Beren e Lúthien

Beren e Lúthien J. R. R. Tolkien

Resenhas -

daniela!! 18/03/2024

???.*?
Beren e Lúthien foi o primeiro conto perdido que eu li, e honestamente, gostei bastante. Tipo, para ler, entender e achar bom você tem que estar imerso em Eä em um nível doentio, então foi tranquilo para mim por que eu tenho essa obsessão.
É interessante ver a história evoluir e ficar mais complexa até chegar em seus ponto mais desenvolvidos, como a Balada de Leithian, que foi minha versão preferida da história.
Recomendo para quem gostou de Silmarillion e quer saber mais de Beleriand e Valinor!

Leeth 18/03/2024

Leitura leve, porém confusa
A primeira história do livro, sobre Beren & Luthien é muitooo boa.

Depois disso ele meio que reúne as modificações anteriores e posteriores do Tolkien e fica recontando, e as vezes mudando os nomes dos personagens.
O que deixa as coisas confusas.

É uma leitura leve, que dá pra ler tranquilamente. E interessante.
Porém repetitiva e confusa (só por isso darei 4 estrelas)

Mas gostei.
Plano agora é ler silmarilion para ver se as histórias desse livro vão fazer mais sentido. Haha

Pedro 12/03/2024

Excelente complemento para as histórias. É incrível como todas as coisas da terra média são místicas e quase incompreensíveis para nós.
Tolkien modificou várias vezes seus contos. Eu encaro isso de forma que os contas são ditos em diferentes regiões da terra média. Em algum lugar, alguém deve ter mudado a história, pois é assim que se populariza uma lenda.

Jorge 27/02/2024

O Conto mais Importante do Silmarillion
Este foi o primeiro conto do legendário de Tolkien a ser escrito, e aqui, além de mostrar a versão primitiva concebida por seu pai, Christopher Tolkien também comenta como se deu este desenvolvimento e os aspectos de interesse da história que seu pai queria contar.
O ponto mais importante do livro são os fragmentos da Balada de Leithian, que se trata de um poema épico a respeito de Beren e Luthien. Uma das maiores qualidades deste poema é que ele vai nos apresentar a história do casal sob um prisma jamais imaginado na obra do Silmarillion, pois neste, o conto é apresentado de forma prosaica, e aqui, temos uma versão detalhada da aventura do Erchamion e Tinúviel, e vislumbraremos traços de personalidade de diversos personagens.
Neste livro é-nos apresentada a versão em inglês, e a tradução de Ronald Kyrmse, que fez um trabalho fantástico, procurando manter o esquema de rimas do poema original. Apesar deste estar incompleto, as partes mais importantes do conto estão presentes, e a leitura é agradabilíssima, especialmente para aqueles que possuem um gosto especial por este tipo de obra e os estudiosos de inglês, pois Tolkien é conhecido por sua erudição no idioma.
As considerações de Tolkien-filho servem como um suporte para a melhor compreensão da obra de seu pai. Curiosidades a respeito desta como um todo são reveladas aqui, e isto é muito prazeroso para os apreciadores. Além do mais, as ilustrações de Alan Lee são uma obra à parte, as quais passam com perfeição as ideias da Terra-Média através de imagens belíssimas.
O livro é fantástico, mas para tirar total proveito dele é necessário que o leitor já conheça o Silmarillion, pois desta forma, todos os detalhes contextuais e a complexidade intrínseca serão fatores enriquecedores da leitura. Não que o caminho inverso seja impossível, até porque, ao início, existe uma introdução aos assuntos da Terra-Média, mas com certeza, é bastante recomendável que o leitor não seja leigo nesta obra.

Cassio67 25/02/2024

Vamos para a próxima leitura de Tolkien!!
Como sempre digo, as obras de Tolkien são incríveis. Dessa vez foi um conto mais a fundo sobre Beren e Lúthien, desde a morte do pai de Beren, Barahir , o encontro de Beren e Lúthien, sua missão de conseguir arrancar uma silmaril da coroa do senhor sombrio Morgoth para conseguir a mão de sua amada e o respeito de do pai dela Thingol, realizando a primeira união entre elfos e homens, até a vinda de Earendel, Bisneto de Beren e Lúthien, a quem foi até os Valar pedir misericórdia em nome dos elfos e homens e ajuda para derrotar Morgoth onde foi o que aconteceu.

denis.caldas 25/02/2024

Uma história de amor da Primeira Era
Além de trazer as duas versões do conto (O Conto de Tinúviel e A Balada de Leithian), traz um estudo sucinto de como o autor percorreu os caminhos até chegar onde queria, além de algumas alternativas do aconteceu com Beren depois de toda a saga. Incrível a tradução dos poemas pelo Ronald Kyrmse, que conseguiu manter as rimas originais, trazendo beleza e cadência. Poderia se tornar um filme da marca, mas não feito pela Amazon...

"Porém, Mandos disse aos dois: 'Ó Elfos, eis que não vos dispenso a uma vida de perfeita alegria, pois tal não se pode encontrar mais em todo o mundo onde se assenta Melko [Morgoth] do coração maligno - e sabei que vos tornareis mortais, bem como os Homens, e quando viajardes outra vez para cá será para sempre, a não ser que os Deuses de fato vos convoquem a Valinor'." (de O Conto de Tinúviel)
Mireille 25/02/2024minha estante
Que top

Agnis.PAmela 21/02/2024

Romantico
É uma tragédia enorme, mas tbm é um romance muito bom de ser lido. Praticamente um Romeu é Julieta mais dark, com mais aventuras e desafios.

