Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Náh 10/07/2022

"mea culpa,minha culpa,mea máxima culpa"
não consigo descrever a repugna que sentir ao ler esse livro,ler o relato dessa forte mulher foi um soco no meu estômago,sempre procurei saber sobre casos sobre holocausto,ainda mais por ter uma mãe historiadora.
olga conta em detalhe o sofrimento dela e das outras pessoas,então antes de ler tenham em mente que o livro e muito pesado!mas recomendo e acho um livro super importante,esse como varios outros relatos de outros sobreviventes,não podemos deixar isso de lado.

@bookss505 10/03/2021

Esse relato me chocou de tantas maneiras. Uma coisa é saber a história sempre contada. Mas esse relato mostra de fato o que foi a guerra em seu intimo de crueldade. O modo como a autora passa sua história, sua dor, o sofrimento daqueles seres humanos. Este é um relato necessário para compreendermos o que de fato acontecia nos campos de concentração.
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Dayani! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Elizabeth 29/05/2022

Resenha Os fornos de Hitler
Os fornos de Hitler de forma categórica, não é um livro para aqueles que estão acostumados a verem perversidades de psicopatas. Mas, sim o detalhe ínfimo de nazistas que por sadismos torturaram e escravizaram Judeus até seu último instante de lucidez. De todos os livros na temática, do Holocausto. Este sem dúvida, é o que contém os detalhes mais esmiuçado, mais profundos que se possa ter diante de qualquer outro livro. Um ser humano é capaz de pensar em atrocidades de tortura, este livro te leva que você ainda não viu nada. Não leria de novo, porquê é extremamente pesado, muito mais pesado do que se possa imaginar. Mas necessário, contar as barbaridades e até onde o homem é capaz de ir por uma ideologia. Tenham estômago para ler, e muito psicólogico, fiquei quase uma semana em estado latente de choque.

Manu 29/03/2021

Impossível não se emocionar lendo esse livro, cada página um relato de desumanidade pior do que o outro... De fato tem que ter estômago pra ler, pq infelizmente não é ficção, é a história real de um extermínio em massa que mudou o rumo e a vida da humanidade.
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Manu! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Carol Mendes 06/04/2021

Chocante
“Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro.”

O livro irá contar detalhadamente a história de Olga Lengyel, uma das sobreviventes de Auschwitz-Birkenau um dos maiores campos de extermínio e concentração nazista que foi construído durante a segunda guerra mundial.

"Auschwitz era um campo de trabalho, enquanto Birkenau era um campo de extermínio"

Por saber que seu marido, médico, foi convocado para trabalhar em algum lugar para cuidar dos doentes da guerra, Olga então resolveu que iria junto, com isso sua família também iria. Eles foram levados para Auschwitz em 1994 com a promessa de trabalho, bem como outras famílias que também foram enganadas com essa mesma promessa. Todos sabiam sobre a guerra, mas ninguém imaginava as atrocidades que aconteciam, as poucas pessoas que comentavam eram desacreditadas, até porque era tudo muito surreal.
A autora irá nos relatar a dificuldade que foi a viagem até Auschwitz, a chegada e escolha das pessoas que iriam diretamente para câmera de gás e as que iriam “trabalhar”, a alimentação e higiene que quase eram inexistente, as atrocidades cometidas pelos guardas nazistas, os experimentos feitos com os prisioneiros, enfim, toda a crueldade que todos sofreram que foi relatado de uma maneira bastante chocante sem nos poupar dos detalhes.
Por mais que seja curto, com uma narrativa fluída e sem enrolação, com a autora indo logo direto ao ponto, o livro é pesado, extremamente emocionante e muito difícil de ser lido, ainda mais por se tratar de acontecimentos reais. “ É inacreditável e horripilante justamente por ser verdade”.
Por mais que Os Fornos Hitler seja uma história cruel, é extremamente necessário. Se formos pensar pelo contexto histórico, tem pouquíssimo tempo que aconteceu, e por isso necessita ser comentando, ser lido, ser estudado para que coisas assim não ocorram novamente, ja que existem os negacionista que acreditam que o holocausto nunca aconteceu.

“Quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que a desgraça volte a acontecer. Não quero acreditar que depois de ler este relato alguém ainda possa duvidar do que aconteceu.”
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Carol! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Duda 10/04/2021

Uma leitura muito difícil para concluir, tive que parar de ler mts vzs para respirar fundo.

