Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Bia 07/08/2021

Leitura difícil
Nenhum inferno que possa ser concebido se iguala ao que elas suportaram
Sinceramente, quero que meu trabalho signifique mais que isso. Quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que a desgraça volte a acontecer. Não quero acreditaria que depois de ler este relato alguém ainda posso duvidar do que aconteceu.

Se mesmo na selva de Birkenau, nem todos eram necessáriamente desumanos para com seus semelhantes, então existe esperança.

Terrivelmente doloroso
Mostra o pior e o melhor do ser humano em tantos níveis.

Gabybadgirl 04/03/2021

Livro Necessário!
Não sou muito de ler auto biografias, porém,esse livro é extremamente necessário que seja lido.
A história da Olga é triste,dramática e desesperadora,ela acompanhou de perto situações das quais eu dou graças a Deus de nunca ter visto de perto!
Nazismo,regime autoritário e completamente desumano,onde pessoas que se achavam superiores (narcisistas)detinham o poder sobre o outro indivíduo simplesmente por se achar acima do bem e do mal!
Seres humanos sendo tratados com indiferença, crueldade sem ter chance de defesa sendo queimadas vivas ou mandadas para câmera de gás apenas por não pertencer a "raça ariana"
A Olga presenciou e sentiu na pele o sofrimento de muitas pessoas, inclusive do seus pais,filhos e o marido.
Ver uma mulher fazendo papel de carrasco,chicoteando até sangrar outro ser humano,me faz acreditar que a maldade não tem gênero,não é exclusivo ao homem ou a mulher e sim da natureza humana,acredito sim que tem pessoas que nascem sem a alma!
Elem 21/05/2021minha estante
Ei, Gaby! Tudo bem? Sou colaboradora do Clube de Leitura Histórias reais e esse é o livro do mês. Estamos lendo ele e iremos ter uma roda de conversa no dia 07/06 e teremos duas convidadas especiais. Se quiser participar mande uma mensagem no Instagram @historiasreaisclube ou para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com. Esperamos você porque temos certeza que será incrível!

Amante de livros 16/01/2023

É o retrato do próprio inferno !!
A história real de uma mulher sobrevivente de Auschwitz. Olga escreveu este livro com a leveza de um diário – apesar de nunca ter sido. Nele, ela conta em detalhes como era a vida no campo, mostrando com clareza e simplicidade o horror cometido pelos alemães.

Mii 13/05/2020

Livro incrível
Chocante. Mostra, com riqueza de detalhes, a crueldade dos Campos de concentração e as condições sub-humanas em que os prisioneiros viviam. Eternamente grata à autora por me proporcionar tanto conhecimento sobre a situação dos cativos durante Guerra. Favoritado

Ramon 05/12/2021

É possível não se comover?
Desde pequeno, sempre gostei de histórias e filmes de terror. Costumo dizer que tenho o gosto estragado. Mas cada um com os seus.
Quando comecei a ler (infelizmente só aos 18....antes disso eu odiava...vai entender!!) fui para os autores de terror, entre eles, o mestre Stephen King, com sua incrível imaginação para criar histórias de todos os tipos.
Porém, certo dia estava assistindo uma live no You Tube com o grande professor e historiador Marco Antônio Villa, e fui apresentado ao que se tornaria o livro de terror mais macabro que leria em toda minha vida. E o pior de tudo, para escrever o livro, a autora não precisou criar nada em sua imaginação para comover o leitor, apenas teve que resgatar suas piores lembranças, aquelas que com certeza daria tudo para não ter vivido. O livro que me refiro chama-se Os Fornos de Hitler.
Sempre gostei de ler sobre a segunda guerra mundial, com o objetivo de tentar entender como o ser humano chegou a tal ponto, mas confesso que os relatos contidos no livro são desumanos. Por conta disso levei quase 1 ano para ler um livro de 240 páginas, pois é pesado demais o que cada página carrega. A humilhação que os considerados “inferiores” foram submetidos nos campos de concentração não existem palavras no mundo que possam descrever, e isso é o mais chocante de todo o livro, pois ler revolta, mas não consigo imaginar o que foi viver aquilo.
Sempre repudiei pessoas que simpatizam com o nazismo (aquelas que nunca pegaram um livro para ler e detestam a cultura) e penso que todos devem ler este livro como forma de reflexão da vida, de ver a que ponto o ser humano pode chegar com a crueldade, e do outro lado, a que ponto o ser humano se coloca para poder sobreviver mais um dia, sabendo que o amanhã poderá ser o dia da libertação.
Espero que estas palavras possam comover alguns, que decidam ler o livro e assim, comovam outras pessoas para que reflitam sobre o tema, para que cada vez mais tenhamos menos simpatizantes desta barbárie chamada nazismo.

Lara.AraAjo 06/12/2022

Um livro duro, mas necessário
Nem deus explica a complexidade que é ler um livro tão pequeno, cada página é um suspiro repreendido pela tensão que a história transmite.

smoraisc 10/04/2022

Sem palavras
Todos, absolutamente todos deveriam ler esse livro. Que nunca deixemos que algo assim se repita.

