Assombrações Domenico Starnone

Resenhas - Assombrações

1 | 2 | 3 | 4

Bela 05/05/2023

Um livro de lições
Após a leitura de Laços, precisei continuar lendo os livros do Domenico Starnone e a sinopse de Assombrações foi a que mais me prendeu na livraria.
Comparando com Laços, esse é menos ?viciante? mas é igualmente profundo e reflexivo. Em Assombrações, me senti assombrada pelo envelhecimento e pelos sentimentos tortos que somos capazes de sentir.
Acompanhamos por alguns dias o avô Danielle sozinho com seu neto Mario enquanto os pais estão em um congresso, uma aventura mental que dura três partes ? sendo a terceira a minha favorita e a mais inquietante.
Já estou ansiosa para ler Dentes!

Bruna 25/04/2023

Assombrações
Tive uma experiência melhor com esse livro do que com o primeiro que li do autor.
Pelo visto, os personagens principais dele são sempre homens bem desinteressantes e chatos que se acham incríveis e melhores que todos a sua volta.
O início do livro me irritou um pouco pelo modo como o personagem principal se achava melhor que o >>neto

@ALeituradeHoje 13/03/2023

Lembrando de Elena Ferrante
Lembra muito as histórias de Elena Ferrante, talvez seja somente por falar de Nápoles, mas lembrei dela muitas vezes.
Me angustiou em diversos momentos...

Alice Nunes 24/01/2023

Neto e avô
Segunda obra do autor que tenho contato e sinto que está entre os meus preferidos.
Gosto muito do modo que Domenico escreve e essa relação entre avô e neto me ganhou demais. Ela é viceral e totalmente real, ver o grande esforço do avô em se aproximar e logo se afastar mostra que relações não são sobre títulos mas sobre a vontade de estar perto e sobretudo a intimidade.
Tive raiva e pena de avô e neto durante todo o livro e achei incrível a construção dos personagens.

LaAs 10/01/2023

Descobrindo novos autores.
Eu já havia lido ?laços? do Domenico Starnone no finalzinho do ano passado e gostei demais.
Esse ano resolvi ler ?assombrações ?, leitura cativante, fluida e cheia de humor (ao meu ver), mesmo com momentos em que um avô se desespera sozinho com um netinho de quatro anos um tanto marrento eu diria.
Vale muito a pena, sem contar que tem menos de 200 páginas.

Crixtina 21/12/2022

Que leitura fluida
Cheguei no final do livro sem perceber
? Talvez aquela história não tenha tido nenhum efeito sobre ele. Ou, mais provavelmente, no seu armazém de fórmulas adultas a ser ostentadas no momento certo não tenha encontrado nenhuma adequada sobre a sacada ?.?

Carolina.Gomes 18/12/2022

Assombrações
Após a leitura de Laços, decidi ler tudo do Domenico. Simplesmente amei a escrita do autor. Ele prende o leitor desde a primeira página e é quase impossível largá-lo.

Com Assombrações, não foi diferente, mas a trama de Laços me prendeu mais e eu fiquei buscando neste, as mesmas sensações provocadas pelo outro. Talvez não tenha sido uma boa ideia e pode ter comprometido a minha experiência.

Apesar de muito bem escrito, não me envolvi tanto com essa leitura e, por isso, não recomendaria esse livro como porta de entrada ao universo do autor.

Nani84 31/10/2022

Gostei muito das analogias e metáforas, do contra ponto entre juventude e velhice, mas não amei. E que criança chata...meu deussss ?. Ainda assim recomendo a leitura

@limakarla 18/10/2022

Passado e futuro.
Esse é o segundo livro que leio do Starnone e não amei como o anterior, mas acredito que a escrita do autor continua consistente, envolvente e extremamente potente.

Nesse livro nós acompanhamos um avô que precisa cuidar de seu neto, uma criança de 4 anos (se não me falha a memória), mas que não tem tanto contato com a criança e nem mesmo tato para lidar com uma. Além disso, por estar em sua cidade natal, já estar na casa dos 70 anos e já fazendo alguns trabalhos apenas para se ocupar, acompanhamos nosso protagonista se deparar com diversos dilemas e fantasmas do seu passado. A casa, a lembrança dos seus pais, o bairro em que cresceu, o dialeto que fez parte de parte da sua vida.

São muitos momentos marcantes vividos nessa história, seu neto tem muito pra lhe ensinar e os dois estão sempre numa relação de amor e ódio, é muito bacana acompanhar o que os dois conseguem construir juntos e como esses fantasmas da nossa própria vida podem nos assombrar, nos causar angústia e o quanto fazemos o possível para nos livrarmos disso.

O resenheiro 08/10/2022

O velho e o menino
Assombrações do passado voltam quando Daniele Mallarico, um senhor de seus mais de setenta anos, se vê obrigado a voltar de sua pacata vida em Milão para a antiga casa em Nápoles, onde moram sua filha, genro e neto que nunca viu e conviveu.

Obrigado sim, pois sua filha ignora o estado de saúde e vontade do pai quando o intima a passar alguns dias em sua casa para tomar conta do neto, o adorável Mário, Mariuccio, como é chamado pela diarista Salli, enquanto ela é o marido, ambos professores, precisam viajar a trabalho para participar de uma conferência, onde serão palestrantes.

Assim começa o embate entre avô, o vovô que ainda trabalha como ilustrador de livros para se sentir um velho útil, e o pequeno neto de apenas quatro anos, um verdadeiro mini homem, um anão que sabe tudo e é como fazer tudo naquele apartamento antigo no último e sexto andar do prédio.

