Without Merit

Without Merit Colleen Hoover

Resenhas -

Taisa 10/12/2017

2,5
Se você tem uma idade próxima dos 30 anos e teve sua infância influenciada pela Xuxa deve se lembrar de uma brincadeira que ela fazia no programa dela. Era o seguinte: a pessoa tinha que ir inventando uma história de acordo com objetos que ela ia tirando do baú, cada coisa maluca que saía ia sendo acrescentada a trama, deixando as histórias mais insanas e divertidas.

Esse livro foi tipo isso.....kkkkkkkkkk.... a diferença é que não foi muito divertido.

Parece que alguém foi tirando do baú para Collen: “família”, “mistério”, “troféu”,“cachorro”, “Igreja”, “Porão”,"Jesus", “Irmã gêmea”, “madrasta”,"curiosidades", “boy do além”, “Segredos”,” Bāssel al-Assad”, “torradeira”,”ilustrações bizarras", (não necessariamente nessa ordem nem exatamente essas palavras) e ela foi indo, foi fazendo, foi acumulando informações, acumulando, acumulando e só depois começou a pensar como fechar aquilo tudo. Parece que estava trancafiada em um mundo onde só tivesse que ir com essa história para frente e não desse para voltar e dar uma editada no que já tinha escrito. Foi muito estranho.

Não me senti cativada por nenhum personagem, a história não desenvolve, achei os links fracos e as respostas aos segredos mais ainda, e por fim o casal não teve muita química.

Dai você me diz que este não é um livro de romance. Ok. Vamos ao drama então.

Há muito drama: é dela, do pai, da mãe, da madrasta, da irmã, do vizinho, do cachorro, do piolho do papagaio. Não posso me aprofundar demais mas só queria dizer que foi frustrante.

Ela propõe o debate de dois assuntos bacanas, uma é a perspectiva e a outra é “lição” do livro que logicamente também vou me abster por conta dos spoilers. Foram temas bem legais e importantes a serem debatidos, mas o modo como ela retratou foi tão superficial e esquisitão. As diferentes perspectivas mesmo.....misericórdia.....foi osso.....só ficava pensando......CoHo querida que viaaaagem na batata....

Fica muito evidente como seu trabalho de assiste social influencia na suas obras, sempre temos referências vivas de famílias desestruturadas, sua narrativa também prória, descrevendo algumas cenas de forma perfeita, ela consegue congelar certos momentos e esmigalhar em diversas faces.

O meu problema mesmo foi com o conteúdo em si. Muito surreal, não consegui dar as 3 estrelas porque não consegui achar um livro bom e sim regular. Ela fecha as pontas mas para mim não colou, não houve envolvimento da minha parte, ela não conseguiu me tocar e me senti apática em grande parte dos problemas apresentados.

Me lembro que quando eu li 1Q85, Murakami cita um autor Russo (que foge o nome agora) e diz que: em todo livro, um adereço não deve ser posto em cena se não fizer falta, se aparecer uma arma ela terá de ser disparada (não que o próprio Murakami só descreva objetos uteis a trama principal.....kkkkkkk), mas enfim. Isso foi uma coisa que grudou nos meus dois neurônios e comecei a notar o quanto somos bombardeados de informações despropositadas. (Diferente de despistar e manipular.)

Aqui para mim ela não tentou nenhuma coisa nem outra. Foi criando problemas para depois jogar a solução e sair correndo....hahhahahahhahahhaha.

Bom é isso, talvez a estranha seja eu, eu sou estranha mesmo.....kkkkkkkkkk. Como foi citado por uma colega na minha avaliação, este livro ganhou o prêmio de Romance do Ano de 2017 no GoodReads e mesmo não indicando sempre sou do time de que cada um leia e tire suas conclusões.

Apesar do meu 'troféu abacaxi" sou fã da CoHo e mesmo decepcionada com este livro vou continuar lendo o que ela escreve.

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Tatiana 10/12/2017minha estante
O berro que eu dei com você lembrando dessa brincadeira da Xuxa!!!

Taisa 10/12/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sim né? Não se fazem mais programas infantis como antigamente :'(
hahahahahahahahahahaha

Bela Paulinha 10/12/2017minha estante
Mto bom essa comparação com o programa da Xuxa. Esperava mto mais desse livro, a queda foi grande.

Isabela | @sentencaliteraria 10/12/2017minha estante
Nossa, sou muito fã da CoHo...o livro está na minha meta para Janeiro, mas vou tentar ir com as expectativas baixas!

Mary.Sousa 11/12/2017minha estante
undefined

Maiara 12/12/2017minha estante
Eu li o primeiro capítulo e abandonei. Eu sou gêmea e já não gostei da história, usar esse plot pra conhecer o principal achei horrível. Não vou ler esse dela não kkkk

Taisa 12/12/2017minha estante
Então meninas:

Bela, também estava com a expectativa alta, qdo se trata da Collen dificil esperar o pior, mas eu estou até agora tentando entender o que houve também...kkkkkkkkkkk

Isabela, bem que vc faz! Não deixe de ler, vai que você goste não é? Depois conta o que achou. ;)

Maiara, o que te dizer sobre isso??? kkkkkkkkkk, não sei se eu pioro ou melhoro a situação....A PARTIR DAQUI POSSÍVEL SPOILER PARA QUEM ESTA LENDO ESSE LIVRO.......Mais para o final ele esse plot tem uma explicação, caraca que explicação mixuruca....hahahahahhahahah, talvez para mim melhor seria se tivesse ficado em aberto, se eu já não achava esse casal muito interessante essa foi a pazada final! hahahahahhhha

