O Noviço

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Brunov 03/03/2017

Ah, vá!
Leitura leve, rápida e fácil. Aqui ainda mais dado seu tom envernizado pelo sarcasmo, tanto do antagonista manipulador, quanto do noviço rebelde denominador. Aqui retrata-se um pouco da vulnerabilidade de uma mulher carente frente aquele que diz coisas agradáveis e aconselhar outras que mitigam sua insegurança enviesando a interesses escusos.

Retrato de sua sociedade com seu local-época, ainda assim, amor era assunto para quem tinha algumas posses. Só na segurança financeira podemos amar com maturidade?

Canal Gostosa Leitura 26/11/2017

Volnei 02/10/2018

O noviço
O livro mostra muito bem como as pessoas do século XIX eram muito ligados ao materialismo de forma a se casarem não por amor mas somente por interesses financeiros.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Bibi 08/04/2019

O Noviço, de Martins Pena
Uma leitura rápida e divertida, puro entretenimento que retrata a época e costumes do séc XIX fazendo críticas à hipocrisia e a vida de aparências, também da postura da igreja.
Pra ver a resenha completa acesse o blog floreioselivros.com
Instagram @floreioselivros

Lipe 08/08/2019

Com Martins Pena a Crítica e a Risada Andam Juntas no Teatro Popular
Considerado o pai da comédia de costumes brasileiros, Martins Pena, é conectado à tradição popular social, portanto imorredouro, trazendo em seus textos mecanismos de comicidade e crítica social. Com peças muito bem arquitetadas, esse autor é um "homem de teatro" por seu enorme conhecimento e experiência no teatro brasileiro, tornando-se pioneiro no teatro romântico brasileiro.

Lara Moreira 25/04/2010

Ambrósio , um homem ambicioso, casado com Florencia( que possui dos filhos do antigo casamanto) obriga- a por eles no convento para assim usufruir do dinheiro dela. No entanto Emília, filha mais velha é apaixonada pelo primo Carlos que também foi convertido ao seminário, não aceita ser freira e com o apoio de seu primo aprotam o tempo todo com o padrasto. Carlos sem dúvida é o noviço mias lost que eu já conheci....kkkk ele deixa o mesteiro de pernas pro ar, pinta e borda com os mestres da igreja e foge inúmeras vezes. Certo dia uma mulher misteriosa diz conhecer o tal Ambrósio e a peça ganha um final surprendente. Recomendo a todos!É uma divertida lição de moral.

Navi.Azuos 01/03/2020

Fora do Meio
É tão bom quando lemos um autor que não segue o modelo tradicional da época, mesmo "pertencendo" uma determinada classe de escola literária, neste caso o Romantismo. Pois é, assim fez Martins Pena. O Noviço é uma peça linda, gostosa e super divertida (não tem chance alguma de não dar risadas), Carlos é a personagem responsável por toda a parte cômica na trama. No mais... Só lendo a peça para saber.

Ângelo Von Clemente 12/06/2020

O tipo de livro que faz você pensar: "Céus, como é possível eu tê-lo conhecido somente agora?" Martins Pena é dono de um estilo de escrita agradável, e singular; daqueles que nos fazem olhar para a literatura nacional de um jeito especial!

Infelizmente nossos clássicos não recebem o merecido reconhecimento, e quase sempre quando abordados compulsoriamente nas redes de ensino, o são de forma superficial, e sem nenhum proveito aos alunos, em geral.

Falando por mim, senti até um pouco de frustração ao término do livro... Se pudesse, teria enrolado um pouco mais, e postergado a conclusão dele. Leituras assim tem me feito bastante falta, eu diria.

Obs:

Edição composta por:
"O Noviço"
"O Juíz de Paz da Roça" e
"Quem Casa quer Casa."

Hannah Andressa Delgado 14/06/2020

A edição que eu li, apesar de se chamar "O Noviço" conta também com outras duas peças de Martins Pena ("O juiz de paz da roça" e "Quem casa quer casa")
Achei interessante como o autor foge das expectativas do Romantismo com suas comédias que me remetem muito à Molière

Ana 23/07/2020

Essa peça é boa, acho que ela encenada deve ser muito engraçada. No entanto, os personagens sempre estão reforçando a ideia de que é a mulher quem traz o inferno.

Rafa Gonçalves 12/08/2020

O Noviço - Martins Pena
4,5/5

Não achava que eu conseguiria me divertir tanto com um livro, ainda mais uma transcrição de roteiro teatral. Martins Pena consegui transformar a banalidade e frivolidade do Rio de Janeiro imperial e divertir o leitor ao menos tempo que critica a sociedade da época.
O texto não é extremamente elaborado, o que torna a leitura fluída e leve. Este é definitivamente um dos melhores livros da Literatura Brasileira para mim.

Farei uma resenha mais detalhada na minha página do Instagram, @livrosefolhetos, em breve.

Rafa Gonçalves

in.juria 20/10/2020

Xou
Uma peça divertida, que prende a leitura. Bom livro, de rápida leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6