Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Manoela 03/01/2022

A vida no campo de concentração de forma detalhada
Olga descreve de forma muito detalhada como era sua vida antes e durante o tempo que ficou presa, como sobreviveu e o que teve que fazer para essa finalidade. Uma coisa que me chamou muito a atenção, pois não fazia ideia dos detalhes relacionados, foi o relato da organização dentro do campo, Olga explica muito bem quem eram os Kapos, quem eram os prisioneiros que ali se encontravam além dos judeus e a forma de identificação de cada um deles (pelas roupas, por exemplo).
Super indico a leitura, extremamente detalhada, fiquei sabendo de coisas que não fazia nem ideia que aconteciam ou existiam quando se trata do assunto, se não me engano li por indicação da Bel.

maria 01/02/2023

chocante porém necessário
Impressionante a riqueza de detalhes em que ela traz através de seus relatos dos intermináveis dias em que ela sobreviveu a toda essa barbárie humana.

"Quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que a desgraça volte a acontecer. Não quero acreditar que depois de ler este relato alguém ainda possa duvidar do que aconteceu."

Murillo 23/05/2021

Todos deveriam ler esse livro!
UM LIVRO NECESSÁRIO!! Este livro é uma história real de uma sobrevivente de um campo de concentração! Uma história aterrorizante, muitas vezes durante a leitura eu tive que parar para segurar o choro, mas acho que é uma leitura muito necessária, para que possamos ver os erros do passado, para que nunca mais aconteça!

Le Heinrichs 12/07/2020

Emocionante, triste, necessário
Como é difícil imaginar o que esses prisioneiros passaram e como muitos deles viram suas família, sonhos, dignidade, esperanças e até a própria humanidade serem destruídas por nazistas. Esse relato é extremamente importante para contar um pouco do que foi o terror dos campos de concentração e extermínio nazistas.

Gabs 15/07/2020

Sobre aquilo que não devemos repetir
"Não sou capaz de me absolver da acusação de que fui, em parte, responsável pela morte dos meus pais e dos meus filhinhos. O mundo compreende que eu não poderia ter adivinhado, mas, em meu coração, persiste o terrível sentimento de que eu poderia, de que eu deveria, tê-los salvado." Com essas palavras Olga inicia seu relato sobre os dois intermináveis anos em que ficou presa em Auschwitz, após decidir, voluntariamente, acompanhar seu marido, recrutado pela SS, levando consigo seus pais e seus dois filhos.
Um relato sincero, emocionante e, sobretudo, inocente de uma jovem que não consegue crer nas informações que chegavam da Alemanha. Um ano após a libertação dos campos de extermínio, Olga publica sua experiência dramática contando ao mundo sobre os horrores que presenciou com a leveza de quem escreve um diário - mesmo que não fosse essa a sua pretensão. Uma obra rica em detalhes sobre como Auschwitz era uma selva, sobre como a comida era tratada como ração dada aos cães e, principalmente, como eram iludidos com palavras pomposas sobre uma realidade inexistente.
//É um livro para tirar o fôlego, parar para respirar fundo e sentir a garganta seca. Uma rica fonte de informações surpreendentes sobre o holocausto e um lembrete extremamente necessário para que isso jamais ocorra novamente e que essa crueldade caia no esquecimento. "Eu tinha, então, duas razões para viver: primeiro, trabalhar com o movimento de Resistência e me manter em pé o máximo que podia; segundo, sonhar e rezar pelo dia em que seria libertada para contar ao mundo: "Foi isto o que vi com meus próprios olhos. Não devemos permitir que isso jamais aconteça outra vez"" (p.91)

StarTiny 04/03/2024

"É inacreditável e horripilante justamente por ser verdade?.
Dos livros que já li que retratam acontecimentos históricos, esse é o mais difícil. O mais pesado. O mais impactante. É uma leitura pesada, porém necessária. A riqueza de detalhes é assustadora. Angustiante. Pensar em todos os horrores que eles passaram e saber que teve muito mais do que o descrito no livro é horrível. Não dá pra comparar e jamais devemos esquecer de tudo que aconteceu para que jamais se repita.

