Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Yasmim.Rachid 19/03/2023

Fim vazio
O final do livro deixa a desejar. Achei que ia emendar na daenerys? mas pararam muito longe, deixando um vazio enorme e sem conexão com ela

jennyfer of themyscira 13/03/2023

Um livro à altura da dinastia Targaryen
Sempre tive enorme curiosidade para descobrir mais sobre a lendária casa dos Targaryen e sua origem valiriana. Foi incrivelmente prazeroso acompanhar a conquista de Aegon e de suas rainhas, o reinado do velho rei Jaehaerys e da boa rainha Alysanne e os eventos trágicos da Dança dos Dragões. Mais esplêndido ainda foi descobrir as características de cada um dos dragões e seus laços com seus montadores. George R. R. Martin é genial. Fogo e Sangue é uma obra de fantasia extraordinária.

Deby 08/03/2023

Livro para fãns
A história é facinante, esse livro evidencia o quão brilhante GRRM é nas suas construções de mundo, narrativa e personagens. A maestria do autor no modo de escrever esse livro é imperativa, como, principalmente na dança dos dragões, a história foi claramente manipulada, é incrível. Porém, como dito no título, essa obra é para fãs, pois por ser escrito como um livro histórico, tem poucos diálogos e a leitura se torna cansativa.

Dentro_deumlivro 02/03/2023

Perfeição deveria ser o nome desse livro
? Já começo dizendo que minha família favorita de Westeros é a família Targaryen, então não teria como não AMAR esse livro!

Não é segredo para ninguém que eu sou fã de carteirinha do tio Martin (apelido carinhoso que eu dei pra ele) então eu não sei como eu não tinha lido ainda essa obra prima chamada Fogo e Sangue, sério, se você gosta de GOT e ainda não leu fogo e sangue corre agora comprar esse livro, porque você não vai se arrepender!

Confesso que as vezes, por ter muitos nomes e informações temos que dar uma parada e dar uma recapitulada, mas se você está perdido, não fique porque tudo faz sentido no final.

E que final né pessoal? Bem estilo Tio Martin, a felicidade não reina aqui. ?

O livro narra a história da família Targaryen, desde Aegon, o conquistador, até o declínio da família com Aerys II, nesse livro o Martin também muda um pouco o jeito de escrever, aqui ele somente relata os fatos narrados pelos meistres da época, por isso alguns pontos da história não vemos exatamente o que acontece com os personagens, porque muitas vezes estes estão longe da presença de um meistre para que esse pudesse transcrever os fatos. Eu amei esse jeito de escrita que ele propôs, pois você vê os acontecimentos de forma diferente do que se fosse narrada pelos personagens. ?

O enredo é alucinante, são tantos acontecimentos que você nem consegue absorver tudo e as vezes tem que parar, respirar e depois seguir com a leitura. Gostei muito de conhecer a família que foi a mais poderosa de Westeros e que sentou no trono de ferro por longos anos. ?

E o melhor, esse livro está sendo adaptado, como você já deve saber, pela HBO e eu posso dizer com certeza que está ficando perfeito, não tenho o que reclamar, aquilo ali está uma obra prima, bem fiel ao livro. Se quiser ver a primeira temporada antes de ler o livro, eu recomendo, mas só avisando, como eu disse, o livro narra desde Aegon, então na série eles dão um salto no tempo para chegar no reinado de Viserys I.
Esse livro não poderia ter outra nota a não ser 5 estrelas e é um dos meus favoritos da vida.

Gustavo.Okonosky 26/02/2023

Sangue e fogo
7 reinos e um império, um rei e um propósito. nas origens da casa do dragão o ponto de partida de aegon.

Isis Michele 26/02/2023

Ótima história dos Targaryen em Westeros
O livro tem altos e baixos, mas em geral é uma leitura muito boa. Muito legal percorrer a história dos Reis e rainhas Targaryen, de Aegon, o conquistador, até Aegon III, passando pela Dança dos Dragões.

Rafaela.Moura 23/02/2023

Grandioso
Fogo e sangue é uma daquelas leituras que te prende. A escrita flui e você não quer parar de ler. Fora os relatos impactantes da Dança dos Dragões, eu adorei acompanhar a história do Rei Jaehaerys I, O conciliador e é meu rei preferido. Fiquei decepcionada com a Rhaenyra (o que foi apresentado no livro sobre ela foi triste e vale lembrar que ela foi uma mãe/rainha enlutada do começo ao final da guerra o que influenciou bastante sua atuação). Pensei que ia odiar o Daemon do livro, mas na verdade eu amei. E os nortenhos nunca decepcionam, sempre memoráveis. E definitivamente os Targaryens são quase deuses, não tem como ignorar os dragões e seu poder.