Bjus
=***

Bela Paulinha 12/12/2017minha estante
Casalzinho mais bléh hahaahah

Ellie 22/12/2017minha estante
Acho que o que incomoda a maioria das pessoas que não gostaram é que o livro se passa em um curto período de tempo, acho que uma ou duas semanas, então tudo acontece muito rápido e dá a impressão de que tem muita informação, como alguns comentaram... A relação dela com o Sagan era algo recente, eles estavam se conhecendo ainda, por isso muitos não viram uma 'química' entre eles. Esse livro é mais real, com problemas da vida real, com um casal que se desenvolve de maneira lenta (diferente da maioria dos livros que as pessoas já se apaixonam no primeiro olhar), personagens cheiros de defeitos...
Acho que tudo que a Colleen colocou faz parte da história, não achei aleatório... Talvez o que mais sai do contexto é a família do Sagan, mas acho que ela fez isso pra destacar o momento atual e meio que fazer uma critica a política de imigração. Mas no resto, foi tudo pra mostrar que a Merit tinha uma visão diferente e pessimista da família dela, fazendo ela desenvolver uma depressão e a Colleen quis mostrar que as vezes nós achamos que tudo a nossa volta é ruim, mas as vezes somos nós que vemos as coisas da maneira que queremos, sem outra perspectiva.
Pelo menos foi isso que eu entendi da mensagem e amei, porque acho que foi muito válido esse assunto. :)

Taisa 30/12/2017minha estante
Oi Elisângela tudo bom?
Então, discordo em praticamente tudo que você falou com exceção da parte em que você diz o que a Collen quis mostrar "que as vezes nós achamos que tudo a nossa volta é ruim, mas as vezes somos nós que vemos as coisas da maneira que queremos, sem outra perspectiva"

Mesmo assim adorei seu comentário, me fez repensar alguns aspectos sobre ele!

Sem dúvida você foi atingida pela proposta do livro, conseguiu ser cativada.

Não posso falar pelos outros mas para mim não achei que as coisas aconteciam rápido, na verdade achei que elas praticamente não aconteciam e já gostei de livros que se passam nesse espaço de tempo ( e até menos dias) e amei.

Eu amo personagens defeituoso, AMO mesmo, mas não achei que eles eram, pra mim arrumavam sarna pra se coçar é diferente....kkkkkkkkkkkkk

Acredito que o problema da química também não seja porque eles estavam se conhecendo, normalmente essas preliminares é que são as melhores, mais angustiantes, tensas e que te fazem perder o folego, acredito mesmo que ela não teve interesse em focar nessa relação e sim no drama pessoal da Merit, então no final das contas acabei até relevando esse romance.

Até a "revelação" do que acontecia com o Sagan eu mantive até minha mente aberta, mas quando ele explica o porquê dele ter beijado ela...nuss....achei altamente bobo, não combinava com a personalidade que ela criou dele. Se fez todo um puta mistério para nada.

Resumindo, eu acho que ela até fechou as pontas soltas mas praticamente esturricou a linha entende??? hahahaha.

Quem diria, coisas da perspectiva não? Sua leitura conseguiu se aproximar da trama, houve envolvimento, na verdade ela atingiu o objetivo dela, as pessoas amam esse livro, acham o máximo mesmo. Eu por outro lado, juro que tentei, adoro CoHo, mas achei um enredo bem sem noção tentando ser sério.
Bjuus
=*

Aline 27/10/2018minha estante
Gostei da sua resenha, acho que a Colleen está perdendo a mão, li uns 2 livros dela esse ano que eu não curti. Com certeza, não lerei este.

Taisa 27/10/2018minha estante
Oi Aline! Então, depois desse eu li ALL your perfects e gostei bastante, TB já não amo tudo que ela escreve loucamente, mas sempre acabo dando uma chance, pq qdo ela acerta é bom demais! Esse realmente eu não indico....kkkkkkk

Fabi129 12/01/2018

POR TRÁS DE UM SORRISO, HÁ UM CONFLITO
''–Irrita-me quando as pessoas tentam convencer outras pessoas de que sua raiva ou estresse não se justifica se alguém no mundo está em uma situação pior do que eles. É besteira. Suas emoções e reações são válidas, Merit. Não deixe que ninguém lhe diga algo diferente. Você é a única a senti-las.''

