Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Arii 23/10/2021

Dói muito, mas é necessário
Só por ser um livro de uma sobrevivente de campo de concentração nazista eu já recomendo muito. Não é uma leitura fácil, ela dói por ser muito real, por ser parte da história de muitos.

A coragem da Olga e as reflexões que o livro trazem são muito boas. Os relatos de tudo que ela passou doi, não é fácil. Mas esse livro é muito necessário, a gente precisa saber o que aconteceu na história do mundo, todos os erros, para não repeti-los.

Amoriim 12/05/2021

Forte
"Uma mulher tatuada sentiu que sua vida havia terminado e que ela não passava de um número."

Baseada em fatos reias, Fornos de Hitler é uma história escrita por Olga Lengyel, uma sobrevivente de Auschwitz.

O livro retrata os absurdos cometidos nos campos de concentração que a autora observou e presenciou.

Apesar de ser um livro curto, demorei para terminar por conta de vários detalhes e por se tratar de um assunto que não conseguia ler de uma vez só.

Recomendo a leitura para quem tem estômago e queira conhecer mais sobre
o assunto tratado.
Ani 12/05/2021minha estante
muito boa a resenha

Amoriim 12/05/2021minha estante
obrigado ?

Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Amorim! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

DaianySa 19/07/2020

Um livro agonizante, assustador e que nos faz questionar até onde o ser humano é capaz de ir para demonstrar poder.
Os relatos doem, nos deixam com o coração na mão, é horrível imaginar que milhões de pessoas realmente passaram por tudo que é retratado (bem detalhadamente, inclusive) e não é só uma história de ficção.
Toda a minha admiração pela Olga Lengyel, que passou por tanta coisa terrível com força e coragem, se agarrando aos seus princípios e sempre cuidando do próximo e, além disso, por mostrar ao mundo tudo o que se passava naqueles campos.

Alan kleber 15/03/2024

"Haviamos sido vítimas do desejo de destruição de outras pessoas!"

Olga Lengyel foi uma sobrevivente do Holocausto e autora do livro "Os Fornos de Hitler". Nascida em 1908 na Hungria, Lengyel era uma médica que vivia em Cluj (então parte da Hungria, agora na Romênia) quando os nazistas invadiram o país. Ela e sua família foram deportadas para Auschwitz em 1944, onde seu marido, seus pais e seus dois filhos foram assassinados. Olga Lengyel sobreviveu aos horrores dos campos de concentração nazistas, testemunhando as atrocidades cometidas contra milhões de pessoas durante o Holocausto.

Desde as primeiras páginas, somos levados a um mergulho nos abismos da desumanidade perpetrada pelo regime nazista. Lengyel descreve com vívidos detalhes a implacável máquina de morte nazista, que transformou a perseguição e o extermínio em uma indústria eficiente e metódica. Dos campos de concentração como Auschwitz aos centros de extermínio como Birkenau, cada etapa do processo era parte de uma engrenagem perversa que ceifou milhões de vidas em nome de uma ideologia de ódio e supremacia racial.

O Holocausto se destaca não apenas pelo número impressionante de vítimas, mas também pela sua brutalidade sem precedentes. Lengyel nos faz testemunhar a total desumanização das vítimas, que foram reduzidas a meros números em um sistema que não conhecia limites morais. Judeus, ciganos, homossexuais, pessoas com deficiência e outras minorias foram alvos do ódio nazista, em uma tentativa insana de criar uma sociedade homogênea e purificada.

A engrenagem perversa de identificação, perseguição, deportação, confinamento e extermínio, que não poupava nem mesmo as crianças, reflete a profundidade da desumanização e crueldade do regime nazista.

Ao longo do livro, somos confrontados com a eficiência terrível da máquina de extermínio nazista, que não apenas ceifou vidas em números insondáveis, mas também buscava aniquilar culturas, identidades e memórias de grupos inteiros.

Além da escala industrial e do planejamento meticuloso, o Holocausto foi singular pela total desumanização de suas vítimas e pela ausência de limites morais na perseguição e extermínio. A propaganda intensiva e o totalitarismo do regime nazista também desempenharam um papel crucial na disseminação do ódio e na justificação das atrocidades cometidas.

Ao ler "Os Fornos de Hitler", somos confrontados não apenas com as atrocidades do Holocausto, mas também com a necessidade urgente de compreender sua singularidade e suas lições para a humanidade. A escala, brutalidade e desumanização o tornam uma tragédia sem paralelos na história.

Este livro é um testemunho da resiliência do espírito humano em face da adversidade mais extrema e uma homenagem às vítimas que perderam suas vidas para o ódio e a ignorância. Uma leitura essencial para todos que buscam compreender a profundidade da depravação humana.

"Éramos 6 mil mulheres marchando naquela estrada coberta pela neve. A cada dezenas de metros, víamos cadáveres com os crânios rachados.
Outros grupos de prisioneiras haviam nos precedido. Concluímos que os guardas da SS haviam se tornado mais brutais do que nunca. Não procuramos saber os motivos: estávamos habituadas a ver assassinatos sem razão perpetrados por esses homens que decairam como bestas-feras.
Vi que estavamos de fato marchando para a morte.
Não quero acreditar que depois desse relato alguém ainda possa duvidar do que aconteceu.
O maior presente que a vida pode nos dar - a liberdade!."
Pri.Kerche 16/03/2024minha estante
Ótima resenha!

Alan kleber 16/03/2024minha estante
Obrigado!

