Beren e Lúthien

Beren e Lúthien J. R. R. Tolkien

Resenhas -

Daniel1503 14/12/2023

Grande obra com os melhores elementos tolkienianos
"Beren e Lúthien" é uma obra póstuma de J.R.R. Tolkien, editada por seu filho, Christopher Tolkien, e publicada em 2017. Este livro é uma história de amor e aventura, inspirada em contos épicos da mitologia criada pelo autor para o mundo de "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion".

A narrativa gira em torno do humano Beren e da elfa Lúthien, cujo amor proibido desafia as expectativas e desafia até mesmo os deuses e poderes malignos do universo de Tolkien. Beren é um homem corajoso e destemido, enquanto Lúthien é uma figura extraordinária, com habilidades mágicas e uma beleza encantadora. Juntos, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos para recuperar um tesouro valioso e desafiar Morgoth, o supremo vilão do mundo de Tolkien.

A história de Beren e Lúthien é repleta de elementos clássicos da mitologia de Tolkien, como o heroísmo, a coragem, a lealdade, a magia e a batalha entre o bem e o mal. Além disso, explora temas profundos, como sacrifício, imortalidade, destino e a força do amor em face de desafios impossíveis.

O livro não se limita apenas à história principal, mas também inclui comentários detalhados de Christopher Tolkien, fornecendo aos leitores um vislumbre dos processos criativos de seu pai. Ele apresenta rascunhos, variantes e notas que mostram a evolução da história ao longo do tempo, oferecendo uma perspectiva única sobre a criação do mundo de Arda por J.R.R. Tolkien.

"Beren e Lúthien" é uma obra fascinante para os fãs de Tolkien, pois oferece uma oportunidade de mergulhar mais profundamente no rico universo mitológico criado pelo autor, ao mesmo tempo em que proporciona uma história emocionante e envolvente sobre amor e coragem que transcende as eras. É uma adição significativa ao legado literário de J.R.R. Tolkien, proporcionando um olhar mais próximo sobre a construção de suas histórias lendárias.

rafamassagardi 05/12/2023

"assim como ela eu escolhi, tanto o doce como o amargo"????
A história de Beren e Luthién é uma de minhas prediletas das que compõem o vasto universo do Tolkien, e ver a evolução dela ao longo dos anos é simplesmente encantador!
A atmosfera mágica e etérea; o amor entre um homem mortal e uma elfa imortal; a riqueza da narrativa; a beleza da linguagem (especialmente nos versos da Balada de Leithian); os personagens graciosos e a história mutuamente épica, romântica e deleitante foram alguns dos aspectos que mais me agradaram no livro!
Mas, é importante ressaltar que é essencial ler outras obras do Tolkien antes para compreender essa em especial, com destaque para O Silmarillion!!
brenda1 05/12/2023minha estante
não vejo a hora de ler essa!!

rafamassagardi 06/12/2023minha estante
É um amorzinho?

Lulu Villas 06/12/2023minha estante
quero muito começar a ler tolkien mas tenho tanto livro na frente ?

rafamassagardi 06/12/2023minha estante
O Tolkien é um gênio! Lê alguma coisa dele sim ;)

Shiro 24/11/2023

Uma história de amor
O Conto de Beren e Luthien nos trás uma quentura no coração, o jeito que ele é contado nesse livro é diferente dos demais, nele aprofundamos um pouco mais nessa incrível história e podemos conhecer as baladas que foram escritas e que deram origem a tal.

Morgana.Paulino 22/11/2023

Podia ter 100 páginas
A história em si é muito bonita e meu interesse vem desde a minha leitura de Senhor dos Anéis. Contudo, o livro é uma tentativa de reunir todas as versões do conto, já que o Tolkien não desenvolveu uma versão final. Por isso sinto que ficou enfadonho tantas formas de contar a mesma história, onde o núcleo é o mesmo. Entendo que foi uma escolha de edição, mas pessoalmente não me agradou.

Zaqueu 18/11/2023

Beren e Luthien e as adversidades da vida.
Lembro quando tive a oportunidade de ter o contato com as obras de Tolkien e um colega me disse que era um caminho sem volta. E realmente todas as obras que ele fez são maravilhosas e a escrita dele é única a ponto de devoramos páginas e mais páginas sem ver o tempo passar.

Temos nessa obra a história de um humano e uma elfa que se apaixonam um pelo outro, mais que terão que lidar com todos os obstáculos que irão aparecer de todos os lados possíveis.

Isso retrata muito o quanto nós estamos dispostos a lutar por alguém ou por algo valioso que vale a pena em última instância até darmos nossa própria vida, pois toda vitória na vida está fora do nosso conforto e exige na maioria das vezes muito sacrifício e lutas.

Interessante saber que Tolkien fez essa história espelhando em sua própria vida a ponto de pedir que colocasse no túmulo da sua esposa o nome de Luthien. Valeu cada minuto de mais uma história maravilhosa desse autor incrível.

