Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

flowersndreams 28/10/2023

Grandioso, como apenas a Dança dos Dragões poderia ser
O livro é um relato histórico, de parte do reinado Targaryen, feito por um estudioso arquimeistre da Cidadela de Vila Velha. Como tudo que já li do George, o livro foi muito bem escrito e, mesmo que às vezes a leitura fique lenta, vale totalmente a pena.

O autor conseguiu fazer esse estilo de escrita (como um livro de história) ser surpreendente. Eu ri, fiquei surpresa e interessada enquanto lia a história dos grandiosos Targaryen.

Acho injusto ler esperando uma narrativa similar aos outros livros, considerando que são estilos de escrita diferentes. Se você é fã, essa leitura é obrigatória.

"Depois a tempestade desabou e os dragões dançaram." (p. 330)
flowersndreams 28/10/2023minha estante
Apelo final: Publica logo esses livros. Nunca te pedi nada ?

Cayo.Lima 13/10/2023

É sobre Dragões
A história é muito boa , desde Quando George RR Martin Escreveu as crônicas de gelo e fogo, você vê uma dinâmica de leitura muito boa são livros extremamente extensos e este não seria diferente, a escrita dele, a forma como o autor escreve ela é muito Pouco espaçada e ele utiliza todos os cantos de toda folha pra poder fazer escrever, então em alguns livros que as vezes é uma folha da escrita
do George e em comparação a outros autores pode ser 3 páginas ou mais rs e isso é incrível porque você não sente que é uma leitura pesada, não sente que é desgastante e ele dá aquela sensação de quero mais de que preciso ler mais sobre isso.

A história sobre a casa Targaryen é extremamente rica e ampla tanto que nesse é um primeiro volume dessa história, é como se fosse uma história contada dentro da história porque eles tão querendo dizer toda a trajetória da casa, são 300 anos de conquista de Aegon I, inclusive esse negócio de repetir nomes de personagens nos filhos dos netos dos bisnetos e bla bla bla é bastante confuso porque muitas vezes você está lendo aquele personagem mas aí você para, ler novamente, volta umas páginas pra saber mas ele é filho de quem? ??

Como eu disse a história é rica em detalhes e diferente com relação aos outros livros pois aqui é contado a história no ponto de vista dos Arquimeistres e não dos personagens e si então você não tem sentimentos você não tem não tem a percepção de intriga, só o que realmente eles querem passar é contar uma história é contar o que aconteceu, não muitas vezes o que pode de fato ter acontecido mas o que os relatos de pessoas de aldeões, senhores possa passar pra eles. aguardam ansioso continuação deste livro porque aqui ele só nos contam até a metade dos 300 anos ou seja sem quase só 150 anos de história.

Alguns pontos a serem observados, eu achei que eles iam adaptar do livro histórias um pouco mais ricas como por exemplo do rei que me chamou atenção foi abre ? o velho rei ? ou até mesmo eles adaptarem na série como a Aegon I conquistou as Westeros, como a unificou mas só pegaram um pedaço da história que foi a dança dos dragões que talvez na série tenha ficado melhor mas no livro foi uma passagem até bem pequena teve sim o seus altos e baixos e chamou atenção mas não foi algo tão significativo como outras citações que são feitas na história, por exemplo também a de uma Maegor o cruel eles também poderia ser adaptado porque história dele é extremamente rica.

Mas é isso o livro é extremamente bem escrito quero uma continuação na minha mesa espero não ter que esperar mais 10 anos 15 anos pra ele entregar essa bendita continuação.

Izabela218 12/10/2023

Fogo & Sangue
Devo deixar claro que a classificação dada ao livro não remete a experiência de leitura ou a qualidade da narrativa (que, tratando de George Martin, é sempre impecável), mas das minhas próprias expectativas.
Acho que o livro é próspero e muito bem construído, nos trás partes importantes da história da casa Targaryen, sendo objetivo.
Essa objetividade não me incomodou de forma alguma quando se trata da data da conquista até o final do reinado do Velho rei Jaehaerys, porém, tinha expectativas para uma riqueza de detalhes maiores quando a dança dos dragões fosse abordada, o que não aconteceu, o que me causou certa frustração. (Pela primeira vez, em alguns âmbitos, considero a adaptação melhor que o livro em si, quando se trata de riqueza de detalhes).
Além disso, acho que para o final do livro, muitas informações acrescentadas foram desnecessárias, e tornaram a finalização da leitura cansativa e maçante, e a história teve um fim abrupto. A qualidade da narrativa do George Martin continua sendo extraordinária. É uma leitura que com certeza deve ser levada em conta para quem gostaria de se aprofundar neste universo, apenas tomando cuidado com expectativas como as minhas!

Anderson Rick 03/10/2023

Fogo e Sangue
Fogo e Sange conta a história da dinastia Targaryen, é um livro para aqueles que são fãs do best-seller As Crônicas de Gelo e Fogo. Ele contém muitas tramas que envolvem traições, aventuras, fogo e sangue.
Um livro grande, mas com uma passagem de histórias rápidas que nos envolvem. O livro deu origem a série House of the Dragon com base nos acontecimentos narrados na metade dos eventos do romance.

Triz 02/10/2023

Fogo & Sangue foi escrito por George R.R Martin como se o livro fosse realmente um relato estudioso de um meistre sobre a casa Targaryen.

A história inicia com Aegon I, o Conquistador, e suas irmãs Visenya e Rhaenys conquistando Westeros, sendo deles o ponto de partida de tudo e todos.

Ao longo da narrativa, surgem novos reis e rainhas Targaryen que desfazem e refazem tudo o que Aegon I tão sabiamente realizou. Alguns nem merecem o Trono de Ferro, seja pela crueldade, seja pela burrice mesmo, mas outros são tão incríveis quanto Aegon I.

