Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Daiane386 23/10/2022

Conteúdo da dinastia Targaryen. Perfeito pra quem é amante de ficção e do universo de got e hotd. Super recomendo .

Felipe 08/11/2022

Parece a Bíblia
Tá doido, o livro é toda não sei quem que é filho de fulano, que casou com fulana, que era irmão de Joana, que matou não sei quem, que montou o Banguela, muitos nós na minha cabeça, quase não tem diálogo.

juliana.clh 02/10/2023

Fogo & Sangue
"Os Targaryens tinham puro sangue valiriano, eram senhores de dragões de linhagem ancestral."

Depois de seis meses, consegui concluir a leitura.

Adorei o modo como a escrita é feita como uma "fofoca de família", pois, deixa o entendimento mais fácil e até divertido em certos momentos.

Algumas partes do livro fizeram com que eu abandonasse por algumas semanas ou até alguns meses, já que muitas coisas não faziam sentidos em estarem escritas.

Os reinados explicados de forma simples e objetivas trazem algumas reflexões políticas que podem ser comparadas com o mundo real, pois, os reis precisavam tanto da plebe quanto da nobreza para um bom reinado.

Quanto a Dança dos Dragões não há muito o que ser dito, a linhagem da verdadeira herdeira prevaleceu, mesmo possuindo um custo tão alto.

Um ponto negativo foi os dois últimos capítulos do livro, sendo focado no reinado do Aegon III é esperado que soubéssemos mais sobre como ele agiria e não somente a época em que seus regentes agiam por ele até a maioridade, além da ausência dos reinados posteriores ao dele.

No geral, um bom livro para iniciar a saga de George R.R. Martin, afinal, é com os Targaryens que o universo é formado.

JoAo.Padilha 17/12/2022

Maravilhoso
Depois que vi o seriado, fiquei muito curioso para saber o que acontece... Também tinha dúvida se não deveria esperar as temporadas seguintes fossem lançadas... Então por indicação, comprei e li.. E fui abençoado com essa obra maravilhosa, valeu cada uma das 600 páginas... aguardarei o volume 2, se um dia isso realmente acontecer.

Triz 02/10/2023

Fogo & Sangue foi escrito por George R.R Martin como se o livro fosse realmente um relato estudioso de um meistre sobre a casa Targaryen.

A história inicia com Aegon I, o Conquistador, e suas irmãs Visenya e Rhaenys conquistando Westeros, sendo deles o ponto de partida de tudo e todos.

Ao longo da narrativa, surgem novos reis e rainhas Targaryen que desfazem e refazem tudo o que Aegon I tão sabiamente realizou. Alguns nem merecem o Trono de Ferro, seja pela crueldade, seja pela burrice mesmo, mas outros são tão incríveis quanto Aegon I.

Muitos personagens, muitos detalhes, muitas lutas, muitos lugares, é preciso estar atento a cada coisa porque Martin pode simplesmente trazer vários acontecimentos de volta na história sem mais nem menos e pegar as referências quando isso acontece é bom demais.

O único ponto negativo que destaco é a repetição de fatores sempre presente, talvez até a mente mais magnífica pode ficar sem imaginação uma hora ou outra e esse pode ter sido o caso do querido Martin. Há visivelmente várias personagens que sempre sofrem com o mesmo destino (morrer no parto está no ranking 1, seguido por mulheres Targaryen que são injustiçadas pelos parentes homens).

Por fim, vale destacar que o livro não conta as histórias de todas as linhagens, ele termina em Aegon III, um pouco após a épica Dança dos Dragões, e, analisando a sucessão Targaryen podemos ver que ainda falta uma penca de reis pra se descobrir.

Giovanna951 08/09/2023

Muito bom. Há de ter paciência para lê-lo, muitos nomes e difíceis, vira uma bagunça. Mas em algumas partes o livro tem uma história que prende e não dá vontade de parar até saber o final daquele arco.
Me decepcionou o fim. A história é cortada abruptamente, sem um fim pro personagem final, além de que os dois últimos capítulos são muito massantes e chatos.

madu 24/07/2023

Targaryen.
Sem dúvidas esse é um livro bom e surpreendente, porém após o fim da Dança dos Dragões ele acaba ficando desinteressante e sem graça. Após a morte dos dois o livro fica chato e arrastado, sem motivos pra terminar além do fato de que não seria bom abandoná-lo. Mesmo ele ficando menos interessante no final, continuo achando que é um livro de 4 estrelas, a escrita do George para fantasias é uma coisa que eu nunca tinha visto antes, a história dos Targaryan é incrível e é um bom começo para o resto dos livros desse reino.

William133 21/08/2023

Um mergulho em Westeros
Um livro repleto de histórias e acontecimentos. Apesar de muito interessante, para quem é fã do universo de George R. R. Martin, chega a ter um final mais arrastado, que poderia facilmente ser encerrado com a Dança dos Dragões. Mesmo com esse problema, o livro continua tendo seu valor inquestionável.

Davi.Bamberg 14/08/2023

Gostei bastante do livro, é a primeira vez que leio nesse formato, as diversas perspectivas dos fatos é algo que gostei muito, a maneira como a história é desenvolvida me fez querer continuar pra saber o que iria acontecer e com certeza sobre outros reis também!

Bel 03/04/2023

Fogo e Sangue
O livro de conta história da dinastia Targaryen onde narra os acontecimentos dês da conquista De Aegon I até o reinado de Aegon I I I. Durante o livro narra história de guerras, romances, traição, incesto e entro outros.

Não tem muito o que falar pois não é um livro de fantasia ou romance, é um livro de história que narra os acontecimentos no ponto de vista de alguém.

Eu adorei o livro então leiam e tirem suas conclusões ?

Dailso 13/04/2023

Livro perfeito para os fãs que sofrem até hoje com o fim da série (no caso EU), a escrita é viceral e nos remete à boa e velha Westeros, fiquei um pouco confuso com os nomes repetitivos dos personagens mas no final do livro tem a árvore genealógica completa da trama, o que veio a calhar bastante pois foi de grande ajuda. Enfim, podem ler sem medo pois vale muito à pena!!!

Danilo224 25/04/2023

Forjado em fogo, escrito em sangue
Fogo e sangue é uma das experiências mais interessantes que já tive, contar a História de uma casa em formato de um livro de história com três versões se conflitando foi uma ideia muito acertada.

Outro detalhe muito bom são os mistérios das histórias, Martin faz questão te dar opções e fazer você tirar suas conclusões para várias situações. Isso deixar o leitor mais engajado e deixar a história muito mais interessante e de certa forma, crível. Assim como na vida real, a história é feita de fontes.

Martin reforça o seu rico universo e ainda consegue surpreender o leitor de formas inimagináveis. Fogo e sangue é obrigatório para todo fã do universo de crônicas de gelo e fogo.