O deserto dos tártaros

O deserto dos tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Leonardo1263 08/12/2018

As Frustrações da Vida
Por mais simples que possa parecer a obra de Dino Buzzati, o livro traz tantos pontos importantes, tantas metáforas da vida, que chega a ser assustador. São tantas frustrações e desilusões que só quem acredita em algo de verdade pode entender. Quem nunca conheceu alguém que abriu mão de tudo que a sociedade pregou como vida feliz, para correr atrás de seu sonho. Aqui Drogo abre mão de tudo por sua carreira militar. Mulheres, filhos, família, amigos e até mesmo suas próprias convicções. Drogo deposita tudo na glória da guerra, no dia em que sua vida fará sentido, no dia em que entenderá o por que veio ao mundo.

Buzzati usou o militarismo como pano de fundo, mas podemos substituir por qualquer profissão. A sede insaciável de se ver vitorioso e importante é pertinente a todos os seres humanos. Drogo vê o tempo passar, quase como algo palpável, seu jeito de pensar muda, suas certezas morrem e nascem outras. O conselho de pessoas mais velhas, antes eram tão ilógicos, agora parece fazer todo sentido.

Um livro sobre a vida, tempo, escolhas, ilusões, desilusões e glória. Com certeza mais um livro favorito. Uma escrita que beira comparações Kafkanianas e muito próximo aos roteiros de García Márquez, mas sem o realismo mágico. Um romance para indicar aos bons amigos, e fãs de um bom romance.

site: https://mundohype.com.br/reviews/review-o-deserto-dos-tartaros-de-dino-buzzati/
Douglas Milani 08/12/2018minha estante
To louco pra ler esse.

Leonardo1263 08/12/2018minha estante
Recomendo... Bem interessante!

Leituras do Sam 01/12/2018

Livro bom é livro que consegue criar no leitor muitas sensações que as suas personagens experimentam.
Nesse sentido, O deserto dos Tártaros cumpre com excelência esse quesito.
Bem escrito, emocionante e muito propício a gerar em nós reflexões sobre o tempo, a esperança e a espera.
Gostei muito!

isa.dantas 26/11/2018

Difícil escrever um livro em que praticamente nada acontece e manter o leitor entretido. Buzzati consegue e além disso, nos faz refletir sobre o tempo e a espera.

Juh Ferreira 21/11/2018

O Deserto dos Tártaros
O melhor livro que fala da espera humana por mudanças e aventuras. O Deserto dos Tártaros nos faz pensar sobre como nossas expectativas podem ser excessivas com relação a nossa realidade.

Valerya insta @leslivres_ 19/11/2018

Livro número 01 da vida.
Traz uma série de reflexões sobre nossas escolhas... do que abrimos mão na vida. Valerá a pena no final de tudo?
Livro brilhante e de uma leitura super fluída. Perfect!

Josevan 16/11/2018

Leitura agradável
Gostei da leitura. Não foi um livro que me arrebatou, apesar de ser um dos melhores livros do século XX segundo a crítica especializada.

Gláucia 12/11/2018

O Deserto dos Tártaros - Dino Buzzati
Publicado em 1940 foi o livro da TAG por Alejandro Zambra em outubro de 2018.
Não há muito o que falar sobre esse livro, de trama tão simples e sem grandes acontecimentos, sendo exatamente essa a grande questão. Assim como na vida podemos nos sentar e esperar pacientemente o tempo passar, o livro representa uma espécie de metáfora à passagem do tempo. E me chamou atenção para a minha própria... é bom ler esse tipo de coisa, às vezes nos faz olhar para dentro de si e refletir em como estamos deixando passar, o que estamos fazendo com o pouco tempo que temos aqui.
Recomendo a resenha em vídeo feita pela Aline Aimée do canal chave de leitura. Excelente como sempre.
Daniel 12/11/2018minha estante
Imaginava que esse livro fosse bem chato rs.
A verdade é que eu evito obras com temática de guerra.

Gláucia 12/11/2018minha estante
Ah mas não tem nada de guerra aqui, pelo contrário. Os soldados num forte passam anos esperando por um ataque improvável e com isso faz uma espécie de metáfora ao tempo perdido.

Cris.Costa 01/11/2018

Muito ou pouco, somos todos Drogo...
Um belo livro, uma bela narrativa, que não se situa, nem no tempo, nem no espaço... Mas, para quê? Não há necessidade! Pois nos vemos, essencialmente, no personagem principal... e para sempre, o "Deserto dos Tártaros," vai representar, de forma atitudinal, grande parte da humanidade. As amarras de Drogo, elas são as nossas e se apresentam como fantasmas aprisionados dentro de nós mesmos. Vivemos presos aos nossos valores, acomodados às convenções sociais, acomodados! Acomodados esperando, decerto, a guerra, os ataques dos inimigos... Nos preparamos, todos os dias, para esperar nossos "INIMIGOS" Que são muitos: a fome, a doença, a traição, violência... Que por vezes, levam uma vida para aparecerem, (alguns deles nunca aparecerão), e alguns, quando aparecem, percebemos que é tarde demais, não temos mais tempo para viver!!!

#MinhaFrasedoLivro:

"...O tempo passou tão veloz que a alma não conseguiu envelhecer."

Ou seja, nem mesmo a nossa mente é capaz de se convencer, que o corpo não consegue realizar seu planos!

Cris Costa.

Toni Nando 26/10/2018

Esperava mais
O tempo passou pra giovani, ele não se deu o trabalho de buscar uma mudança.

Toni Nando 26/10/2018

Esperava mais
O tempo passou pra giovani, ele não se deu o trabalho de buscar uma mudança.