Sobrevivendo no inferno

Sobrevivendo no inferno Racionais MC's

Resenhas - Sobrevivendo No Inferno

cigs 20/01/2024

1997, racionais faz a história.
Tive a oportunidade de ter crescido ouvindo, por influência dos meus pais, o grupo de hip hop racionais mcs e muitos mais outros, sempre percebi o meu lugar no mundo, minha realidade e meus pais sempre me ensinaram, o legal e o ilegal, cresci numa parte considerada ate hj criminosa na minha cidade e as mscs do grupo sempre me passou uma visão muito real e importante. racionais é cultura histórica nacional e fez muito com suas letras, melodia, ideologia, e pensamentos passou real suas ideias de periférico pra periférico, cresci com essa visão de mundo, so tenho a agradecer ao grupo e ao meus pais. tenho grande admiração ao grupo, em quase 40 páginas com introdução e contextualização belíssima sobre o grupo e nas demais letras da discografia, um livro belíssimo.

myohir 19/01/2024

Importante naquilo que se propõe a ser
Para quem não conhece a história do grupo e não entende sobre a cena nacional do rap o livro faz jus ao que promete entregar. A analise da importância histórica e cultural do álbum para a cultura brasileira é tratada em 38 páginas de forma didática, após é apresentado as letras das músicas que contem no álbum e assim... vale a pena!!!!

Taty.Ribeiro 15/01/2024

Bom, mas poderia ser mais interessante!
É um bom livro, 3/5 estrelas (???), me tornei fã das músicas do Racionais MC's ainda na infância por meio do álbum Sobrevivendo no Inferno. Este livro é basicamente dividido por 13 capítulos: um texto de apresentação e as letras das 12 músicas do álbum.

Li as letras ouvido o álbum, mas apesar de ter sido nostálgico achei que o livro faltou um "algo a mais". O texto de apresentação é excelente porque traz o contexto histórico e reflexões sobre o período em que o álbum foi lançado, a qualidade técnica do álbum, o sucesso do grupo, entre outros aspectos relevantes (muito parecido com as análises críticas de um bom texto acadêmico). Porém, eu acharia o livro mais interessante se ao final das músicas tivessem comentários/curiosidades sobre a composição ou grupo com o mesmo nível de qualidade escrita que tem o texto de apresentação.

Luana.Maria 13/01/2024

Racionais, Patrimônio Histórico
No começo ele traz a contextualização e uma breve história do grupo de hip hop Racionais, além disso, apresenta os integrantes.
É possível, com base na leitura, notar a evolução do grupo, que deixou de ser um "professor autoritário" para ser um "pastor-marginal", onde eles desejam salvar os irmãos do mal da criminalidade, que assombra famílias e destrói a vida dos que entram nesse mundo.
Quando iniciou as letras, coloquei o álbum no Spotify e fui ouvindo e lendo, sensacional!!!

Morgoth Bauglir 12/01/2024

Sobrevivendo no Inferno, São Paulo.
Em 23 de julho de 1993, quatro polícias dispararam contra cinquenta crianças e adolescentes em situação de rua que dormiam nas escadarias da igreja?

?É como uma bola de neve
Morre um, dois, três, quatro
Morre mais um em breve

Sinto na pele, me vejo entrando em cena
Tomando tiro igual filme de cinema

Clic, clec bum!??

Em 29 de agosto de 1993, mais de trinta policiais militares encapuzados e sem uniforme assassinaram 21 pessoas.

?Uma bala vale por uma vida do meu povo
No pente tem quinze, sempre há menos no morro, e então?
Quantos manos iguais a mim se foram?
Preto, preto, pobre, cuidado, socorro!??

Em 1997 o registro dessas tragédias juntas de tantas outras tornariam tema de um dos maiores álbuns de rap do Brasil. Sobrevivendo no Inferno entrega não apenas um registro social do seu tempo, mas um registro atual. Letras deflagradas como munições relatando a doença que traz em sua estrutura a política, polícia, racismo, violência e principalmente o descaso humano.

?Eu tenho uma missão e não vou parar?Meu estilo é pesado e faz tremer o chão?Minha palavra vale um tiro, eu tenho muita munição??

Amadurecimento do grupo faz com que o disco retrate sociedade num contexto onde não permanecem inertes pela falta de vontade em mudar de vida. Letras que iam no passado na contramão deixaram de fazer parte dos shows e de possíveis discos. Sobrevivendo no Inferno representa início de uma fase sem julgamentos.

?Colou dois mano, um acenou pra mim?
De jaco de cetim, de tênis e calça jeans
Ei Brown, sai fora nem vai, nem cola?Não vale a pena dar ideia nesses tipo aí?Ontem à noite eu vi na beira do asfalto?Tragando a morte, soprando a vida pro alto?
Ó os cara só pó, pele o osso?No fundo do poço, vários flagrante no bolso

Veja bem, ninguém é mais que ninguém?Veja bem, veja bem, eles são nosso irmãos também?Mas de cocaína e crack, Whisky e conhaque?Os manos morrem rapidinho sem lugar de destaque

Mas quem sou eu pra falar de quem cheira ou quem fuma
Nem dá, nunca te dei porr@ nenhuma??

Não quer dizer que os Racionais MC?s deixa de lembrar os ouvintes dos riscos em se desviar do caminho mais seguro e honesto mesmo que humilde. Forma sucinta e crua em relatar isso em mais de uma das letras é explícito. Isso seja por meio dos vícios.