Júlia 31/03/2022

Demorei quase um mês pra ler esse livro. Que leitura difícil, que sensação ruim. Não existem palavras para descrever os sentimentos que esse livro transmite - momentos de mais pura incredulidade, de tristeza e revolta, mas principalmente de ódio. Esse ódio é justamente o sentimento que a autora desenvolve maravilhosamente bem ao final da obra: o Reich tentou provocar a maldade no ser humano, lançou nos humanos motivos para a desumanidade e para o ódio.
?Se, mesmo na selva de Birkenau, nem todos eram necessariamente desumanos para com seus semelhantes, então existia esperança. É essa esperança que me mantém viva.?

Vanessa 22/08/2021

Sobre:
Melhor livro que já li!
Difícil e pesado, a leitura pra mim(pelo menos) foi muito lenta, mas vale muito apena!

Thalita 22/04/2021

Uma realidade que supera qualquer ficção
Enquanto lia esta obra fiquei com a sensação de irrealidade. Senti isso porque, em minha concepção, nem as ficções mais aprimoradas conseguiriam pensar em fatos e detalhes tão cruéis. Daí veio o choque de realidade: tudo aquilo foi real, pessoas realmente foram tratadas daquela maneira e reduzidas a menos que cachorros (como vemos no livro onde, muitas vezes, pessoas serviram de alimento aos cães). A capacidade criativa do ser humano é notável, conseguimos fazer arte, ciência, música e cinema de formas espetaculares, mas também vemos o potencial sádico e cruel quando usamos essa criatividade pra fazer o mal.

Imagino que, para a autora, escrever este livro deva ter sido uma das experiências mais difíceis de sua vida. Hoje termino a leitura com um respeito muito maior por todos aqueles que foram mortos durante esse período tenebroso e uma admiração gigante àqueles que sobreviveram e conseguiram continuar vivendo.
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Thalita! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Erika.Reis 03/06/2022

Todos deveriam ler, mas não é pra qualquer um
Esse livro é triste por ser real e prova que a realidade pode ser mais assustadora que a ficção. E é um relato tão vívido que chega a ser angustiante. Enfim, eu não curto o tema de guerra, mas achei perfeito. E deixa uma importante lição: que o mundo não esqueça a sua história, para não repeti-la no futuro.

Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Lety! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Letty/Lee 27/06/2021minha estante
Nossa que pena, o skoob não me notificou que você tinha comentado Elem, uma pena mesmo, mais estou te seguindo lá no insta. ??

Elem 27/06/2021minha estante
Pena mesmo. Em julho iremos ler "As meninas do quarto 28" que também é sobre o Holocausto. Vem ler com a gente.

Luh - Wishing a Book 05/10/2021

Os fornos de Hitler .

Autora: Olga Lengyel
Editora: Crítica .
?A história real de uma mulher sobrevivente de Auschwitz. Olga escreveu este livro com a leveza de um diário ? apesar de nunca ter sido. Nele, ela conta em detalhes como era a vida no campo, mostrando com clareza e simplicidade o horror cometido pelos alemães.
Olga Lengyel conta, de forma sincera e aberta, uma das histórias mais horripilantes de todos os tempos. Este relato verdadeiro e documentado é o registro íntimo e diário de uma mulher que sobreviveu ao pesadelo de Auschwitz e Birkenau.?
Relato que nos deixa completamente a par de inúmeras atrocidades que não li em nenhum outro livro.
Achei mais chocante por ser o relato cru de Olga, que reviveu tudo em pensamento para mostrar ao mundo o quanto o Holocausto foi cruel e diabólico.
Ela perdeu seu esposo, mãe, filhos, todos ao mesmo tempo, seu relato foi para informar, causando cada vez mais indignação.
Super recomendo o livro.
Disponível no Kindle Unlimited
?Fundamentalmente o homem é bom ou mau?Em Birkenau somos tentados a responder que seria inalteravelmente mau.?
#leitura #leiturinha #bookaholic #booksgram #bookstagram #instabooks #instalivros #booklovers #lovebooks #lersempre #lermais #romance #aventura #drama #universodoleitor #leitoresanonimos #leitorescompulsivos #resenhaliteraria #resenhando #wishingabook #leituradiaria #habitodeleitura

Luiza 27/09/2022

Nunca imaginei que a maldade do ser humano pudesse chegar a essas proporções. Consegui me envolver durante a leitura e tudo o que tinha em mente sobre o holocausto apenas colaborou para uma melhor compreensão das páginas.

Espero que todos tenham o conhecimento sobre o sofrimento dessas pessoas que infelizmente passaram pelos horrores de Auschwitz-Birkenau e que acontecimentos parecidos não venham se repetir na história.
Indico.