O deserto dos tártaros

O deserto dos tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Ingrid Bays 21/05/2020

Nosso nunca ser, nunca alcançar... Acomodação, tempo desperdiçado, vãs esperanças... Devo ficar ou devo ir? E se for, como teria sido ficar? E se ficar, como teria sido ir?
@lendoedestacando

Rafaella.Grenfell 07/05/2020

Este livro retrata a vida de um oficial, Giovanni Drogo, que após terminar seu curso de formação para tenentes da escola militar e destinado a servir em um forte fronteiriço com o Estado do Norte.

O livro começa relatando os anseios do jovem tenente ao se preparar para a viagem que o leva para seu destino. Conta com detalhes as etapas desse preparo, seus pensamentos.

Durante essa viagem, Drogo, conhece o Capitão Ortiz, e descobre que a maioria dos oficiais do destacamento do forte são voluntários com prazo de estadia de dois anos, mas ele não, fora destacado sem prazo e não sabia o motivo.

site: https://rafaellagrenfell.blogspot.com/2020/01/o-deserto-dos-tartaros.html

JP 02/05/2020

Para pensar.
Giovanni Drogo é um oficial de um serviço militar que é convocado à prestar serviço na fronteira de seu país, por onde podem chegar inimigos. Ao chegar no forte para o qual foi indicado, o oficial tem receio de permanecer neste, visto que a rotina é bastante monótona e quase nada acontece. A partir daí ele opta por ficar pelo menos um pouco mais, já que isso seria bom para sua carreira. Passado um tempo o oficial ouve sobre aparentes inimigos que surgiram no horizonte e isso atiça todos no forte, como se a ameaça de uma guerra fosse iminente. A partir desse ponto já considero que seria spoiler.
Bom, o livro trata muito bem o tema do tempo e como nós gastamos ele, e até o perdemos, esperando por coisas que podem nem chegar a acontecer. O livro também nos leva a pensar sobre o que nós, leitores, estamos fazendo com nossas próprias vidas e se no final, não nos arrependermos da vida que levamos. Recomendo muito esse livro, para todos.

Silvania.Saldanha 20/04/2020

A vida é breve
A mim pareceu dolorido. Um livro sobre a acomodação, sobre o tempo desperdiçado, sobre a urgência da vida. Me identifiquei em alguns momentos com Drogo. Por vezes percebi que também eu fiquei/estou tempo demais no meu forte, no alto das montanhas das idealizações à espera do magnífico acontecer. O livro é um lembrete de que é necessário fazer acontecer, da brevidade da vida, da fugacidade da juventude. Uma alegoria sensível e profunda para refletirmos sobre a vida e a espera.

Metáfora da vida passada na espera do que não chega, pessimismo existencial, e, sobretudo, o ensinamento a respeito do fato que são sempre atuais as palavras da música de Geraldo Vandré: ?Vem vamos embora que esperar nao e saber
Quem sabe faz a hora nao espera acontecer"...

Yerka 31/03/2020

O deserto somos nós
O deserto dos tártaros foi uma descoberta maravilhosa. A descoberta é de que o protagonista sou eu mesmo. É o homem moderno, que arrrebatado pela expectativa futura da glória e da redenção vê-se estatelado num presente que não suporta e do qual não consegue se desvencilhar. Pois me proponho a sair do forte. Vou deixar essa morada que habito. Não morrerei sem antes ter visto a guerra de perto.

Fernanda Sleiman 28/02/2020

Necessário
Como deixamos a vida passar sem perceber, esperando que algo extraordinário venha e nunca vem

Jean Bernard 27/02/2020

Perfeito
O tempo não nos dará trégua. Lindo. Perfeito.

Cris 27/02/2020

Brevidade da vida
"Parecia ontem, entretanto o tempo se consumira com seu ritmo imóvel, idêntico para todos os homens, nem mais lento para quem é feliz nem mais veloz para os desventurados." Pág. 62

Neste livro acompanhamos a história do jovem soldado Giovanni Drogo, que é escalado para integrar uma equipe responsável pela vigilância de um forte.