?Hã, faz uns nove anos
Tem uns quinze dias atrás eu vi o mano
Cê tem que ver, pedindo cigarro pros tiozinho no ponto
Dente tudo zoado, bolso sem nenhum conto
O cara cheira mal, as tia sente medo
Muito louco de sei lá o que logo cedo
Agora não oferece mais perigo
Viciado, doente, fodido, inofensivo??

Seja pela vida fácil na qual se acredita e procura no crime. Todo trabalho criativo em Tô Ouvindo Alguém me Chamar é de arrepiar. Choro de crianças, mulher, sirene de ambulância, história do garoto que iludido pela vida do crime, cresce e se vê com vários tiros no peito. Arrependido no caminho do hospital, pensando no irmão que estudou e buscou o melhor, na mãe já falecida, questionando se Deus ainda olha para ele ao mesmo tempo que afirma sobre o Diabo estar guiando o caminho dele. Sobrevivendo no inferno, muito longe de enaltecer o crime, deixa claro qual o destino dessa vida. Algo que se tornaria recorrente nos próximos discos.

?Meus aliado, meus mano, meus parceiro?Querendo me matar por dinheiro?Vivi sete anos em vão?Tudo que eu acreditava não tem mais razão, não
Meu sobrinho nasceu?Diz que o rosto dele é parecido com o meu?É, diz: Um pivete eu sempre quis?Meu irmão merece ser feliz?Deve estar a essa altura?Bem perto de fazer a formatura?Acho que é direito, advocacia?Acho que era isso que ele queria?Sinceramente eu me sinto feliz?Graças a Deus, não fez o que eu fiz?Minha finada mãe, proteja o seu menino?O diabo agora guia o meu destino??

Disco que se monta em meio a capítulos, igual um livro de orações, não deixa de trazer uma mistura da cultura cristã e das matrizes africanas. Disco onde Cristo e Ogun tornassem parte intrínseca do mesmo plano de fundo.

?ogunhê!
[?]
Armas de fogo
Meu corpo não alcançarão
Facas e espadas se quebrem
Sem o meu corpo tocar
Cordas e correntes arrebentem
Sem o meu corpo amarrar
Pois eu estou vestido com as roupas
E as armas de Jorge??

Disco que décadas depois tornaria uma obra publicada pela editora de maior prestígio no país, Companhia das Letras. E sendo leitura obrigatória para vestibular da Universidade Unicamp, mostra o poder não apenas da música, mas também do trabalho social do maior grupo de rap do Brasil.

?[?] um sentimento de revolta.
Eu tô tentando sobreviver no inferno.?

Sabnssx 12/01/2024

Sobrevivendo ao inferno.
A introdução é incrível, perfeita! Tenho uma grande admiração por este grupo, foi ótimo poder ouvir as músicas enquanto lia as canções, Racionais é um sentimento.

rafa_._cardoso 09/01/2024

Vale pela introdução
O livro contém as letras das músicas. Uma dica é ler enquanto ouve o disco.

A introdução traz tantas informações que vale a compra do livro. Ela é excelente para o entendimento do disco e o cenário ao qual ele foi desenvolvido.

campos_cella 07/01/2024

Parafraseando uma avaliação que li "faltou ser livro". sobrevivendo no inferno tem uma introdução MUITO boa, muito muito mesmo. porém, é bem pequena em comparação com a quantidade de páginas. a outra parte do livro são as músicas do álbum. acho sim que é válido, pq acho que lendo vc lê as letras com mais peso, é diferente de só escutar. porém, são as músicas desse álbum, nada além. eu comprei o livro achando que era uma biografia. entretanto, impossível não se emocionar parando um pouquinho pra ler as letras das músicas, é uma história de vida de alguma forma também.

alinegaspar2 06/01/2024

Um, nove, nove, sete depois de Cristo.
Simplesmente IMPOSSÍVEL ter crescido ouvindo Racionais e não se apaixonar e devorar esse livro, essa leitura, essa história. Racionais Mc's é um grupo necessário! Que leitura, meus amigos, que leitura!!

Jordana 06/01/2024

Sobrevivendo no inferno
Bom, o livro é perfeito, mas se você quer comprar esperando que vai ser uma autobiografia ou coisa do tipo, nem tente, o livro conta com uma breve introdução falando um pouco do grupo e do álbum, logo depois vem as letras das músicas

xjubxz 04/01/2024

Quem falar que esse livro é ruim ta mentindo, não é possível! O livro apresenta a história de forma curta porém detalhada de todo o processo da criação do álbum e ainda conta a história dos racionais em si. Não da pra negar que o livro é bom, além de lindo pra caramba.

bia 04/01/2024

Acho que faltou coisas
é um livro bom sem dúvidas, a introdução impecável pois fala do massacre do carandiru, e sobre o impacto que as músicas dos racionais deram na sociedade

mas me faltou aprofundamento em algumas questões, achei que eles explicariam mais sobre as músicas

Dionathan 03/01/2024

Cada vez admiro e respeito mais o trabalho dos Racionais e sua representatividade cultural do Brasil real, verdadeiro, de maioria!

Obra com uma introdução concisa sobre essa representatividade cultura da banda e com as letras de um dos discos mais icônicos desse país!

Elide.Serra 31/12/2023

Racionais mostrando a que veio
Bom, não precisa de muito pra falar, as letras, seus poemas e veracidade deles falam por sim só.
Mas que presente esse livro.
Recomendo com todo carinho.