Without Merit é um livro que adiei o máximo que pude devido ter inúmeras críticas negativas. Os leitores tudo dizendo: ah, não reconheço a escrita da Colleen Hoover; avaliando como até menos que 3 estrelas.
Que leitor no mundo não teria medo de ler o novo livro de uma das suas escritoras favoritas depois de tanto pessimismo???
E depois de tanto tempo eis que leio o livro tão comentado. E querem saber? O livro não é assim ruim como o povo diz.
O livro conta a história de Merit. Ela mora em uma família digamos peculiar. Todos moram em uma igreja. Sua mãe mora no porão, seu pai (ateu) e sua madrasta tem um filho de 4 anos e também vivem na mesma casa. Seus dois irmãos não são próximos dela e no meio disso tudo ela vive uma vida no qual sente que ninguém lhe dá atenção. Faz dias que ela não vai à escola e seu pai nem nota.
A garota tem mania de colecionar troféus. Troféus que ela não ganhou por merecer, mas que gosta de compra-los após um dia ruim em sua vida.
E em uma de suas compras ela irá conhecer Sagan. Ela repara que ele a olha por onde anda e lógico que ela se vê interessada por ele.
Mas o destino irá pregar uma peça neles que Merit nem imagina.
Ela vive cansada de morar em uma família que é tudo menos perfeita e vive em seu próprio mundo, no qual ela observa todos, mas, não se relaciona com ninguém do seu meio. É a típica adolescente que reclama de seus problemas e que não faz nada para mudar sua situação. Merit é carente de atenção, isso é um fato que vemos no decorrer do livro.
Este livro não tem como foco o romance. Não. É sobre problemas em família. Merit julga muito cada integrante de sua família, mas, não sabe que cada um tem seu conflito interior. Achei por vezes a protagonista egocêntrica que se achava a coitadinha, mas que não sabia que os que estavam ao seu redor, também passavam por problemas.
Tá, que ninguém perguntava se ela não estava bem, mas Merit também não se aproxima para relatar seus problemas. Ela só vive reclusa em seu mundo no qual julga que sua família é tudo menos perfeita, que todos na casa são errados blábláblá. Outra coisa irritante nela.
Os livros da Colleen Hoover como todos sabem não são apenas mais um livro. Todos trazem uma lição e Without Merit cumpriu seu dever.
A autora nos passa a mensagem que não devemos julgar uma pessoa, pois, não sabemos o que se passa na vida de cada um. Se alguém diz que sente dor, quem é você para dizer que não há dor?
Por trás de um sorriso, há um conflito.
Ao terminar o livro senti que não foi o melhor livro da autora para mim, mas que valeu a pena ler. Merit por vezes é irritante em sua melancolia que ninguém gosta dela? Sim, mas não desista dela.
Leiam e, por favor, abrem suas mentes. Não leiam com expectativa de mais um romance adorável. O livro é muito mais que isso. ;)
#MereceSim4Estrelas!

''Nem todo erro merece uma consequência. Às vezes, a única coisa que merece é o perdão.''

''–Você é fácil de gostar todos os dias.''
Angélica Corá 12/01/2018minha estante
Adorei sua resenha, vou comecar à ler . Haha preciso.

Diana Feitosa 12/01/2018minha estante
Ainda não tive tempo pra ler!!!
Ansiosa de mais.

Silvia 12/01/2018minha estante
Me animou a ler!!!

Sarinha 12/01/2018minha estante
Já adicionei na minha estante!

Ana / @muitomaisquelivro 12/01/2018minha estante
Eu fui uma das pessoas que não gostou, mas entendi a msg q a autora quis passar.

Pri 13/01/2018minha estante
já quero ler !!!!

Fabi129 15/01/2018minha estante
Só digo: corram ler, estão esperando o q? =)

Isabela | @sentencaliteraria 15/01/2018minha estante
Aiii, será uma das próximas leituras *-*

Mila.Mesquita 19/01/2018minha estante
Me interessei...

JulianaSchreave 16/12/2017

Rainha é Rainha, né mores?
Já disse isso outra vez e repito: Colleen Hoover pega histórias normais e transforma em fenomenais.
O que mais gosto nos livros da CoHo é que sempre há um tema central que não fica claro quando você lê a sinopse de seus livros, é quando você já está totalmente entregue a leitura que ela te mostra o assunto central. Cada livro a autora aborda um tema importante, nos faz ver a vida por outros ângulos. Às vezes, essas histórias são mais pesadas do que os livros reais que os contêm e às vezes são peculiares e divertidos.
Meu favorito ainda é It Ends With Us, mas Without Merit já tem seu lugar especial no meu coração.
AliFlower 17/12/2017minha estante
Adoro suas resenhas ainda mais quando se fala sobre livro da CoHo!!! Já quero!!!

JulianaSchreave 17/12/2017minha estante
Você gosta porque eu sou sucinta, e não fico enchendo linguiça nem soltando spoilers kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas falando sério... CoHo sempre me surpreende, esse ela escreveu uma coisa que no final você até pode pensar nossa que m3rda é essa que ela fez? Mas se você ler as lições pra vida... Nesse em especial, mostra como coisas podem passar desapercebidas no nosso dia a dia, com nossos familiares até... se a gente deixar de olhar o próprio umbigo e olhar para o próximo com um pouco mais de carinho e atenção a gente pode acabar evitando alguns danos...

JulianaSchreave 17/12/2017minha estante
Se eu esperava um pouco mais da história? Não. Quando eu pego um livro da Colleen eu só quero me divertir com a leitura e ler nas entrelinhas a mensagem que ela quer nos passar... Enfim, não vou falar mais porque já tem um bando de gente que vai contar o tema central... Eu prefiro não falar na resenha pq se a própria autora não colocou na sinopse é pq ela não quer. Ela já disse uma vez que prefere que seja assim, quem sou eu pra jogar n9 ventilador e estragar a experiência de cada um né!? O mesmo ocorreu com It Ends With Us... Não está na sinopse o tema delicado abordado pela CoHo, mas as pessoas fazem questão de expor

AliFlower 18/12/2017minha estante
kkkkkk mas é isso mesmo. Suas resenhas são na lata e sem spoiler, quer coisa melhor? kkkkkkk. No final ela escreveu algo "estranho"? Ai, ai, agora vc me botou medo!!! hahahaha Adoro esses temas e coisas pra gente refletir sobre o que fazemos da vida... como levamos a vida... Mas é exatamente isso que amo nos livros dela!!! Aconteceu isso quando eu tava lendo Talvez um dia e Novembro, 9! Os dois no decorrer da história eu pensei "que q isso???" tipo me surpreendeu pra cacete, eu nem esperava... na verdade em todos os q li dela, mas esses em especial fiquei chocada com algumas coisas kkkkkkkkkk. Ler histórias da CoHo é viver intensamente!

