O Espetáculo da Corrupção

O Espetáculo da Corrupção Walfrido Warde




Resenhas - O Espetáculo da Corrupção


17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Otavio Contente 26/04/2019

Uma reflexão necessária
Em tempos de espetáculos e de servidores públicos lançados ao estrelato de celebridades uma palavra pontuada pelo autor se faz extremamente necessária, reflexão. Leitura importante para os tempos atuais.
Jota 16/06/2019minha estante
Desde 09/06/2019, leitura obrigatória




Igor Almeida 16/01/2019

Eis o véu ideológico
O autor deixa claro seu posicionamento ideológico ao longo do livro. Nunca vi tanto "capitalismo" por página quanto neste livro. A obra está repleta ainda de outros jargões como grandes corporações, o capital, o lucro como símbolo do pior que há na humanidade (um mal necessário, segundo pude inferir). Isso não me impediu de ler, eu já sabia que seria assim; na verdade foi justamente isso que me fez ler, realmente queria conhecer uma visão diferente da minha. No entanto, o que me deixou realmente sem entender a lógica da argumentação foi o fato do autor apontar como uma das causas da corrupção o "estado mínimo brasileiro", que leva as grandes empresas a se aproximarem do estado e buscar influenciá-lo em benefício próprio, como ocorreu com as construtoras. Realmente, aconteceu exatamente isso, mas culpar o "estado mínimo"? Isso pra mim foi o ápice de se olhar para determinado fato por meio de um véu ideológico, filtrando o conteúdo e enxergando tudo distorcido. Houve a defesa de mais intervenção estatal na relação econômica para dificultar as relações empresa x estado e assim diminuir a corrupção; sendo que a existência dessa relação surgiu justamente pelo motivo oposto: o estado possui excessiva influência econômica, por isso que é vantajoso para as empresas se aproximarem de alguém tão influente. Seguindo nessa linha de raciocínio, o autor parte pro relativismo (nenhuma novidade), questionando o modo atual de combate à corrupção (lava jato) porque houve desemprego após as condenações das construtoras. Ora, se houve corrupção/ineficiência em uma grande empresa e esta vai à falência, que abra espaço no mercado para o crescimento de outras pequenas - e honestas, espera-se - construtoras, que irão absorver a mão de obra. Isso é pensar em longo prazo, e não simplesmente olhar para o momento atual e reparar apenas nos funcionários desempregados naquele instante. Por mais insensível que possa parecer, é o melhor para o país em longo prazo. Não há espaço, no meu modo de ver, proteger uma empresa corrupta sob o pretexto de proteger os empregos que ela gera no momento. Particularmente não gosto desse tipo de relativismo moral; apesar de ter achado interessante o argumento do câncer, não modificou meu modo de pensar. Fazendo um analogia, é como se uma pessoa qualquer adotasse, por exemplo, 10 crianças severamente doentes para cuidar. Depois de algum tempo, ela recebe a visita de um inspetor e é constatado que duas crianças estão doentes e uma já morreu; o restante está saudável. O inspetor escreve então em seu relatório que o cuidador não é competente o suficiente, pois há crianças doentes e uma até já morreu, e que o cuidador deve ter a guarda das crianças cassada. Na minha opinião, o autor deste livro assemelha-se a este inspetor ao olhar apenas para as crianças doentes e ignorar completamente o restante.
comentários(0)comente



Washington.Peres 11/04/2019

Corrupção
O livro trás veementemente o pensamento do autor sobre a corrupção no Brasil. O autor aponta que a causa principal da corrupção no país, é o viés mínimo que o estado exerce e grandes empresas aproveitam-se dessa estrutura e usam-na em benefício próprio. Fala também que a Operação Lava Jato arruinou o país, levando a falência de muitas empresas e o fim de muitos postos de trabalho no país.
comentários(0)comente



Jota 16/06/2019

Nada como um dia após o outro
Até a tarde de 09/06/2019, esse livro era ignorado, tratado como piada ou um desespero de petista comunista lulista para tentar liberar o líder da quadrilha.

Aí vem o destino, Ah o destino, pregar uma peça em quem se acha dono da verdade, nos cidadãos de bem.

O livro não crítica o combate a corrupção, mas a forma como ela foi feita na lava jato (isso sem saber das mensagens reveladas semana passada).

O livro critica uso de prisão preventiva para arranjar delação (moro e dallagnol, pelo jeito, gostavam desse assunto).

