Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Gabriel Castro 20/06/2021

Fogo&Sangue
Esse livro traz a história da dinastia Targeryen, desde como (e porquê) Aegon I chegou a Westeros, até as mortes dos dragões. Livro sensacional! Recomendo para quem quer saber mais sobre os reis Targeryens.

alana 30/04/2021

targaryen supremacy
um livro inteiro focado na minha casa favorita de westeros, e todos os dramas ao redor do reinado deles era tudo que eu precisava. a dança dos dragões é a parte que mais me fascina nisso tudo; as outras histórias tbm como a conquista de aegon, os reinados de maegor, o cruel e jaehaerys, basicamente o livro inteiro é bem interessante. e particularmente eu amo a escrita do grrm.

Eclipsenamadrugada 29/03/2021

Dragões
É o prelúdio da história, guerra dos tronos.
Assim como a guerra dos tronos, esse livro
que George R.R. Martin pôs no papel, é
também na minha opinião uma obra de arte,
Adorei tê-lo lido.

Chester 27/03/2021

Apenas 136 anos do reinado dos DRAGÕES
O primeiro volume desta série, como dito no título da resenha, acompanha os 136 anos do que ficou conhecido como a era DC (Depois da Conquista de Aegon, o Conquistador).
Nele acompanhamos não só a vida particular e próxima dos reis como também muitos dos conflitos gerados pelas conquistas, problemas familiares e de sucessões.
Fomos de Aegon que reinou no período de 1-37 DC até a assunção do reinado de Aegon III após sua maioridade (16 anos) no ano de 136 DC.
O romance é apresentado como um livro de registros e depoimentos de meistres e de outras testemunhas oculares (vide Cogumelo).
Em alguns trechos pode ser enfadonho para alguns pois não acompanha uma narrativa sequencial. Como dito, é um livro de compilação dos registros oficiais.
Mas vale a pena para conhecer mais sobre os monarcas, suas visões, conflitos, opiniões populares, etc.

Carol 24/03/2021

Excelente
Como esperado Martin nunca decepciona. Se você gosta de Game of thrones e quer conhecer mais a fundo sua história, este é um livro para você.

Nathaly 06/03/2021

Fogo, sangue e um pouco de tédio
Acho que só decidi terminar o livro quando cheguei a um terço da leitura. O início é bem denso, com muita descrição de linhagens e aspectos triviais da rotina do reino. As batalhas, principalmente as com os dragões são o que salvam a narrativa, porém, considerando o tamanho do livro, são proporcionalmente poucas.
O livro é bom para quem ainda busca saber mais sobre a origem dos Targaryen, mas não tanto para quem quer viver mais emoções como tivemos com as crônicas de gelo e fogo.

Matheus 27/01/2021

Essencial
Essencial para todo fã da série, retrata detalhadamente a dinastia targaryen.
Resenha completa em @cafecombooks

Erica 17/01/2021

A história da família Targaryen é tão frenética que às vezes é difícil acompanhar. Se você gosta de histórias de fundo altamente detalhadas e material pra teorias malucas e discussões infinitas em fóruns online, esse livro é pra você

Debora 05/01/2021

Casa Targaryen
Último livro da meta de 2020, cuja leitura se iniciou nos últimos dias de dezembro mas só consegui finaliza-lo hoje. Fogo e sangue conta a história da dinastia da casa targaryen 300 anos antes das crônicas de fogo e gelo (game of thrones). Com a chegada de Aegon em westeros, depois da destruição de Valyria, conquistando o trono de ferro, montado em seu dragão Balerion, o terror negro, com suas irmãs-esposas. E assim conta a história de cada acontecimentos, guerras, casamentos, escandalos, traições, nascimentos, mortes, doenças, intrigas, execuções, religiões,  fofocas, alianças, até a maioridade de Aegon III, o azarado que foram citadas rapidamente em game of thrones. A continuação vai ficar para o segundo volume. O livro também tem um resumo dos Reis targaryen, e uma árvore genealógica, que achei um pouco confusa devido aos símbolos usados para representar homem e mulher. Como eu amo histórias, me apaixonei por esse livro, e os desenhos feito pelo ilustrador Doug Wheatley, parecem fotografias. Uma ótimo escolha do desenhista para o livro. Da vontade de sair pintando tudo.

