O ADOLESCENTE

O ADOLESCENTE Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Adolescente

mille_milley 30/04/2024

"ele é só um menino"
Terminei mais uma obra de Dostoiévski e sinto que tive mais um choque de realidade. A história de "O adolescente" não se trata apenas da vida de alguém, mas é um retrato da sociedade russa naquele período, mas que tem muitas coisas da atualidade também.
A "ideia" do protagonista muda de acordo com seu amadurecimento e experiências vividas.

"é a partir dos adolescentes que se criam as gerações??

Raissa 15/01/2024

Talaricagem de todos os lados...
Meu Deus do céu, eu odiei e amei esse livro kkkkkkkkk. A história é um romance de formação sobre um adolescente de 20 anos (porque a maioridade nessa época era apenas aos 21 ?) que consegue tomar decisões erradas a cada 5 minutos! O cara tem a mesma idade que eu, mas tem a mentalidade de um orangotango (sem querer ofender os bichinhos); então boa parte do meu ódio é em relação à isso, já que com apenas 1 atitude simples o livro de 600 páginas teria apenas 300 kkkkkkkkkkk. A outra parte da minha raiva está relacionada diretamente com o pai (biológico) do protagonista, que intercala entre as personalidades "gente boa" e "ser humano detestável" durante toda a história. Pode não parecer, mas eu gostei muito desse livro e fico triste por quase não ver ninguém falando dele... a gente acaba se identificando bastante com o protagonista em questão querer se inserir na sociedade e acabar se tocando de que isso é bem mais complicado do que parece. Enfim, eu acabei me envolvendo bastante com a história (que é uma grande fofoca ?) e não senti dificuldade em relação à leitura; super recomendo! (Não dou 5 estrelas porque o protagonista é orgulhoso, e eu também sou ?)
bebebeb 26/04/2024minha estante
Kakakakak

Lucas 13/12/2023

Acabei não achando as duas edições que eu li da "Estúdios Cor", por isso vou usar essa só pra registrar que já li.

Pacaterra 04/09/2023

Enfadonho e desinteressante
O livro se trata de um romance de formação, ou seja: acompanha a trajetória de Arkadi, o adolescente do título, no seu processo de inserção à vida adulta.

O enredo traz temas como a disputa por heranças, a busca do pai pelo filho, e diversas outras questões trazidas por Dostoievski, que buscam retratar a trasformação vivida pela Rússia naquela década, a recente transição da servidão para o recente desenvolvimento capitalista. Assim como em outros momentos da obra do autor, a questão do dinheiro e a desagregação social causada pelo mesmo são retratadas.

Confesso que minha experiência foi muito decepcionante com o livro. Em nenhum momento das mil páginas de "Os Irmãos Karamazov" ou das mais de quinhentas de "Crime e Castigo" me senti entediado como me senti lendo essa obra, muito por conta do seu estilo de narrativa em primeira pessoa, e da própria confusão do personagem.

O posfácio escrito pelo tradutor da obra Paulo Bezerra é muito bom para situar o livro historicamente, com exceção do trecho em que afirma que o "stalinismo" foi o "fascismo russo". Salta aos olhos a falta de rigor com os conceitos.

Leila 31/03/2023

O adolescente é um dos 5 grandes romances do escritor russo Fiodor Dostoievski, publicado originalmente em 1875. O livro retrata a vida de um jovem chamado Arkadi Dolgoruky, que vive em São Petersburgo e está prestes a completar dezoito anos. Embora o romance seja considerado uma obra-prima da literatura russa, infelizmente, devo admitir que, de todos os romances que li de Dostoievski, este foi o que menos gostei.

Achei a narrativa tediosa e pouco envolvente. O personagem principal, Arkadi, é um narrador confuso e totalmente perdido em suas "ideias" e como todo adolescente (apesar que eu acho que 18 anos nem poderíamos mais considerar como tal) muitas vezes é instável. Não consegui ter empatia com o personagem, o que afetou minha experiência de leitura como um todo, porque como vocês bem sabem, os livros tem que falar ao meu coração.