O livro critica o relacionamento do judiciário com a imprensa na operação (e muitos batiam palmas para aquele circo).

Resumindo, o livro apontava erros agora escancarados pela publicação de conversas entre membros da operação, embora muitos não aceitam ver o que está claro em nossa constituição.

comentários(0)comente



Caioboeira 03/01/2020

Uma luz no fim do túnel
Em tempos de adoração a bezerros de ouro e da demonização da política e do contraditório, o livro surge como uma luz no fim do túnel do direito empresarial e político brasileiro.

Warde desvenda mitos enraizados nas cabeças e ideologias mais presentes no Brasil atual, ilumina a necessidade de uma regulamentação moderna na relação Estado - Corporações, e faz critica ao sistema político-jurídico instaurado no País.

Leitura obrigatória aos amantes do liberalismo e do estado de direito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@lucasmascarenhas 19/10/2020

Sobre a corrupção sistêmica Produzindo desigualdade nos mercados e nos sistemas sociais em geral. Busca assim questionar a espetacularização do combate à corrupção com a Lava Jato, a que serve a execração, senão a um vazio e contraproducente ímpeto de vingança?
“um combate que não mede consequências e que não acaba com a corrupção, mas a agrava, um combate que a fortalece – porque não fere de morte as suas causas e abre espaço para que se sofistique e fortaleça –, enquanto vulnera conquistas preciosas, ainda que atabalhoadamente conquistadas, em meio a negação de tudo”
comentários(0)comente



Danilo sm 08/11/2020

combate a corrupção sem danos colaterais
Não faz parte de meu nicho de leitura. Mas é válido porque o autor insere dados e se baseia em alguns fatos e até propõe como fazer o combate a corrupção "adequado". Auxilia a entender melhor esse assunto, numa nova visão, e seu contexto também.
comentários(0)comente



Doug 20/02/2021

Operação x corrupção x resultado
O autor faz uma reflexão entre os resultados gerados pelas operações que visaram o combate à corrupção.
comentários(0)comente



Marco Rabelo 08/04/2021

Eficaz em mostrar as falhas da Lava Jato
Este livro mostra de forma simples, mas com detalhes, as falhas da Lava Jato no combate à corrupção.
Mostra os prejuízos causados ao país e como afetou negativamente as vidas de centenas de milhares de brasileiros e seus familiares, que nada tiveram a ver com os corruptores das empresas que eram funcionários.
Tornou-se leitura obrigatória após a vaza jato.
comentários(0)comente



Leonardo 05/02/2022

O livro aborda um combate à corrupção através de mecanismos menos prejudiciais que não levem à destruição do País.
comentários(0)comente



JAPA 03/10/2022

Razoavelmente necessário?
37° de 48 > 2022
???????

Pax e bem irmãos!

Como combater a corrupção sem destruir o país?Difícil, porém possível!

Combater a corrupção é como combater um câncer. É necessário matar o câncer sem matar o paciente. O câncer e o paciente habitam o mesmo corpo.

Este livro é a peça acusatória de um combate incompleto, inconsequente e espetacular à corrupção.

Devemos fazer oração, jejum, penitência, mortificação, esmola, caridade e muita caridade em prol da Nação Brasileira!

Senhor tende piedade de nós, justiça e misericórdia sobre o Brasil ??.

Vida longa à Jesus e Salve Maria.

#Emunah
#Vamoooo
#?????
comentários(0)comente



Zeki 11/01/2023

Leitura de entendimento simples, sem linguajar formal
O livro embora seja pequeno, de leitura breve e rápida eu mesmo enrolei um pouco para concluir rs. O autor elucida bem o seu ponto de vista sobre as operações que ocorreram ao longo dos governos passados e sobre os seus resultados.

Os resultados poderiam ser melhores, se nosso sistema não fosse sujo, a luta contra a corrupção irá levar anos, decadas, e se nós cidadãos deixar isso de lado, a coisa se tornará cada vez pior.
comentários(0)comente



Jefferson66 27/02/2023

Aviso a como combater aos novos casos de corrupção
Bom livro, não é espetacular, mas é útil e necessário. Mostra como o combate a corrupção da forma que se desenvolve no Brasil se torna prejudicial e põe em xeque o desenvolvimento do país.
comentários(0)comente



Calsbooks 23/03/2023

Chato
Só política, quem gosta de política vai amar o livro! Eu não curto muito, então não indicaria pro meu ciclo de amigos.
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2