essa inimaginável parte da história da humanidade (ou neste caso, a total falta dela)? O que pode ajudar? Pois, como a própria Olga disse: "Sei que, se as pessoas, em toda parte, resolverem que, daqui para a frente, a justiça deve ser indivisível, e que nenhum outro Hitler ascenderá ao poder novamente, isso ajudará."

Jéssica | @jehbreda 05/08/2020

Real e duro
Este é mais um bom livro sobre a Segunda Guerra e sobre como viveram (e morreram!) tantas pessoas ditas como minorias de raça inferior.

Apesar de não ser judia, a autora mostra a realidade de como outros povos eram tratados no campo. É interessante o fato de ver como algumas histórias se entrelaçam (A bibliotecária de Auschwitz, Isto é um homem, são dois livros cujas histórias percebi citadas aqui) por pontos de vistas diferentes.

A escrita, apesar de um pouco fora de ordem cronológica, mas organizada em temas, faz a leitura ser simples e rápida.
Ana 05/08/2020minha estante
Eu fiquei muito triste após terminar este livro. Achei a dor, o sofrimento e a angústia tão reais que eu fiquei perdida. Até hoje me pego refletindo sobre essa leitura.

Danilo 19/04/2021

Olga Lengyel escreve um relato impressionante do período em que passou no campo de concentração nazista Birkenau-Auschwitz.
Uma excelente leitura, o melhor que já li em relação a campos de concentração nazistas, um livro para quem deseja conhecer ou se aprofundar no assunto. Não é uma leitura leve.
Recomendo muito.
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Danilo! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

@tigloko 02/05/2020

“Vivíamos para resistir e resistíamos para viver”
O relato é contado em primeira pessoa de uma forma não-linear com memorias dos anos em que ela passou presa. Tudo nos mínimos detalhes, de forma sincera e vivida. Como ela era enfermeira em Birkenau (ou Auschwitz II), teve acesso a mais situações do que os demais. Conhecemos o alto escalão da SS pelos seus olhos, pelas experiências que ela teve com eles. Todo um sistema de hierarquia entre as prisioneiras. E claro, como funcionavam os temidos fornos de cremação.

Não consigo nem colocar uma pequena parcela de tudo de horrível que é descrito no livro por ela. Quando chega na parte das experiências cientificas (que de cientificas não tinham nada), você só espera pela parte pior seguinte. Eles levavam as pessoas ao limite da exaustão física e psicológica, humilhando e torturando sempre.

“Quem nunca se viu privado dessas pequenas liberdades não é capaz de imaginar quão preciosas são”

Acho que o refresco nesse livro é saber que ela fazia parte de uma Resistencia interna dentro dos campos, auxiliando no que ela podia.

É um livro pesado, mas necessário para nunca esquecer.
Jesca 26/05/2020minha estante
Essa frase do título foi a que mais chamou minha atenção. Achei linda!

@tigloko 26/05/2020minha estante
Verdade :) Quando pensei em colocar uma frase no título, tinha que ser essa, representa muito o livro todo

Elizabeth 04/05/2023

Resistência
Um livro que todos devem ler, saber o que foi a segunda Guerra não foi brincadeira e que todos os países foram culpados, deixaram essa monstruosidade acontecer.
Neste relato vemos o que o ser que diz ser humano fazer a outro ser humano.

DEA 25/09/2021

Escrito por Olga Lengyel, uma sobrevivente do Holocausto, logo após o fim da guerra e publicado originalmente na França, em 1946, é considerado um dos primeiros testemunhos da barbárie do nazismo.
O livro possui muitos detalhes difíceis de digerir, infelizmente sempre que leio sobre os campos de concentração, sempre me deparo com novos detalhes absurdos e insanos que fazem me questionar: como conseguiram ter tanta frieza e monstruosidade? por quê?
Fico estupefata com tanta crueldade e insanidade!

Bom, por quê ler o livro? Vou citar dois trechos da própria autora:
?As pessoas devem se unir em momentos de perigo. Colocar em risco um grupo significa colocar em risco todos nós. Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro.?
"Sei que, se as pessoas, em toda a parte, resolverem que, daqui para a frente, a justiça deve ser indivisível, e que nenhum outro Hitler ascenderá ao poder novamente, isso ajudará."

paularoehrs 09/04/2021

Triste
Tamanha é a revolta ao ler este livro rico em detalhes das atrocidades que aconteceram nos hoje famosos campos de concentração.

Quem é "fã" do assunto, certamente vai adorar esse livro pela quantidade de relatos em poucas páginas.