Indico esse livro para qm gosta de história e principalmente sobre o holocausto, é uma leitura difícil e pesada, porém necessária
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Duda! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

namaria 29/04/2021

Triste
Um livro pra se emocionar e se chocar com até que ponto a crueldade humana pode chegar, com relatos bem detalhados você consegue ter uma noção do que aconteceu nessa época tão sombria
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Namaria! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Ester8 29/04/2021

Perfeito
O que mais gostei foi saber como funcionava as coisa lá dentro.Foi bem difícil ler algumas coisas mas muito necessário.
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Ester! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Dresa 20/05/2021

É doloroso saber que tudo é real!
É uma história que precisa ser lida com calma, é difícil. Muito importante pra quem quer entender mais sobre os campos de concentração e só não dei 5 estrelas porque fiquei confusa com algumas traduções e linha do tempo!
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Dressa! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 com uma sobrevivente do holocausto como convidada especial. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Catarine Heiter 30/07/2022

Um livro que se propõe a descrever a experiência vivenciada em um campo de concentração não é novidade nos dias de hoje e talvez por isso não tenha garantido uma experiência de leitura marcante (até porque já li muitos livros sobre o mesmo assunto). No entanto, é preciso destacar um ponto pouco abordado em outras histórias deste tipo: o olhar sensível e qualificado da sobrevivente permitiu a descrição técnica de situações que envolveram os cuidados com a saúde naquela realidade. No mínimo, interessante.
O começo empolga mais, depois a história apenas segue de forma mais linear. Apesar disto, a narrativa segue fluida; mesmo com a autora não poupando descrições explícitas e cruas sobre os horrores vivenciados. Para quem é sensível, talvez não seja o melhor livro para começar sobre esse contexto.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL2022, na categoria ‘Assunto favorito’

Amanda Guelso 15/06/2021

"Olhando para trás, também quero esquecer. Também anseio pelo sol, a paz e a felicidade. Mas quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que isso volte a acontecer. Mesmo enquanto escrevo minhas últimas palavras, rostos surgem à minha frente e, em silêncio, pedem que eu conte as histórias deles também. Posso resistir aos homens e às mulheres, mas há os fanstamas doa bebês...pequenos bonecos de neve."
Esse livro foi o relato mais, cru, cruel e verdadeiro sobre o holocausto que eu já li. Não podemos nunca deixar que isso volte a acontecer.

Natalia 22/06/2021

"A própria morte só poderia vir como uma liberação"
A leitura mais difícil que já fiz na vida. Para um livro relativamente curto, demorei semanas para finaliza-lo, o motivo pode ser definido em três palavras: dilacerante, cruel e desumano.

Nem mesmo a pessoa mais psicologicamente preparada o leria de forma corrida e sem sentir os impactos causados a cada parágrafo narrado.

Não existe uma forma de descrever o horror e a revolta que senti a cada capítulo, nada do que já li sobre o holocausto chegou perto da verdade que foi exposta nele, nua e crua. E ainda assim foi um dos livros mais necessários que já li.

Mesmo achando uma leitura obrigatória, eu recomendo fortemente que pessoas sensíveis a esse tipo de conteúdo não o leiam, porque é absurdamente difícil.

A leitura é fluída, e de fácil entendimento apesar do assunto, a tradução peca um pouco, mas nada que possa atrapalhar na interpretação geral.

Karla134 23/05/2022

A gente sabe que tudo isso aconteceu de verdade e que há tantos registros, relatos, provas etc... que comprovam...

Mas em muitos momentos, a nossa mente quer acreditar que é apenas um livro bem fantasioso...

Pois chega ser inacreditável como podem existir pessoas tão cruéis e sádicas assim...

Ver um noticiário onde um psicopata foi descoberto e mostra seus crimes, já nos deixa extremamente tensos e pensando o que leva uma pessoa a fazer isso...

Agora, conseguir reunir aos montes um bando de psicopatas que compactuaram com toda essa monstruosidade, é indescritível!!!

Parece um pesadelo horroroso... me deixa doente em pensar que foi tudo real...

AlessandraD. 03/07/2021

Gostaria de ter palavras que pudessem descrever as sensações que este livro me causou desde o seu inicio até o seu fim