O Noviço

O Noviço Martins Pena

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bela 11/09/2021

é bom, li para o vestibular e com um pouquinho de pressa, mas gostei bastante e a forma com que o livro foi escrito me cativou bastante, acho que além de ver o que estava acontecendo na realidade tinha como ver o que os personagens estavam pensando

Cury 10/05/2022

Só li esse livro por conta do vestibular.
A linguagem não me agrada muito mas não tinha muito o que fazer.
Gostei bastante da parte do Noviço, mesmo sendo bem previsível. Já o Juiz de Paz na Roça eu não gostei nem um pouco.

Lívia 14/08/2021

primeira peça teatral que eu li e o audiolivro ajudou bastante

para um livro escrito no século XIX traz perspectivas e atitudes, que eu diria, bem inesperada para a época

gostei bastante apesar de, em alguns momentos, a leitura ter ficado arrastada

Maria Brenda 05/08/2021

Leitura para UFU 2021.2
Gostei bastante do personagem Carlos, afim eles é a luz do livro, mas o livro traz um proposta diferente q estufa o leitor a querer ver a peça teatral (pena q não é tão acessível em termos de valores no Brasil)

Geovana584 04/08/2021

Leitura Ótima
Leitura leve e divertida , recomendo a todos.
Carlos é uma força da natureza ao não aceitar que os outros escolham seu destino

Maria Clara 03/08/2021

Curta peça do século XIX, com um humor meio pastelão-meio trapalhões, mas que me fez rir em alguns momentos

Editora QQ 02/07/2021

O Noviço - 2021
Gosto ler essas obrar que dê certo modo são antigas e de outro estilo de vida. O interessante é que mesmo nunca tendo lido o livro ou ouvido falar sobre ele, sem saber você acaba vendo ele ser refeito/homenageado em outros lugares, as vezes, de formas um pouco diferente. O ponto é que obrar assim acabam virando base de várias coisas que você conhece.

Mel 05/02/2021

Grande chance de reler
Me senti num teatro e eu amo peças, principalmente comédia. Martins Pena traz histórias de época, com palavras não tão simples, confesso, mas que dá pra entender e se divertir. Reviravoltas e risadas te esperam nessa leitura.

Jacque Spotto 05/02/2021

Nesta edição, além da peça "O noviço", há também as peças "O juiz de paz da roça" e "Quem casa, quer casa".

Em todas as três peças, o escritor critica a hipocrisia da sociedade, da Igreja, casamentos arranjados, instituições e trabalhos burocráticos, mas com humor, e assim revelando todos os costumes da sociedade de uma época.

Podemos notar ainda hoje a influência de suas peças no gênero cômico brasileiro. Suas peças faz lembrar também a peça "O Avarento" de Molière, a mesma estrutura que ronda a peça através dos personagens cômicos mas que abordam temas críticos, que nesse caso é a avareza do pai de família.

Pena, além de Comédias, escreveu peças históricas, entretanto, o gênero que lhe trouxe maior visibilidade foi mesmo a comédia, escrevendo mais de 17 peças cômicas. A mais famosa, "O noviço", lhe trouxe maior visibilidade e ainda hoje é representada em teatros, até mesmo já virou novela exibida pela rede Globo em 1975.
Se gosta de peças cômicas, essa será uma ótima experiência para sua leitura e ainda assim descobrir um pouco dos costumes do meados do século XIX na sociedade brasileira.

Fabiana 03/01/2021

Deboche com humor
Martins Pena é o grande percursor da comédia de costumes no Brasil, sendo considerado um dos pioneiros do teatro. Viveu na época em que a igreja católica era ligada ao Estado, mas não o impediu de escrever diversas críticas aos religiosos, nem de expor os problemas vividos na época: casamentos sob encomenda, exploração dos sentimentos, contrabando de escravos, casamentos por interesse financeiro, entre outros. O livro contém 3 obras do autor, O noviço, O juiz de paz da roça e quem casa, quer casa.
"As leis criminais fizeram-se para os pobres." Frase de Ambrósio, em O noviço 1845, que mesmo em 2021 é válida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6