Gustavo Pio 29/01/2021

Estarrecedor
É difícil de falar sobre este livro e também de classificá-lo. O que eu poderia dizer sobre o que li? É absurdo, grotesco, cruel, surreal, chocante, estarrecedor, enfim, toda uma série de adjetivos superlativos que ainda assim não são capazes de dar conta dos sentimentos que essa leitura causa.

Posso falar da escrita, que é fluida e feita por meio de tópicos breves que facilitam a leitura. Porém, devido ao conteúdo extremamente chocante e pesado, uma leitura rápida, pelo menos para mim, não foi possível. Em vários momentos tive que parar para respirar e arejar a cabeça. Também intercalei com outros livros para que não se tornasse insuportável mergulhar neste mundo de horrores a que foram submetidos os prisioneiros de Auschwitz.

É um livro que mostra a pior face do ser humano de forma crua e explícita. É uma leitura que é doída, porém, creio que necessária. Afinal, é preciso que saibamos quão baixo a humanidade pode descer e o quão perigoso pode ser se algo do tipo voltar a acontecer. Precisamos aprender com os erros do passado para não repetí-los no presente e no futuro.
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Gustavo! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 e teremos duas convidadas especiais. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Fábio 06/05/2020

Um relato em detalhes de quem viveu o terror na Terra... O mais triste é saber que existem pessoas que acreditam que nada disso aconteceu...
Hely 06/05/2020minha estante
O pior é saber que existem pessoas que concordam com tudo isso que aconteceu...

Iasmin 14/12/2021

Um livro necessário
Li esse livro por recomendação e não me arrependo de nada. É um livro que mostra mais da história que a gente conhece do nazismo. Achei que sabia muito sobre o assunto mas aqui mostra coisas que nunca tinha ouvido falar e me trouxe de novo o entendimento de como foi cruel e desumano. Nunca se deve esquecer o que aconteceu.

rebecxg 03/02/2022

brutalmente real
cada página desse livro era como um soco no meu estômago, os depoimentos da autora são brutalmente reais, conta uma realidade da qual devemos pedir a Deus diariamente que não aconteça novamente.
Márcia 03/02/2022minha estante
??????

Camilla Cardoso 13/03/2020

Surreal e minucioso
Tantos anos se passam e ainda é surpreendente ler um depoimento tão minucioso sobre os horrores nos campos de concentração. Sem dúvida uma das leituras mais realistas e impressionistas sobre o Nazismo. A visão da obra é totalmente ativa, se trata de um relato de uma sobrevivente, com memórias frescas sobre o ocorrido. Recomendo muito.

isadoramerisio 29/09/2021

?A própria morte só poderia vir como uma libertação.?
Leitura difícil, mas necessária. Levei um mês para concluir esse livro, porque me sentia sobrecarregada com a leitura. Foi escrito nos mínimos detalhes, por uma mulher, que sobreviveu aos campos de concentração nazista. É inacreditável, injusto, revoltante e acima de tudo, cruel o que foi vivido. Se vê do que o ser humano é capaz se tiver um ideal para seguir, mas é importante manter sempre viva essa história, para que nunca mais se repita.

?Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro.?

ANDER CELES 22/05/2022

De dar nó na garganta e fazer virar o rosto muitas vezes...
Que livro incrível. Eu pensei que seria mais um livro sobre o nazismo e o holocausto judeu, entre tantos outros. Mas não. É um livro histórico autobiográfico. Eu acho que é mais histórico, porque a vida da nossa narradora, a Olga, não é o foco. Graças a Deus. Isso permite à gente ver muitos detalhes.

E a forma como ela conta sobre as coisas...parece alguém conversando pessoalmente com você. A linguagem usada se faz muito compreensível. É muito fácil acompanhar a leitura e visualizar as imagens. Isso é de embrulhar o estômago, muitas vezes.

Aqui tem detalhes de coisas que eu sinceramente não sabia. Detalhes da forma como os fornos eram usados, conversas que ela tinha com todo tipo de gente mesmo, de crianças a idosos, médicos que tentavam "ajudar" os prisioneiros.

Nossa, muita coisa mesmo! Uma visão completamente interessante sobre. Taí, quando a gente pensa que já aprendeu tudo sobre esse período sombrio, sempre tem algo pra surpreender.

iammoremylrds 10/09/2020

uma leitura difícil mas extremamente necessária!!

Mara.Mares 04/05/2021

Os fornos de Hitler
Todos conhecem crianças desalmadas que se divertem arrancando pernas e asas de insetos. Porém, aqui havia uma diferença: os insetos eram seres humanos.
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Mara! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Ray 15/09/2021

Indico a todos os leitores, mesmo que não goste do assunto da segunda guerra, acho que é uma leitura essencial.
Afirmo que é um livro muito pesado, ele já começa sem muita enrolação, a Olga relata tudo com mínimos detalhes, na primeira página você já sente a dor dela e dos outros prisioneiros de Auschwitz!
É aquele livro que precisei parar e respirar antes de retornar a leitura pq ele é realmente emocionante.

¡yasmine! 22/10/2021

Terrivelmente doloroso
"Se, mesmo na selva de Birkenau, nem todos eram necessariamente desumanos para com seus semelhantes, então existia esperança. É essa esperança que me mantém viva".

Que relato triste, doído, torturante e extremamente necessário. Penso que deveria ser uma leitura obrigatória para todos, por mais que seja difícil, para percebermos os horrores que aconteceram nos campos nazistas durante a SGM. E para, como a própria Olga diz, isso jamais se repita.

Chorei o livro todo, demorei quase um mês para terminar (embora seja um livro curto) por ser um relato cru do pior da humanidade. Despedaçou meu coração, muito bom, recomendo.