JulianaSchreave 19/12/2017minha estante
Obrigada! :) não, não foi isso... é que os leitores gostam de uma história dela e esperam que todos os outros livros serão iguais, mas não são. Colleen não é mais do mesmo,ela sempre inova.

AliFlower 20/12/2017minha estante
Ah, entendi. Mas tem que inovar mesmo, se a pessoa quer tudo igual então que releia o livro kkkkkkk

Bela Paulinha 13/11/2017

Muita informação!
Querida Colleen, acho q se tivesse menos personagens, menos informações, menos peculiaridades o livro seria melhor. Esse boom de todos os itens me cansou, sensação de peso à leitura, se arrastando, até o sentido do título vir a tona...demora, oh se demora. Acho q só não abandonei por ser da diva e ter certeza que no fundo uma mensagem reflexiva iria aparecer. Romance não é foco do livro, e o casal construído ao longo da história não transpareceu química natural entre eles, uma pena.Fiquei esperando o momento da história em que meu coração ficaria na boca e não aconteceu, apesar do poder das palavras da CoHo, não foi dessa vez que ela mexeu mto comigo. Três estrelas pelos bons momentos, de reflexão e por muitos-fofos-inocentes-divertidos instantes de seu irmão mais novo, Moby
Mari 13/11/2017minha estante
Senti o mesmo. No início cheguei a pensar que tinha comprado o livro errado, pq não estava parecendo o estilo CoHo com que me acostumei.
Uma pena. O tema é bom, mas ficou arrastando com tanto detalhe e peciliaridade desnecessários, além das repetições.

Bela Paulinha 14/11/2017minha estante
Exatamente, Mari. Tive que me manter forte pq a vontade de abandonar me bateu várias vezes, não aguentava mais ler descrições, detalhes. Achei q ela estava forçando a barra com tantas coisas e nada estava me convencendo.

Isabela | @sentencaliteraria 15/11/2017minha estante
Ai que medo de ler agora, CoHo é minha diva master!

Mari 18/11/2017minha estante
Quando comecei o "eterno segundo capitulo", pensei: ok, ao menos poderei brincar com esse capítulo na resenha dizendo que basta sobreviver a ele e tudo munda.

Quando terminei o "eterno segundo capitulo" descobri que vinha o eterno 3º, 4º, etc. Existem poucas folgas de descrição nesse livro e a repetição é tanta que... Nem sei o que dizer para expressar meu choque, estranhamento e inconformismo.

Acho que depois de muuuuito analisar, encontrei uma lógica para isso, mas... ainda com essa lógica, não me cativou, não foi CoHo.

Bela Paulinha 18/11/2017minha estante
Verdade, são bem longos os capítulos.Eu torcia para acabar já que tinha esperança que os próximos seriam melhores e sem tantas informações, kkkkk.

Camila 13/07/2018

É CoHo.
É um livro bom, ótimo. Mas eu não achei ele maravilhoso.
Naná 15/07/2018minha estante
e deu 4.5 imagina se fosse bom!

Camila 15/10/2018minha estante
Desnecessária você, Nayara.

Chrisgf 18/01/2022minha estante
Eu dei 0.5 pior livro da coho até agr (pra mim)

Andriele 08/12/2017minha estante
A melhor autora!?

"Estas alrgarias violentas, tem fin 09/12/2017minha estante
Com certeza!

Bela Paulinha 09/12/2017minha estante
Mana, vc pontuou várias perguntas e msm assim deu 5? Acho q foi mto boazinha de sua parte. Rs

Bruna3512 07/12/2017

A escrita da Colleen me fascina!
"Nem todo erro merece uma conseqüência. Às vezes, a única coisa q ele merece é o perdão."

Without Merit foge um pouco do "padrão" CoHo, então, muitas pessoas não estão gostando...
Confesso q demorei um pouco pra entrar no ritmo, achei o começo meio repetitivo e cansativo, mais depois já comecei a sacar como seria, entrei no ritmo..e AMEI.
Romance não é o foco aqui, aos poucos a colleen vai soltando onde ela quer chegar..e q msg!
O livro é todo narrado pela Merit, então, ficamos presos com seus pensamentos e devaneios.
O tipo de história q te cativa. Fala sobre amor, família (e q família doida), e perdão, ninguém é perfeito, todos têm seus segredos, sendo eles escuros ou não...
Ao final, saímos com uma bela lição!

Super Recomendo!
Fabi129 10/12/2017minha estante
Esse '' uns estão amando e outros não'' é o q me dá medo kkkk
mas vou ler este livro ano q vem sem falta =)

Bruna3512 13/12/2017minha estante
Kkkkkkkkkk
Fabi, confesso q não fui com muita expectativa pra esse livro, li algumas resenhas...e fiquei meio depre! Kkk
Mais me surpreendi, ainda bem..
Acho q quando vc vai com muita sede ao pote e se decepciona é pior...
Mais nada melhor do q ler e ter sua opinião S2

Fabi129 14/12/2017minha estante
expectativa é mó ruim
sofro disso kkkkkkkk
mas como vejo tantas pessoas avaliando mal este livro, vou ler ele sem expectativa nenhuma kkkkk
melhor assim, daí posso quem sabe me surpreender *-*

Caroline 05/10/2017

Primeiro livro da Colleen que eu não gosto
Não consegui ? me conectar ? com a história, tlz tenha criado mtaaa expectativa por amar a escrita da Colleen e nunca ter superado IEWU rs
patricia.gurjao 06/10/2017minha estante

Nivea31 10/10/2017minha estante
Tá bom então.

