Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Mariella Ayana 10/01/2019

O livro é bom, maaaaas
Me incomodou bastante que há vários trechos inteiros idênticos aos de 'O Mundo de Gelo e Fogo'.

A parte sobre a 'Dança dos Dragões' (guerra pela corroa entre os 'Verdes' e os 'Pretos') eu pulei páginas inteiras, porque não trazia nada de novo do que já foi escrito.

Se você já leu O Mundo de Gelo e Fogo, e não tem tempo sobrando, não precisa ler Fogo e Sangue.
Thiago275 11/02/2019minha estante
Ainda não tive tempo de comparar as duas obras, mas comecei a ler Fogo & Sangue e estou com a mesma impressão.

douglaseralldo 03/01/2019

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE FOGO & SANGUE, DE GEORGE R. R. MARTIN OU SOBRE O DESPERTAR DOS DRAGÕES
1 – Fogo e Sangue seria o que muitos chamam de spin-off do universo da série As Crônicas do Gelo e do Fogo, entretanto, nesse caso especificamente não sei se é bem o caso. A Bem da verdade, a obra (e aqui não discute-se o tino comercial de Martin) amplia a perspectiva na série e reforça a recursividade do autor ao construir hoje, talvez o maior universo ficcional da literatura, pois não podemos desprezar o gigantismo das diferentes obras e narrativas que a compõe, seja pelos múltiplos pontos de perspectiva, para as centenas de personagens, sendo que às dezenas de grande relevância, e também os diferentes modos de narrar a série para além dos romances que constituem como centro da obra, caso deste livro;

2 - Neste volume, Martin assume-se como mero transcritor dos testemunhos e registros de um velho meistre que produz um volume a apresentar a ascensão dos Targaryen e a constituição dos Sete Reinos de Westeros, uma história forjada à fogo, sangue, e batalhas cruéis como nos acostumamos com a saga dos tronos;

3 – Isso, logicamente dá-se de forma diferente ao que os leitores acompanham nos cinco volumes da série, pois a estética de transcrição faz da obra uma espécie de livro de história de Westeros, sob a ótica da ascensão Targaryen e os diferentes ciclos de poder dos dragões, chegando até ao terceiro Aegon de seu nome. Desta forma, como dissemos, amplia-se a forma de narrar o universo de Westeros, que já vimos por contos, e agora pela leitura a seu modo sendo intra-universo de Westeros. Com isso podemos dizer que trata-se de uma leitura interessante e a narração do meistre-narrador é de grande controle, mesclando a apresentação dos fatos históricos com uma e outra opinião acerca dos acontecimentos;

+: http://www.listasliterarias.com/2019/01/10-consideracoes-sobre-fogo-sangue-de.html

site: http://www.listasliterarias.com/2019/01/10-consideracoes-sobre-fogo-sangue-de.html

Leandro 31/12/2018

FOGO & SANGUE: UMA AULA DE HISTÓRIA
Enquanto a HBO não lança a última temporada de sua fanfic adaptação dos livros de George Martin e o próprio não termina de escrever o 6º volume, descobrimos o que ele andava fazendo nesse tempo. Qual a necessidade de terminar sua história principal se você pode lançar uma nova saga que conta todo o passado do seu mundo?

Não entendam mal, achei Fogo & Sangue uma narrativa incrível e empolgante! Porém, a cada página eu pensava que preferia estar vendo todo esse potencial narrativo em Ventos do Inverno...

Continua em Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2018/12/fogo-sangue-uma-aula-de-historia.html

novaes10 29/12/2018

Imprescindível
Para quem é fã de as cronicas de gelo e fogo, este livro é imprescindível. O livro passa desde a conquista de Aegon I até o começo do reinado de Aegon III. Neste livro conhecemos o melhor rei que Westeros já teve (Jaehaerys I) e a pior guerra que passou por esta terra (Dança dos Dragões).

Jenner Azevedo 26/12/2018

George R R Martin está de volta!!
É o relato da vida dos Reis Targaryen até Aegon III. Pode parecer chato, porque nas crônicas de gelo e fogo há famílias e personagens mais interessantes... Nem todo mundo se importa muito com os Targaryen, estão mais interessados em ler os ventos de inverno, mas digo que vale muito a pena este livro. Li para prestigiar o autor, gosto muito da sua escrita e não me decepcionei. Adorei os relatos do bobo Cogumelo

Gramatura Alta 24/12/2018

AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO são um grande fenômeno literário e sua adaptação para a TV, GAME OF THRONES, só elevou a sua popularidade ainda mais. O primeiro livro saiu em 1996, e já tivemos cinco títulos publicados. Os últimos dois ainda estão sendo escritos e, para acalmar os fãs, fomos presenteados com FOGO E SANGUE, um livro fresquinho que vai abordar todos os reis Targaryen e o grande mito criado em volta dos famosos domadores de dragões.

Antes de começar é importante deixar claro que este livro foi escrito há muito tempo, faltava apenas alguns ajustes para ser publicado. Quando esse título foi anunciado, muito foi comentado por supostamente o autor ficar se dedicando nele, do que finalizando os últimos dois livros de Game Of Thrones. O autor é um senhor de idade e gosta de fazer as coisas no seu tempo, melhor demorar e entregar uma maravilha, do que finalizar a história com pressa deixando toda a qualidade de lado.

