Amor em Minúscula

Amor em Minúscula Francesc Miralles

Resenhas - Amor em Minúscula

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

nads 22/01/2023

o livro inteiro parece não andar sabe? continua sempre na mesma coisa em todas as páginas, com uma sutil mudança aqui e ali. no começo eu tava doida por ler pq senti que samuel ia ser um grande personagem, mas infelizmente o autor não conseguiu aprofunda-lo tão bem como imaginei, mas em compensação a leitura é MUITO fluída e muito gostosinha

Renata 26/11/2022

A grandiosidade desse livro está na sua simplicidade.
Ele questiona várias coisas como a realidade e o lado obscuro que todos nós temos. Aborda a solidão como meio de vida, a importância das pequenas coisas e as nossas ações como ponto de partida para qualquer desfecho.

?Para encontrar, você deve se deixar levar. Enquanto mantiver ideias pré-concebidas, será incapaz de ver o que acontece diante do seu nariz.?

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Amor em Minúscula é um livro único e traz uma ideia que não é nova, mas é escrita de uma forma divertida e, de certo modo, um tanto filosófica a respeito da solidão e de se sentir só. Com uma narrativa em primeira pessoa, Samuel nos conta a sua história, a partir da visão que tem de si mesmo e dos acontecimentos ao seu redor.

Como o nosso personagem é um professor de Alemão, ele acaba por compartilhar conosco aquilo que ensina a seus alunos e, também, torna a leitura interessante ao compartilhar alguma de suas leituras e conhecimentos musicais e cinematográficos, de um jeito leve, como em uma conversa e não de um jeito professoral.

Os diálogos no livro são, talvez, o grande diferencial, porque em alguns momentos são introspectivos e em outros a narração das interações de Samuel, tanto com o gato quanto com as pessoas. E de certo modo tem sempre um tom de estranhamento por tudo ser uma grande novidade a ele.

Confesso que “shippei” o casal mais provável, porém longe dos que Samuel ansiava, não consegui gostar da Gabriela em nenhum momento. O Valdemar é o típico louco inofensivo e o Titus aquela pessoa que nos faz olhar fora da situação para encontrarmos as respostas. Mas, sem dúvida, o “grande pequeno” personagem é o gato, que ganhou o nome de “Mishima” e entrou na vida de Samuel após decidir que ele seria seu humano, e foi o ponto minúsculo que alterou de forma grandiosa a vida do professor.

O fato de Gabriela ter feito parte da vida do solitário professor, 30 anos antes, e seu reencontro ter despertado nele o desejo de continuar de onde partiu; a necessidade de cuidar, de forma apropriada, do gato tem o efeito de despertar o desejo de não mais ser só e sim ser um bom amigo a seu vizinho e, se possível, conquistar o amor, que sempre esteve em sua memória, porém havia se perdido no tempo.

Mesmo em certos momentos ganhando ares quase filosóficos, o texto não fica chato ou cansativo, em especial por serem capítulos curtos em uma linguagem coerente, que mantém os acontecimentos em permanente movimento.

As descrições dos locais são verdadeiros passeios por pontos e passagens de Barcelona, dando ao leitor aquela sensação de quem está acompanhando o autor pelo local, sem serem descritivas, ao ponto de cansar, e no ponto certo de manter o interesse na leitura.

Foi uma leitura agradável sem grandes contratempos, mas que também não teve grandes emoções, deixando tudo, o tempo todo, morno. E algumas tiradas beiraram a autoajuda sem, no entanto, soarem como tendo esse objetivo. Para mim, o que tirou o brilho da história foi o romance, sem ele teria sido um livro realmente muito bom.

A edição que eu li tem uma boa encadernação, com uma impressão e papel amarelo agradáveis para leitura, uma diagramação excelente, gostei muito da tradução. O único “porém” é o trabalho de capa e revisão que, em minha humilde opinião, deixaram a desejar.

site: http://www.clubedofarol.com/2020/03/resenha-amor-em-minuscula.html

Manu 28/10/2021

Amor em minúscula
Amor em minúscula conta a história de Samuel e nos mostra que fazendo coisas mínimas pode nos levar a pessoas especiais.

O livro do início ao fim não me prendeu, acredito que tenha ficado uma coisa muito repetitiva, todavia amei conhecer um pouquinho de Samuel e o adorável gato Mishima. O livro é gênero romance, mas não senti muito romance no livro, acredito que é mais focado no cotidiano do Samuel. Eu amei o Samuel citando poetas e filósofos.

Queria dizer que paguei 3 reais nele foi um achado e tanto

Christiane 24/07/2021

Um livro singelo sobre a solidão, o amor e a amizade.

Samuel é um professor de literatura alemã que vive sozinho. É ano novo e ele pensa que novamente irão se repetir os mesmos 365 dias sem mudanças em sua vida solitária. Porém terá uma surpresa quando um gatinho aparecer na sua porta. Inicialmente ele pensa em como se livrar do bichano, mas finalmente se renderá e o adotará dando-lhe o nome de Mishima.

A partir deste gesto sua vida irá mudar. Será através de Mishima que ele conhecerá Titus, seu vizinho de cima, com quem nunca trocou uma palavra sequer. Aos poucos irá notando o mundo a sua volta, e perceberá que o acaso não existe, mesmo quando parece um absurdo o que acontece. Cruzará na rua com Gabriela, seu primeiro amor de infância, conhecerá Valdemar num café.