Andriele 18/12/2017minha estante
Que livro!!! Simplesmente amei!

Jessica1248 18/12/2017minha estante
Lindo né!

Becky 09/10/2017

Lindo
Colleen conquistou seu lugar no meu coração desde Hopeless, e se tornou uma de minhas autoras favoritas. Então eu estava realmente animada para conhecer Merit, e elas não me decepcionaram. Essa foi uma das suas histórias que emocionam, porém tudo aqui é construído aos poucos, Colleen tem a característica de envolver e quando você perceber estará completamente preso na história dessa família.
É um livro incrível que aborda vários temas importantes com delicadeza. O tema central é a família (talvez um pouco sobre fé também) e de como muitas vezes só enxergamos o que queremos.

Tudo é perspectiva.

Merit é uma adolescente e ela está tão perdida, e sua família também, cada um preso em sua própria teia de segredos. Apesar de seus erros, e atitudes que podem ser interpretadas de maneira errada achei a Merit uma personagem extremamente humana e me identifiquei.
Preciso falar sobre o Sagan e como ele foi crescendo e se tornando encantador e fundamental nessa família. Cada vez que eu descobria algo sobre ele, o amava um pouco mais.

''Nem todo erro merece uma consequência. Ás vezes a única coisa que isso merece é perdão.''

Ah e não menos importante, as ilustrações são lindas !
Indy 15/10/2017minha estante
Leu em inglês?

Indy 15/10/2017minha estante
Leu em inglês?

Conchego das Letras 08/12/2017

Resenha Completa
Without Merit é o mais novo lançamento, livro único, da autora bestseller Colleen Hoover. Cada uma de suas obras procura trazer um tema sensível misturado ao romance New Adult, o que costuma tornar a leitura, além de agradável, instrutiva. Nesta obra o assunto base é a mentira, com o acréscimo de um rápido debate a respeito de depressão.

Como sempre, a autora fez, no livro em inglês, vários joguinhos de palavras impossíveis de serem reproduzidos em português, a começar com o nome dos personagens. Merit (em inglês, mérito) é a protagonista, uma garota solitária, entediada com a vida e que guarda mais segredos e mentiras da família do que vem sendo capaz de suportar. Ela é a irmã gêmea de Hope (em inglês, esperança), uma jovem que é seu completo oposto, super ligada em moda e aparência, sempre rodeada de amigos. Se somarmos aos irmãos Utah (nome de um estado americano), Moby (em homenagem a Moby Dick - está escrito isso no livro), e ao tio Luck (em inglês, sorte), considero que dessa vez CoHo acabou pesando um pouco a mão na brincadeira de anagrama.

Cada vez que algo de ruim acontece na vida de Merit, ela compra um troféu para se parabenizar por ser "sobrevivido" àquele momento. Em uma das idas às compras, ela conhece Sagan. O rapaz não para de olhar para ela, depois a segue até a pracinha central e puxa assunto. Esse tipo de coisa não costuma acontecer na vida dela, nem o beijo cinematográfico e arrebatador que eles dão na fonte central da praça. Tudo parece um filme, carregado de instalove, ela mal pode acreditar... Isso até o telefone dele tocar, ele parecer o ser mais confuso do mundo e ela entender tudo: Sagan achou que Merit fosse Hope.

Para piorar a situação para a protagonista, o rapaz vai morar na casa dela (é isso mesmo!). Agora estão todos juntos na casa/igreja (vocês vão entender caso resolvam ler): a madrasta que a família odeia; o pai omisso; os irmãos com quem ela não socializa; o rapaz que ela acredita amar, mas não pode ter; conflitos, segredos e mentiras. Parece a receita perfeita para um livro da CoHo, certo?

O livro tem algumas passagens engraçadas. Moby, o irmão de 04 anos, é a coisa mais fofa! Também toca em um ponto crucial (o quão mal mentiras podem fazer para a sobrevivência e saúde dos relacionamentos), além de inserir um pequeno questionário autoavaliativo se você poderia ou não estar depressiva. Acho super válido como um alerta. Respondeu sim a tudo ou para a maioria? Converse com seus familiares, procure orientação médica... Prevenir é sempre melhor do que ter que remediar.

Apesar de ser super fã da CoHo e afirmar que leria até a lista de compras dela caso ela publicasse, preciso ser sincera e dizer que esse livro, para mim, arrastou-se eternamente. A história vai girar em torno dos conflitos emocionais pessoais de Merit em relação aos sentimentos que vai desenvolver por Sagan. Nesse meio tempo, será entremeada por vários conflitos familiares que, para mim, pareceram bastante pequenos, mas são retratados como o prenúncio da vinda do apocalipse. Quando todos os segredos foram finalmente revelados então... Tempestade em copo d'água, quase todos (o do pai realmente foi uma pisada na bola).

