Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Purple 22/12/2021

A realidade é mais perturbadora do que a ficção
Os fornos de Hitler é um Livro que irá relatar a história de Olga Lengyel , uma estudante de medicina que vivenciou o nazismo em sua pura essência, os campos de concentração.

Esse é um livro parcialmente curto, mas que consegue passar uma história vasta, cheia de detalhes perturbadores, porém reias, a escrita da autora faz realmente você se teletransportar para aquela mórbida realidade, faz você verdadeiramente sentir o sofrimento que a Olga passou, faz você se ver naquele dia a dia torturante, e pensar nas escolhas horríveis que Olga teve que tomar para a sua sobrevivência e a tentativa de salvar vidas, para mim essa se tornou uma leitura necessária para a humanidade, pôs não podemos deixar cair no esquecimento o nosso passado.

O que mais me perturbou nesse Livro, é como os seres humanos conseguem realmente ser perversos, ter uma maldade que eu imaginava que só a ficção poderia nos proporcionar, pôs sempre quando viamos algo sobre nazismo,seja na escola ou na cultura pop, parecia ser algo tão distante, até meio distópico, mas com esse livro você percebe que essa foi a realidade de milhares de pessoas,e que nenhuma história de ficção pode ser tão perturbadora como a vivência de quem foi submetida a passar nos campos de concentração,e ter consciência disso pode trazer uma certa melancólica , mas em troca nos trás uma libertação da ignorância necessária, pôs a falta desse conhecimento dessa parte da história do mundo, pode afetar escolhas de toda uma nação e pode alterar a mentalidade de um país inteiro.

Nay M. 16/12/2021

Visceral
Com certeza essa não é uma leitura fácil. Os Fornos de Hitler é um livro impactante e visceral, por vezes tive que dá uma pausa na leitura e respirar fundo, tomar um ar e secar as lágrimas. A sensação de impotência diante de tais relatos monstruosos é de dilacerar nosso coração.

Olga - a autora do livro - é uma sobrevivente de Auschwitz e seus relatos, desde o momento em que decide pegar seus filhos e seguir seu esposo para onde quer que o estejam levando, até o momento da sua liberdade, é de deixar qualquer pessoa com os sentimentos à flor da pele. A narrativa é tão envolvente que você sente como se estivesse lá, vendo e sentindo junto com ela as atrocidades cometidas. Sente como é ser despojado das suas necessidades mais básicas, como é ser tratado como um lixo.

__"DESUMANIDADE ERA A ORDEM NATURAL DAS COISAS EM BIRKENAU."

Olga descreve tudo com riquíssimos detalhes e com base em depoimentos e documentos de outros prisioneiros que "trabalhavam" para os nazistas dentro dos campos, ela aborda assuntos até então não totalmente explorados e nos permite ter uma visão mais ampla de todas as mostruosidades que aconteceram as pessoas que ali estavam. Os números de mortos em um mês é estarrecedor.

Essa não é uma história feliz, mas com certeza é uma história necessária. Como a própria Olga diz: É de suma importância e um dívida histórica ao sangue dos inocentes, vítimas do holocausto, que a humanidade não permita um "novo Hitler" ascender ao poder.

__"VIVÍAMOS PARA RESISTIR E RESISTÍAMOS PARA VIVER."

Abraços,
Nay ?

Iasmin 14/12/2021

Um livro necessário
Li esse livro por recomendação e não me arrependo de nada. É um livro que mostra mais da história que a gente conhece do nazismo. Achei que sabia muito sobre o assunto mas aqui mostra coisas que nunca tinha ouvido falar e me trouxe de novo o entendimento de como foi cruel e desumano. Nunca se deve esquecer o que aconteceu.

PaolaBiah 10/12/2021

Leitura mais difícil
Dos livros que li sobre a Segunda Guerra, esse é um dos que possui a leitura mais difícil e complexa, isso porque o objetivo dele é trazer fatos e números, então ele não segue uma ordem cronológica, por exemplo, o que me confundiu as vezes. Mas mesmo assim é ótimo e bem detalhado, é triste ler sobre o que ocorreu, mas extremamente importante, para evitarmos que isso ocorra novamente.

