O Homem Vazio

Resenhas - O Homem Vazio

1 | 2 | 3 | 4

Rafaela Medina 01/03/2021

O homem cheio demais
Tem um trecho de um dos meus livros favoritos, "O meu pé de laranja Lima", que diz o seguinte "Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu." Me lembrei assim que entendi o enrredo da história do Otto... Pessoas que desaparecem aos poucos, por não serem lembradas, amadas, por não pertencerem. Por se sentirem tão cheias de solidão, medo desesperança que se perdem tentando encontrar algo. Mesmo que a história nos deixe com várias lacunas, a reflexão e a forma como o autor retrata a solidão das pessoas que estão cercadas de outras pessoas, seguidas e defendidas nas redes sociais mas com depressão, solitárias, lidando com seus fracassos, suas culpas, uma busca por pertencer a algo na vida real, é sensível e faz com que você acompanhe e torça por Otto. A literatura nacional merece mais crédito do que damos a ela, e esse é um livro que valhe a pena a leitura.
#desafioskoob

@leituras_sa 01/02/2021

"Eu não tinha como saber, mas aquele foi meu primeiro encontro com meu outro eu. Estava prestes a conhecer uma segunda São Paulo."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Há uma onda de desaparecimentos inexplicáveis em São Paulo, e Otto sente ser o próximo. Aos poucos, as pessoas a sua volta, família e colegas, começam a esquecer quem ele é. Nesse momento, ele conhece seu outro eu, quer dizer, alguém idêntico a ele, só que da São Paulo do Lado de Lá, uma realidade paralela que aos poucos está consumindo cada um da nossa realidade. Otto, junto com seu "gêmeo", precisam achar uma maneira de impedir que isso aconteça.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ Sem dúvidas, esse é um livro bem fora da curva do que estou acostumada a ler, mas foi uma ótima surpresa. A história com certeza é muito boa e original, porém o que eu amei foi a narrativa do autor, a forma que ele deu vida aos personagens, o desenrolar da trama, toda a fantasia em torno de São Paulo e a dupla realidade, foram incríveis. Sem falar no sentimento de proximidade com os ambientes, e o de identificação com as gírias e a realidade de Otto. Realmente, uma experiência de leitura fantasiosa que eu amei e super recomendo!
Por @dreamer3t
🔹N° páginas: 315
🔹Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/B_TPbWTjbPI/

LiteraBruna 29/12/2020

Uma nova experiência para mim
Essa é a primeira fantasia nacional que eu leio (não me orgulho disso) e foi uma boa experiência. Foi muito interessante ler um livro de fantasia que se passa em São Paulo, de onde eu sou, e ainda com um protagonista negro (o que é raro no gênero) e uma personagem lésbica.

Gostei muito do universo criado; a ambientação ajudou tudo a ficar ainda mais interessante. Infelizmente não foi tão explorado quanto imaginei que seria, mas ainda assim me intrigou em muitos momentos.

O protagonista, Otto, é bem real, até me identifiquei com ele (principalmente o fato dele ser tímido, porque eu também sou), mas confesso que ele me irritou várias vezes. A forma indiferente dele agir em determinados momentos, principalmente envolvendo a mãe, me deixou com vontade de entrar no livro e dar uns tapas nele! A Ana também não fica pra trás, consegue ser pior até, só que no caso dela tem uma justificativa.

A única coisa que eu não gostei foi que o autor se estendeu muito em situações irrelevantes, principalmente envolvendo os personagens cadjuvantes, o que me deixou entediada. Ele também foi um pouco repetitivo em vários momentos, sobre acontecimentos do dia a dia dos personagens. Tem muitas cenas que não precisavam estar ali, onde o autor podia ter focado mais na explicação do universo e da situação (que ficou meio confusa no final).

No geral foi uma leitura prazerosa, tanto que não consegui largar até terminar. Como eu disse, é raro ver fantasias do tipo ambientadas no Brasil, então foi uma experiência nova pra mim. Precisamos apoiar mais a nossa literatura, temos muitos autores ótimos :)

OBS: A escolha de usar gírias e termos da linguagem oral foi um pouco arriscada na minha opinião. Ao mesmo tempo que aproximou mais a história da minha realidade, deixou algumas falas confusas, tanto que algumas tive até que ler duas vezes para entender.