Pensei que poderia chegar nessa resenha: "Após o segundo capítulo interminável, o livro flui maravilhosamente. Aguentem firme todas essas descrições excessivas, valerá a pena". Não foi o que aconteceu. Depois do "segundo capítulo interminável" veio o terceiro, o quarto, o quinto... Todos. Os capítulos são lotados de descrições minuciosas sobre nada, o texto também se repete bastante. Em uma das páginas a personagem repetiu tanto o nome de Jesus e a menção à grande estátua que fica na sala que, quando chamou SaGan eu li SaTan (gente, foi automático na minha mente! Jesus x Satan. A guerra bíblica. Eu acabei tendo que reler a sentença, pois não entendia porque ela estava descrevendo o corpo do "carinha lá de baixo" como fonte de desejo).

Acho que vale ressaltar aqui que o livro é todo relatado pelo ponto de vista de Merit, uma jovem em plena crise depressiva. Talvez a autora tenha querido transmitir essa sensação da personagem, de que o mundo era tedioso, os problemas insuportáveis... Talvez eu apenas não tenha sido sensível o suficiente para compreender a magnitude da obra, já que está sendo ovacionada no Skoob e Goodreads, com notas 4 e 5 estrelas aos montes.

Minha sugestão? Se você nunca leu nada da autora, não inicie por esse livro; existem vários outros, como Confesse ou Novembro 9, que exprimem bem melhor o motivo por qual tantas pessoas amam a escrita dessa autora. Se você é fã, como eu, leia e tire suas própria conclusões; afinal, cada pessoa é única e possui uma forma diferente de ver e interpretar a leitura.

* SOBRE O TÍTULO WITHOUT MERIT: Tradução "Sem mérito", ou Sem Merit, já que Merit é o nome da personagem principal. O título é um trocadilho entre a ideia de que ela tem uma coleção de troféus que ganhou sem mérito e o fato de o nome dela ser Merit.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/12/leituras-da-mari-without-merit-colleen.html
Daniely.Samara 10/12/2017minha estante
Na verdade o nome without merit é por que Merit assina uma certa carta assim. E o nome da irmã dela é Honor (honra).

Fabi 11/12/2017minha estante
Mas a irmã não se chama Honor? Hope é do outro livro da CoHo

Laris 21/10/2017

Um livro sobre perspectiva
"Your emotions and reactions are valid, Merit. Don't let anyone tell you any different. You are the only one who feels them."

Merit Voss é uma garota de 17 anos que coleciona troféus.

O detalhe é: ela não ganhou nenhum desses troféus. Sempre que alguma coisa ruim acontece, Merit se dá um troféu.

Sob a superfície da frágil fachada social, a família Voss é um conjunto absolutamente fora do comum, com segredos mais incomuns ainda, e Merit vem guardando muitos desses segredos por anos. Ela observa dia após dia a rotina bizarra dos membros da família Voss até que um forte acontecimento muda a realidade de todos eles.

Esse livro é diferente de tudo o que a Colleen já fez (o que pode pegar de surpresa leitores com certa expectativa). Without Merit é um livro inusitado e provocador.

Com personagens peculiares, mas ainda assim profundos, esse livro se constrói lentamente em sua primeira metade e se torna uma verdadeira onda que varre tudo no caminho ao decorrer das páginas até o final.

Without Merit me fez pensar naquela frase "a ignorância é uma benção".
Às vezes, não saber certas coisa é melhor do que ter a consciência sobre elas, ter o peso delas em suas costas, assim como Merit tem a sombra dos segredos da família Voss a perseguindo a cada passo. A ignorância pode ser uma benção, mas não dá para negar que a sensação de saber as coisas (e poder bota-las para fora) é maravilhosa.

Outro ponto interessante sobre Without Merit é a abordagem sobre saúde mental e seus aspectos, não vou entrar em detalhes, mas Colleen sempre trata os assuntos mais pesados da forma mais devastadora e honesta possível. Além disso, esse livro também fala sobre se colocar no lugar de outra pessoa. Qual é o alcance da sua perspectiva? Ela vai além do que você julga como certo?

Maaaas eu admito que WM não é meu livro favorito da CoHo.

O que mais me surpreendeu foi eu não ter gostado muito dos personagens – a maioria deles, pelo menos. Mas ao terminar o livro percebi que o objetivo da Colleen provavelmente era esse: criar personagens difíceis de se amar a primeira vista, cheios de defeitos, duvidas e erros. Gostando ou não dos personagens, eu admiro a coragem da CoHo por criar personagens não tão carismáticos.

Merit Voss não é como a maioria dos personagens. A bagagem emocional dela é pesada o bastante para deixar a leitura densa em certos pontos, mas Merit também tem um senso de humor acido, o que deu um certo equilíbrio ao livro. Ficar quase 400 paginas dentro da cabeça de Merit não foi exatamente como ir a um parque de diversões, mas foi interessante como ir a uma floresta e não saber o que vai encontrar.

Enquanto Merit é como um passeio pela floresta, Sagan (o interesse amoroso) é como uma caminhada pela praia ao pôr do sol: bonito e tranquilo, mas também um pouco dark. Sagan é um rapaz misterioso que acaba se envolvendo com a família Voss. Para mim, ele foi o personagem mais sensato do livro todo, mesmo que a relação romântica não tenha me convencido muito (outra surpresa, mas tudo bem pois tinha coisas mais importantes nesse livro do que pegação), eu gostei muito do Sagan e queria saber mais sobre ele.