Rúbia 17/02/2024

Poema aos pedaços
Esse é um trabalho de colagem, do trabalho de Tolkien em recortes, feito por seu filho.
Para os fãs é maravilhoso ter mais um pouquinho de Tolkien, mas para quem não é fã, talvez a leitura não interesse muito pois está fragmentado.
Devo elogiar o trabalho dos editores e tradutores. Galera, vocês arrasaram, é nítido o respeito e amor aos elementos que o autor presava. Obrigada.
É uma lenda, um mito, uma canção antiga de fatos perdidos no tempo, na imaginação e na réplica de vozes pelos campos e cidades...
Pegue essa marca existencial persistente que atravessou tempo, espaço e culturas e sinta a força da história que ela espalha em canção... Agora, imagine-se como espectro assistindo aos fatos. Porque diante de sentimentos e convicções tão fortes e profundas, nossa modernidade é mero espectro de um mundo que está desbotado de valores e reais comprometimentos.
Ouça o eco luminoso do som dos pés de Luthien, ela corria após Beren que marchava visando enfrentar horrores e forças maiores que as suas, pois seu amor era gigante.

brenda1 05/02/2024

Como sempre, incrivelmente bom.
Recomendo vivamente a leitura para aqueles que apreciaram o conto de Beren e Lúthien em ?O Silmarillion?. Além de oferecer mais detalhes sobre a história, o livro explora as inúmeras transformações que esse conto sofreu.

Uma das coisas que mais gostei, com certeza, foram os trechos comentados da Balada de Leithian.

Durante a leitura e por meio das anotações, percebi que, embora Tolkien tenha (obviamente) uma afeição pelas histórias de ?O Hobbit? e ?O Senhor dos Anéis?, ele parecia nutrir um carinho especial pelos contos e narrativas dos dias antigos, remetendo às primeiras eras, mas isso pode ser facilmente coisa da minha cabeça. Em resumo, uma leitura excelente que, sem dúvida, enriquece a compreensão global do universo criado por Tolkien.

Larissa.Lima 31/01/2024

Para quem é apaixonado por O senhor dos anéis, vai amar os livros que antecedem a história. Eu devorei o livro e confesso que foi um pouco difícil pra mim, mas amei e estou ansiosa pelas próximas leituras!
#Tolkien

Phillipe 19/01/2024

Um livro pra quem é fã de Tolkien, mas que só vai fazer muito sentido pra quem leu O Silmarillion.
Amei, muitas passagens foram difíceis de serem lidas, mas Beren e Luthien é lindo e poético. É de longe um dos contos da Terra-Media que mais gosto, até mais que A Trilogia do Anel.

ViCaramalack 17/01/2024

A história é muito bonita, mas como foi minha primeira leitura completa desse universo, foi bem difícil.
Os nomes mudam e eu me perdi várias vezes, e serem várias versões do mesmo conto deixam um pouco cansativa a experiência. Outro ponto é que mais da metade do livro é em poema, e por isso eu demorei um tempão pra terminar já que eu desanimava muito nessas partes, particularmente eu não gosto. E só por isso não é 5 estrelas.
Favoritei o livro pq eu li com muito carinho e paciência por motivos pessoais, provavelmente se não fosse isso, talvez não aconteceria kkk. E embora eu tenha me interessado sobre a história, não estou muito animada em ler os outros livros se seguirem essa mesma estrutura.

Irigarai 17/01/2024

Uma das melhores histórias já criadas por Tolkien, aperfeiçoada e melhor trabalhada com o passar do tempo. Muito interessante perceber as conexões existentes e com histórias anteriores do universo do autor e as consequências correlatas, desencadeadas em eras posteriores. O universo criado por Tolkien é simplesmente apaixonante.

GiovannaFlwabs 31/12/2023

A história de amor mais avassaladora que Tolkien poderia criar, o amor entre uma Elfa imortal e um Homem Mortal... não tem nada mais lindo e triste

Daniel1503 14/12/2023

Grande obra com os melhores elementos tolkienianos
"Beren e Lúthien" é uma obra póstuma de J.R.R. Tolkien, editada por seu filho, Christopher Tolkien, e publicada em 2017. Este livro é uma história de amor e aventura, inspirada em contos épicos da mitologia criada pelo autor para o mundo de "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion".

A narrativa gira em torno do humano Beren e da elfa Lúthien, cujo amor proibido desafia as expectativas e desafia até mesmo os deuses e poderes malignos do universo de Tolkien. Beren é um homem corajoso e destemido, enquanto Lúthien é uma figura extraordinária, com habilidades mágicas e uma beleza encantadora. Juntos, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos para recuperar um tesouro valioso e desafiar Morgoth, o supremo vilão do mundo de Tolkien.

A história de Beren e Lúthien é repleta de elementos clássicos da mitologia de Tolkien, como o heroísmo, a coragem, a lealdade, a magia e a batalha entre o bem e o mal. Além disso, explora temas profundos, como sacrifício, imortalidade, destino e a força do amor em face de desafios impossíveis.

O livro não se limita apenas à história principal, mas também inclui comentários detalhados de Christopher Tolkien, fornecendo aos leitores um vislumbre dos processos criativos de seu pai. Ele apresenta rascunhos, variantes e notas que mostram a evolução da história ao longo do tempo, oferecendo uma perspectiva única sobre a criação do mundo de Arda por J.R.R. Tolkien.

"Beren e Lúthien" é uma obra fascinante para os fãs de Tolkien, pois oferece uma oportunidade de mergulhar mais profundamente no rico universo mitológico criado pelo autor, ao mesmo tempo em que proporciona uma história emocionante e envolvente sobre amor e coragem que transcende as eras. É uma adição significativa ao legado literário de J.R.R. Tolkien, proporcionando um olhar mais próximo sobre a construção de suas histórias lendárias.