Saulo Barreto 04/01/2021

Ótimo
Este é mais uma obra de extensão do Universo das Crônicas de Gelo e Fogo e que nos traz uma narrativa bem diferente das outras obras. Narrada como uma leitura de uma obra que centraliza a história da conquista de Westeros pela família Targaryen, conseguimos entender como os reis e rainhas Targaryens agiram ou deixaram de agir em seus reinados.
Desvendamos muitos mistérios embutidos na obra original e ficamos sabendo de mais alguns que, tenho impressão, que nunca serão desvendados. O que não vejo como ponto negativo.
Diferentemente de outras obras da saga, como A Tormenta das Espadas, em determinado momento acheia a leitura um pouco cansativa e fiz algumas pausas para não saturar.
A leitura é muito válida para o fã da obra de Martin e espero com muita esperança o lançamento da sequência.

jupotter 29/12/2020

Aguardando a série
Parece um livro de "história" dos Targaryen, não consegui me envolver com nenhum personagem, já que engloba várias épocas. Aguardar como será a série.

Thaisa 22/12/2020

Fogo e Sangue, os casos de família da casa mais badalada de Westeros.
A escrita de Martin não decepciona, trazendo uma história detalhada e cheia de personagens complexos e abordando o sempre complicado governo de Westeros (se ele não soube qual era o política fiscal de Aragorn, nós não temos dúvida dos desafios do Mestre da Moeda de Jaehaerys e seus sucessores) também conhecemos a árvore genealógica mais complicada de Planetos, desde a queda da antiga Valíria, e como não pode faltar, vemos muito fogo e sangue, do começo da conquista de Aegon I, às intrigas da corte e a dança dos dragões. Esse é um livrão, que dá um nó na sua cabeça com trocentos personagens de nomes parecidos e com um enredo super trabalhado que demonstra o empenho de um ótimo escritor.
Ignorem esse texto e vão ler o livro.😉

Leandro F. da Silva 22/11/2020

Livro de história Targaryen.
Como um fã entusiasta de As Crônicas de Gelo e Fogo, adorei a leitura desse livro, como uma forma de entar nesse universo e ficar abismado com o poder da imaginação na cabeça desse senhor que idealizou toda a trama, e também com o vislumbre que deve ter sido o trabalho para escrever uma obra como essa.
Fogo & Sangue pode ser descrita como uma obra dentro de uma obra. Tem uma narrativa como a de um livro de "história" sobre a sucessão Targaryen (pelo menos uma parte) escrita por um dos meistres.
Pode até parecer cansativo pelos poucos diálogos no livro, como estava acostumado nos outros livros da série principal. E com vários páginas de descrições de acontecimentos, mas mesmo assim não perdi a atenção que a história requer.
Para quem gosta da série recomendo.

Malenna 02/11/2020

Voltar a Westeros é incrível e frustrante. Incrível, claro, porque o universo d’As Crônicas de Gelo e Fogo é maravilhoso e único. Frustrante porque me lembra como a série da HBO é uma heresia depois das três primeiras temporadas…

Fogo & Sangue, parte I, conta a história dos Targaryen desde a chegada de Aegon, o Conquistador, suas irmãs-esposas Visenya e Rhaenys e seus dragões, até a ascensão do jovem e traumatizado Aegon III. O apêndice com a linhagem da família é muito útil para a leitura, uma vez que em certo momento da história há tantos Aegons, Aemons e Rhaenas (e suas derivações) que é sinceramente confuso de acompanhar.

Para os grandes fãs da saga, esse livro é um paraíso cheio de recompensas. Primeiro porque é possível identificar muitos pontos importantes na história que foram mencionados na saga original. Segundo porque conhecer melhor a história dos Targaryen chega a ser acolhedor depois de tanto tempo sem livros, e mostra como essa é a casa mais intrigante de Westeros. Mas não espere a mesma experiência da saga principal. Fogo & Sangue é narrado a partir de um conjunto de relatos de diferentes personagens - o narrador mais distante também distancia o leitor. Alguns trechos são excessivamente descritivos e detalhistas, deixando a leitura mais carregada (a escassez de diálogos realmente me incomodou).

Mas não deixa de ser uma experiência incrível. A grandiosidade do primeiro Aegon, o Dragão; a insanidade de Maegor, o Cruel; a imperiosidade de Jaehaerys, o Conciliador e meu favorito até aqui, acompanhado da Boa Rainha Alyssane, e todo o caos e tristeza resultantes da Dança dos Dragões (a grande guerra) reforçam a maestria de George RR Martin na construção da saga. Os personagens são incríveis e muitos deles cativantes (que mereciam POVs próprios, repito), as histórias cheias de reviravoltas e surpresas, com momentos de guerra gigantescos e impactantes e pequenas conspirações e traições por todos os lados, como já nos acostumamos.

Ler sobre os Targeryen, inclusive, me fez refletir como a Daenerys (dos livros) ainda é uma personagem insignificante se comparada com a grandiosidade de muitos dos seus ancestrais. Imagino (certamente) que os últimos livros vão mudar isso. Seguimos na espera pelos Ventos do Inverno e por Sangue & Fogo, a parte dois com a queda dessa família, que irá nos levar a um ponto mais próximo do que conhecemos na saga principal.