O deserto dos tártaros

O deserto dos tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Gabi 20/03/2022

A vida é um eterno esperar... Mas esperar o quê?
Escrito por Dino Buzzati em 1940, "O deserto dos tártaros" foi publicado recentemente no Brasil. Na trama, Giovani Drogo deixa a cidade após ser promovido a oficial na Fortaleza de Bastiani, onde espera pela grande batalha da sua vida.

Rafael.Gomes 03/02/2022

Adeus, Forte Bastiani
Excelente livro sobre a solidão, a juventude/envelhecimento e as ilusões que criamos para as nossas nossas vidas. Muito comovente e bem escrito. Recomendo muito!

Trechos:

Ninguém entraria durante a noite inteira para falar com ele; ninguém, em todo o forte, pensava nele, e não apenas no forte, talvez no mundo inteiro não haveria vivalma que estivesse pensando em Drogo; cada um tem suas próprias ocupações, cada mal basta a si mesmo.

Era a hora das esperanças, e ele meditava sobre os heróicos feitos que provavelmente nunca se verificariam, mas que serviam para animar a vida.

(?) os homens, ainda que possam se querer bem, permanecem sempre distantes; que, se alguém sofre, a dor é totalmente sua, ninguém mais pode tomar para si uma mínima parte dela; que, se alguém sofre, os outros não vão sofrer por isso, ainda que o amor seja grande, e é isso o que causa a solidão da vida.

Ano após ano, aprendi a querer cada vez menos.
Fernanda 06/02/2022minha estante
Já vou colocar na listinha!?

Alberto 01/02/2022

Clássico filosofa sobre o sentido da existência humana num mundo de rotinas e padrões.
É um clássico, um livro famoso e muito popular no passado. A leitura é fácil, o texto é acessível. O enredo parece ter como função transmitir ao leitor o sentimento de tédio e vazio do protagonista, preso a uma existência inútil, sem propósito e sem sentido. Portanto é natural que haja pouca ação, pouco movimento, o ritmo é lento. O autor me pareceu eficiente na missão de provocar essa angústia e mal-estar que o leitor deve compartilhar com o protagonista. É obra que permite muitas leituras, é fortemente metafórica e filosófica. Versa sobre o sentido da existência humana, e a experiência do protagonista pode ser transplantada para a vida de cada leitor, já que a maioria de nós vive uma vida cujo propósito foi definido por outros, e seguindo hábitos e ideias que foram ensinados e raramente são questionados. Achei valiosa a leitura. A edição da TAG é bem cuidada.

Erinaldo Santos 19/01/2022

E assim a inexorável passagem do tempo vence a todos.
Um livro que traz uma reflexão sobre o peso do tempo e da imobilidade.

Vale realmente a pena esperar por algo incerto ao invés de buscar outros desafios, outros lugares, outras pessoas?

Os homens afagam o ego com suas desculpas que dias melhores virão, para não tomar responsabilidade por suas próprias vidas.

Esperando a vida inteira para que algo magicamente aconteça e transforme sua vida medíocre em uma vida gloriosa, tomado pela comodidade, não tem coragem de enfrentar o desconforto da mudança para realmente fazer valer a pena a sua passagem por essa terra.

E assim a inexorável passagem do tempo vence a todos.

Nati Sampaio 28/11/2021

Vemos nesse livro a história de Drogo Giovanni, um militar que passa a vida inteira esperando por um momento glorioso, seu momento, que nunca chega.
O livro me foi desesperador. Por nenhum outro motivo além de eu ter me espelhado nele e me desesperado preocupada com os anos da minha vida, as horas, os minutos? que vão, inescrupulosamente e sem nunca parar. O ?encanto do tempo?, como diz o autor.
Enfim, o livro é sim monótono. Mas é claro, de que outra forma retrataria a vida monótona e triste de Drogo? Os dias sempre iguais, as pessoas iguais, nada de novo, nada de nada, nada de importante?
É uma história maravilhosa, porém. Extremamente bela, poética, maravilhosamente escrita. Valeu a pena e se tornou um dos livros mais belos que já li.

Ana 22/11/2021

O cotidiano pode ser esmagador e a solidão é inevitável...
Nesse Romance filosófico intitulado de O Deserto dos Tártaros publicado originalmente em 1940 pelo escritor, jornalista e pintor italiano Dino Buzzati acompanhamos um tentente chamado Giovanni Drogo que foi designado para ficar no forte Bastiani. Ao norte de um lugar que não sabemos exatamente onde é. Logo que chega não quer ficar, mas acaba sendo convencido a ficar por 4 meses até poder receber um atestado médico e não prejudicar sua carreira militar. Ele é jovem e tem muitas expectativas de glórias e grandes conquistas na sua vida. Agora falando das minhas impressões sobre esse livro, poucas coisas que li até hoje me deixaram me sentindo tão melancólica quanto esse livro me deixou. O jeito que o autor escreve e as reflexões que suscita são profundas e tristes. Como a busca por um motivo pra viver, o entendimento de qual o sentido da vida, Pra quê e por que fazemos o que fazemos? Quão poderoso é o hábito e como nos perdemos de nós mesmos no meio do caminho sem perceber até que seja tarde demais!!!
Talvez a respostas desses questionamentos seja encontrar o nosso lugar no mundo ou simplesmente aceitar a mediocridade da vida e ver nessa atitude grandeza de alma. Talvez aceitar que não existe resposta.
Só podemos ficar atentos para não desperdiçar nossas vidas e jogar fora nossa vitalidade. Uma história sobre expectativas frustradas, realidade esmagadora e solidão. O tempo é inflexível. O livro é ESPETACULAR.

