Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Flores Raras 21/04/2024

Triste.....
O que dizer de uma história veridica e terrível? Alguns trechos eu me peguei falando em voz alta, Meu Deus.....que horror...
Do que mais o ser humano é capaz?

DéboraMP 16/04/2024

Os fornos de Hitler
Recebi esta indicação de leitura há mais de um ano, mas fui adiando, pois sabia que era uma leitura pesada.

Nesse livro, Olga Lengyel conta como sua família foi parar nos campos de extermínio na segunda guerra mundial.

Ela relata com uma riqueza de detalhes todo o trajeto até a liberdade, focando bastante nas câmaras de envenenamento e cremação. É algo tão detalhado que, muitas vezes, precisei parar a leitura, pois estava visualizando a cena e é algo muito brutal.

Quem acompanha minhas leituras sabe que estou acostumada a ler coisas bem pesadas e levo numa boa. Mas, quando se trata de fatos reais, a coisa muda. Me senti muito mal e até enjoada.

Fica muito claro a forma como Olga e outros tantos foram enganados; é visível o quanto a Olga e demais prisioneiros vão definhando, suas emoções subindo e descendo a montanha russa, o medo e a morte sempre rondando.

Olga viveu e viu muitas coisas nos campos de extermínio e conheceu de perto muitos "personagens" chave do reich, como por exemplo: Mengele, Irma Grese e Joseph Kramer e viu tanta coisa absurda, que nem sei se eu conseguiria conviver com tudo isso se eu fosse ela.

Esta leitura não é fácil e rápida, ela é rica em detalhes, contém muita violência e crueldade e, muitas vezes, achei que era um roteiro de filme - principalmente nos capítulos finais. É surreal.

Não sou muito de ler relatos de guerra e talvez por isso eu tenha sido tão impactada, mas não recomendo a leitura para pessoas que são sensíveis a violência e que se comovem com filmes sobre a segunda guerra, pois esse livro conta muito mais do que eu vi em filmes/ documentários sobre o assunto, de forma mais impactante.

Andreia508 02/04/2024

Um relato triste de como foram os campos de concentração de Auschwitz e Birkenau.
Olga Lengyel sobrevivente , testemunhou toda essa barbárie.
É uma leitura difícil, mas importante.

Donizeti 18/03/2024

Muito mais do que um mero relato
Não tenho muito o que dizer sobre esse livro. Uma leitura bem crua e direta sobre o Holocausto, é muito mais que um mero relato de um acontecimento é um grito de indignação ou até mesmo um aviso para nunca mais deixarmos algo dessa magnitude se repetir.

Alan kleber 15/03/2024

"Haviamos sido vítimas do desejo de destruição de outras pessoas!"

Olga Lengyel foi uma sobrevivente do Holocausto e autora do livro "Os Fornos de Hitler". Nascida em 1908 na Hungria, Lengyel era uma médica que vivia em Cluj (então parte da Hungria, agora na Romênia) quando os nazistas invadiram o país. Ela e sua família foram deportadas para Auschwitz em 1944, onde seu marido, seus pais e seus dois filhos foram assassinados. Olga Lengyel sobreviveu aos horrores dos campos de concentração nazistas, testemunhando as atrocidades cometidas contra milhões de pessoas durante o Holocausto.

Desde as primeiras páginas, somos levados a um mergulho nos abismos da desumanidade perpetrada pelo regime nazista. Lengyel descreve com vívidos detalhes a implacável máquina de morte nazista, que transformou a perseguição e o extermínio em uma indústria eficiente e metódica. Dos campos de concentração como Auschwitz aos centros de extermínio como Birkenau, cada etapa do processo era parte de uma engrenagem perversa que ceifou milhões de vidas em nome de uma ideologia de ódio e supremacia racial.

O Holocausto se destaca não apenas pelo número impressionante de vítimas, mas também pela sua brutalidade sem precedentes. Lengyel nos faz testemunhar a total desumanização das vítimas, que foram reduzidas a meros números em um sistema que não conhecia limites morais. Judeus, ciganos, homossexuais, pessoas com deficiência e outras minorias foram alvos do ódio nazista, em uma tentativa insana de criar uma sociedade homogênea e purificada.

A engrenagem perversa de identificação, perseguição, deportação, confinamento e extermínio, que não poupava nem mesmo as crianças, reflete a profundidade da desumanização e crueldade do regime nazista.

Ao longo do livro, somos confrontados com a eficiência terrível da máquina de extermínio nazista, que não apenas ceifou vidas em números insondáveis, mas também buscava aniquilar culturas, identidades e memórias de grupos inteiros.

Além da escala industrial e do planejamento meticuloso, o Holocausto foi singular pela total desumanização de suas vítimas e pela ausência de limites morais na perseguição e extermínio. A propaganda intensiva e o totalitarismo do regime nazista também desempenharam um papel crucial na disseminação do ódio e na justificação das atrocidades cometidas.

Ao ler "Os Fornos de Hitler", somos confrontados não apenas com as atrocidades do Holocausto, mas também com a necessidade urgente de compreender sua singularidade e suas lições para a humanidade. A escala, brutalidade e desumanização o tornam uma tragédia sem paralelos na história.

Este livro é um testemunho da resiliência do espírito humano em face da adversidade mais extrema e uma homenagem às vítimas que perderam suas vidas para o ódio e a ignorância. Uma leitura essencial para todos que buscam compreender a profundidade da depravação humana.

