Amor em Minúscula

Resenhas - Amor em Minúscula

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carol Rodrigues 10/09/2009

Despretencioso e cativante
Este é mais um caso de um livro que me ganhou pela capa. Eu que adoro gatos (e só não crio um porque minha mãe não deixa - a casa é dela) peguei o livro pra ver por causa do gatinho na capa. Lendo o prefácio* em si, achei que talvez fosse uma historinha tosca, mas como estava na prateleira dos mais vendidos (livros da moda) fiquei com vontade de ler - já estava morrendo de vontade de ler alguma coisa, mesmo.
Então comecei a ler o livro e não consegui parar!
Gatos são animais interessantes e ninguém passa imune por eles.

"Diz-se que os gatos são egoístas, quando, na realidade, são simplesmente espertos. Não vêm a você se podem fazer com que você vá a eles" - Trecho do livro.

O que dirá então Samuel, personagem principal do livro, que vê sua casa e sua invadida por um bichano? Ao tentar se livrar do gatinho e depois ao resolver adotá-lo (ou ser adotado pelo gato - bem sabemos que são eles quem nos escolhem), sua vida passa por uma série de acontecimentos, abalando sua rotina monótona de professor de filosofia alemã.
Dizem por aí que toda ação gera uma reação, não é mesmo?
A partir do encontro com o felino, Samuel percebe que cada pequeno gesto, pode ter um grande resultado.
O encontro com o gato leva a um encontro com um vizinho, que o leva ao encontro de um grande amor de infância, que o leva ao encontro de um estranho que estuda sobre a lua, que o leva ao encontro de um tipo suspeito num bar, que o leva...

O livro nos leva a reflexão de que um simples detalhe, um mínimo ato de bondade um "Amor em Minúscula", pode causar a transformação de uma vida.
Não esperem nada de complexo, o livro é simples, singelo e de texto simples. Sem grandes pretenções, trata-se de visualizar que nosso futuro depende coisas simples que fazemos no dia-a-dia, de mínimos atos, como o de alimentar um gato...
Márcia 11/10/2009minha estante
Também compro livros pela capa!!

Cams 27/12/2013minha estante
Esse livro também me ganhou pela capa, e acabou sendo o meu livro favorito no universo. Ele é fantástico e apaixonante!

Alessandra.Calixto 19/05/2017minha estante
Esta semana foi lançada a continuação: WABI-SABI

Alessandra.Calixto 19/05/2017minha estante
Esta semana foi lançada a continuação

Beatriz.Queiroz 07/11/2022minha estante
definiu totalmente oque eu acho do livro, todo mundo devia ler esse livro

Thaís Berganton 04/07/2020

Mono no aware
Os capítulos do livro são curtos, o que incentivou uma leitura rápida e fluida. Entretanto achei o enredo bem fraco, principalmente porque vários pontos não ficaram bem esclarecidos.
Durante toda a leitura aguardei pelo ápice ou clímax, sendo que este nem ocorreu ou chegou perto disso na última página somente. Infelizmente tive a sensação de que nada interessante e importante ocorria ao longo do livro!

Manu 28/10/2021

Amor em minúscula
Amor em minúscula conta a história de Samuel e nos mostra que fazendo coisas mínimas pode nos levar a pessoas especiais.

O livro do início ao fim não me prendeu, acredito que tenha ficado uma coisa muito repetitiva, todavia amei conhecer um pouquinho de Samuel e o adorável gato Mishima. O livro é gênero romance, mas não senti muito romance no livro, acredito que é mais focado no cotidiano do Samuel. Eu amei o Samuel citando poetas e filósofos.

Queria dizer que paguei 3 reais nele foi um achado e tanto

Nana 16/08/2009

Delicioso de ler!
Definitivamente preciso aprender a não julgar um livro pela capa!
Fui deixando este livro na estante por um bom tempo e passando outros na frente, pois achei que seria uma história boba sobre gatos...tenho que admitir que me enganei profundamente!
O gato não é o protagonista da história, é apenas uma ligação de seu novo dono com o mundo.
O livro trata de solidão, amizade e um grande amor de infância.
Uma história linda e tocante...e um alerta pra não deixarmos a rotina tomar conta de nossas vidas, valorizando e resgatando a beleza e a alegria nas pequenas coisas e pequenos gestos do dia a dia!