Porém, pra mim, foi apenas um livro bom. Não senti aquela vontade de consumir todas as páginas do livro até o final o quanto antes, talvez em razão do assunto pesado que o livro aborda.

Não há dúvidas de que o livro é mais do que necessário. Mas apenas bom no meu ponto de vista.
roosmarina 15/04/2021minha estante
Poxa ?

Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Paula! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Ana Cristina 27/03/2023

Vivíamos para resistir e resistíamos para viver.
"Olhando para trás, também quero esquecer. Também anseio pelo sol, a paz e a felicidade. Mas quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que isso volte a acontecer. Mesmo enquanto escrevo minhas últimas palavras, rostos surgem à minha frente e, em silêncio, pedem que eu conte as histórias deles também. Posso resistir aos homens e às mulheres, mas há os fantasmas dos bebês... os pequenos bonecos de neve.
Eu tinha, então, duas razões para viver: primeiro, trabalhar com o movimento de Resistência e me manter em pé o máximo que podia; segundo, sonhar e rezar pelo dia em que seria libertada para contar ao mundo: ?Foi isto o que vi com meus próprios olhos. Não devemos permitir que isso jamais aconteça outra vez!"

Uma das leituras mais difícil, tudo que sabia ou achava que sabia sobre o Holocausto não chega nem perto o horror... Por vários momentos precisei fechar o livro para digerir, pensar em tudo que aquelas pessoas passaram às atrocidades cometidas e ainda hoje ter pessoas que defendem ou não acreditam no que aconteceu...
Muitas informações que nem fazia ideia que tinham acontecidos, pessoas que sabiam e contribuíam e não estão nos livros de história.
Tudo tão doentio, me recuso a acreditar que ainda hoje temos defensores, julgamos ser a raça "humana" onde está a humanidade?
?Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo?
Não podemos esquecer e principalmente não podemos deixar outro Hitler acender.

Ricarda Caiafa 28/05/2021

Chocante
Primeiro livro que leio sobre alguém que viveu sobre as torturas de um campo em Auschwitz-Birkenau. O livro me mostrou facetas cruéis e horríveis do ser humano. O nazismo com certeza foi um dos piores (se não foi o pior) momento da humanidade. Quantas vidas ceifadas, quantas famílias destruídas, quanta tortura. Mas ler esse livro com certeza foi muito necessário e importante para meu crescimento!
Rosiene5 29/05/2021minha estante
Eu fiquei bem tocada com Depois de Auschwitz de Eva Schloos, que veio a ser enteada de Otto Frank, pai de Anne Frank; os detalhes da história são chocantes e difíceis de acreditar que uma nação foi capaz daquilo

Stefania Matinha 04/02/2022minha estante
Eu fiquei bastante horrorizada com "Última Parada: Auschwitz - meu diário de sobrevivência". Os relatos das barbáries que faziam com crianças, me fizeram chorar ao perceber, que os alemães conseguiram produzir o inimaginável.
O tatuador de Auschwitz também é bem chocante. Revoltante.
Mas este livro é diferente! O desespero e a culpa de saber como a vida de sua família foi tirada, a maneira como os alemães enganavam as pessoas para conseguir aprisioná-las, encontrar suas famílias e até mesmo matá-las era muito sórdida.

Gabi 18/03/2021

Foi uma leitura difícil devido aos acontecimentos que é retratado e o fato de ser uma história real, faz ser mais pesado ainda! Todo mundo deveria ler para ter uma pequena ideia do sofrimento.
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Gabi! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Milena 18/03/2021

Uma leitura necessária.
A senhora Lengyel me inspira a ser uma pessoa melhor na Terra. Entendo e aceito o dever nunca mais permitir que desgraça volte a acontecer. Acredito que essa deve ser uma leitura obrigatório para todos...
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Milena! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Gessyka.Loyola 28/06/2023

CRUEL
Um relato extremamente chocante sobre o que foi essa época atroz da história mundial.
Eu não tenho palavras para descrever o meu sentimento de horror lendo esse relato, mas é necessário ler e nunca nos esquecermos do que o ser humano é capaz, para jamais deixarmos que coisas como essas aconteçam outra vez.
"Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro."
Gessyka.Loyola 29/06/2023minha estante
Concordo plenamente!!

Sra. Star Wars 29/06/2023minha estante
*corrigindo os erros ????: Assim como acho errado censurarem filmes antigos por conta de certas práticas da época que hoje não são bem vistas. É importante que não exista censura e nem que parem de escrever livros sobre esses temas cruéis no qual o ser humano já foi capaz de fazer ou viveu na época. Tragédias como a segunda guerra mundial devem ser sempre lembrados para que não aconteça de novo!