O forte Bastiani é afastado da cidade e fica no meio de um deserto, de lá, os vigias devem cuidar para que não sejam invadidos pelos tártaros.

E assim nós acompanhamos a melancólica história deste soldado e as diferentes fases da sua vida. Quando ele chega ao forte, ele está empolgado com o novo cargo, e aceita a missão pelo breve tempo que lhe é proposto. Porém, conforme o tempo vai passando, ele vai percebendo que as coisas não se encaminham da forma como ele esperava e também percebe que viver naquele ambiente isolado não é tão ruim como ele sentiu assim que chegou lá.

Eu adorei esta história, e achei a narrativa do autor maravilhosa. É um tipo de livro que me fez gostar nem tanto pela história que estava sendo contada em si, mas pelas mensagens que o autor nos transmite conforme observamos o tempo passar: a brevidade da vida, o comodismo, a falta de perspectiva, e a valorização do significado de pertencimento.

Achei o começo um pouco arrastado, mas quando me acostumei com a narrativa, me envolvi pela forma melancólica e realista que o autor nos conta a história.

Uma história triste e que nos faz parar pra avaliar nossa própria vida.

"Justamente naquela época Drogo deu-se conta de que os homens, ainda que possam se querer bem, permanecem sempre distantes; que, se alguém sofre, a dor é totalmente sua, ninguém mais pode tomar para si uma mínima parte dela; que, se alguém sofre, os outros não vão sofrer por isso, ainda que o amor seja grande, e é isso o que causa a solidão da vida." Pág. 172

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Igor 18/02/2020

Confesso que o começo não me pegou, assim logo de cara, mas com o passar da obra e entender do que se tratava, eu me apaixonei. Talvez o meu encanto venha da autoindentificação com Drogo, com a sua espera por um dia que o redimiria de toda a renúncia. É inerente do ser humano o desejo da recompensa no final de tudo e de querer que todas as coisas tenham um sentido maior. Me tocou de forma singular.

Igor 18/02/2020

É impossível não se identificar com a espera de Drogo, todos nós em algum momento vivemos a esperança de um dia que nos dará sentindo a todo o resto. Para mim uma obra única e que me tocou de forma singular.

Letuza 16/02/2020

Sobre o desperdício do tempo
O livro foi publicado originalmente em 1940, mas é um livro atemporal!
Conta a história de Giovanni Drogo e traz reflexões profundas e belas sobre o desperdício do nosso tempo, dos nossos anos, fazendo aquilo que não amamos. Sobre o desperdício de vida em cumprir obrigações só por cumprir. Fala sobre o vazio de vidas sem perspectivas, sem objetivos, sem sentido. Descreve a solidão de alguém que deixou-se levar pelas obrigações sem sentido e não viveu os momentos sublimes da amizade, do amor e da cumplicidade. Narra a falta de coragem de dizer o que quer, lutar pelos sonhos e assumir o controle de escolhas!
Recomendo a leitura e a reflexão, pois em muitos momentos de nossas vidas somos um pouco Giovanni Drogo e deixamos, como diz a música ?a vida me levar, vida leva eu..?
Carina Adriele 03/05/2020minha estante
É o livro da minha vida! ?

Bru_ribs 15/02/2020

De verdade, detestei. Tem uma parte filosófica bem bacana, mas senti que perdi tempo.... :(
Wonderland of Books 03/08/2020minha estante
Me senti assim também em relação a esse livro.

Bru_ribs 07/08/2020minha estante
Fico feliz de ler isso, rsrs Pelo menos não estou sozinha!

Maria 15/02/2020

TEMPO - O DESERTO DOS TÁRTAROS
O tempo corre e às vezes não vemos. Projetamos um futuro e esquecemos de viver o presente. Deixamos oportunidades passarem, porque temos medo. Quando chegamos ao futuro desejado tanto tempo antes, então, percebemos que a vida passou, as oportunidades passaram, e nós, presos àquela ilusão de felicidade, envelhecemos.

O deserto dos Tártaros mostra, de um jeito um pouco monótono e arrastado, como a vida passa.

Quer ler a resenha completa?

bit.ly/deserto-dos-tartaros