Helder 24/08/2012

Um pequeno enorme livro
Na minha opinião, as pessoas deveriam sempre ler por prazer e nunca por imposição, e este pequeno livro é um bom exemplo de prazer em ler.
Como detesto estórias de animais (Nunca gostei nem de filme da Lassie), confesso que pensei 2x antes de comprar este livro, mesmo encontrando-o numa estante de ofertas, mas graças a Deus dei uma lida nas resenhas aqui publicadas e decidi investir naquela capa com um gatinho, e assim como ele fez com Samuel, posso dizer que ele também me levou por outros caminhos, e de uma maneira extremamente suave e gentil.
Resumindo, acho que posso dizer que o tema principal deste livro é o acaso.
Samuel começa um novo ano sem grandes perspectivas. Quarentão solitário, vai sobrevivendo. Até que naquela manhã de ano novo, um gato aparece em sua casa e o faz sair de sua zona de conforto, levando-o a conhecer Titus, um velho escritor que mora no andar de cima e pede sua ajuda para arrumar um ferrorama. Sem conseguir dizer não ao velho, Samuel vai ao centro procurar uma loja especializada em ferroramas e ao atravessar a rua, cruza com Gabriela, seu 1o amor de infância, que lhe deu um beijo de borboleta. Buscando rever seu antigo amor, Samuel passa a frequentar um bar onde conhece o estranho Valdemar, sempre carregando seu manuscrito sobre a face oculta da Lua.
Ao parar para escrever esta resenha agora, isso tudo me parece um monte de nada, mas é tudo tão lindamente amarrado na estória que a leitura vai fluindo e em paralelo a tudo o que vai acontecendo, o autor vai desfiando cultura. Mendelsson. Kafka, Herman Hesse, Marylin Monroe e muito mais.
Uma estória, diversos contos, aulas de filosofia. É um pouco disso tudo.
Mas deixe-se levar por Mishima, o gato, e conheça estes personagens.
Impossível não se emocionar com o reencontro de Samuel e Gabriela. A falta de palavras, as sensações.
Dificil de explicar. Só lendo mesmo.
Recomendo para limpar o coração e acreditar que o mundo pode ser simples e bom.
DIRCE 26/08/2012minha estante
Oi Helder!
Às vezes, tenho uma vaga impressão que estou em dívida com esse livro: preciso fazer uma releitura um pouco mais atenta. Sua resenha me deixou convicta : preciso ,realmente, dar uma nova chance a esse livro.
Também naõ gosto de histórias de bichinhos,mas os filmes de Lassie e Rin- tin- tin eu adorava( não deve ser do seu tempo.
Tenham, todos, um ótimo final de semana e uma semana iluminada.

Carla 19/03/2009

Comprei por causa da capa
Adoro gatos vi o livro e comprei por causa da capa ... não esperava encontrar um romance lindo, meigo e tão fofo.
O gato do livro como os da vida real leva os personagens a descobrirem quem são.
Vânia 17/03/2012minha estante
Gostei. Quero ler o livro...

Christiane 24/07/2021

Um livro singelo sobre a solidão, o amor e a amizade.

Samuel é um professor de literatura alemã que vive sozinho. É ano novo e ele pensa que novamente irão se repetir os mesmos 365 dias sem mudanças em sua vida solitária. Porém terá uma surpresa quando um gatinho aparecer na sua porta. Inicialmente ele pensa em como se livrar do bichano, mas finalmente se renderá e o adotará dando-lhe o nome de Mishima.

A partir deste gesto sua vida irá mudar. Será através de Mishima que ele conhecerá Titus, seu vizinho de cima, com quem nunca trocou uma palavra sequer. Aos poucos irá notando o mundo a sua volta, e perceberá que o acaso não existe, mesmo quando parece um absurdo o que acontece. Cruzará na rua com Gabriela, seu primeiro amor de infância, conhecerá Valdemar num café.

Com Mishima, Titus e Valdemar, Samuel irá reaprender a viver, a acreditar na vida e que tudo é possível, desde que se sai de sua concha protetora e deixe a vida fluir. Ele que não conseguia suportar ir na casa da irmã e do cunhado por serem pessimistas demais aprenderá a agir exatamente ao contrário do que fazia, e terá um dia ótimo com eles. Verá o quanto ele tem medo do amor e o quanto é difícil se deixar amar, afinal é mais fácil se defender. O beijo de borboleta na infância que se transforma no traço que lhe desperta a paixão e que ficou no seu inconsciente despertando assim que viu Gabriela na rua reconhecendo-a de imediato.

Apesar dos clichês, este pequeno livro nos ensina a viver de uma maneira simples, sem levantar murros, e acreditando que cada dia pode ser diferente do outro, desde que estejamos abertos à vida. Nem tudo são flores, mas isto faz parte também do viver.

Ani Rovere 09/02/2010

descobertas em minúscula
No final, ainda que tenha ficado com uma sensação estranha de ter não visto a "face oculta" da história, no mínimo, devo dizer que foi uma leitura interessante.

Comecei a lê-lo como um livro comum, mas, felizmente, a tempo, vi que esse não era o caminho e o encarei como pequenas pílulas a serem ingeridas devagar. Algumas fizeram bem e provocaram reflexões; outras,no entanto, me deixaram com a raiva de ter engolido um placebo.