Lanna 13/11/2020

Não é ruim, mas também não é bom
A ideia é ótima, mas o desenvolvimento deixou a desejar! A história já começa com o Otto descobrindo sobre seu duplo e a São Paulo do Lado de Lá, isso eleva o interesse e faz pensar "opa esse livro vai ser bom", só que tudo começa a decair e penso que a escrita do autor contribuiu pra isso (falta profundidade).

As coisas vão se tornando mornas e anticlimáticas. Quando um personagem descobre algo, lança a cartada do "te conto depois". A narração em pontos de vista diferentes mais atrapalhou do que ajudou porque quando alguém chega no ponto x acaba o capítulo e em seguida começa a narração de outra pessoa até chegar no mesmo ponto x. Desnecessário. Além disso, alguns personagens são insignificantes e muitas situações não acrescentam em nada à trama.

Não consegui sentir simpatia pelos protagonistas porque eles me pareceram incoerentes demais. O mundo se acabando e o Otto preocupado com coisas fúteis, mas pelo menos a incoerência da Ana foi explicada.

As partes positivas: o Lado de Lá é bem interessante e inclusive merecia ser mais explorado; as questões levantadas sobre solidão e redes sociais também foram bem legais e atuais; a representavidade é bem forte e presente; é nacional e a gente tem que consumir mais a nossa literatura!

Isabella2243 12/11/2020

O homem vazio
Otto é um rapaz que tem uma vida solitária e sonha em ser um youtuber famoso, com problemas familiares, me senti um pouco Otto em alguns momentos. O livro trata da importância da amizade, sobre pessoas solitárias, é uma fantasia urbana com muito mistério e bem rápido de lê.

Mateus Oliveira 29/10/2020

Poderia ser melhor...
Bom, poderia dizer que o livro não é ruim, mas também não chega a ser bom. Mediano seria a melhor classificação.
Não que a história seja desinteressante ou algo do tipo. Na verdade, Thiago Lee criou uma trama bastante imaginativa e curiosa, mas mal explorada, pois, além do começo e do fim que são pouco mais empolgantes, o livro tem uma grande e enfadonha barriga que poderia ser enxugada e muita coisa resumida.
Otto, protagonista da história, é extremamente passivo e isso me frustrou ao longo de toda a leitura. Ele é basicamente levado a trama toda pelos personagens e pelas situações, indo para lá e para cá, sendo um porre acompanhá-lo pelo fato de ser bastante inseguro, teimoso, por vezes incoerente e incapaz de tomar decisões.
Ana, irmã de Otto, é uma personagem bem mais interessante de se acompanhar, mas confesso que também estava ficando de bronca com ela (quase a achando uma cretina) pouco antes do plot twist que revela seus motivos.
Além do mais, por ser uma história com múltiplos pontos de vista, acredito que teria sido melhor pedida na terceira pessoa, não na primeira, principalmente nos capítulos finais, que há trocas constantes de narradores, a tal ponto que às vezes me esquecia de quem era o narrador do capítulo.

Anne10ssica 21/10/2020

Esse livro me fez feliz.
Eu achei a história muito boa. A forma como ela se desenvolve de uma maneira leve e com um climax acelerado e dinâmico (em relação ao ponto de vista de cada personagem), pra dar uma sensação de tensão e suspense. Funcionaram muito comigo.
Têm muitas alternância ao longo do tempo, durante a história, mas eu, particularmente, amei. Achei que foram na medida certa e no momento correto.
O autor escreve de maneira simples, direta e de fácil compreensão. Minhas únicas criticar são que alguns personagens não foram construídos de forma natural, pareceu meio forçado o final, conveniente DEMAIS. E por favor, leve esse pessoal num gastro, eles sofrem muito do estômago. ???

Jaqueline.Sayumi 14/10/2020

Super recomendo a leitura, apesar de passar a maior parte do livro frustrada com o protagonista e com a atitude blasé dele frente as descobertas que surgem na história.

