O Homem Vazio

Resenhas - O Homem Vazio

1 | 2 | 3 | 4

Dja 03/05/2020

Recomendo
O livro tem uma premissa boa, mas no decorrer da história há momentos que se enrolam demais e o final poderia ter sido melhor aprofundado, contudo no geral a leitura vale a pena.

Pablo 20/04/2020

Diferente
Gostei da proposta. O enredo tem umas oscilações de ritmo, ora é lento, ora é intenso, mas no geral é bom, e ainda de quebra tem muitas críticas sociais que fazem o leitor refletir. O ebook contém muitos erros ortográficos.

Lorraine 15/03/2020

O homem invisível é uma trama de ficção com personagens bem construídos. A história é uma clara crítica a sociedade moderna, discutindo temas como a superficialidade das relações humanas, impessoalidade das redes sociais, solidão, vazio existencial e necessidade de aprovação. O livro nos leva a refletir sobre a nossa conexão com a internet e as relações pessoais.

Daniela 14/03/2020

O livro começou muito bom, com uma narrativa agradável, sem ser muito corrida ou arrastada, boas explicações, depois começou a se perder e ficar mais do mesmo. O final achei meio chato, mas em geral, é um bom livro.

Polyana 03/03/2020

No começo a leitura aguçou minha curiosidade, mas depois ficou um pouco de mais do mesmo, até que a história tem uma guinada que torna a trama emocionante.

Adriana1161 25/02/2020

Surpreendente
Livro gostoso de ler, com uma pegada adolescente. Mistura fantasia com a realidade urbana. Autor nacional.
Remete à sempre interessante ideia do homem duplicado, já abordada por Dostoiévski e Saramago. O duplo!
Dividido em partes, com títulos legais.
Aborda questões ligadas à identidade ou à falta dela. À insignificância.
Realidade paralela.
Recomendo!
Personagens: Otto, Otávio, Ana Letícia, Nana, Caio, Camila, Alice, Khalil, Jonas

Guilherme 16/02/2020

Uma agradável surpresa
Uma agradável surpresa

O homem vazio, livro de Thiago Lee, é mais que uma agradável surpresa. O livro conta a história de Otto, um garoto da periferia de São Paulo que, sem uma explicação inicial, está simplesmente sendo esquecido por todos. A história se desenvolve mostrando a narrativa de vários personagens da trama, mas o foco fica pelo Otto e sua irmã Ana. A história é cativante, todo o contexto é explicado de forma orgânica na narrativa, nada é simplesmente jogado como informação complementar. A forma de escrita te leva facilmente a imaginar o quão seria interessante esse livro ganhar uma animação nos moldes de "I Lost My Boddy" filme disponível na Netflix.
O universo criado por Thiago Lee, é uma clara crítica a sociedade de aparências em que vivemos, onde relações superficiais e números, por vezes são mais importantes que relacionamentos íntimos e duradouros, sejam de amizade ou por laços amorosos. O livro é uma é uma reflexão maravilhosa em uma trama de ficção muito bem escrita. Vale a pena cada capítulo.

Dani 26/12/2019

Uma história vazia.
Confesso que quando comecei a ler o livro esperava que se aprofundasse mais no tema solidão, depressão etc. Que funcionasse como uma alegoria aos problemas da vida moderna. Mas mergulhei no raso. A história se enrrola longos 75% (li no kindle), extremamente repetitiva, é o mesmo papo toda vez que vê a mãe, é o mesmo papo toda vez no trabalho, precisou ir 500 vezes no mesmo bar comer...talvez fosse um recurso para mostrar como a vida do protagonista é uma mesmice e deixa ele no automático, mas se tornou muito cansativo. A resolução da história acontece de forma atropelada, demorei dias lendo um livro cansativo e em 1 hora final é que tive algum gostinho de uma leitura mais interessante, ainda que confusa.
O que mais gostei foi as mudanças de pontos de vista, de um personagem pra outro na troca dos capítulos. Mas mais uma vez, isso só funcionou bem no final, porque antes só parecia que eu estava relendo um capítulo.
Não conhecia o autor e também não sei quantos livros ele já escreveu, as idéias são boas, mas a escrita deve evoluir ainda.

