Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

George 08/02/2021

Melhor depoimento sobre Auschwitz
Grande livro sobre autobiografia de uma sobrevivente do holocauto contando detalhes de o que ela sofreu na segunda guerra livro muito chocante e pesado recomendo para quem está preparado para ler
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, George! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 e teremos duas convidadas especiais. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Fábio Perrucci 27/12/2020

Impactante e comovente!
Um dos livros mais impactantes, estarrecedores e comoventes sobre os campos de concentração nazista que já li. Destaque especial para o capítulo 22 - Experiências científicas, rico em detalhes.

Laura Betim 30/07/2020

Já comecei a leitura com um aperto no peito.

Este é um relato chocante de uma sobrevivente do holocausto. Olga Lengyel esteve no campo de Auschwitz/Birkenau e conta de forma detalhada os horrores que presenciou dentro daqueles muros.

Olga é levada ao campo de concentração juntamente com sua família, mas, é separada deles ao chegar. Mais tarde ela descobre o que lhes ocorreu e sente-se culpada. Ela não podia acreditar que naquele lugar, realmente aconteciam as coisas terríveis que ouvira falar.

A desumanidade prevalecia, os policiais da Gestapo não possuíam o mínimo de sensibilidade para com eles, muito pelo contrário, cometiam todo tipo de violência e crueldade e o que é pior, pareciam se divertir com isso. Fome, frio, medo e desesperança reinavam naquele lugar. Olga descreve como funcionava o extermínio em massa de judeus, ciganos e outras minorias, das câmaras de gás aos fornos crematórios, até as execuções a sangue frio. Apesar de tudo, Olga se manteve firme e não perdeu sua fé. A cada capítulo, um arrepio diferente, difícil é não se emocionar e se indignar com tudo que é relatado.

É uma leitura pesada, porém, necessária. Saber o que aconteceu nesse período é extremamente importante para que episódios como esse nunca mais voltem a se repetir.

Yasmin 05/06/2021

Gostaria de apagar da minha mente pra ler como se fosse a primeira vez
Ano passado eu estava absolutamente enlouquecida por livros dos sobreviventes de campos de concentração e apesar de por si só ser um tema pesado, ate entao eu tinha lido livros bons, fortes, mas esse é definitivamente, disparado, o livro mais pesado que já li sobre a segunda guerra, fica ao ladinho de ''Depois de Auschwitz''.

A primeira coisa que me amarrou a este livro como um arame farpado fica grudado a um pedaço de madeira é como Olga nos conta os procedimentos dos campos, como as coisas funcionavam, quem comandava o quê, os nomes mais famosos dos agentes nazistas e como foram seus encontros com tais ''personagens''. Foi o livro que mais aprofundou o dia a dia, as dificuldades, as regalias dos agentes, a guerra entre os próprios prisioneiros, a ganancia do homem etc etc. Ela mostrou de uma forma tão crua a realidade detestável daquele lugar.

Depois, eu amei ver Olga se tornando um membro da resistência e se virando, dia após dia, para sobreviver enquanto lutava contra o sistema silenciosamente. Ela é um símbolo de força, de fome, de luta, de coragem e esperança. Acompanhar sua inocência ser arrancada aos poucos foi de cortar o coração. Esse livro é incrível.

Bru 26/08/2021

Olha
A história dessa mulher me emocionou num nível que eu não conseguia comer ou beber água enquanto lia o livro. Me marcou pra sempre

Gabriela 05/03/2020

Os fornos de Hitler
Trezentos e sessenta cadáveres a cada meia hora, que era o tempo necessário para reduzir a carne humana a cinzas, perfaziam 720 por hora ou 17.280 cadáveres a cada turno de 24 horas. E os fornos, com assassina eficiência, funcionavam dia e noite.

Já aviso, para ler esse livro tem que ter muito psicológico e estômago.
Relato da autora que ficou no campo de concentração de Auschwitz, logo no início já sabemos o quanto vai ser pesada a leitura e realmente, difícil de acreditar que as pessoas acreditavam e seguiam algo tão doente.

Karli, sabia que você é muito inteligente??.
Sim, ele respondeu. Sei que sou muito inteligente, mas sei que nunca terei a chance de ser mais inteligente. Isso é trágico.

Um dos primeiros livros que li sobre a segunda guerra mundial e os campos de concentração, é um tema pesado mas que nos ensina muito e não apenas a história.

Que crime os ciganos haviam cometido? Eram uma minoria, e isso já era o suficiente para condená-los a morte.

Never again.

Aline 28/09/2022

Livro sensacional!
É uma grande imersão no mundo horripilante da segunda guerra.
O livro serve de alerta para o passado não se repetir no futuro.

lets 11/09/2020

Se você procura um livro extremamente detalhado sobre os horrores que aconteceram nos campos de concentração, este livro é sem dúvidas nenhuma o material certo para isso. Olga Lengyel trás de forma clara inúmeras atrocidades cometidas pelos nazistas para com os prisioneiros. É uma leitura extremamente difícil e absolutamente nada prepara o leitor para o que o espera nas mais de 200 páginas do livro, mesmo assim, repito o que a autora outra hora cita em seu texto: devemos saber o que aconteceu, para nunca deixar que este horror se repita. Com certeza esta é uma leitura necessária e indispensável.

