Anne de Windy Poplars L. M. Montgomery

Resenhas - Anne de Windy Poplars

Alícia 04/05/2024

Anne de Windy Poplars
Esse livro me lembrou porque gosto tanto de ler. Ainda bem que não vi ninguém falando desse livro antes de pegar pra ler porque acho que talvez teria outras expectativas. Mas entrei nessa leitura crendo que iria gostar, que seria mais uma daquelas histórias leves, sem plot twists e que me faria passar um tempo bom lendo.

Acredito que muitas pessoas vão aos livros da Anne com o olhar errado, querendo grandes dramas ou conversas muito pertinentes para os dias de hoje, mas acho que é bom avisar que esse livro se passa em outro contexto, onde pessoas focavam em outros problemas, se preocupavam demais com a vida dos outros, casamentos e com as estações do ano, por exemplo. Não dá para ler Anne de Green Gables (seja qual livro da série for) com um desejo muito grande por bate papos úteis. Sim, são conversas repetitivas. Sim, as meninas falam, em sua maioria sobre casamento. Sim, as senhoras mais velhas são mais tagarelas, opinam sobre tudo e são exigentes. Mas é isso que torna todo esse universo especial. O que o torna único e diferente para nós hoje.

________

Anne de Windy Poplars é composto, majoritariamente, por cartas da Anne endereçadas a Gilbert. Confesso que, como estudante de Letras, ver no início das cartas "Anne Shirley, Bacharela em Letras e Belas Artes" ganhou meu coração e me fez ter uma ligação muito mais forte com a personagem. Talvez alguns achem cartas meio chatinhas mas eu amava as cartas da Anne e, num geral, eu gosto de ler cartas.
Os novos amigos dela, Rebecca Dew, as viúvas, a pequena Elizabeth...todos tiveram um lugar especial no meu coração. As pequenas aventuras do dia a dia são o que me traz mais alegria em leituras assim. Confesso que ri bastante com o sarcasmo da Rebecca Dew e a habilidade da Anne de querer consertar cada mínima situação.

Quem quiser ler um livro para desestressar e relaxar, tendo consciência das coisas que disse no começo, vai amar a leitura. Não achei que foi o melhor livro que li da série, mas com certeza tem um lugar especial no meu coração.

Várias frases lindas e reflexões boas! Uma leitura que vale a pena ser feita!

4,3 estrelas ?
Madu208 04/05/2024minha estante
Estava quase desistindo de ler esse livro por conta dos comentários negativos sobre o mesmo. Mas diante do que você falou, faz todo sentido. Então, obrigada. ?

Greyce 01/05/2024

Mais um pouquinho de Anne
Pensei que esse livro seria mais arrastado, mas Lucy Maud é super criatuva e a gente encontra várias histórias e desfechos dentro da história, rs. Assim como os outros livros, foi uma leitura prazerosa. Recomendo.

Marina vitória 30/04/2024

Ninguém é velho demais para sonhar e sonhos nunca envelhecem.? ? Anne de Windy Poplars

E chegamos ao quarto livro da série da nossa amada Anne Shirley! Confesso que estou muito apegada nessa menina, no seu universo, e zero preparada para me despedir.
No quarto livro acompanhamos a personagem de seus 22 aos seus 25 anos de idade. Durante esses três anos, ela se muda para a cidade de Summerside, onde conseguiu uma vaga como diretora de uma escola local. Lembrando que ela conseguiu essa vaga por ser formada em Letras!
Assim que chega na cidade, Anne consegue um quarto em uma casa na Rua dos Fantasmas. E como era muito comum para a época todas as casas terem nomes, assim como Green Gables, essa casa não era diferente, sendo chamada de Windy Poplars.
O livro é dividido em três partes: ano um, ano dois e ano três, que são os três anos de contrato que a Anne assinou com a escola.
Outro ponto importante sobre esse livro em particular é que ele é quase completamente composto por cartas enviadas da Anne para o Gilbert, que se mudou também para cursar Medicina. Eu gostei bastante desse formato, já que ele acaba trabalhando a relação dos dois, mesmo que à distância.
Claro que eu senti falta de algum romance nessas cartas, já que as páginas românticas eram sempre omitidas, e eles ainda avisavam que tinham omitido, bem frustrante.
Fora isso, esqueçam todos e todas as pessoas que conheceram até então na nossa jornada com Anne Shirley. Não teremos Diana, nem os vizinhos de Green Gables, muito menos as colegas de universidade nesse livro. Todos eles foram completamente deixados para trás. Anne ainda visita Green Gables diversas vezes durante o livro, mas as descrições focam muito mais nela aproveitando os momentos em casa, do que nas pessoas a sua volta.
Consequentemente, recebemos dezenas de personagens novos, como os Pringles, que são a elite de Summerside e fazem o primeiro ano de Anne na cidade um verdadeiro caos, as viúvas de Windy Poplars e Rebecca Dew, que recebem a professora de braços abertos, e é claro, a pequena Elizabeth.
Windy Poplars se torna um lar, não apenas para Anne, mas para nós leitores, que nos sentimos acolhidos e abraçados quando Anne senta em frente ao fogão de seu quarto na torre para observar o cemitério e ouvir o vento.
Esse é com certeza um dos meus livros favoritos até o momento, pois explora a fundo a vida de Anne como indivíduo, como adulta, finalmente desbravando o mundo e aprendendo com seus erros. Cada ligação que ela constrói com os residentes de Summerside é significativa e soma muito na história.
Me apeguei profundamente em diversos personagens, em Summerside e principalmente em Windy Poplars e nos pequenos detalhes da rotina de Anne, Rebecca, as viúvas e Rusty Miller, o gato que deu tanto pano pra manga.