Lara 22/02/2023

Fogo e Sangue
Simplesmente perfeito! Sou apaixonada por got e pelos targaryen, e esse livro foi o ápice pra mim. É muito bem escrito e gosto muito de vários personagens, me apeguei a vários. Inclusive chorei muito, ri muito e fiquei muito curiosa em vários momentos.

Leonam.Loureiro 15/02/2023

Dracarys
Eu comprei esse livro porque não aguentei esperar até a segunda temporada de ?House Of The Dragon?, disponível na @hbomax. Mas pode relaxar, NÃO teremos spoilers aqui! Sobre o livro em si, a primeira coisa que chama a atenção é a sua escrita acadêmica, como se estivéssemos lendo um livro de história da época de escola (narrado por um Meistre da Cidadela e baseado documentos e relatos históricos de Westeros). E isso deixa a leitura maçante? Não! Ao adotar um tom documental, o livro aproxima fantasia de realidade, o que dinamiza a história e aumenta nossa imersão, às custas de, por vezes, manter a história menos aprofundada em diálogos. Certamente, de mortes, traições, paixões e aventuras, o livro está repleto! Mas vale pontuar que, inegavelmente, a Dança dos Dragões (representada na série televisiva) é o ápice da narrativa, o que faz com que tudo que aconteça depois perca um pouco do sal. Dessa forma, recomendo o livro a todos os fãs do univerdo de Game of Thrones. Ah, vale dizer: o livro tem várias ilustrações lindas e a série está bem fiel à obra original, até agora.

Sônia Gregoski 14/02/2023

O norte se lembra...
A escrita é bem diferente do que estou acostumada,a princípio achei que seria parecido com os outros livros.
É um relato detalhado sobre a casa Targaryen,onde acompanhamos o período de cada reinado,as intrigas políticas, os apoiadores,as traições, toda a sujeira e devassidão presentes.
É muito detalhista,pra quem não curte livro com uma descrição minuciosa do território, vestimenta,famílias,escudos e tals,é bem complicado de acompanhar.
É citado muitos nomes,e os mesmos são passados de pai para filho sucessivamente,o que em determinado momento chega a confundir um pouco.
Apesar de achar alguns fatos bizarros e grotescos,gostei muito da maneira que foi feito o livro,foge do comum.
As ilustrações são maravilhosas!

VinizuUu 12/02/2023

Fogo e sangue
O livro vai nos contar a história dos Reis Targaryens desde Aegon I Targaryen até Aegon III Targaryen na forma de documentos e escriturar dos mestres que viveram no tempo dos acontecimentos e em boatos que ocorreram na época, basicamente o livro vai ser contado entre fatos e fofocas.
Eu achei incrível essa forma de contar a história, não fica uma coisa chata, vai deretamente ao ponto, em alguns momentos da uma enrolada mas é para ter contexto, recomendo muito.

maria.targaryen 11/02/2023

Um livro clássico do George
Um bom livro com muitas explicações para algumas ações que te dá o direito de escolher qual delas vc prefere

Taelu 02/02/2023

Fogo e Sangue
Comecei o livro extremamente empolgada e de cara estranhei com a forma com que é narrada a história, mas nada que atrapalhasse ou tornasse o livro ruim... Na verdade deixou tudo bem interessante e engraçado quando me acostumei.
O reinado de Jaehaerys foi o meu favorito, só tenho coisas boas para dizer e quando encerrou (sabendo que a dança dos dragões ia começar) fiquei querendo mais dele.
A dança dos dragões (que penso que é o ponto alto do livro e o motivo que a maioria das pessoas o compram) é realmente muito boa, mas não recomendo você criar expectativas e comprar um livro de quase 600 páginas só pra ler este conto...
Depois da dança confesso que senti que o autor deu uma cansada, a história já é um pouco corrida e com poucos diálogos mas ao chegar no período de regência de Aegon III parece que só foi jogando informações aleatórias, contos de personagens que ninguém liga e aí encerrou a história por isso mesmo.
Mas isso não é motivo para deixar toda obra ruim, o livro é incrível e trás muitos detalhes de Westeros e os Targaryen.
Amei e recomendo a leitura.