Verô 13/10/2020

É um livro extremamente pesado. Ao despertar um grande interesse pela 2ª guerra, tenho lido vários livros parecidos de relatos dos campos de concentração. Este é, sem dúvidas, um dos livros mais chocantes pelo modo como a autora relata a realidade vivida. A cada relato o sentimento que fica é: "Como é que seres humanos fizeram isso? Como isso pode ter acontecido?"
Realmente inacreditável.

clarinha :)) 10/03/2022

Doloroso e emocionante
Um livro que conta uma história real, um terror real. O livro se baseia na experiência de Olga Lengyel nos campos de concentração Auschwitz-Birkenau. Um verdadeiro terror, o tipo de livro que nos faz perceber o quanto somos sortudos por coisas, que, na maioria das vezes passam despercebidos durante nossos olhos. Uma leitura pesada e triste, porém necessária, um conhecimento necessário sobre a humanidade e seu passado cheio de manchas de sangue.

Lilly 26/03/2021

Favorito
Gente sei que é estranho favoritar livros que fala sobre o horror do holocausto ainda mais quando esse relato são verídico, mais é impossível não favoritar esse livro pois sempre aprendo um pouco sobre o ser humano, e a sua capacidade de fazer atrocidades e como o ser humano pode fazer coisas impensável por conta da sua sobrevivência, o quanto podemos nos tornar mesquinhos e egoísta em situações de fome e desespero, sempre pensou que eu não seria esse tipo de pessoa será? Ainda bem nunca saberei a resposta pois só quem já passou pelo horror da guerra sabe do que o ser humano é capaz. Prepare os lenços ou os lençóis pois é impossível vc não chorar sentindo a for da nossa personagem. Fiquei conhecendo mais um personagem na qual vou pesquisar Irmã Grease acho que é assim que se escreve, se já ouvir falar dessa figura histórica não me lembro.
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Lilly! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Julia5048 17/04/2020

Não tenho como descrever esse livro. Ler sobre a segunda guerra já é triste. Ler um relato real de uma sobrevivente é devastador. Nunca vou conseguir imaginar 1% do que foi viver dessa forma, nessa época.

Tielli 21/10/2020

Relato triste e impactante
Este livro vai relatar a história de uma sobrevivente de Auschwitz.

Olga era da Hungria, casada com um renomado médico cirurgião que acabou sendo deportado da Hungria para Alemanha e ela resolveu acompanhar seu marido levando seus pais e seus dois filhos onde foram para os campos de concentração em 1944.

Olga vai relatar neste livro tudo que passou durante dois longos anos em Auschwitz bem detalhadamente.

É um relato emocionante, triste, muito comovente que mexeu muito comigo ao ler.
Fiquei impressionada com o tamanho da crueldade que o ser humano ( se é que se pode se chamar de ser humano) pode chegar, coisas que aconteceram lá que nunca poderia imaginar que pudesse ser feito.

Demorei para digerir muitos acontecimentos relatados nesse livro, em alguns momentos eu até duvidei que fosse verdade... Não isso não pode ser verdade!! Mas é tudo real!!
Eu não posso imaginar a dor que essas pessoas sentiram , não somente física mas mental.

O que posso dizer pra vocês leiam este livro.
É um livro tocante que faz parte da história e as pessoas precisam ter o conhecimento do que aconteceu para que NUNCA mais permita que isso volte a acontecer.
Sávio 21/10/2020minha estante
Excelente, Tielli! Você atiçou minha vontade de fazer essa leitura. É um tema que me atrai! Concordo contigo: uma verdade que nos impressiona pela bestialidade! Obrigado pela resenha! Vai direto pra minha lista de desejos...

Sávio 21/10/2020minha estante
Ah! Já leu A Viagem de Cilka? Não? Sensacional!

Tielli 21/10/2020minha estante
Sávio é um ótimo livro, pois ela conta com detalhes tudo que ela viveu e viu lá. Não sei se tu tem o hábito de ler no Kindle, pois este livro está disponível no Kindle unlimited.
A Viagem de Cilka está na minha lista para leitura já. Obrigada pela indicação ... ?

Sávio 22/10/2020minha estante
Tielli, estou pensando em adquirir um Kindle no final do ano. No passado eu comprei o LEV da Saraiva. Mas não me adaptei...kkkkkkkk. Verei se consigo agora com o Kindle. Na realidade pretendo ler no formato digital sem deixar o físico de lado!

Sávio 22/10/2020minha estante
Obrigado pela dica!!

Tielli 22/10/2020minha estante
Eu achei que não fosse me adaptar, mas arrisquei mesmo assim a comprar e eu estou gostando bastante do Kindle. Não abandonei o livro físico mas confesso que também não quero mais largar o Kindle ?