Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Larissa.Avila 19/09/2022

absurdo
Um relato completamente cru sobre os horrores cometidos nessa época tão infeliz da história da humanidade. Um tapa pra quem nega e pra quem ainda hoje apoia absurdos como o governo fascista e o nazismo.

Um povo que não conhece sua história tende a repeti-la.

Necessário.

¡yasmine! 22/10/2021

Terrivelmente doloroso
"Se, mesmo na selva de Birkenau, nem todos eram necessariamente desumanos para com seus semelhantes, então existia esperança. É essa esperança que me mantém viva".

Que relato triste, doído, torturante e extremamente necessário. Penso que deveria ser uma leitura obrigatória para todos, por mais que seja difícil, para percebermos os horrores que aconteceram nos campos nazistas durante a SGM. E para, como a própria Olga diz, isso jamais se repita.

Chorei o livro todo, demorei quase um mês para terminar (embora seja um livro curto) por ser um relato cru do pior da humanidade. Despedaçou meu coração, muito bom, recomendo.

Ray 15/09/2021

Indico a todos os leitores, mesmo que não goste do assunto da segunda guerra, acho que é uma leitura essencial.
Afirmo que é um livro muito pesado, ele já começa sem muita enrolação, a Olga relata tudo com mínimos detalhes, na primeira página você já sente a dor dela e dos outros prisioneiros de Auschwitz!
É aquele livro que precisei parar e respirar antes de retornar a leitura pq ele é realmente emocionante.

Lari 09/08/2020

Necessário
Recomendo a todos que consigam ler sobre o Holocausto, porque termos que ter a noção de que não foi há tanto tempo assim

Bru.knutz 26/07/2020

Não sou a mesma, depois de ler esse livro.
Simplesmente não tenho palavras suficientes pra expressar todo o horror que li em cada linha desse livro. Não há em todo livro um minuto de pausa na dor, sofrimento e na perversidade dos nazistas.

A parte de todo esse horror, eu fico completamente admirada com a força da Olga, em sobreviver a tudo isso e mais ainda em reviver, colocando em palavras para que mundo pudesse saber.

"Se, mesmo na selva de Birkenau, nem todos eram necessariamente desumanos para com seus semelhantes, então existia esperança."

Wilza.Alves 15/01/2022

É até difícil falar sobre esse livro. Os fatos são assustadores, mas como a própria Olga diz, ler e compartilhar essas histórias se faz necessário, para que coisas assim jamais tornem a se repetir. Os relatos são fortes e mexem bastante com o leitor... Por mais assustador que um livro de ficção possa ser, jamais chegará perto dos horrores reais. Recomendo, embora não seja uma leitura fácil é importante que seja feita.

Fabricio268 10/07/2023

Mais do que um livro, um documento histórico.
De longe o livro mais difícil que já li. Triste, deprimente, brutal. Mas, infelizmente, extremamente necessário para que possamos conhecer de perto um dos episódios mais vergonhosos da história da humanidade.

Amanda 12/05/2020

Ler para jamais esquecer
Esse livro é um relato sincero de uma sobrevivente de Auschwitz-Birkenau. Nele, Olga conta em detalhes sobre sua experiência e todas as provações que passou durante os anos em que esteve no campo de extermínio. Pesado, chocante, triste e feito para jamais esquecermos ou deixarmos que isso se repita. É uma leitura extremamente necessária.

Eu espero que a gente nunca chegue ao ponto de sentir o ódio que os nazistas sentiram por pessoas apenas por elas serem quem são. É desesperador pensar que já existiu tanto ódio assim, e que ainda existe em alguns lugares.

"As pessoas devem se unir em momentos de perigo. Colocar em risco um grupo significa colocar em risco todos nós", afirmou ela. "Memorias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro." - Olga Lengyel

Adri Crivelaro 05/10/2021

Quanto mais eu leio sobre o nazismo, mais me surpreendo com a quantidade de horrores que aconteceu. A autora conta sua história no campo de concentração desde sua chegada, com o marido, os dois filhos e os pais, até dia saída. Somente ela sobreviveu. É um livro impressionante.

Gabybadgirl 04/03/2021

Livro Necessário!
Não sou muito de ler auto biografias, porém,esse livro é extremamente necessário que seja lido.
A história da Olga é triste,dramática e desesperadora,ela acompanhou de perto situações das quais eu dou graças a Deus de nunca ter visto de perto!
Nazismo,regime autoritário e completamente desumano,onde pessoas que se achavam superiores (narcisistas)detinham o poder sobre o outro indivíduo simplesmente por se achar acima do bem e do mal!
Seres humanos sendo tratados com indiferença, crueldade sem ter chance de defesa sendo queimadas vivas ou mandadas para câmera de gás apenas por não pertencer a "raça ariana"
A Olga presenciou e sentiu na pele o sofrimento de muitas pessoas, inclusive do seus pais,filhos e o marido.
Ver uma mulher fazendo papel de carrasco,chicoteando até sangrar outro ser humano,me faz acreditar que a maldade não tem gênero,não é exclusivo ao homem ou a mulher e sim da natureza humana,acredito sim que tem pessoas que nascem sem a alma!
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Gaby! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 e teremos duas convidadas especiais. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Alessandra.Adams 05/04/2022

Que livro difícil e necessário! Difícil ler tantas atrocidades reunidas em um só livro, mas, de todo modo, todos devem ler para conhecer uma pequena parcela do que foi a segunda guerra mundial.

@Estantedelivrosdamylla 08/09/2020

Chocante
Terminei de ler esse livro há alguns minutos e não posso deixar de fazer uma resenha sobre ele. Como vocês já sabe, se trata da história de uma sobrevivente do holocausto, em que ela relata todas as atrocidades acontecidas naquele cenário horrível de um campo de concentração.

Apesar de um livro curto, e de ter lido em 3 dias, tive a impressão que durou mais que isso. Não por achar a história chata, mas por achá-la pesada e difícil de digerir diante de tantos relatos da crueldade humana.

O que mais me surpreendeu foi ver que dentre os próprios prisioneiros, haviam aqueles que se aproveitavam dos mais fracos. Aquela frase "o sonho do oprimido é ser opressor" fez todo sentido. As pessoas eram submetidas a situações horríveis e degradantes e elas faziam o mesmo com o próximo. Os alemães despertavam o pior da humanidade.

Quanto as crueldades dos nazistas, me surpreendeu a engenhosidade deles na prática do mal, da tortura, da frieza e do desejo de ver o outro morrer. Que ideologia odiosa, assassina e monstruosa.

Por fim, um livro com uma escrita acessível e uma história sobre a maldade humana. Ainda me pergunto "Como pode hoje em dia existirem pessoas que compactuam com essa ideologia assassina?".

Carol.Olsen 22/05/2022

Real e cruel
Apesar de já ter lido muito sobre essa temática, esse relato me impactou muito. A forma crua como a autora escreveu sobre toda a experiência vivida por ela e outras milhões de pessoas é impressionante.
Apesar do assunto pesado, recomendo a leitura a todos, para que assim como a autora evidencia, o passado nunca mais se repita.

Sol 30/09/2020

Relato de uma sobrevivente
Fico imaginando que é necessária muita coragem para alguém que viveu o horror da segunda guerra, relatar isso em um livro. Deve ser como reviver esse horror. A leitura para mim que não vivi isso foi, em alguns momentos, difícil, pois imaginar as cenas relatadas é chocante.