Xandy 08/11/2023

Qualquer coisa criada por Tolkien é signa de atenção, e esse livro se enquadra justamente nessa categoria de obras que merecem ser lidas. É mais uma grande adição a mitologia descomunal em volta da Terra-Média.

Michelly.Novaes 27/10/2023

Tolkien é simplesmente genial e de uma complexidade que me deixa atônita! Uma história encantadora e que me deixou muito emocionada! Os versos são mais difíceis, mas, mesmo assim, de uma beleza indescritível ?

Cuico 27/10/2023

Muito interessante
Um livro bem completo referente ao conto de "Beren e Lúthien", que consta no Silmarilion. Recomendo que a leitura desse livro seja realizada após finalizar a leitura do Silmarillion, pois de uma forma bem fluída, aqui nós somos apresentados a versões antigas do conto, que serviram como base para a versão final. Coloco aqui como pontos positivos o fato de possuir os poemas originais traduzidos, maa também em inglês (edição bilíngue), uma versão resumida do conto em prosa e explicações da construção da história em um formato como se fosse uma conversa com o leitor. Uma bela adição para a coleção da Terra Média!

ArturDamas 19/10/2023

Épico
Mais uma jornada épica elaborado por Tolkien.
Como era de se esperar, a narrativa deste conto tem ares colossais, é grandiosa toda a jornada de Beren e Luthien.

Retirei meia estrela, por conta da repetição de trechos, em formas narrativas diferentes, as vezes se tornava cansativo.

Mas não diminui o brilhantismo da obra.

Ivonete 06/10/2023

Que J.R.R Tolkien foi um gênio, ninguém tem dúvidas.

O legendário fantástico que ele criou é complexo e completo em sua mitologia, um trabalho de uma vida, mas incompleto em termos de finalização, infelizmente para nós que queríamos muito mais desse universo.

Por isso o trabalho de Christopher Tolkien é impressionante, que conseguiu reunir tantos fragmentos de seu pai para compor um livro que se torna completo.

O conto de Beren e Lúthien é uma das coisas mais belas e puras que já li na vida. Comparo-o apenas ao de Aragorn e Arwen, que também é belíssimo (e só digo que gosto mais desse porque a construção do personagem de Aragorn em Senhor dos Anéis conquista qualquer leitor).

Bruna 19/09/2023

Beren e Luthien
Acho incrível a forma de narração do Tolkien, a ambientação das histórias dele sempre tão maravilhosa, com uma natureza vasta. É tão gostoso de ler!

Jean 14/09/2023

A história gira em torno de Beren, um Edair (homem) mortal, e Lúthien Tinúviel, uma elfa filha de Doriath e Melian a Maia. Na floresta de Neldoreth, no reino de Doriath onde existia uma barreira conhecida como Cinturão de Melian formada pelo poder da mãe de Lúthien, Beren viu Tinúviel dançando pela primeira vez e se apaixonou pela mesma já que sua beleza era divina, e sua dança jamais poderia ser repetida. Beren fora exilado por seu próprio povo, ele vagava para além das terras que os mortais conheciam e não demorou muito para começar a se aproximar de Tinúviel e ambos se apaixonarem. Doriath, porém não aceitou a união dos dois, e propôs a Beren um desafio impossível; roubar uma Silmaril do Senhor do Escuro Morgoth. Apaixonado e determinado a conquistar a confiança do pai de sua amada, Beren partiu nessa missão suicida, tal ato mais tarde fez Tinúviel fugir dos domínios do pai e seguir seu coração para enfim, salvar Beren e ficar com ele.

Tomlucitor23 04/09/2023

A história de amor mais linda que eu já li, sim, vou exagerar aí extremo porque eu sou muito fã de Tolkien e tudo que ele escreve, a história é um conto de fadas lindo, e o pano de fundo com a história de autor só torna tudo mais lindo e apaixonante, todas as intervenções e explicações do livro que o Christopher faz são muito precisas, não acho que esse seja um livro pra qualquer um, no mínimo quem for se aventurar nesse livro deve ter lido o senhor dos anéis e Silmarillion pra entender a profundidade, e importância desse livro, mas ainda assim, é uma grande leitura, e as ilustrações são lindas, fiquei um tempão olhando pra elas sem conseguir parar, volto pra olhar o tempo todo, todas belíssimas.

laurelin 17/08/2023

Se possível, tente ler em inglês
Muitos não gostam por mais da metade do livro ser sobre A Balada de Leithian, que é escrita em forma de poema, mas eu amei a experiência. Eu adoro a poesia do Tolkien, então foi muito divertido.

Sobre o conto: não é meu preferido, mas tem seus momentos. Principalmente quando aparecem os filhos de Fëanor e os de Finarfin.

A tradução como sempre é ótima, mas tem uma magia a mais em ler o que o próprio Tolkien escreveu, sabe? É incomparável.

Recomendo pra todo mundo que quiser se aprofundar no Legendário além do Silmarillion.