"Éramos 6 mil mulheres marchando naquela estrada coberta pela neve. A cada dezenas de metros, víamos cadáveres com os crânios rachados.
Outros grupos de prisioneiras haviam nos precedido. Concluímos que os guardas da SS haviam se tornado mais brutais do que nunca. Não procuramos saber os motivos: estávamos habituadas a ver assassinatos sem razão perpetrados por esses homens que decairam como bestas-feras.
Vi que estavamos de fato marchando para a morte.
Não quero acreditar que depois desse relato alguém ainda possa duvidar do que aconteceu.
O maior presente que a vida pode nos dar - a liberdade!."
Pri.Kerche 16/03/2024minha estante
Ótima resenha!

Alan kleber 16/03/2024minha estante
Obrigado!

mendonca-i 13/03/2024

De chorar
De longe um dos livros mais tristes que já li, apesar de fazer muito tempo, a história me marcou de tal forma que é impossível esquecer. Tudo é narrado em muitos detalhes, a leitura é muito pesada -no sentido de tristeza- e precisa ter estômago para chegar ao final. No mais, é importante e necessário.

giselle 04/03/2024

Pesadíssimo como o ser humano consegue chegar em um nível de crueldade e sadismo absurdo algumas cenas tinha que parar de ler e ficava estática pensando naquele horror

StarTiny 04/03/2024

"É inacreditável e horripilante justamente por ser verdade?.
Dos livros que já li que retratam acontecimentos históricos, esse é o mais difícil. O mais pesado. O mais impactante. É uma leitura pesada, porém necessária. A riqueza de detalhes é assustadora. Angustiante. Pensar em todos os horrores que eles passaram e saber que teve muito mais do que o descrito no livro é horrível. Não dá pra comparar e jamais devemos esquecer de tudo que aconteceu para que jamais se repita.

biacrz 28/02/2024

Um dos melhores que já li sobre o holocausto. Ela descreve muito bem como foi a vivência dentro de Auschwitz-Birkenau. Tanta maldade que chega ser inacreditável. Um livro pesado, porém, necessário para prevenir que se repita no futuro.

Milena.Bessan 25/02/2024

"Os Fornos de Hitler" mergulha nas profundezas sombrias da história, oferecendo aos leitores um relato íntimo e comovente da sobrevivência de Olga Lengyel em Auschwitz e Birkenau, dois dos campos de concentração mais notórios da Segunda Guerra Mundial.

O livro se desenrola como um diário, escrito com uma leveza aparente, mesmo que carregue consigo o peso insuportável da narrativa. Olga compartilha, de maneira franca e aberta, os detalhes horripilantes de sua experiência, proporcionando uma visão clara e simples do horror perpetrado pelos alemães durante esse período sombrio da história.

A autora não hesita em revelar os aspectos mais cruéis da vida nos campos de concentração, lançando luz sobre a brutalidade do regime nazista. Com uma sinceridade que corta até os ossos, ela oferece um testemunho chocante e documentado, proporcionando aos leitores um vislumbre do terror inimaginável que ela e tantos outros enfrentaram.

A força do livro reside na capacidade de Olga em transmitir não apenas os horrores físicos, mas também o impacto emocional profundo que essa experiência teve sobre ela e seus companheiros de sofrimento. É um relato que, apesar de ser difícil de ser absorvido, é crucial para manter viva a memória das vítimas do Holocausto e para reforçar o compromisso de nunca esquecermos as atrocidades cometidas.

"Os Fornos de Hitler" é mais do que um simples testemunho histórico; é um apelo à consciência, um alerta para as gerações futuras e um tributo às vítimas que, de alguma forma, conseguiram sobreviver a um pesadelo inimaginável. A leitura desse livro é, sem dúvida, uma experiência arrebatadora e essencial para compreender a extensão da barbárie que marcou esse capítulo sombrio da humanidade.

lunaz 13/02/2024

Assim, eu simplesmente não consigo sequer pensar no que dizer sobre esse livro e essa leitura. Que livro forte, que tapa na cara!

Ler qualquer coisa sobre o que foi o holocausto, relatos do que as pessoas passaram, me traz tantas sensações! E junto, sempre as mesmas perguntas sobre a índole do ser humano. Se ter fé na humanidade vale a pena. Você fica incrédulo. Sente raiva, tristeza, impotência, por ler tudo isso, se perguntando: por que ninguém fazia nada? Como não acreditavam no que acontecia? Nos boatos? A propria Olga não acreditava, até se ver vivendo aquilo. Mas é só observar a situação atual da Palestina em que uma nação é dizimada e ninguém faz NADA.

Enfim, qualquer pessoa queira um relato claro do que se passava dentro dos campos, leia esse livro. Se precisa fazer pausa pelo peso, faz! Mas leia, porque nada disso pode ser esquecido.

zscella 04/02/2024

Os fornos de Hitler é um depoimento de uma pessoa real que viveu os terrores da segunda guerra, é um livro real e precisa de muita disciplina para continuar lendo, pois as vezes pode ser difícil a continuidade do mesmo.

Mesmo assim dou 5 estrelas, pois é um relato, não foi feito para ser figura de excelência literária, mas sim para contar uma história real, um relato de uma vitima.

Fernanda25 02/02/2024

Os fornos de Hitler
Um livro bem difícil de ler por ser um assunto pesado, porém necessário para que as pessoas não esqueçam até onde o ódio humano pode levar e para que a história não se repita

Doty 27/01/2024

Quem nao conhece a historia esta fadado a repeti-la!
A leitura é fluida porem nao é facil ler tudo que esta ali, sempre gostei de ver coisas relacionadas a segunda guerra, mas nunca tinha lido nada tao descritivo como esse livro!
Me assusta saber que o ser humano é capaz de tantas atrocidades, esse livro é verdadeira definiçao de o homem é o lobo do homem!
Mas apesar de tudo a autora ainda nao consegue mostrar uma pequena luz no fim do tunel, leitura necessaria!

Maria19530 22/01/2024

Um livro bem difícil de ler por ser muito pesado, mas extremamente necessário para que não esqueçamos como foi a história