Situações hilarias decorrem então deste embate quando avô e neto ficam sozinhos e o vovô tem a oportunidade de recordar, tentar trabalhar e conviver enfim com Mariuccio, aquele que não consegue definir se o ama por ser seu neto, ou o odeia por ter ainda uma vida repleta pela frente, ou melhor, por ser astuto e mais promissor já que herdou muitas de suas proprias características e as melhorou com os genes de seus pais.

Uma obra leve e fácil de ler, com momentos de sutilezas que nos mostram o quanto somos seres humanos frágeis e cheios de sentimentos por serem desvendados, enterrados em nossas mentes e que nos assombram discretamente.

Gabi 30/06/2022

um velho e uma criança
Bom, eu particularmente adoro a escrita do Domenico, mas esse livro faltou sei la alguma coisa. Gosto muito da ideia de uma criança e um senhorzinho chato que não convive com sua família há anos.
O personagem principal vive sozinho e recebe uma ligação de sua filha para que ele passe alguns dias cuidando do seu filho, enquanto ela e o marido que estão tendo uma crise de relacionamento precisam irem juntos em um congresso porque ambos atuam na mesma profissão.
Bom, desde o começo o avô não é muito fã da ideia, mas mesmo assim vai a Nápoles lugar onde foi criado e vai ficar na casa que havia passado sua infância, porque foi deixado para ele de herança e sua filha agora morava.
A dinâmica do neto e avô é bem interessante, entre o cuidar do neto e as assombrações que aquela casa trás a tona para o personagem principal, ele vai contanto um pouco de sua vida, de sua falta de atenção para com as pessoas, o modo que cuidou da filha e de como se achava superior ao lugar de onde havia vindo e o quanto isso só o assombrava com arrependimentos.
O livro se ganha na escrita do autor pois o enredo não é tão interessante, porém dou quatro estrelas para o brilhante capitulo três, pois quem estiver interessado nesse livro só ele vale muito a pena (você passa muita raiva) kkk.
Infelizmente esse livro não superou Laços, mas indico para quem quer conhecer a escrita do autor.

A trilogia sentimental não tem relação entre si e podem se ler separadamente!

victória 06/06/2022

entre o encanto e o assombro
a história de um homem que, para fugir do sentimento desesperador da miséria e do medo de ser um ninguém sem importância, tal qual o determinismo o direciona, se torna um artista extremamente determinado, certo de seu talento e distraído para tudo que é alheio ao seu trabalho. migrando para a terceira idade, ele se depara com assombrações de seu passado que o revelam o verdadeiro vazio existente em seu interior. isso se torna mais evidente quando, contra sua vontade, ele se responsabiliza por tomar conta do neto de quatro anos enquanto os pais do menino viajam. nesses dias juntos, a infância e tudo que a envolve se contrasta com a velhice de daniele e nos leva a essa viagem a um conflito interno e até mesmo externo de um homem cheio se assombros.

Camilla.Conti 29/05/2022

Assombrações
Nesse livro acompanhamos os pensamentos de um avô que, para ajudar sua filha e seu genro que passam por uma crise no relacionamento, cuida de seu neto por alguns dias.

É nítido como o personagem fica sufocado pela presença do neto, pois ele gera assombrações do passado no avô, que tanto tentou se desvencilhar de Nápoles e seus costumes. É uma boa leitura.

Augusto Stürmer Caye 22/04/2022

Nossas próprias assombrações
Um avô vai para a casa de sua infância onde mora sua filha cuidar do neto. Nesses dias, é obrigado a enfrentar a imagem criada de si pelo seu ego e o que é hoje, suas falhas, suas inabilidades, e o próprio caminho que trilhou. São assombrações, fantasmas que o perseguem, e que estão sempre em nós questionando se foram tomadas as decisões certas,

Simultaneamente, este avô é forçado a se questionar ao analisar as atitudes e comportamentos do neto. A avô está no presente-passado, enquanto o neto, em sua vitalidade, é o vigor do presente-futuro. Ambos têm seus momentos de fragilidade, medo e incapacidade, e cada um lida de formas distintas com isso.

Um livro bom para refletir seu trilhar, não recomendado para quem quer se distrair de questões existenciais.

Lusia.Nicolino 02/04/2022

Leitura leve, mas de muita reflexão
Assombrações – Starnone, Domenico - Todavia

Como lidamos com nossas memórias? Qual é o fio condutor que amarra uma pessoa à outra? Talvez um fio de Natal, com luzes que acendem, apagam, com cores diferentes. Umas sempre brilham mais que outras e algumas queimam antes do previsto. Starnone tira da banalidade a saudade do que já foi, o dia a dia das famílias, o caminho que se traçou para alcançar o futuro. Tudo isso através de Daniele, um artista, um ilustrador, cujo dom do desenho moldou sua carreira. Chamado a cuidar do neto, enquanto os pais do menino estão fora a trabalho, Daniele deixa Milão e volta a Nápoles. Revê o apartamento em que cresceu, enfrenta seus fantasmas e Mario, o garoto de quatro anos que entre manhoso e arrogante, descortina a vida. Starnone é um especialista em tirar fotos do cotidiano e com elas montar álbuns que falam de amor, intimidade, desamor, solidão. A vida nossa de cada dia são as vidas que ele nos narra com tanta delicadeza. Ler Starnone é sempre saboroso.

Quote: "Chovia, eu estava tenso. O trem cortava rajadas de vento que encobriam as janelas com estrias tremulantes de chuva. Em vários momentos tive medo de que os vagões saltassem dos trilhos, arrastados pela tempestade, e constatei que quanto mais se envelhece, mais se quer continuar vivo."

1 | 2 | 3 | 4