O livro é rico em detalhes sobre a vida da elite russa do século XIX, mas a trama em si não me cativou. A história se arrasta e não consegui encontrar um propósito claro para a narrativa, acho que o autor ficou perdido em meio às tramas familiares"bobas" e poderia ter desenvolvido melhor psicologicamente as personagens (algo que estamos acostumados a ver em suas outras obras). Além disso, alguns personagens secundários tiveram "fatos" importantes dentro da obra, mas foram pouco desenvolvidos, tornando difícil compreender suas motivações e ações.

No entanto, devo destacar que O adolescente tem algumas discussões filosóficas entre o protagonista e seu pai que são fascinantes, e oferecem uma visão profunda das preocupações de Dostoievski sobre a natureza da humanidade e o papel da religião na vida moderna.

No geral, O adolescente é um livro que pode agradar aos fãs de Dostoievski e da literatura russa em geral, mas eu pessoalmente não consegui me envolver com a narrativa e com o personagem principal. Por isso, recomendo com ressalvas a leitura deste livro. Acho que ele irá funcionar melhor para quem está começando a ler o autor e de repente só leu obras menores.

Vinícius 21/02/2023

Um romance
Em mais um romance o grande Dostoievski coloca O Adolescente como uma das suas grandes histórias. O romance trata do Jovem Arkadi Dolgorúki que tem sobrenome de príncipe e passa longe disso tendo que se explicar desde a tenra infância, quando lhe interpelavam falando do príncipe. O jovem no seu impeto juvenil tem o nobre objetivo de crescer na vida principalmente financeiramente, talvez por querer sepultar seu histórico de filho bastardo de homem de posses Andriêi Viersílov dono de terras onde seu pai legal trabalha e teve um caso com sua mãe, Sófia Andriêievna que vivia com o pai legal de Arkadi: Makar Dolgorúki. Após um turbilhão de acontecimentos e personagens variados, como típico das histórias de Dostoiévski a trama tem seu desenrolar envolto em paixões, intrigas, suspense e um final grandioso como marca do seu grande autor. Para quem gosta de literatura Russa e histórias com muitos personagens vale a pena ler mesmo não superando os grandes clássico como Crime e Castigo, Os Demônios e os Os Irmãos Karamázov sua última grande obra.

JanaAna90 26/12/2022

Adolescente sendo Adolescente
Um grande romance de Dostoievski, que conta história de um jovem que, pasmem, tem 20 anos e é considerado adolescente, mas lendo o posfácio do tradutor, que se encontra ao final do livro, compreendi que na Rússia o jovem se emancipa aos 21 anos.
Todo o romance é narrado na primeira pessoa, facilitando assim a interação identificação do leitor com o autor, porém, às vezes, nos pondo em dúvida as verdades ditas pelo narrador. Um livro de fácil leitura ? E compreensão, com temas polêmicos, reflexões profundas sobre a alma humana, com trechos engraçados, sim Dostô conseguiu aqui me arrancar risos, e que nos prende todo tempo.
Podemos mergulhar no universo dos jovens e adolescentes e todas as agruras da mudança e das decisões que traçarão seu futuro; dúvidas, medos, inseguranças, as angústias das escolhas, a introdução na sociedade e na política são uns dos temas abordados nas histórias ?de Arkadi, personagem principal. Por falar nele, Arkadi É um jovem que me encantou e despertou sentimentos de raiva e incredulidade, com seu comportamento controverso, tive muitas dúvidas quanto a sua redenção (rss).
Filho bastardo, Arkadi vai construindo sua personalidade mais interações com as pessoas ao redor, nas fatalidades da vida, nas experiências sejam elas boas ou más.
Enfim, um livro surpreendentemente diferente dos demais de Dostô, que vale muito a leitura.