Como eu disse, a primeira metade do livro foi lenta, eu não sabia exatamente onde a Colleen queria chegar com ele e eu admito que cheguei a pensar “por que estou lendo isso?” algumas vezes. Como fã da CoHo, eu jamais imaginei que pensaria isso lendo um livro dela. Mas depois disso, a estória começou a tomar forma e o livro se tornou uma montanha russa de reviravoltas, extremamente características de Hoover. O problema é que em Without Merit, as respostas da Colleen não me compraram como nos outros livros. Eu realmente gosto de como a Colleen brinca com as palavras e com a mente do leitor, mas nesse livro eu não senti muito isso (o que eu também não estava esperando). Definitivamente, esse livro não é meu favorito, mas eu não nego que ver o lado peculiar da Colleen foi uma experiência interessante.

Isso tudo significa que foi ruim?
Não.

Na verdade, esse livro é como observar uma imagem de perto. No começo você tem uma imagem limitada. Quando você se afasta e contempla a imagem, ela começa a fazer sentido. Quanto mais eu avançava pela leitura, mais a imagem aumentava, mais ela fazia sentido. Quando cheguei ao fim, conclui que estava olhando uma estranha e melancólica, mas ainda assim inspiradora e inquietante obra.

É uma questão de perspectiva.

Leiam Without Merit com isso em mente: é um estilo diferente de livro.
Tentem não criar expectativas (como eu).

Without Merit tem altos e baixos, como tentei demonstrar nessa resenha. dei 4 estrelas porque acabei considerando que os altos compensaram os baixos e que a mensagem desse livro é merecedora de atenção, mesmo que tenha sido passada de uma maneira inconvencional.
Dani 07/12/2017minha estante
Concordo totalmente com você! O livro é ruim? Não! Mas definitivamente, não é o meu preferido dela. Como em todos os livros da CoHo, li cheia de expectativas e acabei me decepcionando. Não consegui me apaixonar por nenhum personagem. como sempre acontece nos livros dela, e também achei várias partes muito forçadas e sem sentido. Uma pena! Primeiro livro da Colleen a não ganhar 5 estrelas.

Bela Paulinha 07/12/2017minha estante
Dani, acho que os personagens que realmente gostei foram o cachorro e o irmão mais novo dela, Moby. Kkkkkkkkk

Paraíso das Ideias 03/04/2018

Eu acho que enfim estou em dia, quer dizer, existem outros livros da autora que ainda não li, mas que de certa forma não me despertam a curiosidade, mas sei que uma hora vou acabar lendo. É esse meu lado masoquista que fala mais alto e me faz amar uma autora que só espezinha meu coração, e assim continuo na saga CoHo. O livro resenhado a seguir, ainda não foi lançado no Brasil, e não se tem notícia se será, mas ele esta à venda em inglês na Amazon.

Como a própria sinopse já diz, Merit não tem uma família normal, ou pelo menos é nisso que ela acredita já que sua familia está longe dos padrões estabelecidos. Merit mora em uma igreja que foi reformada para ser uma casa, tudo birra de seu pai com o cachorro do pastor ... longa história. Na casa habitam: sua irmã gêmea, seu irmão mais velho, seu pai, sua madrasta, seu irmão mais novo, e acredite sua mãe.

Não somos colocados nesta terra para sermos cópias de carbono de nossos pais. A paz não vem para todos da mesma forma.

O relacionamento de Merit com sua família não podia ser pior, odeia seu pai por traído a mãe com a enfermeira e depois ter levado a mesma para morar na mesma casa , não se dá bem com irmã porque as duas são o completo oposto e se recente do irmão por algo que o mesmo lhe fez no passado, sendo assim sua vida se resume aos troféus, uma coleção extensa que de certa forma aplaca sua dor e solidão.

E é em uma bela tarde ensolarada buscando por mais um troféu que Merit conhece Sagan, e tudo poderia ser perfeito se ele não fosse o namorado de sua irmã gêmea e não tivesse confundido com Honor quando a beijou na rua, e se isso não fosse ruim o suficiente, ele ainda se muda para sua casa. Ela não quer ser a gêmea má que cobiça o namorado da irmã, mas daquela tarde se tornou impossível estar no mesmo ambiente que Sagan.

Quando Merit enfim descobre o último segredo que explode seu saco de coisas escondidas...( Sim, porque há tanta coisa acontecendo naquela casa que ela já não suporta mais esconder os segredos alheios), ela resolve colocar um fim em tudo e fazer a família Voss enfrentar seus segredos e suas mentiras. Mas nada sai como planejado, e agora Merit terá que lidar com a vergonha de seus atos e as consequências dos mesmos.

Uma pessoa não pode evitar sua atração por outra pessoa, mas uma pessoa pode evitar suas ações em relação a outra pessoa.

Que a Coho é uma escritora dinâmica e cheia de enredos diferenciados todo mundo já sabia, sendo assim não é surpresa que nesse livro, ela trate de assuntos pesados porém diferenciados dos livros anteriores. Confesso que quando iniciei a leitura fiquei confusa e não consegui me apegar a Merit logo de cara, era uma família muito grande e muita informação para assimilar. Mas enfim as peças foram se encaixando e aos poucos fui percebendo onde a Diva queria chegar.