"É dificil acreditar numa coisa quando se esta sozinho e não se pode falar com ninguém. Justamente naquela época Drogo deu se conta de que os homens, ainda que possam se querer bem, permanecem sempre distantes, que, se alguém sofre, a dor é totalmente sua, ninguém mais pode tomar para si uma minima parte dela, que, se alguém sofre, os outros não vão sofrer por isso, ainda que o amor seja grande, e é isso o que causa a solidão da vida."

Jana 16/11/2021

Um despertar para a vida
A história de vida de Drogo é contada de maneira bem reflexiva e filosófica. As descrições da natureza são belíssimas e compõem a história. O livro em geral tem um ritmo bem lento, mas acho que não poderia ser diferente?
Temos a chance de observar as escolhas de Drogo e onde elas o levaram. Não tem como não pensar na nossa própria vida, avaliar nossas próprias escolhas e pensar se estamos a desperdiçar tempo como Drogo fez.
Além de tudo tem um quê de mistério sobre o poder que o forte tem de fazer os soldados ficarem e nunca irem embora, uma coisa bem subjetiva.

Mariinaisabel 23/10/2021

A vida não para e o tempo cobra seu preço.
Esse romance é sobre quando a gente passa os dias esperando um acontecimento grandioso que nos vire de cabeça pra baixo e esquecemos de prestar atenção em pequenas coisas, mundanas, mas que fazem a vida realmente ter significado.
Esse livro com certeza me fez esperar por algo, esperar e esperar, mas não tanto quando Giovanni Drogo esperou.

Foi escrito em 1940. O ano em que a Itália declarou guerra à França e Inglaterra. Mussolini teve total apoio do rei Vítor Manuel III para se aliar a Hitler, pois a vitória do terceiro reich era eminente. Estava próxima, diziam eles.
É de se imaginar como estavam os poros de toda Europa esperando o fim de mais uma guerra.
Quando se é consciente para saber que algo ruim e devastador está para acontecer o que mais desejamos, com muito ardor, é que aconteça logo, assim poderemos voltar a prosseguir nossas vidas pacatas normalmente.
Entretanto, a vida não para e o tempo cobra seu preço. O valor é alto. A dívida começa a se formar quando tomamos consciência do que podemos ganhar e do que podemos perder. Na moeda da vida os dois lados são coroas, nós jamais ganharemos esse combate.
Ela é essa balança de três pesos: O que fizemos. O que não deveríamos ter feito. O que poderíamos ter feito. Independente do prato que escolher, ela vence.

Tive o prazer de conhecer esse livro quando assinava a @taglivros . O que mais me motivou a assinar esse clube é de não saber qual obra receberia em minha casa. Por causa disso saí da minha zona de conforto na leitura e assim pude conhecer obras maravilhosas, como esta.

Allan 20/10/2021

Um verdadeiro wake up call!
Um livro sobre o tempo. Deserto dos Tártaros para mim é sobre a passagem do tempo, sobre comodidade. É um estudo sobre se acomodar esperando que algo vá magicamente tirar você do estupor.

Na vida as vezes ficamos esperando que esse Deus Ex Machina aconteça para saírmos daquela zona de conforto gostosa, esse livro me trouxe algumas reflexões bem importantes em relação à isso.

Tacy 09/10/2021

Esse livro é só tapa na cara
O livro fala da história de um militar que deixa a vida passar em prol de uma possível grande conquista. Traçando um paralelo com nossa vida atual, muitas pessoas deixam suas vidas em nome de grandes corporações em prol de um dia ter uma carreira de sucesso e chegar numa posição sonhada. O quanto será que não deixamos nossa vida apenas nos levar ?

Robert125 10/09/2021

Sobre a passagem do tempo e o sentido da vida
Gostei demais da história e da forma como Dino Buzzati a tornou arrastada e cansativa, como fossemos sentinelas do Forte Bastiani. São inegáveis a qualidade da escrita do autor e as possibilidades das diversas interpretações sobre o tempo, a rotina e o sentido da vida. Talvez estejamos vivendo em um constante Deserto dos Tártaros sem ao menos saber e só iremos perceber esta nuance na hora de nossa morte.