Carolina 19/04/2020

Pesado
Um livro rico, nos faz entender esse momento tão triste que passou a humanidade...

a n a 13/06/2021

dilacerante.
"Eu sei que o incidente parecerá absurdo e inacreditável para você, leitor. Mas é absolutamente verdade, palavra por palavra."

exatamente. não parece real de forma alguma. dói acreditar que tanta atrocidade não é ficção e que faz apenas 76 anos. e é justamente por isso que todos deveriam ler. lembrar do que a humanidade foi capaz e ler o que as vítimas têm a dizer é necessário.
eu ainda estou completamente abalada. foi uma leitura extremamente difícil, tive que parar o tempo todo pra chorar ou conseguir ter estômago pra ler o próximo capítulo. a Olga não poupou detalhes, e por mais que doa ler tanta coisa pesada, foi importante.
na escola o que eu tinha visto sobre o holocausto foi muito superficial, não tinha noção da extensão do que acontecia em um campo de concentração até ir pesquisar por conta própria. e esse é um dos melhores livros sobre o assunto.
é horrível saber que mesmo depois de milhões de pessoas morrerem dessa forma, a humanidade não evoluiu em absolutamente nada e todo o racismo, intolerância religiosa e homofobia continuam aí. vou tentar me apegar a frase final desse livro, afinal se até a Olga que sobreviveu a esse inferno na terra continua tendo esperança na humanidade, quem sou eu pra não ter?

Gi Carcelli 24/06/2020

Aprendendo com o passado
Um relato que arrepia do início ao fim. Muitas passagens eu gostaria de acreditar que eram ficção porque é triste saber o que um ser humano pode fazer com outro. Acho que todos deveriam ler para que tais horrores não se repitam.
Mari 24/06/2020minha estante
Puxa... :( deve ser bem triste e pesado né? Mas vou adicionar pra eu ler depois pq me interesso por esse tema. Valeu pela dica! Boa leitura!

lucine. 29/04/2020

Difícil mas necessário!
"Os fornos de Hitler" é um livro extremamente detalhista, contando sobre a experiência de uma mulher chamada Olga, no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.
A leitura é fácil, mas o assunto é extremamente pesado, por este motivo a leitura pode ser dificultada em várias ocasiões.
Apesar de tudo, é um livro extremamente necessário para entendermos a tamanha brutalidade dos alemães na 2° guerra mundial, e nunca mais deixarmos isto se repetir.

[Esta esperança é o que me mantém viva.]

Duda 30/06/2021

Dolorido e entorpecente. Necessário. Que relato! Que nunca nos esqueçamos do que já fomos capazes de fazer e que não retornemos ao mau que já fomos

Italo Lima 08/08/2022

Leitura difícil e triste, mas muito importante!
?Olhando para trás, também quero esquecer. Também anseio pelo sol, a paz e a felicidade. Mas quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que isso volte a acontecer." ?Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro.?

Purple 22/12/2021

A realidade é mais perturbadora do que a ficção
Os fornos de Hitler é um Livro que irá relatar a história de Olga Lengyel , uma estudante de medicina que vivenciou o nazismo em sua pura essência, os campos de concentração.

Esse é um livro parcialmente curto, mas que consegue passar uma história vasta, cheia de detalhes perturbadores, porém reias, a escrita da autora faz realmente você se teletransportar para aquela mórbida realidade, faz você verdadeiramente sentir o sofrimento que a Olga passou, faz você se ver naquele dia a dia torturante, e pensar nas escolhas horríveis que Olga teve que tomar para a sua sobrevivência e a tentativa de salvar vidas, para mim essa se tornou uma leitura necessária para a humanidade, pôs não podemos deixar cair no esquecimento o nosso passado.

O que mais me perturbou nesse Livro, é como os seres humanos conseguem realmente ser perversos, ter uma maldade que eu imaginava que só a ficção poderia nos proporcionar, pôs sempre quando viamos algo sobre nazismo,seja na escola ou na cultura pop, parecia ser algo tão distante, até meio distópico, mas com esse livro você percebe que essa foi a realidade de milhares de pessoas,e que nenhuma história de ficção pode ser tão perturbadora como a vivência de quem foi submetida a passar nos campos de concentração,e ter consciência disso pode trazer uma certa melancólica , mas em troca nos trás uma libertação da ignorância necessária, pôs a falta desse conhecimento dessa parte da história do mundo, pode afetar escolhas de toda uma nação e pode alterar a mentalidade de um país inteiro.

Dougmage 10/05/2020

Recomendo mas se preparem!
Os Fornos de Hitler tem em suas páginas uma realidade extremamente cruel.
Escrito por uma escrava e sobrevivente do nazismo , ela tenta nos mostrar uma parte de toda a realidade desumana que vivenciaram dentro de auschwitz , o famoso campo de concentração nazista localizado na Polônia.
- Com base em todo o meu histórico de livros sobre segunda Guerra , Os fornos de Hitler foi uma experiência bem maçante porém, a mais completa! A autora (e sobrevivente) consegue transmitir boa parte do Terror que ela e todas aquelas vítimas passaram. Um livro extremamente forte não recomendado para leitores com ?estômago fraco.? Recomendo!