FOGO E SANGUE se inicia trezentos anos antes da trama que acompanhamos na série de TV. Ele vai abordar cada governo dos reis dragões e se inicia com a grande realização de Aegon – O Conquistador, aquele que uniu todos os sete reinos em um governo e mudou para sempre a história de Westeros. A narrativa é trabalhada como se esse livro fizesse parte da própria história desse universo. Tudo é narrado por estudiosos, os Meistres, religiosos, os Septões, e também por um bobo da corte que foi uma importante testemunha de vários momentos históricos. Todos os relatos vão brigando entre si na luta para serem as verdades absolutas, e para o leitor, tudo isso só deixa a narrativa mais rica, já que cada pessoa tem um olhar diferente perante a situação. E por se tratarem de eventos antigos, é sempre difícil ter certeza de alguma coisa.

Para quem for realmente fã desse universo, vai se lembrar que já existe um guia do universo de Gelo e Fogo, onde tudo isso já foi contado. Esse guia foi escrito por um casal de autores que tem um importante site sobre esse universo e até teve a contribuição do próprio George R.R Martin. Então por que FOGO E SANGUE existe? O guia era realmente bem completo e contava toda a história geral e acabava não se focando em nada, fora que sua leitura era bem complicada e a edição desse guia era em forma de uma autêntica enciclopédia gigante com capa dura e com o dobro do tamanho de um livro normal, dificultando um pouco a leitura. Mas o guia é muito interessante e vale uma conferida. Porém, em FOGO E SANGUE, teremos foco total nos Targaryen, começando até com uma pequena pincelada sobre a destruição de Valíria, país originário dos reis dragões, que depois de um cataclismo, explodiu, exterminando todos os domadores de dragão, exceto os Targeryen, que nem eram uma das famílias mais importes da região. Acabaram indo embora anos antes da destruição, graças a um sonho profético de uma das filhas da família que previu a perdição de seu país natal.

Dos eventos importantes já sabemos que no livro tem bastante coisa sobre a destruição de Valíria e também sobre toda a conquista de Aegon, o que falta? A dança dos dragões, a famosa guerra disputada entre os Targaryen para decidirem qual ramo da família iria assumir o trono de ferro, é um dos arcos mais sensacionais da leitura. Esse é o grande ápice do livro e é maravilhoso notar que estava sendo trabalhado desde o meio da narrativa. Os reis dragões tinham o costume de nomear seus filhos com nomes já repetidos na família como forma de homenagem, e isso causa um nó na cabeça do leitor, já que todo mundo tem um nome igual ou muito similar. Mas, felizmente, esse problema foi resolvido neste novo livro e todos os fatos e personagens são apresentados de maneira que fica muito fácil de ser compreendido. Então tem como a gente saber quem é filho de quem, porque esse pessoal se odeia e porque essa pessoa acha que merece o trono mais que seu outro parente.

George R.R Martin é um gênio e, como nenhum outro, ele consegue expandir seu próprio universo gigante sem ficar forçado ou repetitivo. É um mundo muito bem bolado e todas as peças se encaixam, coisas que são trabalhadas na série de TV tem explicações aqui também, o passado nunca esteve tão vivo. Tem muita guerra, muitas traições, muitos planos e também paz. O reinado do rei Jaehaerys I foi o maior da história, com mais de 50 anos, e ele assumiu num momento péssimo, e durante seu reinado tudo prosperou. Ele é um dos reis mais elogiados por todos na série de livros, porém é sensacional notar que todo esse avanço teve um preço e que sua família tinha muitos problemas. O arco que aborda a relação com sua esposa e seus vários filhos é impossível de ser largado de lado. Precisamos pra ontem saber o que aconteceu com cada um, e o livro nos presenteia com tramas maduras que prendem a atenção de uma maneira sem igual.

Ao total, Westeros teve dezesseis reis dragões, porém, neste livro, temos apenas o relato de seis governos, pois a narrativa de FOGO E SANGUE é enorme e foi dívida em dois volumes, com o segundo livro chegando às livrarias em breve. É um prelúdio muito bem estruturado e tão incrível como qualquer outro livro de GAME OF THRONES, tem ação, emoção, intriga e magia, sendo tão bem-criado que poderia ser conferido até por alguém que nunca leu nenhum livro desse universo.

E não é apenas a mesma história numa edição fácil e acessível, ele enriquece muito esse universo graças às diversas novas informações. Arcos nunca antes vistos e personagens históricos trabalhados com um olhar muito mais próximo. Ainda conta com diversas ilustrações belíssimas entre os capítulos e a capa do livro tem uma arte de cair o queixo. Só tem a somar e é um prato cheio para os fãs e um dos melhores livros do ano, chocando um total de zero pessoas.

site: http://gettub.com.br/2018/12/24/fogo-e-sangue/

Fer 27/12/2018minha estante
Me interessei pelo livro por vários motivos, dentre eles por conta desse trecho. Começo a ler no início de janeiro.