Portanto, não é um livro para qualquer um.

Recomendo a leitura de O Mundo de Sofia primeiro.

Se as perguntas forem ainda mais numerosas ao término do livro, você se sentirá estranhamento familiar em Amor em minúscula.

Nati 19/03/2014

Tão despretensioso, quanto um gato.
Um livro delicado e despretensioso que narra a rotina de vida de Samuel, um professor de filologia Alemã, que tem sua vida virada de cabeça para baixo após a visita de um gatinho muito traquina.
Cheio de referencias a literatura alemã, o que faz qualquer leitor de carteirinha adorar, o leitor vai se deliciando a medida que vai acompanhando a total desconstrução do solteirão solitário para o homem que vai agregando amigos por onde passa e aprendendo a dar e receber amor.
Mishima, o gatinho simpático, apesar de desencadear toda essa reviravolta na vida de Samuel, diferentemente de outros romances com animais acaba sendo só mais um personagem na trama, não sendo o personagem principal.
Como Mishima, a vida de Samuel é invadida por Titus um redator que mora no andar de cima e acaba sendo um ótimo conselheiro. Valdemar, um físico sonhador,e literalmente lunático. A veterinária simpática. E finalmente Gabriela um amor de infância que ressurge na vida de Samuel e faz ele sair de vez da letargia para ir em busca daquela que ele tem certeza que será o amor da sua vida.
No começo demorei a emplacar a leitura e pensei que ela fosse ser parecida com outros livros que tinha lido, mas depois não conseguir mais parar até o fim da jornada de Samuel em busca do amor e da felicidade.
Uma leitura que não tem a pretensão ser nada a não ser entretenimento, mas acaba te fazendo refleti ao final dela. Pois, afinal que não quer o efeito do amor em minúscula na sua vida?
Para esse livro dou 4,5 estrelas.
Renata CCS 03/04/2014minha estante
Parece ser uma leitura agradável e despretensiosa. Gostei da resenha.

Eric 24/06/2014

Favorito
O livro mais justo que eu já li, não existe ambição em sua leitura, não é um livro que prega uma lição de vida, é um livro simples, bonito e bem escrito, com um enredo cativante. Por essas e outras que eu já li pelo menos 8 vezes...

Paula 18/11/2009

Pequenas epifanias
Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas. Queria algo leve para me ajudar a descansar depois de um dia intenso de trabalho. E foi então que me surpreendi. A história é meiga e leve, realmente um bom divertimento. Conseguiu me deixar curiosa para saber o que ia acontecer depois. Os capítulos são curtos e a leitura acaba sendo muito gostosa.
O livro conta a história de Samuel, um professor solteirão que vê sua vida mudar por conta do aparecimento de um gato em seu apartamento. Depois disso, ele faz novos amigos, reencontra um grande amor da infância e percebe que sua vida nunca mais voltará a ser a mesma.
Mas de repente o livro acaba. Da forma que você não imaginava que ia acabar, de tão clichê. Cheguei até a conferir se não estava faltando nenhuma página no meu livro (mas não estava). Então preciso dizer que, pelo que estava lendo, esperava mais do final. E é por conta do final que ele só ganha duas estrelas. Mas valeu a leitura. Não é a mais alta literatura (se é isso que você quer ler, tente outro), mas é esperançoso e meigo e faz você pensar na vida e nas coisas minúsculas, porém importantes.

Preciso fazer uma observação em relação à edição do livro: fico sempre decepcionada quando pego um livro para ler e ele está cheio de pequenos errinhos bobos, mas que incomodam, e que poderiam ser evitados com uma leitura final mais cuidadosa. Não sei se isso se deve ao meu olhar de revisora apenas ou se o qualquer leitor mais atento os perceberia também (eu acredito que sim), mas acho que uma editora como a Record poderia ter mais cuidado nesse aspecto.
Lia 14/06/2010minha estante
é isso mesmo: esperançoso e meigo. e gosto da idéia do amor em minúscula. foi um bom passatempo de domingo. eu também percebi uns errinhos no livro, e meu olhar não é de revisora e é de curiosa ;)

Rosa Santana 05/02/2013minha estante
Paula, estou lendo o livro, achando agradável, mas confesso que quando li sobre o encontro de Samuel com Gabriela, me deu um medo do final...
Vamos ver se minhas 'previsões' se confirmam...

Fátima Lopes 09/04/2019

Gato por lebre (ou vice-versa)
Como adoradora de gatos convicta eu me encantei pela capa, mas no decorrer da leitura percebi que o pequeno felino foi um pretexto para o autor. Não haveria problema com a ausência de "Mishima" na maior parte da narrativa se o personagem principal tivesse um pouco mais de encanto e a história não fosse tão arrastada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6