Bruno Bomfim 11/03/2022

O Rothschild de si mesmo
Como um verdadeiro adolescente, uma "ideia" sustenta Arkadi. A rebeldia, que tão bem caracteriza esta fase, está presente no protagonista e é ela quem faz Arkadi não perceber que a cada dia se distanciava mais e mais da coluna que sustentava todo o seu ser.
Quando esta coluna se desmorona, ele só se mantém de pé porque construiu em paralelo uma outra coluna, ainda que sem intenção.
Numa passagem de "O Adolescente" Vássin diz a Arkadi que um um sentimento só pode ser substituído por outro de igual valor. Aqui ele se refere a Kraft, que havia chegado a conclusão de que o povo russo é um povo de segunda classe. Vássin acredita que esta conclusão lógica se tornou um sentimento em Kraft. Ora, o que Arkadi tem dentro de si é uma ideia/sentimento e esta só pôde ser definitivamente substituída com a partida de Makar - seu pai adotivo - e com o derradeiro ato de Viersílov. Ali ele se transformou num Rothschild. Se não do mundo, se não da Rússia, mas ao menos de sua vida.

arthur966 23/02/2022

vejam só como todos se lançam pra lá e pra cá e desatinam, e como saber se alguém pode estar sonhando com tudo isso e que nesse sonho não há nenhum homem de verdade, autêntico, nenhuma atitude real? de repente alguém vai acordar, alguém está tendo esse devaneio - e tudo se dissipará.

Matheus.Taffe 29/01/2022

Quarta leitura do ano.
Ótimo livro. Distoiévski retrata de forma interessante a forma como um jovem criado longe de sua família e sem reconhecimento de sua nobreza, tenta através de sua 'ideia', se inserir na alta sociedade. Porém ao longo do livro podemos perceber como a 'ideia' do jovem ainda ingênuo vai transformando ao longo de toda a formação do mesmo em busca de pertencer à algum lugar e se vingar de todos os que o abandonaram.
Waroshi 29/01/2022minha estante
Ainda tá na minha longa lista. Um dia eu chego lá. Kkkk

bia 28/01/2022

Ideias são a essência da vida?
?O Adolescente? foi meu primeiro contato com Dostoiévski. Esse livro conta a história de um jovem idealista que vai se perdendo gradualmente ao tentar descobrir sobre o pai.
Para mim, o fator mais marcante dessa leitura foi a forma com que Arkádi (o personagem principal) lida com a sua ideia. Inicialmente ele está muito resoluto do que quer para o seu futuro, mas ao longo da narrativa, podemos ver como ele deixa suas convicções de lado em alguns momentos, ou até mesmo as altera um pouco.
Apesar de eu não ter achado esse livro perfeito, o recomendo para a maioria das pessoas!

Igor 23/07/2021

Um romance de formação
Um dos 5 grandes romances do Dostóievski, sendo o menos conhecido e comentado deles... Infelizmente. Aqui o autor mostra mais uma vez sua genialidade em retratar o jovem russo na adolescência.

Nath @biscoito.esperto 12/06/2021

"Todos compartilhamos da mesma loucura".

Leia Dostoiévski, eles disseram... Vai ser legal, eles disseram...

Títulos alternativos para esta obra:
"Uma carta muito louca"
"Diário de um aprendiz de coach financeiro"
"O pai talarico"
"O filho talarico"
"Três suicídios, e nenhum deles têm nada a ver com a história"
"Desventuras de um moleque mimado e burro" (subtítulo: "Incrível como este rapaz consegue se superar quando o assunto é ser tapeado pelos outros")

Muito bom o livro, recomendo!!!!!!!!

site: www.nathlambert.blogspot.com
Raissa 12/01/2024minha estante
O PAI TALARICO KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Fernanda.Marques 23/04/2021

Eu amo os livros russos, confesso que ainda estou caminhando nessa jornada pra vida!
aqui temos um personagem ambíguo, claro por conta de sua pouca idade, o que me fez refletir que amo e o odeio assim como eu quando era adolescente, com sonhos, projetos e que se revelam bem diferente na realidade da vida adulta.
A trama é boa, bem característico do Dosto, com camadas e recheado de elementos reflexivos.