Slyntherinn0t 10/09/2020

Com o coração vazio por ter acabado muito rápido.
Esse livro reúne algumas coisas que eu gosto muito, a realidade paralela, a literatura nacional, não possui apenas um protagonista, a história com mais de um ponto de vista, a volta no passado para explicar detalhes essenciais para história naquele momento, personagem lgbtqi+. Foi a primeira fantasia urbana que eu li e eu AMEI, o jeito que São Paulo virou um personagem também e ele mostrou a realidade de quem mora em SP coisas que eu já vivi tanto sozinha ou com os meus amigos, me fez "entrar" na história de um jeito muito natural e eu percebi também que no momento que o autor se sentiu mais a vontade com a história eu consegui ler com mais fluidez.

Mara Flores 28/07/2020

Otto é um jovem perdido em si mesmo. Vive o drama de ter uma mãe doente, um relacionamento distante com a irmã e de se sentir incapaz de mudar a sua própria vida. É aspirante a youtuber, mas não tem amigos reais.

Em um encontro inesperado com uma cópia sua (seu duplo), ele tem a chance de conhecer uma outra São Paulo, onde as coisas não são como ele está acostumado. Juntos, eles vão tentar descobrir o mistério do desaparecimento de algumas pessoas da cidade.

Na trama, Otto também terá que aprender a lidar com a sua família e encarar seu problema de autoestima, o que fará com a ajuda de uma garota que conheceu recentemente.

A ideia da existência de uma São Paulo paralela, onde os duplos das pessoas vivem de outra forma é bem bacana. Aliás, o mundo que o autor criou me pareceu interessante, mas senti falta de mais profundidade a respeito desse outro mundo.

[Valorizem a literatura nacional! :)]
Berenice.Thais 22/11/2023minha estante
Pelo que estou entendendo o outro lado e só nos dado um vislumbre.

Rosy 21/07/2020

Premissa interessante, mas...
Bom, a premissa dessa história é super interessante. Uma ficção científica/low fantasy onde um jovem rapaz enfrenta problemas familiares, de autoestima e de repente tem que lidar com ele próprio, sim, um "clone". A trama bem pensada, vários elementos bacanas, mas acho que o autor de perdeu em tantos personagens e na conexão de una com os outros, embora sejam personagens mto legais, q vc torce e quer ver bem no final. Achei que faltou menos correria no fim. Acabou ficando confuso e um pouco sem sentido tbm. Mas acho que vale a leitura.

Thalesito 19/07/2020

No início da leitura já fiquei intrigado. Apesar da história desacelerar em um momento, a narrativa consegue te prender do início ao fim. Fazia tempo que não lia uma história tão original.
No decorrer da história não consegui deixar de associar os desaparecimento a depressão, que de forma cruel também promove um apagamento em nossas vidas quantos nos entregamos a ela.
Por fim, amei a história e a representatividade. Espero ler mais histórias originais assim.

Luiz 13/07/2020

Mais altos que baixos
Foi uma leitura bem agradável. No começo foi um pouco difícil acreditar no personagem, mas depois das primeiras páginas a leitura te prende e é fácil mergulhar na estória. Ainda não sei se gostei do fim, mas a jornada com certeza valeu a pena

Hannah 16/05/2020

Foi um dos primeiros livros nacionais que li esse ano de um autor que não conhecia e tive uma experiência positiva. No início, achei que seria mais uma história clichê de viagem no tempo e tive que reler algumas partes para entender o que realmente estava acontecendo.

A troca de narração entre Otto e Ana foi essencial para entender a história e visão de cada um. Acredito que alterar entre os personagens ajudou a incrementar a trama. O final é um grande plot twist que eu jamais teria imaginado. Certos relacionamentos que a personagem Ana deixa para trás no final do livro foi de partir o coração.

A escrita, o uso do travessão em vez de aspas em certos diálogos me incomodou algumas vezes, mas nada que atrapalhasse a leitura; é uma preferência minha, contaria algumas partes diferente do que foram apresentadas. Fora isso, é uma leitura interessante e gostosa de ler.

1 | 2 | 3 | 4