Marcinha 09/12/2021

Ler sobre Auschwitz - Birkenau sempre me leva as lágrimas.
A Olga, uma sobrevivente dos horrores dos campos de concentração, nos conta em detalhes o que viveu e como sobreviveu.

É inacreditável!
Mas aconteceu, e que nunca mais se repita.
Uma lição de vida e resiliência.

"Vivíamos para resistir e resistíamos para viver."

"A natureza humana pode se habituar a qualquer coisa, até mesmo com a onipresença da morte."
Lilac 09/12/2021minha estante
Chorei horrores, esse livro deveria ser 10 estrelas.

Ramon 05/12/2021

É possível não se comover?
Desde pequeno, sempre gostei de histórias e filmes de terror. Costumo dizer que tenho o gosto estragado. Mas cada um com os seus.
Quando comecei a ler (infelizmente só aos 18....antes disso eu odiava...vai entender!!) fui para os autores de terror, entre eles, o mestre Stephen King, com sua incrível imaginação para criar histórias de todos os tipos.
Porém, certo dia estava assistindo uma live no You Tube com o grande professor e historiador Marco Antônio Villa, e fui apresentado ao que se tornaria o livro de terror mais macabro que leria em toda minha vida. E o pior de tudo, para escrever o livro, a autora não precisou criar nada em sua imaginação para comover o leitor, apenas teve que resgatar suas piores lembranças, aquelas que com certeza daria tudo para não ter vivido. O livro que me refiro chama-se Os Fornos de Hitler.
Sempre gostei de ler sobre a segunda guerra mundial, com o objetivo de tentar entender como o ser humano chegou a tal ponto, mas confesso que os relatos contidos no livro são desumanos. Por conta disso levei quase 1 ano para ler um livro de 240 páginas, pois é pesado demais o que cada página carrega. A humilhação que os considerados “inferiores” foram submetidos nos campos de concentração não existem palavras no mundo que possam descrever, e isso é o mais chocante de todo o livro, pois ler revolta, mas não consigo imaginar o que foi viver aquilo.
Sempre repudiei pessoas que simpatizam com o nazismo (aquelas que nunca pegaram um livro para ler e detestam a cultura) e penso que todos devem ler este livro como forma de reflexão da vida, de ver a que ponto o ser humano pode chegar com a crueldade, e do outro lado, a que ponto o ser humano se coloca para poder sobreviver mais um dia, sabendo que o amanhã poderá ser o dia da libertação.
Espero que estas palavras possam comover alguns, que decidam ler o livro e assim, comovam outras pessoas para que reflitam sobre o tema, para que cada vez mais tenhamos menos simpatizantes desta barbárie chamada nazismo.

Lilac 05/12/2021

O choro é livre
A leitura mais difícil que já tive, havia visto uma resenha antes de começar (bel Rodrigues). Comprei e chorei. Literalmente no primeiro parágrafo, ela contando me deixa tão aflita, eu só queria dizer qur foi tudo um pesadelo, mas infelizmente foi a realidade de muitos. Perdendo a família que queria tanto proteger. Nem sei o que ocorrereria se fosse no meu lugar, o que eu faria? É uma pergunta que sei a resposta, e sei que não iria aguentar.
Nesse exato momento estou chorando só de lembrar de tudo.