Com Mishima, Titus e Valdemar, Samuel irá reaprender a viver, a acreditar na vida e que tudo é possível, desde que se sai de sua concha protetora e deixe a vida fluir. Ele que não conseguia suportar ir na casa da irmã e do cunhado por serem pessimistas demais aprenderá a agir exatamente ao contrário do que fazia, e terá um dia ótimo com eles. Verá o quanto ele tem medo do amor e o quanto é difícil se deixar amar, afinal é mais fácil se defender. O beijo de borboleta na infância que se transforma no traço que lhe desperta a paixão e que ficou no seu inconsciente despertando assim que viu Gabriela na rua reconhecendo-a de imediato.

Apesar dos clichês, este pequeno livro nos ensina a viver de uma maneira simples, sem levantar murros, e acreditando que cada dia pode ser diferente do outro, desde que estejamos abertos à vida. Nem tudo são flores, mas isto faz parte também do viver.

Ana.Beatriz.14 01/07/2021

Começo interessante, final confuso
Eu poderia resumir o livro com a frase do título, sinceramente eu esperava bem mais, Samuel é um personagem um pouco, sem sentido, é como se ele não tivesse uma vida, ama livros mas isso não impacta na vida dele, amou uma mulher mas nada disso foi aprofundado, enfim, não senti quase nada por ele, além de pena. O autor começa muitos questionamentos ALEATÓRIOS, filosofias, e relacionamentos que não são aprofundados, como eu estou de bom humor vou ressaltar que o autor tem um vasto conhecimento e criatividade, mas ele não soube montar fatos coerentes e sabe, importantes de fato na história, é isto crianças.

Thaís Berganton 04/07/2020

Mono no aware
Os capítulos do livro são curtos, o que incentivou uma leitura rápida e fluida. Entretanto achei o enredo bem fraco, principalmente porque vários pontos não ficaram bem esclarecidos.
Durante toda a leitura aguardei pelo ápice ou clímax, sendo que este nem ocorreu ou chegou perto disso na última página somente. Infelizmente tive a sensação de que nada interessante e importante ocorria ao longo do livro!

Fátima Lopes 09/04/2019

Gato por lebre (ou vice-versa)
Como adoradora de gatos convicta eu me encantei pela capa, mas no decorrer da leitura percebi que o pequeno felino foi um pretexto para o autor. Não haveria problema com a ausência de "Mishima" na maior parte da narrativa se o personagem principal tivesse um pouco mais de encanto e a história não fosse tão arrastada.

Suellen 05/02/2019

Sabe quando um livro de surpreendente completamente?!
Me interessei nesse livro por causa do gato! rs A história de como um gatinho muda completamente a vida de uma pessoa.
Bem, posso dizer que Mishima, o gato, é a peça principal e também coadjuvante dessa história.
Samuel é um professor que vive fechado em seu apartamento, praticamente saindo só para ministrar suas aulas. Mas sua rotina é mudada quando Mishima aparece em sua porta morto de fome.
Por causa do gatinho, Samuel acaba conhecendo uma veterinária simpática que poderá se tornar em uma boa amizade, seu vizinho do andar de cima, Titus, um redator e um homem com uma bela sabedoria, Valdemar, um físico e lunático, e que sempre carrega um manuscrito: A Face Oculta da Lua, e finalmente Gabriela, seu primeiro amor e a garota que lhe deu o beijo de borboleta.
Esse é um livro cheio de filosofias, de questionamentos sobre a vida, mistério e amizade, ou seja, um livro que te faz refletir sobre vários assuntos.

site: https://www.instagram.com/sula_fenix_

cris.leal 06/09/2017

Leve e terno...
O livro conta a história de Samuel, um professor solitário, que passa a maior parte do tempo fechado em seu apartamento, do qual só sai para dar aulas.A sua rotina é sacudida e seu isolamento interrompido no dia em que um gato aparece à sua porta e ele resolve levar-lhe uma tigela de leite… Este pequeno gesto de bondade mudará a vida de Samuel para sempre.

Mishima, o gatinho, o leva a conhecer a veterinária e o morador do andar de cima, Titus, que o faz sair pelas ruas atrás de uma peça para o seu ferrorama. Nesta busca, Samuel esbarra em Gabriela, seu primeiro amor, que o leva a conhecer Valdemar… E assim a vida do professor, que vivia isolado do mundo, começa a ser preenchida.

Escrito pelo espanhol Francesc Miralles, "Amor em Minúscula" é um livro leve e terno, que nos faz entender que na vida nada é definitivo e que uma ação simples, minúscula, pode desencadear reviravoltas inimagináveis no nosso destino.

site: http://www.newsdacris.com.br/2012/09/eu-li-amor-em-minuscula.html

Alessandra.Calixto 19/05/2017

Um livro extraordinário
Eu adorei este livro, e depois dele descobri outros livros e todo um universo extraodinario do autor. Nesta semana foi lançada a continuação, chamada WABI-SABI, pela Editora Record.

site: http://www.saraiva.com.br/wabi-sabi-9647775.html

RayssaiGuedes 02/11/2016

Dicas de leituras clássicas internacionais
A história tinha tudo pra ser sucesso mas não foi.. ?
Achei o final meio bobo.
Valeu a pena pela menção a vários clássicos da literatura internacional (muitos deles foram inclusos na minha biblioteca Skoob) já que o personagem principal é professor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6