Merit tem problemas, muitos problemas,e o principal deles que será debatido com ênfase, é a depressão, nada esta bom, ela se sente trite e sozinha, por mais que sua família seja gigante, é como se ela fosse invisível e sua causa dor. Por ser uma adolescente e os adolescentes sempre passarem por esses momentos ninguém me ama ninguém me quer, a doença de Merit passa batida até chegar ao extremo, e é nesse momento que as crises serão resolvidas, e as coisas vão ganhar outra perspectiva.

O tema central do livro gira em torno da depressão, mas abrange muito mais que isso, demonstra como a falta de diálogo e a incompreensão podem nos levar a ver e interpretar as coisas da pior forma possível, afinal, somos humanos e apela para o pior é o que fazemos de melhor, uma simples conversa e toda a perspectiva muda, o ódio vira amor e o rancor vira compreensão.

Mais uma vez Coho surpreende apresentando personagens coesos e problemáticos, mas que se encaixam de forma mágica e constroem um enredo repleto de lição e amor, mais uma história cativante que instiga, alerta e emociona. E é por isso, que mesmo sofrendo horrores ao término de cada livro, eu continuo adorando essa mulher, porque cada lição é mágica, e o conhecimento e sabedoria são coisas que ninguém pode nos tomar, essas são as únicas que vão para o túmulo conosco.

Mas um livro sensacional que indico, recomendo, ofereço e elogio!!! Leiam porque Coho sempre merecerá ser lida, não importa a época.

Você não pode decidir o que sua vida significa para qualquer outra pessoa.

site: http://www.paraisodasideias.com
Flávia 01/05/2018minha estante
Amo Coho! Todos me deixam numa ressaca literária??

Paraíso das Ideias 01/05/2018minha estante
A mim também hahahahhahah uma miséria hahahhaha

Mari 08/12/2017

Como sempre, a autora fez, no livro em inglês, vários joguinhos de palavras impossíveis de serem reproduzidos em português, a começar com o nome dos personagens. Merit (em inglês, mérito) é a protagonista, uma garota solitária, entediada com a vida e que guarda mais segredos e mentiras da família do que vem sendo capaz de suportar. Ela é a irmã gêmea de Honor (em inglês, honra), uma jovem que é seu completo oposto, super ligada em moda e aparência, sempre rodeada de amigos. Se somarmos aos irmãos Utah (nome de um estado americano), Moby (em homenagem a Moby Dick - está escrito isso no livro), e ao tio Luck (em inglês, sorte), considero que dessa vez CoHo acabou pesando um pouco a mão na brincadeira de anagrama.

Cada vez que algo de ruim acontece na vida de Merit, ela compra um troféu para se parabenizar por ser "sobrevivido" àquele momento. Em uma das idas às compras, ela conhece Sagan. o rapaz não para de olhar para ela, depois a segue até a pracinha central e puxa assunto. Esse tipo de coisa não costuma acontecer na vida dela, nem o beijo cinematográfico e arrebatador que eles dão na fonte central da praça. Tudo parece um filme, carregado de instalove, ela mal pode acreditar... Isso até o telefone dele tocar, ele parecer o ser mais confuso do mundo e ela entender tudo: Sagan achou que Merit fosse Hope.

O livro tem algumas passagens engraçadas. Moby, o irmão de 04 anos, é a coisa mais fofa! Também toca em um ponto crucial (o quão mal mentiras podem fazer para a sobrevivência e saúde dos relacionamentos), além de inserir um pequeno questionário autoavaliativo de se você poderia ou não estar depressiva. Acho super válido como um alerta. Respondeu sim a tudo ou para a maioria? Converse com seus familiares, procure orientação médica... Prevenir é sempre melhor do que ter que remediar.

Pensei que poderia chegar nessa resenha: "Após o segundo capítulo interminável, o livro fui maravilhosamente. Aguentem firme todas essas descrições excessivas, valerá a pena". Não foi o que aconteceu. Depois do "segundo capítulo interminável" veio o terceiro, o quarto, o quinto... Todos. Os capítulos são lotados de descrições minuciosas sobre nada, o texto também se repete bastante. Em uma das páginas a personagem repetiu tanto o nome de Jesus e a menção à grande estátua que fica na sala que, quando chamou SaGan eu li SaTan (gente, foi automático na minha mente! Jesus x Satan. A guerra bíblica. Eu acabei tendo que reler a sentença, pois não entendia porque ela estava descrevendo o corpo do "carinha lá de baixo" como fonte de desejo).

Bela Paulinha 08/12/2017minha estante
Maravilhosa resenha. Igualmente o que senti e estou deslocada por conta da opinião contraria da maioria hahahaha. Mari, acrescento que não aguentava mais as comparações que a Merit fazia com a irmã e a falta de química com o Sagan. Os Boys literarios da CoHo sempre deixam meus olhos brilharam e não aconteceu com esse. Como escrevi antes aqui, qm realmente gostei desse livro foram o cachorro e o Moby. Os únicos q me conquistaram de vdd.

Mari 08/12/2017minha estante
Pois então, Bela, meus personagens favoritos também foram a cadela e Moby. Não consegui sentir química entre os personagens principais, a coisa de Merit fugir e culpas geral sobre suas próprias inseguranças também me deu agonia (embora reconheça que existe muita gente assim no mundo).

Tirando a história de infância de Sagan e sua capacidade para desenhar, nada mais nele me chamou a atenção. Não consegui entender pq ele se apaixonou por Merit. Só por que ela andava mais "a vontade" e beijava bem? Pq ele mesmo disse que quanto mais a conhecia, menos gostava da pessoa que ela era. Então que droga de amor destinado a todo o sempre era esse????