Renata 25/11/2021

Relato chocante
Finalmente finalizei o livro, e como era de se esperar, em lágrimas, como em boa parte da leitura. Demorei a finalizar, pois é um livro chocante. Tive que intercalar com outras leituras, mas é uma obra incrível, detalha minuciosamente como os demônios nazistas agiam, e transformavam a vida das pessoas em um inferno.
"Sinceramente, quero que meu trabalho signifique mais que isso. Quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que a desgraça volte a acontecer". (Olga Lengyel)

bela 21/11/2021

ja li alguns livros sobre os campos de concentração da segunda guerra, mas nenhum se compara a esse. a riqueza de detalhes, por óbvio, te deixa transtornado. e apesar disso, nos parâmetros do assunto que se trata, é um livro incrível. te deixa enojado, anestesiado, revoltado, assustado? e isso é bom. porque, parafraseando a autora, as memórias não servem apenas para nos lembrarmos de momentos bons que nos deixam felizes. as memórias também servem para moldar nossas atitudes no futuro, para não cometermos erros, atrocidades, que já aconteceram. por isso que leituras desagradáveis como essa são tão necessárias. porque nunca devemos esquecer para nunca repetirmos.

weiznnie 20/11/2021

experiência sufocante, mas necessária
eu comecei a me interessar por história recentemente a história do n4z1sm0 me chocou e despertou interesse em mim. é uma história realmente sufocante, uma história maldita. eu não lia livros fazia 2 anos e ler esse livro não só me despertou a vontade de ler como me deu uma experiência única. tive dificuldades até mesmo pra processar tudo aquilo. é impactante demais pra uma primeira vez, eu não conseguia nem chorar porque aquilo era tão forte que eu demorei pra processar tudo e finalmente perceber que sim, aconteceu, foi real e não foi tão no passado assim. frases específicas me fizeram desabar com tudo oque eu ainda tava segurando e me fazendo chorar todas as lágrimas que antes não caíam. olga, muito obrigada. obrigada por dar voz a todos aqueles que um dia sonhavam em sair daquele lugar, vivos, em liberdade e com suas famílias. você merece um descanso a toda essa dor. eu espero que você esteja em um lugar maravilhoso. não percam a fé na humanidade, se tiverem estômago pra ler, leiam. é a nossa história, e ela pode se repetir. então quanto mais pessoas se informarem e saberem o sofrimento que é passar por tudo isso por anos e anos de tortura, mais vamos poder mudar e fazer mais pela nossa espécie. leiam os fornos de h. você fez um ótimo trabalho na terra, olga.

Luiza.Borba 13/11/2021

"O trem começava a se mover, fazia algumas manobras, saía da estação e partia para um lugar desconhecido. Após algumas horas, o trem retornava ? com os mesmos passageiros ? para Birkenau, e os deportados eram levados diretamente aos fornos crematórios."

mere 05/11/2021

Gosto muito de ler livros com o tema da segunda guerra. Mas esse livro é uma porrada. Um dos mais tristes que já li. Uma realidade inconcebível.
Um livro que nos faz temer o ser que se diz humano.

@stoppajoao 03/11/2021

O mais assombroso relato sobre Auschwitz-Birkenau?
?da primeira a última página!!!

?É o retrato do próprio inferno.?
Saturday Review

A dois dias eu venho tentando expressar o quão pesada é essa leitura!!! Não existem palavras.

?Enormes barris eram usados para coletar a gordura humana que derretera com as altas temperaturas. Não era de se estranhar que o sabão do campo tivesse um cheiro tão peculiar. Não era surpreendente também que os internos desconfiassem do aspecto de alguns pedaços de salsicha.?

APENAS LEIAM!!!!

Carla 29/10/2021

Nunca mais deixar que isso aconteça.
?Eu tinha, então, duas razões para viver: primeiro, trabalhar com o movimento de Resistência e me manter em pé o máximo que podia; segundo, sonhar e rezar pelo dia em que seria libertada para contar ao mundo: ?Foi isto o que vi com meus próprios olhos. Não devemos permitir que isso jamais aconteça outra vez!?.

Arii 23/10/2021

Dói muito, mas é necessário
Só por ser um livro de uma sobrevivente de campo de concentração nazista eu já recomendo muito. Não é uma leitura fácil, ela dói por ser muito real, por ser parte da história de muitos.

A coragem da Olga e as reflexões que o livro trazem são muito boas. Os relatos de tudo que ela passou doi, não é fácil. Mas esse livro é muito necessário, a gente precisa saber o que aconteceu na história do mundo, todos os erros, para não repeti-los.