Ao finalizar a leitura confesso que lacrimejei, sentindo o mesmo que Anne ao se despedir de seu novo lar. Concluímos essa parte da história com uma Anne madura, decidida, que encontra em seu prometido (Gilbert, é claro), um porto seguro no dia a dia, e anseia pela sua vida juntos.

É simplesmente APAIXONANTE!

João joao 30/04/2024

O mais chato de ler kkk
Até que li rápido? achei que demoraria mais..
Gostei desse também, apesar de me perder com tantos personagens kkk e ficar entediado com tantas cartas?
Mas foi uma leitura boa!

thaissmonteiro_ 30/04/2024

Que livro bom de ler, me apeguei a cada personagem. É bom ver o crescimento da Anne como pessoa, apesar das dificuldades que passou, ela consegue ser querida por todos.

Larav_ 30/04/2024

Meras cartas.
Em Anne de Windy Poplars, Anne consegue o cargo de diretora de uma escola em Summerside, mas ela não sabia que enfrentaria dificuldades com a família Pringle, que também almejava este cargo. Isso se mostrou bem desafiador aos olhos da nossa querida Anne.

Me diverti bastante lendo essas cartas escritas para uma pessoinha muito querida por todos. De início, me senti traída por não ter tantos diálogos como nos livros anteriores, mas logo passou esse sentimento de perda. Agora me diz, como que meras cartas podem ser tão divertidas de ler? (Anne consegue calar a boca de qualquer um.) Não preciso dizer, né?

Pode ler sem medo.
Super recomendo!

Mary.Rainy 29/04/2024

Anne de Windy Poplars
QUE LIVRO. ME SENTIR ABRAÇADA!!!!
Odiei muitos personagens como TIA ABELHUDA, PRIMA ERNESTINE, SRA GIBSON(que Deus o tenha) e a AJUDANTE.
Terminei o livro chorando mais que Anne kkkkk
Esse livro fica de igual para igual com o primeiro, mas não importa esse livro tem um lurgazinho bem quentinho no meu coração.

Beatriz3345 29/04/2024

Um dos melhores da Anne,os personagens são fofos e a Anne tá num momento muito bom da sua carreira.

Rocha110 28/04/2024

Anne de Windy Poplars
Esse vai ser o último que vou ler da série da Anne, simplesmente apaixonante. Não foi tão envolvente como os 3 primeiros, mas tem seu valor ?
Gabriel Rodrigues 29/04/2024minha estante
Não desista, o 5 livro é maravilhoso, principalmente se você lê por causa do relacionamento dela com o Gilbert, eu diria que é o melhor da saga

Ana 28/04/2024

Anne de Windy Poplars
Anne se muda para outra região para dar aulas e durante 3 anos, ela se corresponde com o agora noivo Gilbert. Lá ela encontra várias pessoas pelo caminho, uma professora e alunos que ela tem que lidar, alguns vizinhos fofoqueiros, pessoas que precisam de ajuda e desabafar e Anne sempre dá um jeito de resolver os problemas alheios.

Anne parece uma fada que balança a varinha e as coisas se resolvem.

Luciana 27/04/2024

Continuamos a acompanhar o amadurecimento da nossa querida Anne, agora por 3 anos como diretora da escola de Summerside, onde também dá aula.
Não temos muitas notícias de Green Gables, mas temos personagens adoráveis e outros tantos chatos, como sempre Anne consegue se encaixar e ter um boa experiência de vida.
Algumas cartas para o Gilbert foram cansativas, o que pode tornar a leitura um pouco mais lenta.

Jacke.Mery 25/04/2024

Leitura super leve, contando várias experiências que Anne vivenciou nos últimos três anos em Windy Poplars

Isabella853 25/04/2024

Eu amo amo e amo
Se tá com ressaca literária leia Anne é gostosinho de ler tem um romancinho muito bom aí como amo mds

Dandarams 22/04/2024

Fofura!
Anne é uma fofa e por onde ela passa deixa lembranças positivas, é amada e mesmo não acertando sempre mas tem boa intenções e um bom coração.

Sarinha leitora _livros 20/04/2024

Resenha Anne
......................................................................................................................
Leia Anne

............................................................