O Noviço

O Noviço Martins Pena




Resenhas - O Noviço


86 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Hannah Andressa Delgado 14/06/2020

A edição que eu li, apesar de se chamar "O Noviço" conta também com outras duas peças de Martins Pena ("O juiz de paz da roça" e "Quem casa quer casa")
Achei interessante como o autor foge das expectativas do Romantismo com suas comédias que me remetem muito à Molière
comentários(0)comente



Lara Moreira 25/04/2010

Ambrósio , um homem ambicioso, casado com Florencia( que possui dos filhos do antigo casamanto) obriga- a por eles no convento para assim usufruir do dinheiro dela. No entanto Emília, filha mais velha é apaixonada pelo primo Carlos que também foi convertido ao seminário, não aceita ser freira e com o apoio de seu primo aprotam o tempo todo com o padrasto. Carlos sem dúvida é o noviço mias lost que eu já conheci....kkkk ele deixa o mesteiro de pernas pro ar, pinta e borda com os mestres da igreja e foge inúmeras vezes. Certo dia uma mulher misteriosa diz conhecer o tal Ambrósio e a peça ganha um final surprendente. Recomendo a todos!É uma divertida lição de moral.
comentários(0)comente



Navi.Azuos 01/03/2020

Fora do Meio
É tão bom quando lemos um autor que não segue o modelo tradicional da época, mesmo "pertencendo" uma determinada classe de escola literária, neste caso o Romantismo. Pois é, assim fez Martins Pena. O Noviço é uma peça linda, gostosa e super divertida (não tem chance alguma de não dar risadas), Carlos é a personagem responsável por toda a parte cômica na trama. No mais... Só lendo a peça para saber.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

Um casamento por interesse dá início à divertida história de "O Noviço". O inescrupuloso Ambrósio pensa que vai levar a melhor do casamento com Florência, uma rica e ingênua viúva. Mas seu plano começa a ruir com a chegada surpreendente de Rosa, sua primeira mulher. Picaresco e irônico, com esta peça – escrita por volta de 1845 – Martins Pena revela os bastidores da provinciana sociedade carioca de meados do século XIX, criticando com sutileza e bom humor os falsos moralistas, os políticos gananciosos, os religiosos da boca pra fora e as convenções de um meio social marcado pelo preconceito e pela hipocrisia.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788502072886
comentários(0)comente



Lipe 08/08/2019

Com Martins Pena a Crítica e a Risada Andam Juntas no Teatro Popular
Considerado o pai da comédia de costumes brasileiros, Martins Pena, é conectado à tradição popular social, portanto imorredouro, trazendo em seus textos mecanismos de comicidade e crítica social. Com peças muito bem arquitetadas, esse autor é um "homem de teatro" por seu enorme conhecimento e experiência no teatro brasileiro, tornando-se pioneiro no teatro romântico brasileiro.
comentários(0)comente



Bibi 08/04/2019

O Noviço, de Martins Pena
Uma leitura rápida e divertida, puro entretenimento que retrata a época e costumes do séc XIX fazendo críticas à hipocrisia e a vida de aparências, também da postura da igreja.
Pra ver a resenha completa acesse o blog floreioselivros.com
Instagram @floreioselivros
comentários(0)comente



Elora4 23/04/2024

A primeira peça com certeza foi a mais legal, foi mais longa e a principal do livro. A segunda foi mais ou menos, e a terceira também foi engraçadinha. Gostei do formato de roteiro, eu peguei esse livro justamente pra testar esse formato, as histórias são bem legaiszinhas e é um livro bem curto pra passar o tempo.
comentários(0)comente



Canal Gostosa Leitura 26/11/2017

https://youtu.be/QUAIzZIF45I
comentários(0)comente



Brunov 03/03/2017

Ah, vá!
Leitura leve, rápida e fácil. Aqui ainda mais dado seu tom envernizado pelo sarcasmo, tanto do antagonista manipulador, quanto do noviço rebelde denominador. Aqui retrata-se um pouco da vulnerabilidade de uma mulher carente frente aquele que diz coisas agradáveis e aconselhar outras que mitigam sua insegurança enviesando a interesses escusos.

Retrato de sua sociedade com seu local-época, ainda assim, amor era assunto para quem tinha algumas posses. Só na segurança financeira podemos amar com maturidade?
comentários(0)comente



Valnikson 26/07/2016

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: O Noviço
Luís Carlos Martins Pena traçou um quadro vivo do convívio carioca oitocentista através de sua prolífica produção dramatúrgica. A comédia 'O Noviço' foi elaborada em 1845 e montada pela primeira vez em agosto do mesmo ano, no Teatro São Pedro, no Rio de Janeiro, sendo lançada em livro depois da morte do escritor. Sua narrativa apresenta uma crítica sutil às convenções do meio social burguês, marcado pela hipocrisia e falso moralismo. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2016/07/26/70-o-novico/
comentários(0)comente



Allan.Lucena 11/03/2016

Leitura gostosa, mas nada fácil.
"O Noviço" e "Os Irmãos das Almas" são excelentes, engraçados, tem um bom tempo e boa estrutura. Empregam bem o humor do dia a dia com as desavenças em família!
Para estes 5 estrelas!
"O Judas em Sábado de Aleluia" é uma trapalhada que só e mostra muito bem o poder que tem quem sabe dos segredos de outrem. Um texto difícil de fazer, mas que sempre se mantém atual e ensina muito. 4 estrelas.
Agora "O Juiz de Paz da Roça" é demorado de ler, desinteressante e, apesar de tratar de tema recorrente de abuso de poder e despreparo do sujeito para assumir cargos de responsabilidade, não tem tempo nenhum de humor. É mais uma crítica, muito bem feita por sinal, da podridão que encontramos na humanidade. 4 estrelas pela verdade. 3 pela execução.

Indico muito a leitura! Diversão e, para quem gosta de relacionar literatura ao seu tempo presente, muito conhecimento e identificação.

site: http://www.umikizu.com
comentários(0)comente



Igor Henrique 07/08/2013

Rotina Passada
Peça em 3 atos, "O Noviço" retrata de maneira cômica os maiores defeitos dos hábitos brasileiros de então, num estilo chamado "comédia de costumes". Excelente leitura para o intervalo entre livros.
comentários(0)comente



denilson 05/04/2013

engraçadinho... e só
este livro meu filho teve que ler na escola... eu tb li paa comentar com ele.....

é interessante, engraçado, cheio de críticas sociais

foi bom ler, com certeza
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



86 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6