Muitos personagens, muitos detalhes, muitas lutas, muitos lugares, é preciso estar atento a cada coisa porque Martin pode simplesmente trazer vários acontecimentos de volta na história sem mais nem menos e pegar as referências quando isso acontece é bom demais.

O único ponto negativo que destaco é a repetição de fatores sempre presente, talvez até a mente mais magnífica pode ficar sem imaginação uma hora ou outra e esse pode ter sido o caso do querido Martin. Há visivelmente várias personagens que sempre sofrem com o mesmo destino (morrer no parto está no ranking 1, seguido por mulheres Targaryen que são injustiçadas pelos parentes homens).

Por fim, vale destacar que o livro não conta as histórias de todas as linhagens, ele termina em Aegon III, um pouco após a épica Dança dos Dragões, e, analisando a sucessão Targaryen podemos ver que ainda falta uma penca de reis pra se descobrir.

juliana.clh 02/10/2023

Fogo & Sangue
"Os Targaryens tinham puro sangue valiriano, eram senhores de dragões de linhagem ancestral."

Depois de seis meses, consegui concluir a leitura.

Adorei o modo como a escrita é feita como uma "fofoca de família", pois, deixa o entendimento mais fácil e até divertido em certos momentos.

Algumas partes do livro fizeram com que eu abandonasse por algumas semanas ou até alguns meses, já que muitas coisas não faziam sentidos em estarem escritas.

Os reinados explicados de forma simples e objetivas trazem algumas reflexões políticas que podem ser comparadas com o mundo real, pois, os reis precisavam tanto da plebe quanto da nobreza para um bom reinado.

Quanto a Dança dos Dragões não há muito o que ser dito, a linhagem da verdadeira herdeira prevaleceu, mesmo possuindo um custo tão alto.

Um ponto negativo foi os dois últimos capítulos do livro, sendo focado no reinado do Aegon III é esperado que soubéssemos mais sobre como ele agiria e não somente a época em que seus regentes agiam por ele até a maioridade, além da ausência dos reinados posteriores ao dele.

No geral, um bom livro para iniciar a saga de George R.R. Martin, afinal, é com os Targaryens que o universo é formado.

Tha_Reis 29/09/2023

"Depois a tempestade desabou e os dragões dançaram."
"Até o mais nobre dos reis e o mais cavalheiresco dos cavaleiros pode ser tomado de fúria, luxúria e inveja e cometer atos que os envergonhem e manchem seu bom nome. E o mais perverso dos homens e a mais cruel das mulheres também podem fazer o bem de tempos em tempos, pois o amor, a compaixão e a pena podem ser encontrados no mais sombrio dos corações." (p.392)

khelly 17/09/2023

Depois a tempestade desabou e os dragões dançaram.
Livro muitíssimo bem escrito, infelizmente quando comecei a ler já estava entrando numa ressaca literária bem chatinha e isso fez com que eu passasse semanas sem ler.

Algumas partes do livro podem ser um pouco difíceis ou até enroladas mas as histórias dos personagens são envolventes, principalmente as relacionadas ao período governado por jaehaerys e alysanne (particularmente meu favorito).

Mariel 15/09/2023

Uma aula de história
Diferente da série As Crônicas de Fogo e Gelo, Fogo e Sangue segue um estilo de escrita mais narrativo-descritivo. É quase como se você tivesse tomando aula sobre a história da conquista de Westeros e os reis Targaryen que se seguiram.

O texto é mais focado nos relatos do que nos diálogos em si. Isso pode ser um pouco enfadonho mas não vai atrapalhar no ritmo de leitura.

Vale a pena conferir!!

Lightwood21 11/09/2023

Surpreendente!
Achei que seria um tédio sem fim... estava muito enganada! Já sou apaixonada por todo o universo do George R. R. Martin, porém nunca tinha realmente lido um dos livros. Amo muito as séries e gostei de saber como a Dança dos Dragões termina. Queria um final diferente(Rhaenyra é rainha!), mas é uma história muito boa e empolgante. Quero muito ler a continuação. Estou bem ansiosa para saber dos outros reis Targaryen.

Giovanna951 08/09/2023

Muito bom. Há de ter paciência para lê-lo, muitos nomes e difíceis, vira uma bagunça. Mas em algumas partes o livro tem uma história que prende e não dá vontade de parar até saber o final daquele arco.
Me decepcionou o fim. A história é cortada abruptamente, sem um fim pro personagem final, além de que os dois últimos capítulos são muito massantes e chatos.

Laura3262 06/09/2023

Os Targaryen nunca decepcionam
Precisa de um pouco de calma para ler o livro, mas vale muito a pena!

A princípio, recebemos uma enxurrada de informações, novos nomes, diversos acontecimentos... fica difícil assimilar tudo rapidamente (a árvore genealógica no livro é essencial!), mas você logo pega o jeito.

O livro retrata a trajetória da Casa Targaryen, então nem preciso dizer que é incrível, né? Espere muitos dragões, brigas e conspirações.

São muito detalhes e novas informações, é perfeito pra quem é fã do universo criado pelo George R. R. Martin e quer se aprofundar mais nele.

Aline Bitencourt 02/09/2023

Fofocas de família
Entrei na leitura pensando que seria entediante mas me surpreendi. Os capítulos dedicados ao reinado de Jaehaerys foram meus favoritos, as páginas passavam sem eu nem ver. Sem falar nas traições durante a Dança... fiquei chocada. Pra mim Lorde Corlys é o maior sobrevivente do livro... fez o que foi necessário e quem quiser que julgue.
Livro Indispensável pra quem curte esse universo.