Matheus Alves Carmo 10/11/2019

Muito bom, mas tinha potencial para mais
O pior principal da história é muito interessante, se não levarmos em conta apenas o lado fantasioso, mas o lado crítico. O livro todo propõe críticas ao estilo de vida do mundo de hoje, e como estamos cada vez mais solitários, mesmo cercados de muita gente. Também há pinceladas de críticas sobre redes sociais, e desigualdade.
A ambientação, inclusive, é outro ponto alto do livro, que se passa em São Paulo. Mesmo que nunca tenha visitado lá, achei a ambientação muito rica e a atmosfera muito bem trabalhada, sem que a narrativa fosse comprometida.
Também gostei muito dos personagens, que são muito bem desenvolvidos, e da ligação entre eles.
O ponto baixo pra mim, acabou ficando na parte da fantasia. Eu curti muito o conceito, e, até a primeira metade do livro, estava aceitando tudo muito bem. No entanto, conforme a história avança, e mais coisas e situações são mostradas em relação ao 'lado de lá', tudo começa a ficar mais confuso (não em um bom sentido). Regras que funcionam de maneiras diferentes, em situações diferentes, situações que ocorrem apenas devido à história precisar que ocorra...
Foi o único erro pra mim, a mitologia de como funciona essa realidade não ficou bem definida.
Também estranhei algumas coisas no epílogo, mas não queria usar a TAG de spoiler rs
No geral, especialmente se relevamos alguns problemas mais simples, recomendo a leitura, especialmente por sua mensagem.

William 12/10/2019

É um livro morno
Começa bem legal, a ideia é bem interessante (apesar de não muito original... a ideia dos mundos paralelos é bem semelhante a Stranger Things), porém quase não tem plot impactante, as surpresas são bem decepcionantes, enfim, a história não conseguiu me manter interessado, o final é um desastre, extremamente confuso e, sinceramente, com ar de improvisado. Não recomendaria.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/06/2019

O Homem Vazio
"hiago Lee tem muitos acertos em O Homem Vazio. Primeiramente, ele constrói uma história de fantasia urbana bem diferente do que vemos em outros livros. Inesperadamente, é uma fantasia que não possui magia, seres sobrenaturais ou monstros, sendo mais uma ficção científica ao brincar com realidades paralelas... "

Link da Resenha completa: http://leitorcabuloso.com.br/2019/03/o-homem-vazio-thiago-lee/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-53047-66-6

Mirele 09/05/2019

Surpreendente
Um livro nacional que te trásum gostinho do fantástico com uma pitada do cotidiano. É quase impossível não se sentir identificado um várias das situações descritas por Otto. O livro apresenta diversas camadas e cabe a você decidir até onde vai. Você pode tanto ficar com uma leitura leve, como se aprofundar nas críticas trazidas pelo autor. Acho que uma das partes que mais gostei foi no primeiro capítulo da parte Ana. Fiquei muito feliz pela representatividade que eles trazem, mas acho que o Caio poderia ter piadas melhores (e gravata de patinhos, sério?). Mas uma ótima leitura para se distrair.

Carol Vidal 29/01/2019

Um livro para refletir nosso estilo de vida
"O homem vazio" usa do elemento fantástico — uma realidade paralela — para falar sobre solidão e o estilo de vida que levamos atualmente. Tal tema é tratado de diversas formas, a começar pela ironia que é se sentir só mesmo estando cercado pela multidão que habita uma metrópole como São Paulo. Além disso, fala sobre o apagamento das minorias, uma vez que o protagonista é negro e periférico.

A história é muito bem amarrada e terminamos a leitura com muito o que refletir.

Letícia 27/01/2019

Amo a literatura brasileira atual que é capaz de quebrar padrões e retratar cenários que já são conhecidos por nós, os brasileiros, tudo isso deixa a leitura muito mais palpável. Com este livro não foi diferente, logo nas páginas iniciais me surpreendi pelo o livro ter como personagem principal Otto, um menino negro, pobre, assalariado e morador de São Paulo. O enredo ocorre de forma fluída fazendo o leitor refletir sobre solidão e a popularidade nas redes sociais que muitas vezes pode ser apenas algo superficial e que não é  capaz de preencher o vazio interno de cada um.
Além de refletir sobre diversas questões, a leitura também me fez lembrar alguns momentos pessoais.
Recomendo a leitura
? fav de 2K19

Wes 26/01/2019

Nunca diga que matará ou que irá esquecer aquela pessoa que um dia você teve algum laço na vida
Esse livro seria muito bem adaptado pra algum filme, além de seguir uma linha de raciocínio que apelidei como a tríade do esquecimento: Matéria Escura/ O Homem Vazio/ Lembra Aquela Vez.
Além de trazer um tema bastante preocupante como depressão nas principais capitais do Brasil, é aquele lance de se sentir sozinho no meio da multidão e ser abandonado pela própria família. No primeiro ato eu senti um tapa na cara sobre a história do Jonas e amizade que ele tinha com o Otto, já no segundo saber a história da irmã do Otto trouxe uma certa adrenalina no livro por ela roubar todo o protagonismo e todas as partes legais da história.
Agora, o principal, o que falar do personagem mais sombrio e temeroso de todo o livro que é São Paulo, essa troca de perspectiva trás aspectos bem mais pesado pra trama toda envolta de uma áurea azul e gente sendo preso por mãos e correntes que são enraizadas do chão, bem aquele clipe ?Dance In The Dark? da Dev, mas com uma melodia de música da Lorde.

1 | 2 | 3 | 4